O Príncipe da Névoa

O Príncipe da Névoa Zafón

Resenhas - O Príncipe da Névoa

Yve 21/05/2021

Surpreendente
"A tempestade tinha passado, deixando um tapete de estrelas que cobria todo o céu"

Esse livrinho foi uma ótima surpresa. Sério. Era bem pequenininho, a capa e o título não capturaram minha atenção nem nada, mas poxa, que obra proveitosa e gostosa de ler... O plot final é cativante e inesperado (Pelo menos pra mim, foi) e o desenvolvimento do livro em si é bem trabalhado, os personagens são interessantes, tudo nele é bem balanceado. Uma ótima introdução ao autor. Vou ver se adquiro a versão física, ganhou um espacinho especial no meu coração.

Andrea.Salles 30/06/2020

Um livro leve de ler. Com uma escrita gostosa. História surpreendente.

Kath 25/03/2021

Sinistro, mas hipnotizante!
Hoje passou o dia inteiro chovendo, então decidi pegar um livro curtinho para aproveitar o clima frio e sair um pouco da realidade, o escolhido foi esse (já que eu li a trilogia inteira de trás pra frente).

A história acompanha Max, um garoto de 13 anos que vê sua vida mudar completamente quando, para fugir dos ardores da guerra vindoura, o pai decide imperiosamente mudar a família inteira para a costa. Assim, no início do verão, mesmo cheios de dúvidas e sem saber o que esperar dos dias que seguem, eles partem.

Seu novo lar é uma bela residência à beira mar que pertencera a um rico médico cujo filho se afogara em idade jovem e, dominado pela dor, ele acabou falecendo pouco depois. Apesar de não ser uma história muito atraente, Max tenta, por amor ao pai, se esforçar para ver aquele lugar como sua casa.

Nos fundos, a alguns metros da residência, um estranho jardim de estátuas chama a atenção do garoto, ao se aproximar, ele se depara com bizarras estátuas em tamanho natural que parecem se mover. Assustado, o garoto se afasta do local, mas percebe que alguma coisa estranha está acontecendo com sua irmã mais velha, Alícia, a menina parece apática e seus olhos permanecem vidrados.

Em uma excursão solitária até um farol ao longe, Max conhece Roland, o neto do faroleiro. Os dois se tornam amigos e ele lhe conta a história do Orpheus, um navio naufragado em algum ponto do mar que ele costuma mergulhar para coletar itens que usa em sua cabana. Com a história do navio, vem a história de seu avô, único sobrevivente da trágica embarcação, uma história permeada de furos e mistérios que o garoto logo vem a perceber.

Conforme as coisas na casa vão ficando mais sombrias com o comportamento de Alícia e a aura tenebrosa que parece circundar o seu lar como um agouro, Max tenta, mas não consegue juntar as peças. Apenas quando sua irmã mais nova, Irina, sofre um terrível "acidente" que a deixa em coma, ele vai em busca de respostas com o avô de Roland, Victor.

Nesse momento, uma tenebrosa história envolvendo um bruxo maligno chamado Príncipe da Névoa é contada a eles. Aterrorizado pelo mal que rondava sua família, Max percebe que o velho faroleiro está omitindo detalhes e que o mistério do bruxo está relacionado com a morte do pequeno Jacob, filho do médico, dez anos atrás. Quanto mais busca pistas e viaja ao passado, mais segredos sombrios se descortinam e Max, Alícia e Roland, vão precisar enfrentar o maior e mais letal confronto de suas vidas.

Uma bela e melancólica companhia para um dia de chuva, o livro mesmo com seu final agridoce não deixa de ser uma obra primorosa de Zafón, um maravilhoso contador de histórias. Seus mistérios intrincados e as histórias dentro da história que se completam e subvertem, nos deixam cada vez mais imersos naquele mundo sinistro cheio de ódio, amargura e melancolia.

Como é um livro muito curto, não dá para dizer muito. Terminei com aquele gostinho amargo? Terminei. Mas isso não diminui nem um pouco a tensa viagem alucinante que essas páginas me proporcionaram nesse dia nublado e tempestuoso. Sendo um livro de Zafón, dispensa recomendações, o autor fala por si só.

Lobinha Sincera 16/04/2022

O primeiro livro de zafon a ser publicado, logo se vê que desde o início as coisas macabras já existiam na mente desse autor.

Wania Cris 14/04/2022

Parecia que seria simples...
Um livro de 180 páginas que prende a atenção do início ao fim. No começo parecia que seria uma bela estória de fim de infância, descobertas e crescimento. E foi muito mais que isso.

Coisas estranhas acontecem na pequena cidade para onde Max e sua família se mudou e esses acontecimentos o arrastam como uma forte onda no mar.

Primeiro livro de Zafón, o romance juvenil tem uma escrita fácil, empolgante e bem cativante. A partir do a terça parte final fica difícil largar a leitura e a estória segue um caminho bem sinistro.

Tomara que os demais tenham a mesma qualidade.

Neiva.Lourdes 04/10/2020

Para gostar de ler
Um ótimo livro. Traz uma história sombria, mas mesmo assim não é tão pertubadoramente assustadora. Me lembrou algumas leituras pontuais meio góticas e fantasmagóricas que fiz na minha adolescência. Ou seja uma aventura juvenil, ágil e em certos pontos previsível. No entanto a genialidade de Zafón já se mostrou na sua primeira obra. O que não me deixa dúvidas no entanto, que sendo a primeira, ele teria muito a amadurecer nas suas histórias. O final me decepcionou um pouco. Não por ser previsível como citei a pouco. Mas por eu ser uma apaixonada incorrigível.

Ellen Rayane 23/02/2021

Fantasia
Não é o meu gênero preferido o da fantasia, mas é um bom livro!
Gostei da aventura e do suspense... Fiquei com saudade da praia ??

Liliane.Alves 05/06/2020

Se tivesse 10 ? eu daria
Sou suspeita de falar das obras de zafón ?? já que ele é meu escritor favorito

Nanda.Fagundes 02/09/2020

Hipnotizante
Muito feliz em conhecer esse autor.
Esse foi o primeiro livro que o zafon escreveu e já nas primeiras páginas você sabe o porquê dele ser tão aclamado.
Um livro de aventura, romance adolescente, suspense que diga-se de passagem eu fiquei com um certo medinho.
Eu adoraria ver esse livro sendo adaptado. Como zafon disse, essa estória vai encantar jovens e leitores mais experientes.

Já quero ler os outros livros dele ?
victória 02/09/2020minha estante
??????

Nanda.Fagundes 02/09/2020minha estante
??

Nick 30/06/2022

Minha primeira experiência com esse autor e eu estou maravilhado com a escrita dele. Amei muito o jeito que ele construiu a narrativa e os acontecimentos da história! Ansioso para ler todas as suas obras
Mari 30/06/2022minha estante
Vai amar mais ainda A sombra do vento então!

Amanda.Duarte 20/07/2020

Primeiro de muitos
Primeira de muitas obras do Carlos Ruiz Zafón publicadas. Estou acompanhando um projeto de leituras da Duda do canal Book Addict (fica a recomendação de uma excelente booktuber), seguindo as ordens de publicação.
A pergunta que não quer calar: como não o conheci antes?? Daqueles livros instigantes que você não consegue parar de ler. Suspense, mistério sombrio. Ainda que seja uma obra em que o autor tenha focado no público juvenil, desperta o interesse pelos mais velhos. Mal posso esperar para devorar as próximas obras desse autor que já na metade do livro queria favoritá-lo.

Rosa Maria 08/06/2020

A história de uma nova casa, um novo amigo, mistério e aventura, com personagens perspicazes cumpre o propósito inicial que Zafon havia lhe dado: agradar o leitor de 13, 14 anos, mas que continuasse interessar também aos 23, 43 ou 83.

Mai_peereira 27/05/2020

me renovou
Foi uma primeira experiência com Carlos Ruiz e com os livros de mistério, custei a começar a ler porém quando comecei fiquei bem ansiosa para ver o desfecho do enredo e todo o suspense da nevoa.

Renata 26/10/2020

História simples de ler
Como diz os comentários que li e um livro de história adolescente muito boa mas bem simples.

Vivian 26/10/2021

Literatura juvenil para todas as idades.
Como o próprio autor já frisa em sua nota inicial, este foi seu livro de estreia e quando ainda não tinha muita experiência com a escrita. Eu amo os livros do autor, e mesmo este sendo mais uma literatura juvenil, gostei bastante. Pra mim é um livro muito gostoso de ler em qualquer idade.

A história prende, tem mistérios, suspense e até um toquezinho de terror. Os acontecimentos se passam de forma rápida, sem tanta descrição de detalhes. Li em dois dias. Vale a pena. Me lembrou aqueles livrinhos da Coleção Vagalume. Quem é cringe, se lembra. ?