Puer Aeternus

Puer Aeternus Marie-Louise von Franz

Resenhas - Puer Aeternus

Flavio 29/05/2020

Eternamente Jovem
O texto aborda um dos temas mais interessantes da clínica Junguiana, o conceito de Puer Aeternus, ou seja homens que apesar da idade cronológica, mantém no nível psicológico uma atitude de imaturidade, com dificuldades de acender a condição de adulto e assumir responsabilidades inerentes a está condição. O texto realiza o estudo a partir da obra o Pequeno Principe, de Sant-Exupery.

Mary Elizabeth 16/12/2014

A eterna juventude – Por que existem pessoas que parecem que param na adolescência?
Como psicóloga junguiana, vejo muito na prática clínica pessoas que são eternos adolescentes. Jung denomina Puer Aeternus, em homenagem ao deus-criança Iaco, dos mistérios de Elêusis.
O homem identificado com o arquétipo do puer aeternus, com a eterna juventude, é aquele que permaneceu tempo demais na adolescência, ele possui aquele lema de vida “viver intensamente cada momento”, cai de cabeça em suas fantasias mirabolantes e intensas, gosta da excitação que sente nelas.

O puer aeternus costuma se reunir com amigos frequentemente, parece ter 20 anos e nunca amadurece. Viajar sem motivo é uma das características principais do puer aeternus, eles adoram a magia da aventura e tirar o pé do chão (da realidade em si) é o momento primordial para eles.
Esse arquétipo quando é heterossexual costuma pular de mulher para mulher apenas para abandoná-las sucessivamente assim que se depara com alguma forma de compromisso. Quando se é homossexual, assume a forma de relações casuais e promíscuas, compulsivamente.

A questão é: o puer aeternus é o homem que ainda não se separou da mãe. Essa é uma questão profunda e complexa para se abordar, pois atualmente parece estar se complicando cada vez mais; as mães estão mantendo seus filhos nos ninhos e não querendo soltar, e um acontecimento que é para se tornar natural está se tornando um problema, pois os filhos sempre terão que “cortar o cordão umbilical” de uma forma ou de outra, mas não o estão.
Segundo Jung a cura para esse complexo materno é pelo trabalho, é somente por ele que o homem sairá da neurose juvenil, assim será uma batalha ganha e ele irá começar a assumir uma responsabilidade por sua própria vida.

Evidentemente que existe para a mulher também, conhecido como puella aeterna, a pessoa que não quer crescer. É aquela mulher que faz várias plásticas, usa muita maquiagem, não assume sua idade, usa as roupas da sua filha, é amiga dos filhos, enfim uma eterna adolescente.
Segundo Abrahms não é inteiramente negativo, como se poderia inferir de algumas maneiras como ele se manifesta. Alguns dos traços mais proveitosos do puer aeternus ou da puella aeterna são o entusiasmo juvenil e a inesgotável energia para mantê-lo, a espontaneidade de pensamento, a produção de ideias novas e de novos meios de resolver problemas, a disposição para atirar-se em iniciativas em várias direções sem se deter pelo desejo de conversar o passado e seus valores.

Para quem quiser entender melhor como funciona a eterna juventude e esse arquétipo do puer aeternus, assista ao filme Don Juan DeMarco de 1995.

Thaynara Carvalho 26/04/2019

Sobre o arquétipo do Puer aeternus
O livro aborda muito bem as características de homens que sofrem de complexo materno, e que devido a isso se identificam com o puer aeternus.
"Em geral, o homem que se identifica com o arquétipo do puer aeternus permanece durante muito tempo como adolescente, isto é, todas aquelas características que são normais em um jovem de dezessete ou dezoito anos continuam na vida adulta, juntamente com uma grande dependência da mãe, na maioria dos casos. " (trecho do livro)
Para ilustrar esse complexo ela analisa dois livros: O Pequeno Príncipe, de Saint - Exupéry e Das Reich ohne Raum (O reino sem espaço), de Bruno Goetz. Além disso, ela interpreta sonhos de um paciente puer aeternus que teve contato de forma breve.

Daniela 25/11/2021

Interessante
Achei um livro muito interessante, porém comecei a me aprofundar em outras leituras e achei o livro extremamente idealista. É um bom panorama para quem gosta de Psicologia Junguiana.