Se não fosse por você, eu não estaria aqui

Se não fosse por você, eu não estaria aqui Alec Silva

Resenhas - Se não fosse por você, eu não estaria aqui

Jenifer Tertuliano 13/04/2021

Mais ou menos
Alguns cartas são legais e até chegam a emocionar um pouco, mas outras são bem chatas e muito repetitivas.
Eu sei que todos os adolescentes são meio iguais, revoltados e chatos, mas ainda sim, eles não sentem todos a mesma coisa.

Arielly12 22/07/2022

O livro que fiz questão de ler em doses homeopáticas. Nos faz pensar e olhar pra nossa adolescência com mais carinho, mais compreensão. Entender que era o momento de fazer bobagens, se arriscar, de viver, não era o momento de cobrar tanto sobre vestibular e futuro. A vida adulta já cobra demais. Enfim, amei cada página, vale muito a pena ??

gabis 29/07/2021

Amei ler as cartas que as pessoas escreveram para seus ?eus? adolescentes.

Não pude deixar de pensar no que eu escreveria entretanto ainda preciso esperar um tempinho pra descobrir as coisas e então escrever pra meu atual eu kkkkk

Muita das coisas escritas eu pude me enxergar e espero que no futuro eu possa escrever algumas das coisas que eu li para minha eu atual.

Ally 30/01/2021

Esse livro tem pontos altos e pontos baixos. Acho que ficou no meio a meio. Algumas cartas me invadiram e tocaram a alma, como se fosse eu mesma que colocasse tais palavras no papel. Outras não tiveram nenhum impacto para mim, mas com certeza, terso para alguém.
É um livro de leitura rápida e gostosa,que leva a cada autor das cartas, há 10 anos atrás, falando com eles mesmos.
Um livro que nos faz refletir sobre nós mesmos. Sobre nossos sonhos, metas, derrotas... e embarcamos em vários conselhos que podemos trazer para nossas próprias vidas.

Nota: 3,5/5. ???

Duda1576 28/08/2020

Vou fazer a minha carta para a Duda do futuro
Apesar de não ser fã de não-ficção, esse livro é meu preferido do gênero. Nenhuma das cartas eram para mim, mas algumas teve um impacto enorme!
Eu fiquei muito emotiva com esse livro. A escrita me tocou de uma forma imensa, muitas pareciam em algumas partes, terem sido feitas para mim.
É bem difícil gostar de todas as cartas, mas acho que é normal (porque são mais de vinte).
Um dos livros que mais marquei quotes na minha vida, e olha que ele tem somente 102 páginas! Tive que os dividir em dois posts, acreditam?
Recomendo se você está procurando nessa quarentena, uma leitura reflexiva, porém fofa.

BY: @estacoesliterarias

Irah 16/04/2021

Amei a proposta desse livro. O que eu falaria para o meu eu de alguns anos atrás? 26 pessoas que têm em comum o amor pela escrita, escreveram cartas para suas versões adolescentes. Rendeu muitas risadas e até algumas lágrimas, me identifiquei demais.

sarah 20/01/2021

comecei a ler com as expectativas muito baixas e preparada pra odiar, mas me surpreendi. esperava muitas frases clichês (o que teve mesmo) mas elas conseguiram me tocar e mexer comigo. algumas cartas mais, outras menos, mas acho que todas tiveram uma particularidade muito bonita. cheguei até a me emocionar.
não é nada UAU, mas no geral, uma boa leitura. gostei!

Gabs 17/03/2021

Emocionante
Assim que eu comecei, eu já sabia que esse livro seria especial. Diferente do comum, ele é uma coletânea de cartas, de pessoas para a versão passada delas (e no começo, de um adolescente para sua versão futura).
Eu não consegui largar até terminar. Sabe aquele tipo de livro que te toca tão profundamente, que você não consegue para de mandar mensagens para aquele seu amigo contando sobre seus surtos enquanto lê? É, esse livro foi um desses.
Meu amigo leu alguns quotes e descreveu como "interessante". Mas eu acho que vai além disso. Para as pessoas certas, essas cartas possuem um impacto muito maior.
Trata de questões como sexualidade, carreira, religião, cor, e muito mais. Todos se identificaram em algum ponto, de certa forma. Principalmente para os jovens, esse livro soa mais como uma carta enorme, escrita por várias pessoas diferentes, recheada de conselhos e avisos. "Quebre algumas regras."
"Aprenda uma nova língua ou um instrumento enquanto você ainda é jovem e tem tempo."
"Faça amigos, e boas companhias."
"Sorria, seja gentil."
"Aproveite a juventude."
Esse livro, em especial, foi como um abraço. Um abraço que te aperta firme enquanto você chora e se desmancha, te mantendo de pé.
Vai ficar tudo bem.

Lêla 31/03/2021

Ótimo para desestressar.
Com certeza é um e-book fofíssimo, alguns conselhos oferecidos pelos autores eu vou levar para a vida. Foi bom ter visto um pouco da adolescência de pessoas importantes, alguns nem tão conhecidos assim, que marcam leitores dessa geração.
Kawane.olv14 31/03/2021minha estante
Ai quero ler

Lêla 31/03/2021minha estante
Lê que você não se arrepende

Kawane.olv14 31/03/2021minha estante
Blz kkk obg

Michel 26/01/2021

Cartas para o "eu" do passado
"Se não fosse por você, eu não estaria aqui: cartas para quando eu era adolescente", é um livro que iniciei por mero passatempo, e que página a página fui lendo, com tanta fluidez, que nem me dei conta quando estava na ultima página.
A ideia do livro é bem legal: escrever uma carta para si mesmo do passado. O que você diria para você mesmo quando adolescente? Algum conselho para mudar, ou fazer tudo da mesma forma? Sonhos, amores, decisões, são todas colocadas nas cartas, expondo abertamente os pensamentos adolescentes dos personagens. Como se trata de cartas para adolescentes, a linguagem é bastante simples e jovial, facilitando a leitura.
As cartas tratam sobre diversos temas, alguns conselhos, embora alguns sejam superficiais.
É um livro bem leve e que nos remete à reflexão de imaginar o que diríamos para o nosso "eu" adolescente, e também para analisarmos o nosso presente, se nos tornamos o que imaginávamos, ou se o futuro (nosso presente) não é o que esperávamos.
Recomendo.

venusy 28/05/2021

Incrível
Ótimo pra quem quer se encontrar em outras pessoas, ver fragmentos de sua história na de outros. Precisava muito ler essas palavras e inúmeras vezes senti como se elas realmente fossem pra mim.

Apenas leiam.

Ana Claudia 27/09/2021

Esse livro é uma coletânea de cartas escritas para os ?eu? do passado. Mas como assim???

Aqui estão reunidas cartas de pessoas que, em 2020, resolveram escrever uma carta para o seu eu de 10/15 anos atrás contando como será a sua vida, seus projetos, seus amores, incentivando a fazer algumas coisas ou até mesmo desencanando com outras.

Em cada uma das cartas nos traz momentos de reflexão, emoção e nostalgia. Fiquei reflexiva lendo algumas dessas cartas e me peguei pensando em como seria a minha carta para o meu eu de 10/15 anos atrás. Engraçado né?

Essa leitura me mostrou que sempre temos a chance de mudar as coisas, quando necessário, e está tudo bem mudar.

É interessante ler pedaços do passado das pessoas que participaram desse livro. É tão pessoal

As cartas são curtas e a escrita é bem gostosa de ler.

Elton Jhon 25/07/2020

Esse livro me deu uma vontade tão grande de fazer uma cartinha para o meu eu do passado (assim como eles fizeram rsrs). Dando aquele conselho, aquele alerta ou um pequeno spoiler de algumas coisas que acontecerão (se fosse possível voltar no tempo né haha nesse caso é... coisas que aconteceram*)
Este livro contém relatos pessoais, com algumas frases e histórias inspiradoras, onde você vai ficar com um gostinho de quero mais. Nunca li algo parecido e foi super tranquilo de ler, pois o texto é de fácil compreensão e também são pouquíssimas páginas.
Elton Jhon 25/07/2020minha estante
Dei 4 estrelas, mas o Skoob está de brincadeira com minha cara e tá dando bug toda hora. Desisto!

readingab 09/05/2021

Carta para meu eu de 8 anos atrás
Olá Gaby, estou escrevendo essa carta pra falar um pouco de como está sua vida agora. Prometo não te dar muitos spoilers do que está por vir (já que odiamos né).
Enfim, recomendo que esteja com papel e caneta aí pra anotar o que vou te dizer.
1. Não desista do violão, de verdade mesmo, vá em frente. Vai chegar uma hora que ele vai ser importante.
2. Seja forte, muito forte, por nós duas juntas. Porque vai acontecer uma coisa que mudará sua forma de pensar e de viver. Uma fase mais que difícil.
3. Esteja sempre atenta por favor. POR FAVOR, a cicatriz que hoje eu carrego doeu tá.
4. Pense mais em vc, pare de se colocar em segundo plano.

Queria também pedir uma coisa pra vc, que eu não consigo evitar até hoje. Mas, como vc é mais fácil de se adaptar por favor PARE DE PROCRASTINAR.

Com amor,
Sua versão de um futuro que bem perto está.

P.S: Covid ainda tá na área

Vane 21/12/2021

Que coletânea sensacional!
Um livro que me fez pensar muito, e que super bate com um recém lido 'A Biblioteca da Meia Noite'.
Claro que são livros diferentes, mas o tema central é basicamente o mesmo. Em 'A biblioteca' a personagem tem a oportunidade de viver todas as vidas que ela sonhou.
Nesse livros, vários escritores nacionais, se reúnem e escrevem cartas para seus eu adolescentes, contando como vai ser a vida, as vezes com spoiler, as vezes sem.
Mas o ponto é que os dois livros me fizeram pensar sobre escolhas, sobre arrependimentos. Me fizeram agradecer a minha versão adolescente por todas as escolhas, as certas e as erradas, porque se não fosse por elas eu não seria quem eu sou hoje. E também me fez eu olhar com mais carinho e gentileza para mim mesma. Sem contar que rendeu muito papo na terapia.