Clube Copacabana

Clube Copacabana Will Monteath

Resenhas - Clube Copacabana

Karina 21/10/2020

Resenha | Clube Copacabana - Um conto psicodélico de Rock and Roll - Will Monteath

Neste livro, o protagonista Vicente da Fonseca, mas conhecido como Vince é um roqueiro da década de 80, que estourou nas paradas de sucesso com uma música que não o representava. Vince vive insatisfeito com sua vida profissional, familiar e pessoal, na qual tem uma relação instável com uma mulher, que cita diversas vezes de maneira carinhosa, seu perfume de pêssego, mas que só a procura quando está bêbado.

Sua realidade ganha um tom surreal quando recebe uma fita VHS de um clube com um endereço conhecido do Rio de Janeiro. De maneira inesperada, Vince acaba indo até o local, iniciando assim uma alucinante viagem mental.

O livro escrito pelo brasileiro Will Monteath, apresenta várias referências sobre o rock nacional dos anos 80, sendo possível relacionar a narrativa, com as músicas citadas, algo que gostei muito. Por outro lado, quando o clube Copacabana ganha destaque com sua ideia de reconstruir momentos da infância, para que assim a pessoa consiga compreender suas aflições passadas e que por consequência influenciaram no seu futuro, algo que também gostei muito, o livro finaliza de maneira repentina, tendo muito mais para mostrar. Gostaria de ter lido mais informações sobre o Clube Copacabana, que se mostrou um ponto intrigante e significativo para a narrativa.

Com uma narrativa envolvente, rapidamente avançamos para as páginas finais, algo que é um ponto positivo para a história, porém como disse, anteriormente, sentir que a história acabou em um ponto que tinha mais para mostrar.

O autor também escreveu outros dois contos chamados: "Keko de Copacabana” e “Dias de Zé em Copacabana” que estou curiosa para ler e quem sabe assim conhecer um pouco mais sobre este local. Enfim, fica a dica.
Jhaze 13/04/2022minha estante
O autor Will Monteah acabou de lançar o livro Contos Para Se Ler em Pequenas Doses...Ele estava disponibilizando para algumas pessoas o ebook via email para ler e marcar a leitura aqui no skoob. Envie uma mensagem para ele, no perfil dele aqui no skoob e quem sabe ele também não disponibiliza pra vc ler o novo trabalho dele...

Paraíso dos Livros 30/12/2020

Everton Vidal 06/07/2020

Um músico de rock que anda meio frustrado por ter feito fama com uma música que ele não gosta de tocar, recebe um presente estranho que o leva a viver uma situação bem esquisita.

É um conto muito maneiro com uma vibe bem musical, cheio de referências ao rock brasileiro, e que acontece no entorno de um dos lugares mais singulares do Rio. Vale a pena ler!

Lilly 15/12/2021

Que livro mais louco???
Resenha curtinha destacando o como achei uma doidera esta leitura, foi recomendação de uma amg e confesso que valeu a pena. Eu real acho que o escritor tava doidão das ideias na hora que escreveu, mas no final eu entendi o proposito. Ri muito com este livro, são coisas tão idiotas que assim nem sei descrever. Recomendo pra sair da ressaca ou evitar uma. Bem divertido. Curti muito se passar no rio também, livro tipicamente br tanto e lugar como nas falas do personagem

Camila | @abismos.literarios 13/07/2020

Leve e fluído!
Clube Copacabana é um conto curtinho e de uma leitura super fluída, no qual conhecemos Vicente, um cantor de rock nacional frustrado, o cara que ficou famoso por cantar Mexe o esqueleto - a música que ele menos gosta. Vicente leva uma vida pacata no Rio de Janeiro, canta em um lugar ou outro, e mora com seu gato Jimi. Até que um dia recebe uma VHS na portaria de seu prédio. O vídeo mostra uma sequência de coisas e também deixa um endereço, que não faz o menor sentido para ele. Então, vida que segue.?
Mas dia após dia ele fica remoendo aquele vídeo, até que após se sentir humilhado e fracassado em um show, ele resolve ir até o endereço. O que ele encontra por lá é bizarro: um suposto clube pra consertar pessoas que tiveram uma criação errônea... e a forma como fazem tal feito chega a ser cômica. Isso inclui um berço gigante, trancado e com choque nas tentativas de fuga; uso de fraldas; amamentação e uma falta absoluta de diálogo. Quanto tempo Vicente vai ficar por lá? O que vai acontecer? Tal tática realmente funciona? Aí você vai precisar ler para descobrir... o conto está disponível gratuitamente na Amazon! Então corre lá!?
Todos os capítulos são nomeados por alguma música brasileira, e ao longo da história também vamos encontrando várias referências ao rock nacional, o que é muito nostálgico e gostoso. A leitura flui super bem e você consegue ler o conto em uma horinha, além disso Will consegue trazer uma pegada cômica à história, mas também provocar algumas reflexões acerca de certas relações e comportamentos.?

Syrah 21/09/2021

?????
Eu literalmente acabei de ler e eu ainda to rindo sozinha e me perguntando "O que c******* eu terminei de ler?"
No início a escrita me pegou porque era como se fossem apenas pensamentos aleatórios de uma mente cheia querendo ficar vazia, sabe quando você pensa coisas aleatórias? É exatamente isso, me identifiquei e fui gostando, quando percebi já estava envolvida e ai começou a parte estranha e psicodélica do livro.
Por ser essa escrita descontraída eu fiquei me perguntando "o que ta acontecendo do nada?" mas mesmo com essa estranheza eu não conseguia parar de ler, seja pela escrita ou por curiosidade ou porque tudo tava tão maluco que eu tava rindo.
As músicas que são os títulos dos capítulos também são maravilhosas, além de combinar com o que vai ter nele (pelo menos no início, não consegui reparar mais pro final).
É bem rapidinha de ler e no finalzinho mesmo (mesmo mesmo) passa uma mensagem até que daora, não sei se não consegui absorver mais porque to achando tudo muito doido ainda ou apenas porque não é tão...PAH na sua cara sabe?

Diego 13/07/2020

Um conto que toma uma direção absolutamente inesperada
Este conto um tanto insólito de Will Monteath trata basicamente da ideia de renascimento e recomeço... (Sem dar spoiler, mas já trazendo aqui à baila a ideia principal da história). Você entenderá o porquê se ler.

A narrativa se passa em 1985, no bairro de Copacabana, Rio de janeiro. Vicente, nosso narrador em primeira pessoa, é um músico de rock brasileiro frustrado. Homem de uma música só, tal qual um personagem machadiano (para quem não lembra dessa referência, trata-se do conto "Um Homem Célebre").

Quando assistia a filmes de VHS alugados em sua casa, Vicente acaba encontrando uma misteriosa fita com referência a um tal Clube Copacabana. Em meio a sua vida de roqueiro underground na boemia carioca, descrevendo suas aventuras com o seu baterista e o seu baixista, além de suas aventuras sexuais frívolas com uma fã, percebemos nosso personagem encucado com o que seria o tal clube. E o conto fica realmente estranho quando ele descobre o que é o Clube Copacabana.

No final da experiência, que obviamente não direi aqui qual é, o personagem está completamente transformado. Ótima oportunidade do contista em trabalhar com a alegoria da transformação pelo renascimento.

Eu só confesso que esperava uma história um pouco diferente, aproveitando a ambientação do conto. Talvez eu tenha criado expectativas demais em estar numa história situada no Rio de janeiro dos anos 80... Onde os capítulos foram divididos com nomes de músicas que marcaram minha adolescência... Esperava uma história um pouco diferente daquela que li. Mas o autor não tem culpa da expectativa dos leitores, evidentemente. Se eu imaginei um conto com triângulos amorosos, movidos a rock'n'roll, drogas, abertura política e psicodelia, a culpa é toda minha. Ao jovem autor desejo muito sucesso.

saraiva 17/07/2020

genial
acho que nunca ri tanto com um conto, cada página mais ????? que a outra.

é algo tão inconcebível e non-sense que chega a ser incrivelmente genial. acho que foi uma das melhores indicações que recebi. namoral, o dia que eu passar pela PJ, eu vou procurar o número 317. será que realmente existe um Clube Copacabana?

recomendo demais!!

Ju Andrade 11/07/2020

Incrivelmente nostálgico!
Cheio de referências e com muito humor, Clube Copacabana nos apresenta Vince, um roqueiro desbocado e um pouco (ou talvez muito) cafajeste que, ao receber uma misteriosa fita VHS,acaba entrando numa situação completamente louca e imprevisível. Li super rápido, gargalhei muitas vezes e fiquei com saudades da minha infância/adolescência, quando um dos meus maiores passatempos era ficar horas na locadora escolhendo filmes para o final de semana. Indico muito a leitura, principalmente se você curte o bom e velho rock nacional.

Amante dos Livros 03/09/2020

Cômico e reflexivo
Clube Copacabana, um conto Psicodélico e rock and roll... pelo título, já dá para imaginar que referência musical é o que não falta por aqui não é mesmo?
O conto escrito pelo Will Monteath é ambientado no Rio de Janeiro nos anos 80 e traz como protagonista o Vicente, vocalista de uma banda de rock nacional que apesar de ter alcançado a fama, está extremamente insatisfeito.
Conflitos de relacionamento familiar, aventuras sexuais com fã, e o "asco" pela única música que emplacou nas paradas de sucesso (e que não tem nada a ver com a personalidade dele), o fazem se sentir fracassado.
Porém em meio a tudo isso, surge uma fita VHS que se torna um convite para ir ao desconhecido Clube Copacabana, e para fugir da monotonia e aplacar sua curiosidade, Vicente vai até o endereço indicado.
Você leitor, pode ter lido dezenas de contos, mas apostaria alto que não consegue adivinhar a situação que espera o nosso protagonista.
Uma situação cômica, bizarra, mas também interessante, provocante, reflexiva...
Os capítulos são nomeados por músicas da época e que nos fazem "cantarolar" um pouco durante a leitura (não que eu seja dessa época, mas conheço todas! Hahaha).
A escrita do Will é bem fluida e ele utilizou um toque de "humor ácido" para provocar uma séria reflexão...
Fim (ou Recomeço)
#EuIndico

Regiane.Consulin 31/12/2020

"...mas o que??"
A cada página você pensa "quê??" E no final parece que nada aconteceu, que foi um sonho bem doido.
Gostei da ousadia do autor de misturar um nonsense (que talvez não seja tão nonsense assim) com um pouco da realidade. Um clube secreto com pessoas mais secretas.
Recomendo a leitura para conhecer um submundo ainda não desbravado.

Felipe Gutierres 17/08/2020

RESENHA: Clube Copacabana!
?CLUBE COPACABANA ?
autor: Will Monteath
????,4
Oie, pessoal! Tudo bem? Não sou muito fã de ler contos. Eu acho um história bem rápida rsrsrs. Mas, esse conto do Will, lançado nesse ano, me prendeu do início ao fim. Super humorizado, dei altas risadas hehehhe..
A história é ambiantada em Copacabana no RJ. Vince é um roqueiro que vive uma série de conflitos sendo eles um relacionamento difícil com a mãe, um sucesso com a música que não gostava e conexão complicada com a "namorada".
Em um dia recebe uma fita de VHS o convidando para um clube em um certo endereço do Rio de Janeiro. No começo não interessou o cantor. Porém, após uma grande humilhação em certo show seu, resolve ir até o local.
Vince experimenta algo que ninguém jamais poderia imaginar. Retorna nos princípios de sua vida: recém nascido, usava até fraldas hehehhe. Será que surgirá efeito?

lu ð¿ 15/06/2022

?o que eu acabei de ler?? Uma obra prima da literatura
MUITO BOA TARDE E MUITO BOM LIVRO. completamente carioca e muito bem articulado. A menção do Cervantes me fez da um grito no meio da sala mas eh preciso corrigir o autor, o melhor sanduíche de carne e abacaxi DO PAÍS não do Rio de Janeiro. O livro lê de uma forma super fluida, super bem humorada. Imaginei um filme indie estrelado por chay suede com ingredientes de fleabag misturados com muuuuitas drogas recreativas. Eu te amo Will Monteath EU TE VENERO UAUUUU
Will Monteath (autor) @willmonteath 16/06/2022minha estante
Sem palavras!!! Valeu demais. You rock

Rosane Gardin @livrosportodososcant 02/09/2020

Uma viagem musical aos anos 80
Um conto repleto de referências musicais dos anos 80, faz uma viagem pelo bairro carioca citando vários pontos da época. A história tem momentos bem bizarros mas traz uma mensagem positiva de recomeço.