SHERLOCK HOLMES

Sir Arthur Conan Doyle

Resenhas - SHERLOCK HOLMES

1 | 2 | 3 | 4

Maycon Silva Aguiar 20/07/2022

Entre signos, cães e estudos vermelhos
Sherlock Holmes não é o detetive dos casos mais fantásticos, como costumam ser os mais contemporâneos; não é o mais brilhante, embora não fique muito atrás de Hercule Poirot; e, certamente, não é o mais carismático. Contra todas as expectativas, é, no entanto, o mais importante da literatura universal, porque, por alguma razão que me escapa, popularizou o gênero policial como poucos personagens o fizeram.

Foi interessante recontratar Sherlock Holmes em 2022, aos 28 anos de idade, quase 12 anos após de nosso último contato e graduado em Literaturas de Língua Portuguesa. Enxerguei-o, agora, como creio que seja verdadeiramente: um personagem com um potencial incrível, mas limitado pelo contexto histórico em que surgiu - aliás, que ajudou a construir, é importante frisar. Sherlock Holmes está em todos os detetives ficcionais que o sucederam, mas não teve muito em que se sustentar, de modo que suas tramas, em grande parte das vezes, são previsíveis - pelo menos, são previsíveis para mim, que tenho milhares e milhares de horas gastas com leituras e com análises de enredos de mistério.

Não gostaria que se pensasse que essa característica de Sherlock Holmes é negativa, porque, de fato, não o é. Arriscar-me-ia a afirmar que, ao contrário, é seu ponto forte. Atribuí quatro estrelas das cinco possíveis somente por uma questão de gosto pessoal: estimo menos os contos do que os romances, e quase toda a produção que Sherlock Holmes protagoniza é escrita em forma de conto.

Clara A. D. Cassani 21/06/2022

Sherlock Holmes
Simplesmente incrível!
Não tive problemas com a edição comprada, a leitura foi fácil e intrigante.
Conan Doyle... Você é um gênio.

S1nph0ny 17/05/2022

°?°Sherlock Holmes°?°
Caro Watson...
Que saga de livros meus amores, que saga!
Amo como Arthur Conan Doyle nos envolve junto dos casos e das história de Sherlock nos fazendo fritar metade do cérebro para tentar chegar aos mesmo resultados que Holmes.
Confesso ficar igual Watson quando Holmes começa a usar das suas táticas de dedução, fico pasma com a agilidade do mesmo kkkkkkk.
Se você gosta de romance policial, casos criminais e uma pitada de mistério, os livros dessa coleção são excelentes!
Simplesmente uma das melhores saga de livro que já li, recomendo muito!

Isa 11/04/2022

Muito bom!
Eu queria muito fazer a resenha de cada livro, mas faz anos que li os primeiros, e recentemente li os últimos 4 e acabei não anotando minhas impressões sobre cada um.

De modo geral, gostei mais dos contos do que dos romances, meu preferido foi As Aventuras de Sherlock Holmes. Eu tinha lido os 3 primeiros romances há 5 anos, então não lembro nada kkkk e O vale do medo achei meio chatinho.

A escrita é muito agradável, dá vontade de ficar horas e horas lendo, e embora alguns casos sejam chatinhos, a grande maioria é incrível, Sherlock como sempre sendo um excelente personagem, e Watson sendo o melhor companheiro que o primeiro poderia ter. Foi muito bom poder acompanhar a história inteira desses dois, e espero algum dia revisitar essas narrativas tão boas ??

ThaisaScarpa 10/02/2022

Edição maravilhosa!
Essa edição da obra completa do Holmes está muito boa, bonita, capa dura, fonte grande, adorei, amo as histórias e os contos de Holmes e Watson, esse box é bom pois temos uma ordem cronológica das histórias e dos contos, adorei!

Brina 01/01/2022

Perfeito!
"A lâmina do cérebro fica cega e enferruja se não for usada"
Sherlock Holmes - Volume 3, página 322
Admiro tanto as histórias de Sherlock não apenas por serem interessantes até o final e com personagens que adoro, mas também porque considero-as construtivas para mim :)

MadMathus 01/01/2022minha estante
Comecei a ler esse box recentemente, tô na página 90 do primeiro livro. Já era apaixonado pela série, mas descobri que ela não chega nem aos pés do livro. É incrível como o livro traz ideias realmente interessantes e inspiradoras sobre o intelecto e a mente humana.

Brina 01/01/2022minha estante
Comprei os livros por causa da série ótima e adorei mais ainda! :)

Aline ig @escape.abacharel 27/12/2021

Maravilhoso!
Este box é dividido em 4 volumes com a obra completa do autor Arthur Conan Doyle sobre o seu personagem Sherlock Holmes!

E hoje eu vim destrinchar esse box e falar mais dele pra vocês!

Como eu disse, são 4 volumes. No primeiro volume estão presentes as obras: Um estudo em vermelho, O sinal dos quatro e As aventuras de Sherlock Holmes. No segundo volume estão presentes: Memórias de Sherlock Holmes e O cão dos Baskerville. No terceiro volume estão presentes as obras: A volta de Sherlock Holmes e O vale do medo. No quarto volume estão presentes: Os últimos casos de Sherlock Holmes e Histórias de Sherlock Holmes.

E tem tudinho que você pode imaginar. Eu acompanhei pelo site de leitura Goodreads enquanto eu ia lendo, então percebi que na obra original, o Arthur Conan Doyle publicou 9 livros. 5 livros de contos e 4 livros que são romances únicos. E aqui nesse box tem todos, é realmente a coleção completa: quatro romances e os 56 contos.

Vou colocar aqui o meu ranking de classificação do melhor romance único para o 'pior' (não existe pior porque são todos bons, mas vocês entenderam que o último é o que menos gostei rs): O cão dos Baskerville > Um estudo em vermelho > O sinal dos quatro > O vale do medo.

E agora vou ressaltar alguns pontos sobre a obra completa: eu li na ordem de publicação, que é a ordem do box da Harper Collins, começando pelo volume 1, depois passando para o volume 2 e assim por diante. Porém, notei que a ordem cronológica é toda bagunçada pelo autor Arthur Conan Doyle.

Para facilitar o entendimento, vou colocar só alguns contos aqui e os romances na ordem cronológica:

1º Um estudo em vermelho (vol.1)
2º O sinal dos quatro (vol.1)
3º - As aventuras de Sherlock Holmes (vol.1)
4º O cão dos Baskerville (vol.2)
5º O vale do medo (vol.3)
6º O problema final (vol.2)
7º A volta de Sherlock Holmes (vol.3)
8º Os últimos casos de Sherlock Holmes (vol. 4)

site: https://www.instagram.com/p/CX_qN-2LgQv/

Dja 20/12/2021

Perfeito
Muito bom, não tenho muito o que falar, demorei meses para terminar de ler tudo não consigo lembrar dos contos que eu mais gostei lendo a obra completa, mas o vale do medo continuou sendo o meu preferido dos 4 romances
Recomendadíssimo

Pegoretti 10/12/2021

Celecao extraordinária
Ótima coleção de casos, abrange todos, caso vc queira assim como eu conhecer como Sherlock se tornou o maior detetives de todos, esse com certeza e o seu livro.

Michela Wakami 05/12/2021

Um grande clássico.
Como não amar, os nossos protagonistas?
Foi uma experiência extraordinária, adentrar na vida, desses dois grandes personagens e conhecer suas aventuras.
Eu particularmente, gostei mais das histórias do que dos contos.
O jeito peculiar de investigação, de Holmes, e o companheirismo leal de Watson, me conquistou.
Embora tenha achado alguns contos fracos, num contexto geral, foi uma experiência extraordinária, que vou carregar no meu coração.
Essa dupla, é com certeza inesquecível.
Michel.sts 05/12/2021minha estante
Meu personagem favorito!

Karol Alencar 05/12/2021minha estante
Uau amiga arrasou ????????????????

João 05/12/2021minha estante
A caminhada foi longa mas finalizou em ??, mandou muito bem, eu li só os dois primeiros contos rsrs ?

Michela Wakami 05/12/2021minha estante
Obrigada, amiga!?

Michela Wakami 05/12/2021minha estante
Longuíssima, meu amigo. ????
Aos poucos você, chegará lá, também.???

João 05/12/2021minha estante
Simm!!????

Pijaminha 10/01/2023minha estante
Um clássico, como não amar?

Michela Wakami 10/01/2023minha estante
Sim.??

RafaelM 25/11/2021

Elementar, meu caro Watson...
Tenho um apreço enorme por essa maravilhosa obra de Sir Arthur Conan Doyle pois foi ela quem deu o "start" na minha vida de leitor. Tinha lido outros livros (obrigatórios pela escola) mas essa foi a primeira, que por indicação de um grande amigo, emprestei na biblioteca e maratonei em pouco tempo todas as aventuras e histórias do mito Sherlock Holmes.
E desde que voltei com o projeto de releituras anuais, deixei um dos meses dedicado a ele, pois reler é tão bom quanto a primeira leitura.
E como de costume, levo frases, senhas e contrasenhas para um restrito círculo de amigos literários e chega a ser mágico quando eles completam a frase:
- As noites escuras são desagradáveis (...)

Júlia 10/10/2021

A coleção completa das histórias de Sherlock Holmes é incrível. Conhecia poucas delas e ao ler toda a coleção percebi como o autor sabe criar a história, o mistério é bem construído e os detalhes que apenas Sherlock percebe fazem com que a gente se sinta pouco observador.
Apenas acho que em alguns casos a história se desenrola de forma lenta, mas acho que justamente por conta da quantidade de detalhes e observações a serem feitas.
Levei muito tempo para ler tudo, mas por serem casos apartados é possível ler um e parar, o que também é muito bom.
Gostei muito!

lireoccupe 13/09/2021

esse sherlock eh um tesao
em si o livro eh meio confuso de entender mas assim com certeza vale a pena o esforço adoro as aventuras do sherlock

Julyana 28/07/2021

Minha "saga" favorito, meu personagem favorito
Simplesmente amo todos os livros e contos do SH.

É meu favorito da vida!

Já li e reli toda a obra, é perfeita.

1 | 2 | 3 | 4