O Outro Significado

O Outro Significado André Puga

Resenhas - O Outro Significado

Tammy 21/12/2020

O Outro significado (Livreando)
Wes chega a Pinneápolis com a família, para uma nova escola, seguindo os planos que o pai tem para ele, seu futuro e sua carreira. Mas Wes saber que os pensamentos do seu pai, não são os seus. Sua alma sensível e sua vontade por justiça testifica seu foco em se tornar um escritor e escrever seu primeiro livro.

Em uma caminhada de autodescoberta, acompanhamos Wes em sua trajetória passando por indagações, confusões e momentos de aprendizados. Questionando atitudes de um sistema injusto, ao mesmo que passa pelo inferno da dependência que lhe trancou.

Em O outro significado temas como preconceito, amizade e dependência química faz parte da narrativa dessa obra. Narrado em primeira pessoa, observamos Wes através de textos cheios de rimas - o que por si só já engrandece a obra - além da narrativa convencional. Uma combinação que deu certo aqui.

Vamos falar de Wes!
Esse foi um personagem cheio de camadas que foi sofrendo suas metamorfoses ao longo da narrativa. Confesso que não consegui ter uma intimidade mais ampla com o personagem, mas admiro seu crescimento, a partir das diversas experiências que passou.

Muito dos seus pensamentos iniciais me incomodaram, justamente por enxergar algo mais amplo. Mas, com certeza, isso se faz presente pela falta de maturidade em se expor sem agredir, o que ele aprendeu ao longo do processo, visto que a minha verdade serve para questionar e não para ser totalitária. E essa é realmente uma linha tênue.

Outros personagens me cativaram bastante como Rebecca e o próprio Aberlado. Conseguia sentir suas palavras.

Em alguns pontos a história correu durante a narrativa, senti falta de aprofundamento em certos assuntos. Sabe quando gera aquela curiosidade e quando percebemos já seguiu em frente? Acabei sentindo isso.

Mas não podemos negar que a leitura e a trajetória de Wes levantam questionamentos importantes, que nos faz refletir em diversos pontos da história, tanto em apoio ao pensamento do personagem, quando em discordância. E foi isso que realmente me prendeu em boa parte da leitura, pois conseguimos enxergar o papel das vivências, opiniões e atitudes e o que elas causam em nós como seres humanos.

O livro faz um trabalho excelente em ser questionador e trazer certa realidade através da vida de Wes, o que acabou fazendo fluir de vez durante a leitura. Gostei bastante da experiência reflexiva que a obra trouxe.

Janaina.Leme 23/11/2020

Conheça Wes, jovem estudante que já tem decidido que quer ser um escritor
Tive a oportunidade de conhecer a primeira obra do jornalista André Puga, O Outro Significado, publicado pela Giostri Editora. A obra é contada em primeira pessoa. Quem narra é Wes, personagem principal, um jovem que muda de cidade porque o pai quer que ele estude numa escola melhor e sonha com que seu filho curse e siga a mesma carreira que ele.

Mas, não é essa a pegada de Wes. Ele não quer ser administrador como o pai. Ele quer ser escritor, justamente por ser questionador e estar disposto a fazer com que as pessoas enxerguem o mundo de uma forma mais ampla, inclusive pedindo autógrafos aos escritores principalmente quando eles ainda estão no anonimato.

Logo nos primeiros capítulos, Wes conta um pouco sobre o que se passa em sua cabeça e porque escolheu ser escritor. Ele se imaginava dando autógrafos, concedendo entrevistas em emissoras importantes, mas quando cai na real lembra: isso é uma expectativa e não perspectiva.

Para Wes, mudaremos o mundo partindo do pressuposto que temos que mudar a nós mesmos, e a forma como enxergamos a arte está incluída nisso. Wes pensava além do óbvio. A trama é cheia de altos e baixos para o protagonista e ele mesmo deixa isso claro no livro: o jogo vira a todo o momento, uma hora se está por cima, outra por baixo.

Entre os assuntos que permeiam o livro estão namoro, bullying, preconceito e drogas. São temas presentes na vida de muitos jovens, e citando novamente Wes: a diferença é o grau de envolvimento, prático ou supérfluo, e a maneira de suportar e enfrentar cada um deles.

São 16 capítulos e todos são finalizados com um texto escrito por Wes, ilustrando a situação que se passa naquele trecho da história.

Jornalista, André Puga trabalhou como redator e assessor de imprensa. Ele apresenta ao leitor o seu primeiro livro, que foi criado e pensado a partir de todos os romances por ele já lidos.

“O Outro Significado”, de André Puga, publicado pela Giostri Editora, tem 135 páginas e está a venda na loja virtual da editora - https://lojavirtual.giostrieditora.com.br/O-outro-significado.

site: www.eujaestiveem.com

Kelly Midori @kemiroxtvliterario 14/09/2020

Resenha: O Outro Significado | André Puga
O outro siginficado é um livro de ficção escrito pelo autor André Puga, corresponde a Editora Giostri, sendo de literatura nacional. Eu recebi o livro físico do próprio escritor com a parceria dele e ele que me falou que ia enviar me pedindo o endereço, antes do contato dele não o conhecia, portanto foi minha primeira leitura do que ele escreveu que eu leio.

O livro conta a história sobre um garoto chamado Wes que quer ser escritor, com muito sentimento a querer ser e a mãe dele incentiva até mas o pai não, ele começa estudar numa nova escola em Pinneápolis, o pai dele tem seus preconceitos e é envolvido na politica. O que mais se destacou no livro em minha opinião, é que no final de cada capítulo possui um trecho de prosa com rimas resumindo o acontecimento do capítulo. Outro destaque é a amizade do Wes com o faxineiro da escola. Com certeza o Wes aspirante a escritor, eu leria um livro dele e pediria um autógrafo a ele.

Esse livro de ficcão além de passar mensagens e reflexões principalmente nas rimas, eu me cativei pelo persoangem principal Wes pelo sonho dele em ser escritor e pela originalidade dele no trama, a escrita do escritor André Puga é ótima e espero ler mais obras dele futuramente pois essa leitura foi realmente incrível. Espero que ele se inscreva no Prêmio Ecos da Literatura já que ele lançou o livro esse ano poderá participar com certeza.
Ficou curioso para conhecer o Wes melhor? Indico a leitura com certeza!
Esse livro está disponível no site da Editora Giostri vale a pena a leitura sem dúvidas!

site: https://kemiroxtv.blogspot.com/2020/09/resenha-o-outro-significado-andre-puga.html