Creepypastas: Lendas da Internet 2

Creepypastas: Lendas da Internet 2 Rodrigo Ortiz Vinholo...

Resenhas - Creepypastas: Lendas da Internet 2

Milena436 20/02/2023

Uma mistura de emoção
Comecei o livro com o sentimento de que era inferior ao primeiro, me enganei. De fato algumas histórias deixam a desejar até por isso não coloquei como perfeito, porém o último fechou com chave de ouro. Me surpreendeu a história de fanatismo que acredito que muitos trataram como verdade na virada do século. Doideira, aproveitem esse livro se tu curte um terrorzin e um trashzin de vez em quando. Os melhores para fim foram boneca russa, Faces da morte 37, Y2R (não lembro ao certo o nome) e também o que fala sobre o suposto último EP da caverna do dragão.

Matheus.Soares 12/09/2022

Bons contos, outros nem tanto
Gostei de boa parte dos contos aqui apresentados, já estava familiarizado com algumas das creepypastas que eles relatavam, outras não. O ponto negativo é a falta de linearidade, enquanto alguns contos são muito bons e de uma escrita bem dinâmica, outros me deixaram muito entediado. Mas, no geral, é um bom livro.

Thainá - @osonharliterario 21/10/2020

Creepypastas #2: mais sangue, mais terror!
Com uma ambientação nos anos 90 e uma atmosfera sombria e pesarosa, o segundo volume de Creepypastas traz ainda mais demônios, maldições e entidades, tudo isso para agradar os leitores mais ávidos por terrores noturnos e madrugadas em claro.

Os contos são inspirados em diversas pastas de terror que invadem a internet, incluindo histórias que focam em jogos, filmes e bonecas amaldiçoadas. Na verdade, será raro você não encontrar maldições, rituais ou abduções entre os contos, pois o suspense, o terror e o gore são elementos principais dessas histórias insanas.

Há situações desconfortáveis que deixam até mesmo o leitor mais corajoso com os cabelos arrepiados. As lendas da internet estão vivas e aqui você descobrirá o que essa maravilha da nova tecnologia pode causar também como o Mal, com suas correntes demoníacas e lendas da Deep Web.

Cada escrita tem o seu diferencial e assim podemos ver o melhor – e a criatividade – de cada autor e autora. Há contos confusos, mirabolantes e muito criativos, mas que no final nos deixam com aquela pulga atrás da orelha. Alguns me fazendo até duvidar da veracidade e da ficção embasada na história, de tão real e crível que pareciam. Além, é claro, de se tratar de uma leitura relativamente rápida já que os contos são curtos e rápidos de se ler.

Por isso, Creepypastas é uma antologia que eu gosto muito e que me fará ler com alegria o próximo volume. Também por isso é uma antologia que sinto muito orgulho de fazer parte, dividindo essas situações bizarras com os outros autores e os leitores – sim, tem um conto meu nessa beleza de livro!

Para quem viveu nos anos 90 e presenciou certas semelhanças, irá ainda sentir o ar nostálgico da antologia. Mas para quem não viveu, não se preocupe, pois a ambientação de todos os contos conseguirá te deixar imerso e arrepiado, atiçando assim o seu pior medo.

Resenha completa com meus contos preferidos da antologia no blog Sonhando Através de Palavras.

site: https://sonhandoatravesdepalavras.com.br/2020/10/21/resenha-creepypastas-lendas-da-internet-2-varios-autores/

Amanda 09/10/2020

Assustador
Praticamente todos que viveram a década de 1990 já tiveram algum contato meio traumático com uma lenda urbana, as famosas creepypastas que eram freneticamente repassadas entre os jovens e garantiram algumas noites insones para os desavisados. Desde a loira do banheiro, o ET de Varginha e as maldições sinistras que se iniciavam por algum descuido na internet, todas tinham esse poder macabro de mexer com um dos nossos medos mais profundos: aquilo que não podemos compreender.

A coletânea Creepypastas, em seu segundo volume, apostou nessa nostalgia noventista para recriar a aura do mais puro terror e ingenuidade tecnológica, trazendo 32 contos curtinhos (ainda bem) com as mais variadas temáticas, porém todos com a mesma intenção: perturbar o sono do leitor. E eu não vou mentir, é altamente não recomendado ter essas Creepypastas como leitura de cabeceira.

No que diz respeito à obra completa, foi feito um excelente trabalho em reunir diferentes textos com o mesmo propósito, com qualidades relativamente similares entre eles e uma unidade narrativa interessante. Como são histórias bem curtas, o único entrave para o ritmo da leitura é realmente ter fôlego para encarar vários contos de uma vez só. Particularmente, acho que a experiência fica mais interessante com uma leitura mais controlada, mas para os antigos e nostálgicos fãs dos fatídicos fóruns de lendas urbanas, talvez isso seja impossível.

Como são muitos textos, não cabe analisar em detalhes cada um, mas vou ressaltar alguns com base em alguns critérios pessoais.

Entre os mais medonhos que eu li (e que me perturbam até agora), não posso deixar de citar Boneca Russa, do Álex Souza - provavelmente o conto mais difícil de digerir entre todos. Mas sobressaem-se também Hora Errada, de Kelly Amorim, por uma excelente narrativa curta, além do mal-estar que a história causa, A Casa de Espelhos, de L.A. Tecau, e 100 Cartas, do Alec Silva, ambos abrindo a coletânea e desde já estabelecendo o tom das histórias que se seguem.

Um dos meus favoritos, e que considero também um dos mais criativos, é O Canto das Baleias, de Leonardo Araújo, que me remeteu diretamente a uma espécie muito interessante de fusão entre lenda urbana e new weird, o que me surpreendeu bastante. Como a maior parte dos contos encontram algum eco de memória entre as lendas urbanas que eu mesma tive acesso na minha adolescência, este conto em especial acabou se destacando positivamente.

Quero também enaltecer os autores que utilizaram referências tipicamente brasileiras, sejam folclóricas ou regionais, valorizando aquelas lendas assustadoras de cidades do interior e enriquecendo um pouco mais a coletânea com as raízes do terror nacional. Nesse ponto, os que mais chamam a atenção são Linha Direta, do Lucas F. F. A., e Dias Sombrios, Noites Claras, do Diego de Araujo Silva, ambas as narrativas inovadoras tanto na estrutura quanto na temática escolhida.

Creepypastas: Lendas da Internet é uma excelente forma de matar a saudade dos anos 90 e das madrugadas de internet discada acessando sites e fóruns que ferviam de histórias que cresceram no imaginário popular. Aos que não viveram a época, também vale a pena conhecer um pouco mais dessa cultura popular dos primórdios da computação no Brasil.

site: https://www.ficcoeshumanas.com.br/post/resenha-creepypastas-lendas-da-internet-2-de-glau-kemp-org
Kelly 26/06/2023minha estante
Obrigada pela sua resenha e fico muito feliz por ter gostado do meu conto!