Fascinio do Bronze (reedição)

Fascinio do Bronze (reedição) Barbara Delinsky

Resenhas - Fascinio do Bronze (reedição)

Rafaela Regis 04/08/2012

Fascinio do Bronze - Barbara Delinsky
Fascínio de Bronze foi o primeiro livro que eu li da aclamada autora Barbara Delinsky.

Em Fascínio de Bronze o que me chamou muito a atenção foi uma escritora escrever uma história sobre uma escritora. Como assim? Pois é Barbara nos traz uma protagonista que é uma autora de sucesso no mundo dos romances, assim como ela.

Sasha é uma mulher que desde muito cedo sofreu por estar inclusa em um mundo em que ela não se adaptava, e com exigências vindas de todos os lados desde os pais até o marido, que viviam para cultivara a terra, e após um trágico acontecimento resolve deixar tudo para trás e seguir o seu caminho como ela acha que deveria ter feito e numa grande sorte do destino consegue transformar seus sonhos em realidade.

Doug Donohue, assim como Sasha tem um passado bem conturbado pelas expectativas paternas, mas com um dom para o mundo dos negócios ele se ergue na vida e se transforma num grande estilista, pois é um estilista de roupas masculinas. Mas em um belo dia, após quase cair nas armadilhas de uma ambiciosa mulher, resolve mudar de ares e tentar rever o que está de errado em sua vida. E como um "presente" da vida essa solução bate literalmente com ele.

Sasha é uma mulher muito traumatizada e sua insegurança é muito palpável em vários momentos, mas depois de tudo o que ela sofreu não poderia ser diferente, e por isso vive praticamente de fantasias com um mundo perfeito, um homem ideal e uma vida serena e a chegada de Doug vira seu mundo de cabeça para baixo.

Doug é tudo o que Sasha teme: mandão, possessivo, ambicioso e até um pouco ditador, mas para ela e só para ela, ele consegue encontrar aquele lado que estava escondido a muito tempo. Seu lado carinhoso, atencioso e protetor se afloram toda vez que ele vê aquela pequena mulher que possui uma forte armadura com um interior fragilizado.

Barbara soube conduzir a narrativa de forma admirável, a cada virar de pagina você se vê querendo que as feridas de Sasha se cicatrizem e que Doug passe a perceber que ele não é o canalha que pensa ser. A descoberta de sentimentos que ambos nunca vivenciaram como a confiança, é um dos pratos cheio do livro, pois é muito lindo quando percebemos que nossas atitudes podem sim ser armas fortes para destruir ou construir um relacionamento, e encontramos um "canalha" que realmente quer se transformar em um homem melhor para ser a fortaleza daquela frágil mulher.

Parece clichê e realmente é, mas o diferencial da narrativa é a sensibilidade com o qual todos os fatos são passados, e as barreiras que caem podem ou não se erguer e você na torcida para que dê tudo certo. Confesso que eu não espera que por baixo da armadura da protagonista não houvesse tantas rachaduras como ela têm e fiquei extremamente triste ao imaginar tudo o que essa corajosa mulher teve que suportar para chegar aonde chegou.

Uma coisa que me deixou bastante angustiante foi ver a Barbara, a autora, "manchar" o texto com algo que para mim foi muito desnecessário como a criação de um vilão, veja bem já não basta ela colocar dois protagonistas com bastante bagagem, ainda tinha que colocar um vilãozinho despeitado para emassar a vida do casal que já tinha muitas pendencias para serem resolvidas.

Fascínio de Bronze é um livro que fascina o leitor pela sua sensibilidade e pela superação que é desenvolvida por parte dos personagens tanto no âmbito emocional quanto como pessoal e demonstra que as vezes nossos medos são infundados e nunca devemos perder a nossa capacidade de confiar em algo que para nós é certo por mais difícil que seja. Recomendo!