O Boi

O Boi Mario Madureira

Resenhas - O Boi

@jurietjens 20/11/2020

Uma abordagem de terror diferente
Quem diria que rodeios e vendas de gado teria tanto rituais secretos envolvidos?

O conto já começa de maneira brutal: um homem está agredindo um casal homossexual. Ele tem toda essa pose de machão do interior do país e ah de quem falar que o cabra não é homem de verdade.

Ele continua se mostrando assim até sem carro quebrar e ser levado para a mansão de um dos organizadores da festa do peão mais conhecida do Brasil. Lá, acha que está entre outros iguais a si. Vários homens festejando, bebendo e mostrando que são mais poderosos e melhores que mulheres e qualquer outra pessoa.

Acontece que os anfitriões da festa escondem um segredo sangrento e místico. E o nosso protagonista vai descobri o que se passa da pior forma possível.

Foi uma leitura rápida, que me causou muito desconforto, pois os personagens são extremamente misóginos, homofóbicos e machistas. No entanto, gostei porque não há romantização de nenhuma dessas coisas. São quem eles são e é claro que há consequência.

Achei a premissa da história bem diferente de tudo que já tinha visto por aí! Por se passar no Brasil e ter vários traços da cultura brasileira, o conto ganhou ainda mais destaque, na minha opinião.

vitoria.ferreira 18/08/2020

Um conto inteligente com propósito, para fazer pensar.
“Pela primeira vez na vida, não sentiu vergonha de chorar ao se ver vulnerável na chuva. Deixou-se contaminar por aquela emoção verdadeira e percebeu que aquilo fazia bem para ele.”
“O Boi” é um conto escrito por Mario Madureira e consiste em uma verdadeira jornada de desconstrução de uma masculinidade tóxica que é característica de Dante — personagem principal da história – e que ainda permeia a sociedade nos dias atuais, principalmente com o recrudescimento de ideais conservadores e reacionários. No decorrer do conto, ele vivencia uma experiência transcendental e dantesca (não resisti, precisei fazer esse trocadilho com o nome do protagonista) que o faz repensar muitas de suas atitudes e concepções de mundo.
Conto extremamente pertinente e necessário em tempos de intolerância.

Mario 18/08/2020minha estante
Oi Vitória, tudo bem?
Seu olhar para o conto é fenomenal e me deixa feliz, pois significa que a mensagem chegou no destino com sucesso. Precisamos desconstruir cada vez, para termos um mundo mais pacífico a mudança e liberdade.
Muito obrigado!

Lucas 10/07/2020

O Boi
O conto é pequeno, super rápido de ler - apenas 12 páginas - e a história de horror é bem escrita, existem alguns aspectos que não gostei, mas não vou entrar em detalhes, pois este não é um gênero pelo qual eu tenha muita afinidade, leio raramente, então poderia estar sendo injusto. Se você tem mais de 18 anos, gosta de horror e tem meia horinha do seu dia, vale a pena conferir esse trabalho nacional de ficção.
Mario 13/07/2020minha estante
Oi Lucas, tudo bem?
Que alegria ler seu comentário! Obrigado por adicionar meu conto na plataforma e por resenhar. E, principalmente, por dar chance a história sem ao menos me conhecer. Isso é raro e muito importante para novos autores.
Um grande abraço.

Lucas 13/07/2020minha estante
Opa, tudo bem e vc?!
Imagino as dificuldades que os novos escritores tenham, mas não precisa agradecer, tentar contribuir com pequenas ações em um mundo que atualmente está cheio de ódio, raiva e rancor é o mínimo que podemos fazer! Desejo sucesso!
Abraço