Brasil, uma economia que não aprende

Brasil, uma economia que não aprende Paulo Gala...

Resenhas - Brasil, uma economia que não aprende

Philippe.Dantas 21/08/2023

Estado e Indústria!
O livro traz diversos exemplos e fundamentos nos mostrando que nações desenvolvidas são industrializadas e sofisticadas, enquanto que as subdesenvolvidas focadas em commodities ou extrativismo, ou seja, atividades de baixa complexidade tecnológica.

Uma ótima leitura para entendermos o que é o desenvolvimentismo e como políticas industriais são antagônicas às liberais.

Outra noção muito bem apresentada foi o papel fundamental do Estado, seja regulando, protegendo ou criando planejamentos estratégicos para o desenvolvimento industrial interno. Situação que ocorreu em praticamente todas as nações desenvolvidas, mesmo naquelas que muitos erroneamente julgam ser liberais.

Mais um daqueles livros que chega a dar orgulho de ter lido.

Julius 01/08/2023

Brasil: Uma economia que não aprende.
Brasil, um país que na era Vargas construiu um setor industrial em forte ascensão que com o tempo se entregou para o mercado externo. Aqui os autores nos explicam que a falta de um setor industrial experiente não impulsiona a economia do país.
O ?VIRA-LATISMO? cultural ele respinga no nosso setor econômico, nos deixando subjugados ao imperialismo.

Leitura fácil e acessível para quem não está habituado com o jargão econômico.

luizfsricardo 16/03/2023

Excelente leitura
Para que gosta de economia é um livro muito interessante com uma abordagem de desenvolvimento econômico diferente da Faria Lima. Baseado em diversos outros autores e em artigos científicos, este livro mostra o que deu certo em outro países que se desenvolveram (Holanda, Leste Asiático, EUA, Alemanha, etc) e o que poderia ser feito no Brasil para buscar um desenvolvimento econômico e tecnológico.

Arthur.Fatureto 08/02/2023

Fácil leitura para quem não domina os jargões da economia.
O livro é muito didático e fácil de ler, pois é acessível no sentido de não ter termos extremamente técnicos sobre economia. O livro fala bem das nossas potencialidades industriais no passado, dando inúmeros exemplos, e como o país foi se entregando ao capital estrangeiro, meio que afirmando o nosso "viralatismo" como nação, fazendo o país se estagnar e produzir produtos de baixa complexidade , deixando nós muito reféns do setor primário e terciário. Excelente livro pra quem quer ler algo sobre economia, mas que não seja algo demasiadamente técnico.

cuauthemoc.nasser 10/11/2022

Esperava mais
Eu gosto dos autores, mas este livro ficou aquém do que eu esperava. Embora tratem o que propõem, o livro se perde ao não saber qual caminho seguir: um livro de economia para leigos ou para aprofundados; uma discussão sobre as causas da derrocada econômica ou linhas de ação para que possamos sair desse lamaçal? No fim, ele tenta ser tudo, mas não se completa em nenhum dos pontos.

Ainda sim, não acredito que isso o desmereça. São vários exemplos interessantes que nos fazem pensar sobre como deixamos de crescer economicamente. No entanto, eu recomendaria que você lesse o artigo dos autores "Brasil, uma sociedade que não aprende" e posteriormente completasse com alguns artigos científicos tanto dos autores quanto de teóricos do neodesenvolvimentismo.