O caderno de receitas do meu pai

O caderno de receitas do meu pai Jacky Durand

Resenhas - O caderno de receitas do meu pai

Jis Rocha 14/09/2023

Olá queridos.
Finalizando mais uma leitura às cegas, e me surpreendi em como esse livro, apesar do tema, foi fácil de ler.

Vamos relembrar com o Julien de sua infância até a vida adulta, enquanto acompanhava seu pai na cozinha do restaurante da família, lugar que era completamente apaixonado, e também o lugar em que se sentiu mais triste, pois a vida o impôs por caminhos que não queria.

São lembraças pois o Julien está aconpanhando seu pai que está muito doente, já em coma e em cuidados paliativos e é quando as lembranças de uma vida chegam sem aviso.

O que fazer quando tudo o que você quer é seguir os passos do seu pai, mas ele não quer? Não quer essa vida para seu único filho?

Foi uma leitura rápida e emocionante, tudo o que o Julien foi aprendendo durante a vida, e nos contando sobre seu pai é bonito de se ver, mesmo que o seu pai em muitas vezes distante em pensamento, mas no final compreendemos tudo o que ele faz.

No fim do livro tem algumas receitas e quero fazer todas.

E o caderno Jis?
Esse caderno de receitas é especial, seu pai não sabe ler e escrever direito, então ele dita a receita (do seu jeito) e a sua mãe escreve. Um vínculo e momentos únicos eternizados em um caderno de capa de couro preta, e isso pode ser bom ou muito ruim. Ao mesmo tempo que esse caderno é muito importante.

Indico esse livro se você procura uma leitura bem leve e rapida.

romulorocha 17/07/2023

O caderno de receitas do meu pai, Jacky Durand

Gênero: Romance
País: França
Ano: 2020 / 168 páginas
Editora: Bertrand Brasil

A boa cozinha é feita de lembranças — Georges Simenon.

Em uma cidadezinha no leste da França, vivem Julien e seu pai, Henri, chef e proprietário de um tradicional restaurante da cidade chamado Relais Fleuri. Crescendo no convívio do restaurante e envolvido pelo amor que seu pai dedica à gastronomia, Julien nutre o desejo de tornar-se um chef como seu pai, e dar continuidade aos seus negócios. O problema é que este não parece ser o desejo de Henri. Marcado pelos traumas da guerra na Argélia, a qual participou junto com seu amigo e auxiliar Lucien, suas dificuldades em expressar suas emoções lhe custarão não só o término com sua companheira, Helene, mas abalos na relação com seu filho. Esta relação irá se fragilizar ainda mais com o tempo, até que uma notícia trará mudanças profundas na vida de todos, mas um caderno de receitas pode trazer de volta o sentido de toda a história.

Narrado em primeira pessoa por Julien, acompanhamos a trama sob o olhar do personagem ao longo dos anos. Observamos como a narrativa e as impressões amadurecem com ele e somos envolvidos pelo seu amor para com seu pai. A escrita do autor é belíssima, envolvente e cativante.

Para O caderno de receitas do meu pai, nota 9,5/10.

"não há chefs excelentes nem humildes. Existe apenas a generosidade de mostrar o amor por meio do alimento. O gosto da vida, se preferir."

#resenhasdoromulo
#literaturafrancesa
#ocadernodereceitasdomeupai
#jackydurand

Claudiapnm 16/11/2022

Achei chato no início, mas depois até gostei. Não é um espetáculo, mas é doce. Da um certo conforto a leitura. Valeu sim.

Larissa 20/06/2022

História para se pensar em perdas de nosso pais, para valorizar cada segundo e cada simples momento que passamos com eles!

Angélica Patriano 29/05/2022

A vida.
As Guerras deixaram e deixam marcas profundas naqueles que participam dela, independentemente se direta ou indiretamente. Creio também que, muitas vezes, pessoas que tiveram fases "sombrias" em suas vidas podem não encontrar um jeito de lidar com elas, e acabam privando a si e aos seus de relatos de sua história.
Aqui, o livro alterna um pouco em presente e passado, contudo, é baseado em memórias que Julian tem de sua vida, com foco no relacionamento com seu pai, que serviu na guerra na Argélia. O cenário é, em grande parte, na cozinha de casa/restaurante, onde Julien ajuda e presta muita atenção nos movimentos de seu pai no preparo de receitas; temos também Lucien, que serviu na guerra com seu pai e é seu auxiliar no restaurante; Hélene, sua mãe e professora; Gabs e Maria, o irmão de Lucien e sua esposa.
No decorrer da história, temos o crescimento de Julien, a partida de Hélene, e o relacionamento difìcil entre pai e filho, quando o que o pai quer para ele é tudo o que ele não pode ter.
Relacionamentos são difíceis, não importa com quem seja, é algo a ser trabalhado diariamente.
O elefante na sala não deve ser ignorado, porém, isto não é indicativo de que será fácil.
Não cabe a nós criarmos expectativas em relação aos outros, temos que ser honestos e humildes em reconhecer a felicidade dos nossos, mesmo que não seja a que desejamos, pois o que queremos mesmo é felicidade, por que não validar?

Boa leitura!

Christiane.Sérgio 20/04/2022

Muito lindo!

O caderno de receitas do meu pai fala de amor, amor de filho para pai, de pai para filho, família que são os amigos, amor, orgulho e reconhecimento de um filho ao pai.

Uma história doce, de derreter o coração.

borgeslivia 24/03/2022

Leitura extremamente arrastada e história rasa. Não gostei de vários acontecimentos e parece que o livro não vai pra frente em muitos momentos.
A relação com a culinária é até legal.

Mello 22/06/2021

Fofo e real
Como uma carta enviada ao pai, as histórias em que viveram e como o autor interpreta sua vivência. Como é viver num silêncio, mas onde existe amor, e como é não entender mas saber que ele está ali. Eu gostei da história. Achei bonito a conexão que se estabelece através da cozinha e das tradições. E entendo o comportamento do personagem principal, é um comportamento humano e perdido, mas que existe consistência emocional.

Aline no mundo das maravilhas 31/03/2021

Mostrar o amor por meio do alimento
Esse livro é cheio de detalhes nos diálogos, não tem como não se transportar para o momento.
O livro trata do amor, em muitos sentidos, entre pai e filho, na cozinha e pelos alimentos.
Uma leitura deliciosa de fazer.

CPF1964 17/03/2021

Opinião
Primeiro livro que leio do autor.

Relação Pai x Filho.

Simplicidade, ensinamentos, legado e principalmente Amor Incondicional.