Fortaleza Digital

Fortaleza Digital Dan Brown

Resenhas - Fortaleza Digital

Imelfo 18/04/2024

Minha mãe emprestou
Lembro que foi um dos primeiros livros que li, era da minha mãe. Ela gosta muito de Dan Brown e foi um dos livros que me fez gostar de ler. Tenho uma forte memória afetiva, mas não lembro muito da história.

Milenna.Pessoa 17/04/2024

Muito interessante, gosto de ler livros q mostram a realidade de outras nacionalidades, a leitura me prendeu do início ao fim.

Martins 17/04/2024

Um dos precursores do talento de Dan Brown
Dan Brown é o nome de um aclamado autor de best-sellers, em que a princípio, pode soar familiar para os fãs de O Código Da'Vinci, também redigido pelo próprio Dan Brown.
Em Fortaleza Digital, o primeiro de muitos thrillers de grande sucesso na carreira de Brown, nota-se um elenco de personagens mistos, facilmente decifráveis diante às primeiras impressões, o caráter e a atitude de todos ali são previsíveis. Desde as percepções de Susan Fletcher até as suspeitas por trás do assassinato de Chartrukiah, não há muito o que especular sobre os coadjuvantes e figurantes, todos ali seguem um básico exemplo de perfil.
Porém... embora tendo vários personagens pouco chamativos, a narrativa se sobressai quando abre alas para sub-tramas eletrizantes, como a jornada de David, namorado de Susan, enviado para as terras da Espanha com uma missão a cumprir que pode acarretar na segurança da privacidade mundial ou no fim desta.
O conflito central explorado em Fortaleza Digital diz tudo a respeito do que será abordado a seguir no enredo, trata-se de um contexto ambientado nos anos 2000's, cujo questiona: "Até onde vai a privacidade nas redes virtuais?". Dan Brown pode sim ser amador demais em alguns pontos, mas beneficia os leitores com uma escrita simples, direta e atenta apenas para o que é necessário na composição.
O livro é o registro da marca de Brown, apresentando características que seriam compartilhadas em títulos posteriores. E é uma experiência recomendável

(P.S: Postei essa review no meu perfil do Instagram = @jc_m4rtins)

15/04/2024

A premissa da história é interessante. De uma perspectiva que poucos sabem, o autor soube muito bem nos aderir a um universo da tecnologia, dos códigos e dos números. Pode algum leitor se sentir perdido, porém conseguirá ir se acostumando conforme entender as raízes de toda a trama. Somos apresentados a uma agência pouco conhecida e por um corpo de personagens com habilidades desconhecidas. Você é apresentado a uma perspectiva diferente de construção de um suspense envolvente. Pode somar isso ao fato da escrita dele ser extremamente fluída e simplória, algo que esperava o contrário.

Se passando hora nos Estados Unidos e hora na Espanha, a dinâmica do suspense se torna ainda mais envolvente. Apesar desses elementos que comprometeriam horas de um dia nas páginas deste livro, fui pego por uma jorrada de clichês. Enquanto a história se desenrolava, parecia que eu estava vendo um filme de ação estadunidense de sessão da tarde. Você pode encontrar vários esteriótipos comparando esses filmes com este livro: o uso das palavras ?maior? e ?os melhores? são facilmente encontradas na narrativa para descrever a NSA e sua equipe. Nos diálogos, piadinhas envolvendo mulheres e seu corpo. Além disso você tem um inimigo que deseja se vingar dos EUA que ameaça sua soberania. E sempre, o inimigo é o estrangeiro. A bola da vez foi um inimigo japonês vingativo e não um russo invocado ou um chinês comunista.

Durante toda a história, o autor colocou Tankado como o inimigo da história. No seu desenrolar, vemos que a situação é bem mais complexa, alimentando o clímax final da história. Porém, em momento algum Tankado deixou de ser o bonzinho, e se tornou o principal causador do caos em todo o livro. Fato é, podemos compreender, em partes, o por quê desta prepotência estadunidense que conhecemos até hoje nos filmes da Hollywood. O livro foi publicado originalmente em 1998, uma década de finalização da Guerra Fria e o posicionamento dos EUA como principal potência mundial. É a partir daí que podemos entender tamanhos esteriótipos presentes nesse livro, e consequente, também, nos filmes da época.

Os personagens não me conectaram muito. Torcia por Becker sair ileso de sua aventura na Espanha e ao mesmo tempo conhecia alguns detalhes culturais do país. Outros detalhes questionei por não saber a veracidade do que é narrado. Susan, por outro lado, está sempre buscando uma forma de solucionar o Fortaleza Digital e por isso, cada vez mais somos apresentados, através dela, da complexidade do seu trabalho na agência.
Mas nada superou o que eu já esperava: um final totalmente pré-moldado como nos filmes da Hollywood. A história se finaliza com os EUA crente que salvou o mundo dos países subdesenvolvidos vistos como sujeitos perigosos. O inimigo estrangeiro vencido e o final feliz para todo o sempre. Se já ouviu alguma história assim, esta aqui não será diferente. Porém, o que importa nesta história não é seu final, e sim seu conteúdo enraizado na decifração de códigos.

Considerando o contexto da década de 90 quando este livro foi publicado, eu invisto em um ponto muito positivo nesta história: o poder de dar a voz a um ramo totalmente desconhecido que trabalhe com códigos, com segurança, tecnologia e informação. Os interessados e atuantes na área de TI, computação e semelhantes, é, sem dúvida, um suspense obra-prima. Ignorando os clichês, qualquer leitor poderá encontrar nessas páginas uma nova experiência. Basta desbravar o desconhecido.

Heloyse 10/04/2024

Mais ou menos
Algumas partes me deixaram bem apreensivas, mas, no geral, não tinha um personagem legal na história toda, o único sensato era os supostos vilões, e os mocinhos são literalmente pessoas odiosas.

Kathleen.Campos 02/04/2024

Esperava mais
O único livro que li do Dan Brown foi Inferno, e apesar de ter sido há bastante tempo, lembro de ter gostado muito, então esperava que fosse gostar desse aqui tbm. Mas não foi o que rolou.
Achei muito cansativo, desinteressante, e bem parado, o que não deveria acontecer devido a proposta da história kkkk mas foi o que passou.
No finalzinho eu me interessei pra saber como tudo iria se resolver, talvez pq o final foi mais acelerado. Pra mim ele não conseguiu construir muito bem o mistério, em nenhum momento eu fiquei na expectativa de descobrir as coisas. Na vdd eu me irritei com as tentativas de criar tensão, parecia só q ele queria estender a história o máximo possível. Enfim, bem morno, simples, não gostei.

Lua 30/03/2024

Quis custodiet ipsos custodes
"Quis custodiet ipsos custodes" latim. "Quem guarda os guardiões", ou algo assim.

O livro passa a história em uma agência secreta responsável por proteger as pessoas, coisa que frequentemente é lembrada durante o livro. Mais do que nos lembrar de quem é responsável por nos proteger, somos levados ao questionamento quem protege nossos protetores?
Não sou o tipo de pessoa que apoia a falta de privacidade que temos na internet ou um governo invasivo, mesmo que por nossa segurança, mas quem faria isso, em outra realidade? Quem seria responsável por nos proteger e interceder em possiveis atentados? No fim, Fortaleza Digital retrata exatamente isso: o governo intercedendo pela segurança dos cidadãos e a ordem do Estado.

Os personagens são bem construídos, como todos os que conheço do Dan Brown, este livro é um pouco maçante, como todos do Dan Brown, mas ainda mantém o charme e me mantive interessada em toda a história, até nas partes mais chatas.
Acredito que seja um ótimo livro, não um livro que todo mundo devia ler, mas um ótimo livro, além de retratar as peripécias de uma organização secreta, temos coisas interessantes e humanas (não contarei sobre). A escrita é ótima, a história é ótima, os personagens também, e o mais divertido, se passa em 1 dia.

Não sei como expressar muito bem minha opinião sobre a obra, não é épico, mas está longe de ser um desperdício.

Jonatan 25/03/2024

Adorei a história
O livro narra a história da NSA, uma espécie de ABIN da informática americana. A agência possui um computador extraordinário capaz de interceptar e decifrar qualquer mensagem da internet de forma discreta, o que levanta questões éticas sobre invasão de privacidade. Enquanto essa capacidade é vista como uma medida positiva para combater ameaças à segurança nacional, também expõe o público a um potencial abuso de vigilância indiscriminada.

Um ex-programador da NSA, incomodado com essa violação de privacidade, trabalha em um programa supostamente impenetrável e ameaça tornar seu código público caso a verdade sobre as práticas da agência não seja revelada. A trama se desenrola em torno desses conflitos, repleta de reviravoltas emocionantes e cenas de tirar o fôlego. Conspirações, intrigas de poder e até mesmo mortes se entrelaçam, proporcionando uma leitura envolvente.

Em minha opinião, o livro é muito bem escrito e cativante. Embora eu tenha iniciado a leitura durante minha adolescência por duas vezes, circunstâncias alheias me levaram a abandoná-lo temporariamente. No entanto, sempre mantive o compromisso de retornar e concluí-lo, pois sua história é envolvente. Embora reconheça e respeite as críticas, inclusive as negativas, sobre a trama, acredito sinceramente que vale a pena dedicar-se à leitura deste livro.

Shout 23/03/2024

Fortaleza Digital
De tanto me recomendarem esse livro, eu acabei lendo. Peguei na biblioteca no final do mês passado e MEU DEUS... pense num livro que eu achei dificil de ler.

Começando pelas cenas libidinosas que aparecem aleatoriamente, depois vem a expectativa que os meus amigos me fizeram ter sobre o final, dizendo que o plot twist era algo totalmente diferente e imprevisivel. Somente no final eu percebi que o autor força um pouco na parte de intelectualidade dos personagens, porque desde o começo diziam que as pessoas que fazem parte da NSA são pessoas inteligentissimas que conseguem resolver qualquer coisa em qualquer hora.

Além disso, o misterio que ocorre no final era algo meio obvio, eu creio que uns 60% dos que leram conseguiram advinhar o que era na metade do livro, pq desde o começo ele foi mostrando indicios do que se tratava o final.

E os personagens? Não tenho muito o que comentar, são bem sem graças, não apresentam muitas caracteristicas nem mesmo para diferenciar entre eles... Eu pensei em colocar uma avaliação bem baixa, porém eu imagino que exista pessoas que gostam de um ""misterio"" bem bobo igual a desse livro (que parece ter sido feito somente para vender). Acho que não tem mais o que comentar. 3,5?

jessy :)) 22/03/2024

Entrou pro meu Top 5 de livros favoritos! ?
Este exemplar excede todas as expectativas... ele vai muito além da "Criptografia"!

Com um enredo bastante envolvente, Brown aborda uma variedade de tópicos que, a princípio, o leitor pode pensar que não fazem sentido nenhum, mas, à medida que avançamos, fica perceptível que cada temática interage com a outra de uma forma ímpar sob um conjunto específico de circunstâncias.

Neste exemplar, você, caro leitor, adquirirá conhecimentos acerca de numerosos assuntos, como História, Geografia, Diversidade Cultural, Matemática Aplicada, Física, Química, Inclusão Social, Lógica, Programação, Relações Familiares, Empatia, Universo Corporativo, Universo Acadêmico, Relações Interpessoais, Linguística, Poder, Política, Relações Internacionais e assim por diante (não necessariamente nessa ordem ?).

Por fim, aprendi e coloquei em prática o "Código Básico" que a Susan ensinou ao David... E depois disso, ensinei-o à minha sobrinha, de modo que agora só conversamos criptografando nossas mensagens. ??

Super Recomendo a experiência! ?
Gabriel Dummer 23/03/2024minha estante
Também é um dos meus favoritos. ???

Jannye 28/03/2024minha estante
Você está lendo no cronograma?
Eu estou querendo ler!

jessy :)) 28/03/2024minha estante
Simmm, Jannye? Recomendo! ????

Jannye 28/03/2024minha estante
Obrigada ?

Cecília 21/03/2024

*3??
Um encontro com a escrita de Dan Brown, acredito que estou no meio termo, entre amor e ódio, uma escrita boa, mas porém com perda de tempo em explicação de como funciona códigos, criptografia e blábláblá?
Já em certa parte eu tinha suspeitado de quem estava por trás de toda situação, e o fato de esperar por algo diferente que não aconteceu, me frustou.Por fim quando achei que estava perdido, houve um surpreendentemente coração frenético que quase dei um ataque, ??então entendi quando muitos falavam sobre Brown.Genial é essa a palavra .

Yasmin Milena 20/03/2024

Fortaleza Digital :)
Iniciei o livro meio perdida em relação ao tema, computação, pois não compreendo quase nada sobre o assunto. No entanto, os termos utilizados eram poucos e todos foram bem explicados ao longo da leitura. A história possui um desenrolar muito bom, com ótima fluidez na leitura e capítulos curtos. Há uma parte da história que apresenta uma virada de chave, o que foi uma surpresa para mim, pois não esperava que se desenvolvesse daquela maneira. Acredito que o único problema foi um personagem específico, pois realmente esperava um final diferente para sua história, por isso não dei nota máxima, mas com certeza irei recomendar esse livros, e vou atrás de outros do mesmo autor.

Iara Pinto Quaresma 15/03/2024

Dan como sempre surpreende , com um livro empolgante e que nos prende até o final.
Logo no início percebi quem era o vilão.
Apesar que em alguns momentos ele tenta mudar o foco pra nos levar a acreditar que seja outra pessoa.
O código numérico da senha final , eu percebi qual era assim que o vi.
Vale a pena com certeza ler esse livro.
? ????