Alucinação

Alucinação Patrick Svenn

Resenhas - Alucinação

Tarot Dealer 09/04/2024

"Estou sempre fugindo e nunca me afasto do local de onde desejo escapar". *
Um livro que consegui de troca no sebo faltando 05 minutos para ele fechar. Levei sem saber nada do autor. A trama parecia com algo que o jovem Stephen King escreveria, "Alucinação" é um disco genial de Belchior e coleção se chamar Drácula foi convidativo.

Não é o livro que mudou minha vida, mas me divertiu bastante durante a leitura. Ainda assim, a capa tem absolutamente nada a ver com a trama e o título original "Vingança do Desconhecido" (Vengeance de I'inconnu, em francês) é muito mais apropriado. A informação não consta na ficha catalográfica da edição nacional, mas a obra é de 1956. Também senti falta de uma pequena biografia do autor.

A trama e a forma que Svenn construiu seu suspense de terror me agradaram bastante. Todavia, a obra não faria sentido algum sem o conhecimento das informações na contracapa. Um outro incomodo que senti foram os comentários desnecessários da personagem principal sobre os imigrantes árabes e sobre as mulheres. O livro se passa no México e na França, países que conheci e tenho boas memórias, o que foi uma feliz coincidência na leitura. Todavia, achei que a parte de terror no México poderia ter mais referências locais; mas é claro, trata-se de um livro publicado em 1956 por um autor bem underground! A parte que King se revela, as repetições de trechos da maldição e os momentos finais de terror (como se cria toda a cena) são realmente momentos geniais na leitura. Já alguns, outros como o destino de Brigitte, poderiam ter sido melhor trabalhados.

Em suma: se tiver a oportunidade de ler sem gastar muito com isso, será um bom entretenimento. Inclusive, se fosse filmado com zelo seria um filme genial.