Um Beijo de Inverno Na Livraria dos Corações Solitários

Um Beijo de Inverno Na Livraria dos Corações Solitários Annie Darling
Annie Darling

Resenhas - Um beijo de inverno na livraria dos corações solitários

Aione 20/08/2020

Um Beijo de Inverno na Livraria dos Corações Solitários é o quarto e último livro da série de Annie Darling, na qual cada volume traz a história de um diferente personagem da Livraria dos Finais Felizes. Os livros podem ser lidos de maneira independente, mas é melhor que sejam apreciados em conjunto e na ordem correta.

Mattie administra o salão de chá acoplado à Livraria dos Finais Felizes e, diferentemente das funcionárias da livraria, não está nem um pouco empolgada para o Natal, já que ela não tem lembranças muito felizes dessa época. Assim como ela, Tom, o enigmático e único funcionário homem da livraria, também não gosta do Natal. Esse, na verdade, é o único sentimento que compartilham: Mattie e Tom não gostam nem um pouco um do outro. Porém, quando um quarto acima da livraria fica vago e Mattie e Tom se tornam colegas de apartamento, a convivência entre eles aumenta, assim como as chances de suas impressões sobre o outro se dissolverem conforme passam a se conhecer melhor.

Assim como nos demais livros da série, a narrativa de Um Beijo de Inverno na Livraria dos Corações Solitários se dá em terceira pessoa, com um tom leve e bastante divertido. Foram muitas as passagens em que me peguei rindo alto, seja pelas situações cômicas, seja pelo humor na escrita. Aliás, vale aqui o destaque para a tradução, uma vez que o romance traz diversos jogos de palavras, responsáveis por boa parte do divertimento narrativo, que funcionaram muito bem no português. Ainda, o cenário da história nos garante conforto, seja pelo ambiente confortável e cativante da livraria e do salão de chá, seja pela sensação de aquele ser um cantinho tranquilo em meio ao centro de Londres.

Como a protagonista aqui é Mattie, a única das mocinhas de Annie Darling que não é apaixonada por livros, as referências literárias, se dão em menor intensidade dessa vez, assim como não há epígrafes com citações de livros no começo de cada capítulo como em Amor Verdadeiro e Loucamente Apaixonada, considerando-se que a literatura não faz parte do repertório dela. Ao contrário, o que temos são inúmeras menções a receitas, capazes de nos deixar com água na boca ao longo do livro.

O romance, por sua vez, também acontece aos poucos. Como a relação de Mattie e Tom é típica de cão e gato, os protagonistas passam o livro todo pelo processo de se conhecerem mais a fundo e ignorando a atração que começa a despontar. Assim, há menos cenas românticas propriamente ditas, especialmente em comparação aos dois últimos livros. De qualquer maneira, eu não só adorei a relação entre eles como me encantei por suas personalidades: Tom é o típico acadêmico, cheio de referências mais eruditas e com uma visão de mundo progressista, o que me garantiu boas risadas e me fez me afeiçoar ainda mais por ele; Mattie, por sua vez, está bastante marcada por seu passado traumático, o que possibilitou que o livro abordasse a importante temática dos relacionamentos abusivos.

Terminei Um Beijo de Inverno na Livraria dos Corações Solitários com lágrimas nos olhos de quem se despede de um universo querido, já sentindo saudades desse grupo de funcionários e amigos por quem cultivei tanto carinho. Mais uma vez, Annie Darling me deixou com a sensação de peito aquecido, apaixonada por mais uma de suas deliciosas e divertidas histórias de amor. Eu com certeza sentirei saudades da Livraria dos Finais Felizes!

site: https://www.minhavidaliteraria.com.br/2020/08/20/video-resenha-um-beijo-de-inverno-na-livraria-dos-coracoes-solitarios-annie-darling/
manooks_ 03/09/2020minha estante
Sua resenha me incentivou muito, venho adiando pq não quero acabar esses livros skksks ?

Vamlirynna 02/05/2022minha estante

2 ? Amor Verdadeiro na Livraria dos Corações Solitários
3 ? Loucamente Apaixonada na Livraria dos Corações Solitários
4 ? Um Beijo de Inverno na Livraria dos Corações Solitários

Rayanne149 26/12/2023

Gostei que o último romance foi com o Tom sendo o interesse romântico da Mattie. O Tom era quase um personagem figurante dentro desse universo, ninguém sabia muitas informações sobre ele e poder realmente conhecer o Tom nesse livro foi muito bom. Porém eu não me senti satisfeita, queria mais detalhes sobre a vida dele.

E tendo a narrativa pelo ponto de vista da Mattie me fez olhar para a história de uma forma diferente, ela é alguém recente em um grupo de colegas de trabalho e amigos, todos se conheciam a bastante tempo. O sentimento de estar por fora de tantos eventos passados que foram importantes para esse grupo é bem presente.

O romance dos dois é muito bom, apesar de eu não ser muito fã de enemies to lovers. Em certos momentos parecia que se tratava de romance entre duas crianças, as brigas não tinham muito sentido, queria que pelo menos esse livro tivesse ausência de enemies to lovers, ou pelo menos um que fosse maduro.

Carolina165 25/08/2020

Série concluída com chave de ouro
Neste livro pude finalmente ter as respostas para os mistérios:
- Por que Mattie é tão triste e qual o motivo de sua aversão por cupcakes e Natal
- Qual o mistério por trás da dissertação de doutorado do Tom

O livro é em terceira pessoa, porém pela perspectiva da Mattie; o que faz com que o Tom continue sendo, de certo modo, um mistério para nós; já que não temos a sua visão das coisas. Seus sentimentos e opiniões ficam ocultos na narrativa, pois a narrativa é toda pela perspectiva da Mattie. Além de ser um livro divertido e gostoso aborda um tema importante: o gaslighting, e achei essa abordagem muito bem feita.

Três motivos pelos quais a palavra que define essa leitura é ACONCHEGO:
1) Se passa na época de Natal
2) O cenário: uma livraria e um salão de chá no centro de Londres
3) As inúmeras referências aos quitutes da Mattie que me deixavam com água na boca.

Terminei essa série super satisfeita, tendo o quarto livro como o meu preferido, por todo o aconchego que a história traz, e principalmente, porque neste último livro, temos uma predominância da rotina da livraria e do salão de chá, e adorei isso. Eu me sentia como se estivesse trabalhando na livraria. E que leitor nunca sonhou em trabalhar em uma livraria, e ainda mais com um salão de chá anexo?

Mais do que recomendado.
Jamile.BrandAo 26/08/2020minha estante
Eu amei a série também

Nath 02/10/2021

Esse foi o enemies to lovers mais sem pé nem cabeça que eu já li.

Tudo nessa história pareceu totalmente superficial, os motivos para eles se odiarem são bestas e poderiam ser resolvidos em uma simples conversa.

Sem falar que o casal tem 0 química e essa história de ex voltando me fez lembrar as fanfics escritas por gente de 11 anos.

O desenvolvimento foi 0, o casal fica junto só na última página e com isso você espera um desenvolvimento descente, spoiler: não tem.

A autora perdeu totalmente a mão nesse livro, poucas as coisas que fazem sentido ou te prendem, terminei porque odeio largar livro.

Jessica 06/12/2022

Ler na época do Natal sempre dá um tcham a mais na leitura!!
Embora os protagonista odeiem o Natal, o livro passou bem a vibe natalina, além de ter sido muito divertido.
Só não gostei de como alguns personagens dos outros livros foram descritos nesse. Mas ainda foi o meu livro preferido da série.

Cris 30/08/2020

Um Beijo de Inverno Na Livraria dos Corações Solitários
A série terminou com chave de ouro, pois este livro é um livro (literalmente) delicioso.

Gosto muito quando as autoras de chick lit respeitam os leitores e escrevem histórias, que mesmo levinhas, têm personagens bem construídos e um enredo envolvente.

Um beijo no inverno, tem situações engraçadas e muitas receitas (depois dos agradecimentos finais). Recomendo ler com uma guloseima ao lado, porque a descrição das gostosuras da Mattie são uma tentação.

Resumindo a série A Livraria dos Corações Solitários, posso dizer que os livros não têm só capas bonitas, tem também histórias divertidas que enaltecem a amizade e o amor aos livros, cada livro é melhor que o outro, mas a maior qualidade dessa série são as referências a outros livros e a instigação a leitura.

O ponto negativo da séríe é que a Livraria não existe... queria muito ir lá.

Recomendo

Geo 24/05/2023

E viveram felizes para sempre???
Enfim terminando essa série com um quentinho no coração. Ver que todos ficaram bem em suas respectivas vidas e maneiras, foi algo tão gostosinho.

Achei esse livro bem aconchegante, com o clima de natal e a vida de Mattie no seu salão de chá, fazendo tudo ficar bem. Masss? pra mim foi um livro um pouco forçado. As personalidades dos personagens, as frases de efeitos, as brigas do nada, a repetição de sentimentos e frases? enfim.

A autora tem a mania de sempre deixar o casal realmente junto nos 96% do livro. O que pode acabar sendo um saco, porque tudo que a gente quer, é ver eles vivendo juntos e bem. Mas foi algo que até acostumei, depois de ler os 4 livros kkkk

Recomendo para quem quer passar o tempo, e ler um clichê de ?enemies to lovers? natalino.

Vanessa.Liandro 15/02/2021

Ahhhhhh... Um chuchuzinho essa série
Finalmente finalizada a série da Livraria dos corações solitários. Deu até uma emoção com esse final e claro com nossos personagens maravilhosos: Posy, Verity, Nina e Tom. Os personagens secundários foram também muito cativantes: Sam, Sophie, Pipa, Mattie, Noah, Johnny entre outros (menos o Sebastian).
A história de Mattie e Tom foi literalmente aquele romance de gato e rato, muitas comidinhas gostosas e um Natal como cenário para o amor. Gostei muito do casal, principalmente pelo mistério que era o nosso Tom, por não sabermos nada dele nos livros anteriores.
Graças a Deus que o primeiro livro da série não me impediu de continuar com os outros. Quem puder dê uma chance são romances bem leves e com temáticas importantes para a atualidade.

Carol 14/03/2021

Owwww fofinho!
O livro demorou pra me prender... aconteceu só depois dos 50%. Mas o final... ah o final foi a coisa mais fofa! Amei demais!
Não achei que esse foi o melhor livro da série, mas foi melhor que o primeiro kkkk
Enfim, vou sentir falta desses personagens tão queridos ?

Marcianeysa 07/08/2021

Fofo
Último livro da série da "livraria dos corações solitários" e um dos melhores. Leitura super fluida e agradável. Adorei conhecer melhor a Mattie.

Lindybooks 14/12/2021

Tom eu te desvendei kkkkk
Finalmente descobri TUDO sobre a vida do Tom, esse cara é um mistério pra td mundo desde o primeiro livro da saga cara, ninguém sabe nada dele, e nesse livro ele foi exatamente como eu imaginei, um completo cavalheiro, ele as vezes é grosso mais minha querida amiga America disse " até às melhores pessoas carregam alguma cicatriz" então tudo oq ele precisava era de alguém q o entendesse
Pra mim a melhor pt foi a hr q o ex chatonildo da Matilda aparece e o Tom manda vê nele kkkkk
O relacionamento dos dois foi muito legal de acompanhar, foi uma química q derepente tava lá kkkkkk
Eu amei a história de ambos e esse livro como um td.
Uma coisa w acho muito legal nesse tipo de saga é w vc vai acompanhando a vida dos outros personagens a vc leu tbm né, então como esse foi o último eu vô como ficou a vida de tds esses personagens maravilhosos
Dêem uma chance, essa saga merece!
@lindy

Gabybadgirl 04/04/2022

Na minha humilde opinião, esse ultimo livro e tao bom quanto o primeiro,pois o 2 e 3 livro eu achei bem chatinhos e arrastados, o primeirp e esse ultimo,acompanhamos as historias de protagonistas que se comportam feitos cães e gatos,entretem bem naquilo que a autora se propôs!Fazer os leitores rirem.
Marcianeysa 05/04/2022minha estante
Para mim,o mais fraco é o primeiro.

Danielle.Maria 27/03/2021

Despadida
Terminei esse livro com o coração quentinho e morrendo de saudades sa serie a pequena livraria dos corações solitários

Rayssa 19/08/2020

Eu estava super curiosa para descobrir os mistérios do Tom, e minha gente, ainda não consigo controlar o sorriso quando eu lembro do tema da tese dele e quando a Mattie começa a ler.

Este livro retrata a história de Tom e Mattie, as suas implicâncias, desentedimentos e as inumeráveis discussões. E como um belo clichê se transformou em amor.

O livro revela alguns aspectos do Tom, mas poderia ter ido mais a fundo em relação a ele. Este foi o mais humorado dos quatro livros, eu ri muito porque foi cada situação que ocorreu nesses trinta dias antes do Natal, que meu Deus do céu. Além de leve e fluído, a história trás aspectos sobre relacionamentos abusivos e os reflexos que eles possuem em suas vítimas.