Faca

Faca Jo Nesbo

Resenhas - Faca

1 | 2 | 3 | 4

Cris 09/04/2024

Que merda odiei esse final. Que bosta e tudo Por causa de uma maluca obsecada pelo Harry. O autor matou uma das personagens femininas mais legais nos livros anteriores pra bota essa maluca varrida e da esse final bosta. Mesmo se tiver outro livro não volto pra essa série não acredito que perdi meu tempo lendo 12 livros para isso.

Leandro423 04/01/2024

Contém possíveis spoliers
Não mudo minha opinião sobre o autor, Jo Nesbø. Os livros são bons porém muita lenga lenga pra ficar dando volume no livro, se tirasse metades das coisas que não servem, só estão lá pra dar volume esse livro seria melhor avaliado.

Quanto ao livro, coloco como segundo melhor da da coleção Harry Hole, e as reviravoltas e o plano final é de cair o queixo, realmente muito bom.

Esse é o último livro de Harry Hole, já começo a sentir saudades dele, de Oleg, Katrine, Kaja...

juciele.dutra 04/01/2024

Amei muito
Definitivamente o livro favorito da saga pra mim, mas muito densa e com muitas emoções conflitantes envolvidas, por isso demorei até pra digerir tudo isso.
O Harry realmente é incrível, foda e uma pessoa maravilhosa, esse história, seu desenrolar e como ele se preocupa com todos só mostra isso
Recomendo demais a leitura

Valerya insta @leslivres_ 30/12/2023

Iuhuuuu
Final do ano e consegui ler os 12 livros da série!!! Amei!!!! Super recomendo essa leitura!
E no final desse, os dados irão decidir entre 3 destinos para a próxima aventura de Harry Hole ??????
Gustavo Kamenach 31/12/2023minha estante
Até hoje li só O Morcego, dei 4 estrelas... compensa ir adiante na série?

Valerya insta @leslivres_ 02/01/2024minha estante
Compensa Gustavo!

Luisa 11/10/2023

Um dos aue menis gostei
Achei a leitura arrastada, e o final é tão surpreendente que é difícil acreditar. Fraco e meio forçado

Carla.Zuqueti 11/09/2023

Sem palavras
E vamos pra mais um livro sofriiido de Jo Nesbø.

Para quem gosta do autor e principalmente da saga Harry Hole:

1. Não pode ter apego por absolutamente nenhum personagem
2. Qualquer um pode morrer
3. Todos tem seu lado sombrio e qualquer um pode ser o assassino da vez

?A Faca? segue absolutamente todos os pré requisitos acima. Dolorido.

História: Svein Fine conhecido como ?O Noivo? está livre. Foi o primeiro caso de Harry e jurou que assim que saísse da cadeia se vingaria do investigador.

Uma pessoa muito importante nas tramas anteriores é assassinada e Harry tem certeza que foi obra de Fine, cumprindo sua promessa, mas não há evidências e ele parece ter um álibi. Mas Fine continua estuprando e assombrando mulheres.

Agora Harry está em um pesadelo que não acaba. Ao mesmo tempo que Fine parece ter um alíbi, ele mesmo Harry parece não ter um. E torna-se suspeito do assassinato dessa pessoa muito importante para ele. A dor que ele sente é quase insuportável e se ele fez mesmo isso, sob efeito de álcool, então não vale mais a pena viver. Pode acabar com sua vida logo.

1. Nada é o que parece. São muitos suspeitos ao longo do livro.
2. A revelação do assassino é uma das passagens mais chocantes e dolorosas de todos os livros. Mas eu ainda não consigo enxergar a motivação. É pra mim essa ponta continua solta.

Até quanto uma pessoa pode aguentar de humilhações sofridas? Isso eu entendo. Tem um momento que você só quer parar tudo. Mas quem deve ser o verdadeiro alvo da sua ira?

Se a morte de alguém se dá no momento da explosão, o alvo é geralmente quem está mais próximo. Mas se há um planejamento, quem deve ser o foco da ira? Isso ficou solto pra mim - o assassino escolheu um alvo fácil e não quem realmente causou o seu sofrimento. E foi covarde até o fim. Mereceu todas as humilhações que sofreu.

Não sei como a saga vai continuar e se vai continuar. Desde a morte de Beate em ?Polícia?, já havia perdido um pouco da continuidade. Com a perda de personagens tão relevantes, não sabemos como vamos seguir

Thais.Carvalho 30/07/2023

Hary Hole se vê em envolvido na investigação mais pessoal e mais dolorosa de um assassinato cruel e frio.

Wania Cris 20/04/2023

Meu Deus, Nesbo!!!
Último livro da série (até então, assim espero, né Jozim?), e eu meio que estava protelando a leitura justamente pra não ficar sem nada pra ler de Harrizim, meu parça, mas a curiosidade falou mais alto e em três dias terminei esse hino.

Quem conhece Nesbo sabe que ele gosta muito de enganar seus leitores e mesmo eu sendo cliente fiel fui feita de trouxa como uma iniciante. Cada plot me jogava no chão e o último me deixou estatelado, embasbacada e impactada. Que livro, meu povo. Que livro!!!

Não entendi nada no começo. Achei que tinha perdido alguma informação, mas segui o fluxo e, à medida em que o autor vai mostrando como as coisas chegaram até ali eu fui ficando de boca aberta e, ao final, já tava babando. Se esse livro tem defeito é o de não ter sequência até agora porque eu quero, preciso, ter mais Harry Hole pra ler.

A tradução de Márcia Cláudia Reynaldo Alves manteve a fluidez do livro, apesar de eu preferir quando um mesmo tradutor cuida de toda a série.

Fico aqui aguardando o próximo livro porque não é possível que não tenha próximo livro. Não é!!!

Keize1 04/04/2023

Sempre envolvente
Perfeito! Nesbo consegue passar muito a paixão única de Hole e Rakel e na mesma intensidade o desespero dele na dúvida de ter tido algum envolvimento na morte de seu amor. Você se sente mesmo na pele dos personagens, sofre e comemora cada passagem. Uma leitura envolvente e única

Lucas.Mello 16/03/2023

Leiam
Um dos melhores livros da saga, realmente nao esperava este final.

E é realmente bem triste a vida do Harry.

Alias, realmente foi o último livro? Tem chance de ter outros?

Anna Sallé 12/03/2023

Uísque nas feridas
Esse livro se chama ?Faca? porque é isso que o Jo Nesbo enfia na gente nesse último ato de Harry Hole.

A história é uma sequência do último caso misturado com o primeiro caso de Harry, o estuprador Svein Fine.

Quando Harry decide investigar um assassinato que transforma sua vida para sempre ele se da conta de que a verdade pode ser muito mais horrível do que parece.

Navegando por suspeitos e aliados improváveis, a investigação vai apontando a Harry muitos caminhos por onde ele se perde até finalmente entender o motivo e encaixar a peça que faltava.

Esse livro é uma desgraça mental, o desfecho que o Jo Nesbo deu pra história foi a cara dele mesmo, não dava pra esperar nada diferente.

Enfim, eu odiei tudo que aconteceu, cinco estrelas. ?

Fabio Shiva 04/02/2023

Ao desprezar a sincronicidade, troquei a mensagem por uma leitura inacabada
Há muito tempo sou fascinado pelas sincronicidades. Acredito firmemente (crença que vem sendo corroborada pela experiência) que toda vez que estamos diante de uma sincronicidade (ou seja, de uma coincidência significativa), isso significa que estamos no lugar certo e na hora certa. A sincronicidade é como uma confirmação do universo de que está tudo bem, mesmo que estejam ocorrendo circunstâncias perturbadoras. Além disso, via de regra onde há sincronicidade há também alguma mensagem esperando por nós.

Pois bem, alguns meses atrás vivenciei uma sincronicidade envolvendo baratas. Infelizmente, por algum mecanismo de defesa não me recordo mais que sincronicidade foi essa. Mas me lembro claramente de que a sincronicidade foi reforçada pela descoberta de um livro de Jo Nesbø chamado “Baratas”. Eu já queria mesmo ler algo desse autor, e essa sincronicidade a mais foi o empurrão que faltava. Contudo confesso que fiquei receoso de encarar esse livro. Meus encontros literários anteriores envolvendo baratas deixaram cicatrizes profundas, tanto na assustadora “Metamorfose” do Kafka (que já li três vezes) quanto, principalmente, no visceral mergulho de “A Paixão Segundo G.H.”, de Clarice Lispector.

Decidi fugir da mensagem prometida pela sincronicidade, ou pelo menos adiá-la. E a partir daí nada mais deu certo. Ao descobrir que “Baratas” era o segundo volume na série do detetive Harry Hole, usei isso como desculpa para pegar outro livro. E acabei caindo na “Faca”, que era um dos mais comentados de Jo Nesbø. E só agora, ao escrever essa resenha, descubro que esse é nada menos que o décimo segundo livro da série!

Definitivamente, essa leitura não engrenou para mim. Fiquei meses me arrastando pelas páginas, tentando entender porque esse autor vem sendo aclamado por uma legião entusiasmada de fãs. Ao pensar na trama dessa história, uma expressão em inglês saltou na tela de minha mente: “far-fetched”, algo forçado, implausível, improvável, difícil de acreditar. Tal como um estuprador serial de 78 anos ou alguém que é filmado enfiando a mão no ventre aberto de uma mulher com o mostrador do relógio à vista para gerar confusão no estabelecimento de um álibi...

Por essas e outras, cheguei até a página 273 das 521 páginas de “Faca” sem que por um momento sequer me abandonasse a persistente consciência de estar lendo uma história de ficção. Isso é exatamente o contrário da experiência que almejamos ter ao ler ficção. Uma boa história nos faz esquecer que estamos lendo e nos captura para dentro da trama.

Pois bem, ao chegar à página 273 de “Faca” me convenci de que melhor que aquilo não iria ficar. Abandonei o livro e dali mesmo comecei a (re)ler um de Agatha Christie, para me curar da ressaca literária. E na sequência engatei num ótimo do Dennis Lehane.

Ainda pretendo ler o “Baratas” do Jo Nesbø.

site: https://www.facebook.com/sincronicidio

Rebecca 07/01/2023

Eu não sabia que esse era o último livro da série, então pensa no susto com a tal morte no início do livro!
Enfim, o Jo Nesbo é muito bom com plots, o cara trabalha viu? Plot atrás de twist, duplo carpado ainda.
O autor me enganou muito bem, eu jamais desconfiaria do verdadeiro assassino.
Eu gostei de todos os plots, da resolução, o final foi satisfatório, quem tinha que pagar pagou.
Eu achava que tal personagem mulher tinha a ver com o assassinato, ainda terminei o livro com uma sensação de que tem caroço nesse angu, quem sabe num próximo livro?
Se tiver né, espero que sim.
Não sei 5 estrelas porque eu acho que ele enrola demais com uns assuntos nada a ver, páginas e páginas de coisa sem futuro.
Mas no geral, o Jo Nesbo é muito bom. Amei.

julia 04/01/2023

ótimo livro de encerramento para a saga
a palavra que o autor usou para descrever a grande e excelente saga de harry hole é a correta: tragédia. e o livro final foi a cereja do bolo. torceu uma faca que já havia sido colocada.

Tiago.Salles 25/12/2022

Ramones, Hank Williams e Elvis.
Mais uma vez Jo Nesbo entregando o melhor do suspense investigativo norueguês. Esse plot foi de explodir cabeças, cada cena uma imaginação de como seria se fosse uma série de TV.

1 | 2 | 3 | 4