O mez da grippe

O mez da grippe Valêncio Xavier




Resenhas - O Mez da Grippe


30 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


Melancólico Relato 20/01/2024

A história se repete...
Um livro totalmente diferente dos padrões, esteticamente falando. Apresenta, através de recortes de jornais, notícias policiais e até fofocas, o dia-a-dia do período prévio ao estouro da gripe espanhola, em 1918. Mais de 100 anos depois, vemos diversos comportamentos se repetirem, durante a pandemia de COVID.
comentários(0)comente



Isadora.Valerim 16/12/2023

A espanhola
Parabéns para todos que conseguiram ler e entender esse livro sem ajuda.

Tive que ler para a UFSC e ficaria perdida sem o auxílio dos professores.

É legal, mas não é meu estilo de livro.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



DanielOrige 18/10/2023

Informativo
Acredito que esse livro seja bem informativo, pois nos explica por meio de reportagens oque ocorreu em uma época onde passaram por uma pandemia como nós passamos
comentários(0)comente



Cams 01/10/2023

Esse livro é muito bom, ele mostra como foi caótico e mt confuso o momento de gripe e ainda mostra como a midia lidava com isso, ainda conta com um relato de um espectadora que não ta ligada a politica nem nada. remendo que assistam um vídeo depois pra entender um pouquinho melhor uns trechos perdidos do livro
comentários(0)comente



naju 18/09/2023

Diferente
Adorei a obra e como ela é diferente do usual! tem recortes de jornais e notícias, tem poemas desconexos que ainda sim se conectavam com tudo que tava sendo representado. a escrita, tão original e de certa forma ?clássica?, foi um viés interessantíssimo! uma obra curta, porém memorável da época da gripe espanhola e da primeira guerra, tratando principalmente sobre Curitiba, vale a pena!
comentários(0)comente



Lara1624 11/09/2023

O mez da grippe
Comecei a ler como uma leitura obrigatória para UFSC, mas me surpreendi com a leitura. De início, fiquei confusa em como a história estava sendo contada, afinal só tinham excertos d jornais, poemas e colagens de imagens. Apesar de me confundir de início, essa maneira diferente de contar o enredo que me fez gostar tanto do livro. Além disso, ele possui tanta semelhança com a epidemia do corona vírus que chega a ser espantoso. As dúvidas, a ignorância, as medidas de segurança, os discursos contraditórios. Simplesmente sensacional.
comentários(0)comente



Vitoria 08/09/2023

Semelhanças não são meras coincidências
Uma narrativa acerca da epidemia de gripe espanhola em um Brasil de cem anos atrás.

Incrível ver as semelhanças entre as questões de saúde na época da gripe e espanhola e na pandemia de COVID-19 que passamos. É perceptível que semelhanças não são meras coincidências, visto que, apesar de já termos diversos relatos de caso e conhecimento muito superior em relação à época passada, continuamos repetindo os mesmos erros em relação a saúde pública e como foi o desenrolar de toda a pandemia nos últimos anos.

Gostei do livro, apesar de não ter entendido muito bem alguns pontos da narrativa, como a questão dos alemães. Achei uma experiência de leitura ok, mas acredito que não teria lido se não fosse leitura obrigatória do vestibular.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Ju.d'Acampora 14/08/2023

4/6
Mais um livro do vestibular. Se era a proposta fazer com que refletíssemos a pandemia do COVID em comparação com a gripe espanhola, a nota é 10. De fato, muito semelhante em diversos aspectos. Porém achei muito confuso as notícias com um ?romance? se desenvolvendo em pequenos parágrafos no meio do texto. Não amei, nem odiei. Li por obrigação e nem foi tão ruim assim ?????
comentários(0)comente



Maria 30/07/2023

"...Positivamente a vida humana não vale um caracol..."
Apesar de ter lido esse livro pra UFSC, eu adorei!! Cara, o tanto de paralelo que dá pra fazer com a pandemia de covid... e o quanto a gente não aprendeu com nada do que aconteceu nessa época. É triste pensar nisso - que isso já tinha acontecido e não tiramos nenhuma lição disso. Que nada mudou de lá pra cá, mesmo passando-se 100 anos. Mas é interessante estabelecer esses paralelos ou ver as coisas que eles pensavam na época - que não diferem muito do que aconteceu em 2020. Enfim, é um livro muito rápido e fluído de ler, muito interessante.
comentários(0)comente



beboladao 27/06/2023

A UFSC me obrigou a ler isso
Não entendi absolutamente nada, será que é um pique laranja mecânica? Linguagem legal, no entanto os recortes são um formato com o qual nunca tive contato e fui obrigado a averiguar se isso era um romance de fato.
Hão várias narrativas mistas, vejo jornais, poemas e coisas que se entrelaçam, mas me confundiram profundamente, ainda mais porque iniciei a leitura esperando um romance qualquer de 1900 que a ufsc taxaria como bom. Entendo a relevância do texto mas vou ter que ler umas mil interpretações para conectar o enredo T-T
Não é meu tipo de livro, mas achei bom, sei lá
comentários(0)comente



DéboraMP 15/06/2023

O mez da grippe
Este livro não é narrado de "forma convencional". Publicado pela primeira vez em 1981, aqui não há narrador ou narrativa formal.

Aqui, a história é contada por meio de recortes de jornal, relatórios governamentais, fotografias, anúncios, depoimentos ficcionais, deixando a composição do cenário ao encargo do leitor.

Usando destes artifícios, Valêncio Xavier entrelaça a história da gripe espanhola, a agitação da população perante a aproximação da doença em Curitiba e o contexto bélico da Primeira Guerra Mundial.

Não achei fácil de entender onde o autor quer chegar, mas percebi que o mesmo cenário epidêmico de 1918 se desenhou durante a pandemia de COVID-19: a recomendação de reclusão, o "descaso" por parte da população e das autoridades em relação a seriedade do problema, as medidas públicas adotadas para prevenção do contágio, os produtos vendidos como curas milagrosas e até o pós pandemia.
comentários(0)comente



Cristiane Roveda 11/06/2023

Obrigada, UFSC
Leitura obrigatória para o vestibular da UFSC em 2023 é uma excelente oportunidade de conhecer um romance que foge completamente do convencional. Mesmo assim, é de fácil compreensão. Conseguimos reconhecer as personagens e até sentir empatia pelo sofrimento individual.
Parabéns, UFSC, pela escolha e que os candidatos possam aproveitar a riqueza dessa obra.
comentários(0)comente



cami 31/05/2023

Li por ser obra obrigatória do vestibular da ufsc e achei boa. O formato do livro é interessante e facilita a leitura, trata, de forma crítica, principalmente da gripe espanhola e da alta mortalidade frente a certo descaso e desconhecimento
comentários(0)comente



30 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR