Box Sherlock Holmes

Resenhas - SHERLOCK HOLMES

1 | 2 | 3 | 4

Daniela742 11/08/2023

Clássico atemporal
Chego ao fim da leitura desse box com muita satisfação por ter acesso a uma obra tão grandiosa da literatura. Adorei acompanhar as aventuras de Holmes e Watson. Às vezes o ritmo de leitura ficava um pouco mais lento, geralmente na parte dos contos, mas de forma geral foi uma boa experiência.

Livro 1:
Um estudo em vermelho - Li esse romance pela 2a vez. Simplesmente maravilhosa e genial a forma como a trama se desenrolou. Gostei muito do detalhamento da história anterior às ocorrências do crime em questão.

O sinal dos quatro - Em algumas partes a narrativa foi um pouco cansativa, porém a história no geral e o final foram bons.

Contos - Preferidos: "Um caso de identidade", "O nobre solteiro" e "A coroa de berilos"
Não gostei: "A liga dos ruivos"
Adivinhei o final: "O homem dos lábios torcidos" e "As faias roxas".

Livro 2:
O romance "O cão de Baskerville" foi perfeito. Contos preferidos: "O intérprete grego", "O aleijado", "O rosto amarelo". Desconfiei do desfecho de "O tratado naval" e "Os senhores de Reigate". Quase infartei com "O problema final", realmente acreditei que era o fim.

Livro 3:
Sobre o romance "O vale do medo", não estava achando nada demais, mas o final foi realmente surpreendente e me ganhou. Pensei que Douglas tivesse apenas traído seus companheiros.

Contos preferidos: "A aventura dos três estudantes" e "A aventura dos seis Napoleões". Gostei de 7 dos 13 contos. Achei alguns muito previsíveis.

Livro 4:
Esse livro foi um pouco cansativo, pois é apenas de contos. Dos quatro que mais gostei, dois foram narrados pelo personagem de Holmes. Preferidos: "A aventura do cliente ilustre", "A aventura do soldado descorado", "O caso do pé do diabo" e "A aventura da juba de leão".

Marciel.Edgon 19/06/2023

Terminei de ler essa obra, todos os contos e romances foram excelentes, cada um com seu mistério a resolver. Super indico a todos.

Lucas_Callisto 29/05/2023

Jamais viveu e nunca morrerá.
Desde sempre ouvi muito falar sobre o famoso Sherlock Holmes, e desde quando assisti a série em 2010, onde o Sherlock é interpretado por ninguém menos que o Benedict Cumberbatch, caiu em mim que ele é realmente meu personagem fictício favorito quando se trata de suspense e mistério. Estava com receio de comprar um box inteiro sobre ele e acabar sendo maçante. Mais de 1800 páginas de contos?! Agora acho loucura mas ainda bem que não pensei muito.

Nem todos os contos são bons, alguns são além disso mas outros são apenas razoáveis. Não os considero ruins por ser o Sherlock, passo pano e digo que li errado com certeza. O primeiro e o terceiro livro para mim foram os melhores, os contos me prenderam muito, mas principalmente seus "romances" raptaram minha atenção. Os livros designam romances para: um estudo em vermelho, o sinal dos quatro, o cão dos baskerville e o vale do medo.

Nos romances são onde podemos conhecer mais a vida do Sherlock, e não se trata de par românticos nem nada do tipo pois ele sempre foi muito reservado a isso, mas sim de sua vida pessoal. Ele é um personagem tão característico que você consegue descrever ele inteiramente, seus hábitos, hobbies, qualidades, e são nesses romances onde vemos ele tratar mais de seu passado.

A magia da série com o audiovisual dos flashbacks da atenção do Holmes em detalhes que nos passam despercebidos não é tão impactante quanto no livro por motivos óbvios, e de início isso me decepcionou um pouco pois foi uma das coisas que me fascinou sobre o personagem, mas logo esqueci. Poucos contos foram no ponto do visão do Sherlock, mas sei que é somente para impactar tanto quanto o Watson fica impactado com ele.

Meu conto favorito é "Um estudo em vermelho", é o "romance" onde o John Watson conhece o Holmes. Por motivos claros é o primeiro conto do primeiro livro então é o primeiro caso que acompanhamos e todas as primeiras reações do Watson quanto a genialidade do Sherlock. Além disso o conto também é muito bom, a narrativa do Arthur Conan Doyle é muito boa, a descrição dele é detalhada e a ambientação é excelente. Os diálogos são bons, o suspense é incrível, todas as questões técnicas não precisa de comentários.

Vai ser pra sempre uma referência, e tenho muita saudade de quando morei na Inglaterra vitoriana com o Holmes. Espero poder revisitar meu querido investigador um dia.
tainaoliveirazz 30/05/2023minha estante
Finalmente esse querido leu uma coisa decente

Lucas_Callisto 30/05/2023minha estante
TAINÁ KKKKKKK vc pare!

Deborah.Gabrielli 06/02/2023

TENHO CTZ QUE SHERLOCK REALMENTE EXISTIU
Acho que não tem coisa que deixa meu coração mais quentinho do que as aventuras de Sherlock holmes e nosso caro Watson!
Sem dúvidas, essas aventuras são um prato cheio para me distrair das preocupações da vida e mergulhar em seus mistérios a primeira vista insolucionavel mas com um pequeno toque de atenção aos detalhes pode ser tornar casos extremamente simples.
Gostaria de nunca ter que me despedir desse detetive e seu fiel companheiro, por isso acredito que irei ler sempre que puder.

julia1370 26/01/2023

eu te amo Sherlock Holmes!
eu amo essa série de livros! meu pai sempre me ensinou a amar o Sherlock Holmes mesmo com todo seu deboche e modo de ser solitário (ou quase isso). Já li tantos livros de editoras e versões diferentes do Sherlock que nem sei se vou lembrar de colocar todos aqui no Skoob. apesar de ser um grande combo de memórias ao lembrar do meu pai me dando esses livros de presente eu realmente acredito que os livros, séries e filmes do Sherlock sejam 5/5. Vale muito a pena, principalmente pela sensação de realmente acreditar que um dia Sherlock Holmes realmente existiu.
Vanessa 04/02/2023minha estante
Nada supera Sherlock Holmes

Thay262 17/01/2023

Não cometa o ERRO de ler esse box de uma vez só: Aprecie com moderação, vá intercalando com outras leituras suas...
FICA A DICA:
Conan Doyle passou 40 anos escrevendo as histórias que estão compiladas nesse box. Logo, essas histórias são de apreciação em ritmo lento, não é daquelas sagas que você lê os livros desesperadamente um atrás do outro (se fizer isso terá "overdose de Sherlock", achará o box uma chatice, pior experiência que você terá!).

Não importa seu ritmo habitual de leitura, com esse box faça diferente: só deixe Sherlock e Watson entrarem no seu cotidiano aos pouquinhos, quanto mais lento você ler melhor, ok? É pra ser como um passatempo, então leia um caso de cada vez, vá intercalando-os com outras leituras suas!! Assim você tirará mais proveito dessa Saga.

— Sobre esse box: A obra é dividida em 4 Romances (narrativas mais longas sobre um único caso) e 56 Contos (narrativas bem menores e mais dinâmicas na resolução do mistério), gostar mais dos Romances ou dos Contos é algo totalmente pessoal pra cada leitor.

OQUE ACHEI???
A categoria desse clássico é mistério, porém oque fez isso se tornar tão bom foi a dupla dinâmica Sherlock e Watson.
Sherlock Holmes tornou-se sinônimo de "detetive", "mistérios" e "aventuras". Seu chapéu de cervo, cachimbo, lupa e violino são marcas registradas para reconhece-lo, e para se fixar ainda mais na mente do público: sua personalidade é complexa e sua forma de pensar é surpreendente, impossível entender metade de quem ele é se você só leu metade das histórias.
Mas Sherlock não fez sua fama sozinho. 56 casos (de 60) são escritos por John Watson em primeira pessoa, é correto afirmar que só admiramos Sherlock porque Watson o admirava suficientemente pra apresenta-lo a nós. Por isso é impossível amar Sherlock sem amar também seu biógrafo e companheiro, Watson.

Um detetive excêntrico e peculiar, mistérios inusitados permeados de aventuras, um amigo leal e prestativo; que juntos formam a dupla dinâmica mais inseparável do mundo das investigações policiais, quem resiste?
Captou a "fórmula" para o sucesso? Aqui agente fecha com chave de ouro o motivo de tanta "fama". Agora que li a obra completa compreendo de onde vem tanto sucesso, como isso se tornou um fenômeno, sei como Sherlock Holmes virou um ícone popular ao ponto de pensarem que ele realmente existiu.

PONTOS POSITIVOS:
1- Os casos, afinal é mistério atrás de mistério (alguns são bem desenvolvidos do início ao fim, outros a investigação e conclusão "deixará a desejar", porém para qualquer bom curioso meio mistério já basta. Espera, não é assim o ditado?! Kkkkkkk).

2- A relação de Sherlock e Watson é interessante de acompanhar (assim como cebolas e ogros, o relacionamento e personalidade deles tem camadas!! Pra entender melhor o jeitinho de cada um e a amizade deles é preciso ler a obra por completo em suas "camadas", cada caso vai trazer algo novo sobre nossos protagonistas).

PONTOS NEGATIVOS:
1- Há trechos que contém frases racistas ou xenofóbicas. Oque é inteiramente repudiável e lamentável, principalmente numa saga tão incrível (ainda que tenha sido escrito no século XIX, não podemos "passar pano" pra isso).

2- Não há personagens femininas de destaque e/ou relevância no "elenco regular" (Ex: Sra. Hudson aparece raramente apenas como Governanta/Senhoria. Irene Adler tem aparição num conto simples e curto pra nunca mais aparecer. Mary Morstan não demora a ser descartada da narrativa).

3- Tecnicamente apenas Sherlock e Watson são personagens do "elenco regular" que possuem desenvolvimento; mesmo Mycroft só aparece 4 vezes, Moriarty 1 vez (sendo mencionado em outros casos e só), Lestrade aparece as vezes pra ajudar e outras pra nos dá ranço. Não é uma saga com muitos personagens de destaque regular não, como você pode ver!
—Mas Sherlock e Watson roubam o show, isso eu garanto, os personagens coadjuvantes são dispensáveis quando você já tem dois protagonistas que juntos são incríveis, e tramas que envolvem o leitor (Doyle nos provou isso).

IMPORTANTE AVISAR:
O box está na ordem de lançamento (organizado por data de publicação) e não na ordem cronológica (isto é, em ordem de acontecimento dos fatos/casos).

Por exemplo: os romances Vale do Medo e Cão dos Baskerville deveriam ocorrer um ano depois de O Sinal dos Quatro (mas NÃO está assim nos volumes desse box). E os contos estão TODOS embaralhados e fora de ordem cronológica também. Um exemplo óbvio: O Epílogo está no penúltimo livro e não no último (embora ambos os livros estejam no Volume 4). Um exemplo menos óbvio; Watson se casou 3 vezes ao longo dos livros e quase ninguém percebe isso...
...mas a culpa não é dos desatentos, é do Doyle que lançava as histórias fora da ordem cronológica, e até existem erros na cronologia dado que a maneira dele de pensar era: "os fãs que lutem pra criar uma linha do tempo, tô nem aí! Já tô dando Sherlock de presente e ainda querem linearidade? Não enche meu saco!!" kkkkkk).

—Então, não tem problemas ler os volumes na ordem que está no box, desde que você compreenda que estão embaralhados na "linha do tempo fictícia". É como se agente tivesse lendo relatos embaralhados dos diários/arquivos/anotações do Watson!!

MAS INDICO LER ASSIM:
1)Um Estudo em Vermelho (ocorre em Fevereiro/Março de 1881)
2) O Sinal dos Quatro (ocorre em Setembro de 1888)
3) As Aventuras de Sherlock Holmes (contos embaralhados, alguns ocorrem ENTRE ou DEPOIS dos livros 1 e 2, e outros casos são até depois dos livros 4 e 5).
4) O Vale do Medo (ocorre em Janeiro de 1889. P.s Doyle comete um erro na cronologia bastante notável).
5) O Cão dos Baskerville (ocorre em Outubro de 1889)
6) As memórias de Sherlock Holmes (Contos mais uma vez embaralhados, Watson narrará memórias passadas que se encaixam ENTRE os livros anteriores, do 1 ao 5. Terminando no ano de 1891, data do último conto).
7) A Volta de Sherlock Holmes (o único cujo os contos são de 1894 pra frente, sem falar do passado!).
8) Os Últimos Casos de Sherlock Holmes (contos sortidos, como Watson diz "aventuras anteriores guardadas a bastante tempo", com exceção do Epílogo. Por isso PULE o Epílogo, e vá direto aos próximos contos, indico não ler o prefácio do próximo livro também, vá para os casos em si direto).
9) Histórias de Sherlock Holmes (Contos sortidos, que continuam na "pegada" do anterior. Depois que ler esse todo volte e leia o Epílogo que pulou, e também o prefácio desse aqui).

CONCLUSÃO:
Amei conhecer as aventuras e desventuras de Sherlock e Watson!! Tirando os pontos negativos, os livros são bons como passa-tempo e vou sentir falta desses dois no meu dia-a-dia, me apeguei MUITO a essa dupla dinâmica!!
Agora entendo porque eles e os mistérios que investigam são tão queridos até hoje! Sei porque renderam tantas adaptações de sucesso que não seriam NADA sem os escritos originais para balizar e nortear.
Doyle foi genial. Não é um caso (romance ou conto) em especial que faz de Sherlock Holmes quem ele é, não. É o conjunto como um TODO que é elementar. Só lendo toda a saga pra entender! Merece os fãs que tem!
Quando acabei o Volume 4 fiquei muito melancólica em pensar que, embora eu possa reler meus casos favoritos, nunca mais lerei um caso inédito escrito por Doyle. A sensação de perda foi grande ao término: "Então, leitor, de adeus a Sherlock Holmes...". Chorei!!!

Meus favoritos foram:
1- O Cão dos Baskerville (Watson é meu personagem favorito e ganha mais protagonismo nesse, além do caso em si que é excelente).
2- O Vale do Medo (As reviravoltas me surpreenderam muito). Achei subestimado, na minha opinião é MELHOR que Um Estudo em Vermelho, que é bom também.
3- A Volta de Sherlock Holmes (os contos que mais me prenderam) achei subestimado, já que todo mundo só gosta de fala bem de "As Aventuras de Sherlock Holmes".
— Volume 3, o melhor do Box? (Na minha opinião sim, totalmente).
— No fim não tem Volume ruim nesse box, pois os casos mais "chatinhos" estão em geral acompanhados dos mais legais, eu acho!!

É isso! Fim da Saga!!

site: https://entulhandoideiasdiversas.blogspot.com/2023/05/resenha-obra-completa-sherlock-holmes.html
Lara Rodrigues 17/01/2023minha estante
Mds, sério sua escrita é fascinante, se por acaso eu gosto bem mais de sherlock é com certeza pela forma que você fala deles, muito incrível, só terminei o um, pretendo terminar a saga esse ano, mas pegarei o seu conselho de ler com calma.

Thay262 17/01/2023minha estante
Eu fico sem jeito e ao mesmo tempo feliz ??
Agradeço suas palavras gentis, muito, muito, muito, mesmo!!

Então, eu alerto sobre a "overdose de Sherlock" por experiência própria!! Kkkkkkk
O primeiro volume eu li de boas, mas já nos contos do Volume 2 tinha dias que eu olhava pro box, o box olhava pra mim, e eu pensava: "ah, não aguento mais olhar pra sua cara Sherlock, nem ler esse seus casos chinfrim, vou catar outra coisa pra eu ler aqui!" (esse, inclusive, é o primeiro sintoma da overdose).
O segundo é a culpa: "aí meu Deus, será que eu comprei esse box e não vou ler??".
Mas calma, tem uma hora que agente chega na aceitação: "pera, isso é um compilado, e um compilado de algo que o autor levou ANOS pra publicar, eu não preciso ler tudo de uma vez. Eu não sou louca!". Minha vida com esse box ficou muito melhor quando cheguei na fase da aceitação! Kkkkkk

Inclusive, eu achei bem legal ler esse box naqueles momentos quando agente "não quer estar num lugar, mas tem que tá", tipo filas (como pessoa ansiosa eu detesto esperar), transporte público etc. Morando em cidade grande 4h ida e volta de transporte público, olha, daí a companhia de Sherlock e Watson era muito bem-vinda (menos quando eu tava de pé, daí eu sentia inveja da edição pocket da Zahar) Kkkkk
Mas a coleção Sherlock Holmes é do tipo pra ler realmente como um passatempo, e devagar. Respeitando a própria vontade!!!
(Acho que li um romance por mês, e entre 2 à 3 contos por semana. As vezes até menos. As vezes eu ficava alguns LONGOS períodos sem ler nada dele tamanha era minha overdose kkkkkk).
Não importa quanto tempo vc vai levar, mesmo se for tão longo quanto os 40 anos que os fãs na época esperaram até a última publicação!! Kkkk
Única coisa que me deixou maluca foi a ordem do Box, de ser na de publicação ao invés da cronológica kkkkk

Julia4894 30/03/2023minha estante
Q resenha ótima

Thay262 30/03/2023minha estante
Ah, agradeço. Fico feliz que gostou!!

SArgio47 12/07/2023minha estante
Eu intercalei Sherlock com jules verne kkk, foi bom pra sair um pouco de contos, para uma história maior. Mas sherlock Holmes é incrível, o Cão dos Baskerville pra mim foi o melhor de todos.

Elisabete 27/03/2024minha estante
Sherlock Holmes ?

Romulo 15/01/2023

Lendário
Impossível descrever o quão fabulosas são as histórias de Sherlock Holmes e John Watson com seu gênero de investigação policial e suspense. Então como forma de quantificar o grau de importância para mim, citarei meus personagens preferidos na literatura: Jean Valjean, Edmond Dantès, Dom Quixote, Tom Sawyer, David Copperfield e agora Sherlock Holmes.

Desativado1 29/12/2022

Capítulo 2
Sem comentários sobre a introdução ao caso referente ao capítulo 2. A mais alta cultura agradece....

leitora_surtada 08/12/2022

Atemporal
É muito difícil colocar em palavras o sentimento que a gente tem depois de ler essa lenda. A saga do Sherlock não tem como ser ruim e continua conquistando leitores mesmo com o passar dos anos, afinal, o poder desses livros é tão grande que não é nem preciso ler para saber quem são Sherlock e Watson.
Apesar do foco ser no nosso detetive meio egocêntrico - que raramente nos presenteia com um vislumbre de seus verdadeiros sentimentos - , o Watson também não nos decepciona. O melhor é poder se identificar com ele e se sentir totalmente perdido, seguindo pistas falsas enquanto o Sherlock se prepara para mostrar uma solução que nunca nem imaginamos; dá uma sensação de "nossa, que bom que não fui feita de palhaça sozinha" kkkkk. A magia desses livros está justamente nisso de tudo ser revelado apenas no final, muitas vezes com plot twists inimagináveis.
Quanto às histórias, mesmo que os contos tenham sido meus preferidos, O Cão dos Baskerville também ganhou meu coração - e apesar de eu ter pego spoiler do culpado, ainda me senti tapeada 🤡🤡🤡 Aliás, a escrita do Arthur é simplesmente maravilhosa, muito viciante, quando começava uma história não dava mais para parar de ler, parecia que eu estava lá, junto com o Watson e o Sherlock, observando tudo e ajudando com a investigação.
Por mim, moraria no 221B para sempre mas, ao mesmo tempo, tenho muitos livros na wishlist esperando para serem lidos. Se eu pudesse, leria tudo de novo agora mesmo.

Allan 30/11/2022

"As Aventuras De Sherlock Holmes."
Simplesmente maravilhoso, impossível pra mim expressar em palavras o quão essa coletânea consegue impactar (de maneira positiva). Vamos falar sobre os personagens, Sherlock e Watson, a expressão "Cada Um Com Seu Cada Qual" nunca poderia ser melhor representadas,os dois são brilhantes á sua própria maneira, Watson com a sua eficácia ,mente eficiente e competente, prático mas mesmo assim,um indivíduo que não foge dos padrões da Londres vitoriana,e Sherlock, uma mente dotada de intelecto, criatividade e carisma, um dramaturgo,ator , Sherlock é totalmente atípico, irônico,ele debocha dos métodos da polícia convencional diz que embora práticos não usam a criatividade e objetividade , característica essa que acompanha o personagem até seu "último suspiro". Sherlock possuí um comportamento divergente, atípico,mas ainda assim reflete um lado da personalidade de todos nós creio eu,ele é curioso,tem um senso de justiça apurado e , embora seja egocêntrico, consegue ser empático com as causas,seria impossível citar todas as qualidades dessa obra, então eu me limito a esse nada, mas espero reler muitas vezes até o final da vida,e se um dia tiver filhos eles conhecerão Sherlock Holmes não só pela cultura Pop!.

P.F.G. 30/09/2022

Sherlock Holmes
Essa saga.......
Bem, o que eu posso escrever sobre?
Vamos começar elogiado Doyle por ter criado o melhor detetive da literatura e que seu nome é conhecido até hoje. Os contos cativam o leitor, são longas as falas do nosso amado detetive Holmes? São, mas estas são claras e detalhadas, assim ajudando ao leitor compreender o caso. E não são falas enroladas, elas chegam ao caso quando menos esperava.
Eu prefiro o Sherlock a Dupin, perdoem-me!
O único problema é o tempo de cada história, isso me confudi muito!

Luiza 17/09/2022

Não se deixe influenciar tanto pelos filmes e séries
Os livros e contos do Sherlock Holmes me surpreenderam pelo quanto de trata do mistério do que levou o crime a acontecer, numa proporção muito maior do que a resolução do crime em si. Eu esperava ler mais sobre o processo dedutivo do detetive mais famoso do mundo, mas a narrativa vindo do Watson não torna isso possível tanto quanto eu gostaria. Apesar disso, é uma leitura que prende até o fim, com tramas que só são possíveis em uma época muito diferente da atual, o que torna a experiência de certa forma uma viagem no tempo.

Maycon Silva Aguiar 20/07/2022

Entre signos, cães e estudos vermelhos
Sherlock Holmes não é o detetive dos casos mais fantásticos, como costumam ser os mais contemporâneos; não é o mais brilhante, embora não fique muito atrás de Hercule Poirot; e, certamente, não é o mais carismático. Contra todas as expectativas, é, no entanto, o mais importante da literatura universal, porque, por alguma razão que me escapa, popularizou o gênero policial como poucos personagens o fizeram.

Foi interessante recontratar Sherlock Holmes em 2022, aos 28 anos de idade, quase 12 anos após de nosso último contato e graduado em Literaturas de Língua Portuguesa. Enxerguei-o, agora, como creio que seja verdadeiramente: um personagem com um potencial incrível, mas limitado pelo contexto histórico em que surgiu - aliás, que ajudou a construir, é importante frisar. Sherlock Holmes está em todos os detetives ficcionais que o sucederam, mas não teve muito em que se sustentar, de modo que suas tramas, em grande parte das vezes, são previsíveis - pelo menos, são previsíveis para mim, que tenho milhares e milhares de horas gastas com leituras e com análises de enredos de mistério.

Não gostaria que se pensasse que essa característica de Sherlock Holmes é negativa, porque, de fato, não o é. Arriscar-me-ia a afirmar que, ao contrário, é seu ponto forte. Atribuí quatro estrelas das cinco possíveis somente por uma questão de gosto pessoal: estimo menos os contos do que os romances, e quase toda a produção que Sherlock Holmes protagoniza é escrita em forma de conto.

Clara A. D. Cassani 21/06/2022

Sherlock Holmes
Simplesmente incrível!
Não tive problemas com a edição comprada, a leitura foi fácil e intrigante.
Conan Doyle... Você é um gênio.

1 | 2 | 3 | 4