Área de Segurança - Gorazde

Área de Segurança - Gorazde Joe Sacco




Resenhas - Área de Segurança - Gorazde


19 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


Pisi14 23/08/2023

Um relato poderoso sobre a maldade humana
O livro é jornalismo contado por meio de história em quadrinhos, um relato sobre a Guerra da Bósnia com as histórias mais chocantes que li sobre a maldade humana.

Histórias reais recolhidas e vivenciadas pelo jornalista em meio a uma guerra civil na qual vizinhos que conviveram décadas juntos são separados por questões religiosas e políticas
comentários(0)comente



Vivi 11/12/2022

Excelente livro!
Pra quem se interessa por história/guerra é um prato cheio.
Infelizmente são fatos tristes, cruéis e reais.
comentários(0)comente



Luan Rocha 10/02/2021

Numa guerra existe mesmo segurança?
Em quaisquer guerras muita gente inocente sempre acaba sendo envolvida em conflitos que não tem interesse. Nessa hq vemos a tensão de uma área de segurança na guerra na Bósnia. Chega a ser triste, assustador e, em alguns momentos, um pouco cômico vê como pessoas reais convivem com uma guerra indesejada. Na realidade nenhuma guerra jamais deveria ser desejada.
comentários(0)comente



raíssa 20/11/2020

"- Eles sabem de Gorazde na América?
- Sim, menti."

Que relato incrível! Jornalístico, mas íntimo.

Do ponto de vista da história: a quem interessa a guerra, quem cria as narrativas e existe vida após a guerra? Como aceitar que ainda hoje hajam guerras?
Quanto a arte: desenhos incríveis e impactantes.
comentários(0)comente



pBaesse 29/08/2016

Choque de realidade
Mostra o que realmente aconteceu e acontece em conflitos civis como o da Bósnia de uma maneira bem realista e crua.
comentários(0)comente



Cláudia.Dune 27/08/2016

Envolvente e perturbador
No estilo que domina tão bem, Joe Sacco nos mostra detalhes e personagens de uma guerra atual mas que alguns insistem em deixá-la às sombras.
Depoimentos e pesquisas in loco deram um rico material ao autor para trazer até nós, em quadrinhos de um traço só seu, os horrores, o abandono, a penúria e a esperança de um povo que, ao final, só queria ser lembrado.
Recomendadíssimo!
comentários(0)comente



Lista de Livros 13/07/2014

Lista de Livros: Área de Segurança - Gorazde, de Joe Sacco
“Logo estávamos na sala de alguém, tomando café, sabendo das novidades dos últimos três anos e meio.
A fome?
Terrível.
Os valores e esperanças aniquilados?
Rapaz!
As granadas caindo?
Você não acreditaria!
(Talvez você não acredite mesmo.)
Mas eu estava tentando quebrar o gelo com Emira, a tradutora de 19 anos que nos foi designada durante a tarde.
- Então, o que você faz para se divertir aqui?
- Eu não me divirto.”
*
“Tudo bem. Talvez esta festa não fosse grande coisa. Apenas uns drinques e um barulhão de uma banda chamada Bálcãs.
Mas nossos novos amigos... brindavam como ressuscitados.
Não como se houvesse amanhã, mas porque haveria um amanhã...”
*
Mais em:


site: https://www.listadelivros-doney.blogspot.com.br/2014/07/area-de-seguranca-gorazde-guerra-na.html
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Guxta 12/04/2012

Uma obra-prima dos quadrinhos
Para quem procura entender tudo sobre a guerra da Bósnia (Oriental), não aconselho tomar como prioridade essa leitura. Mas para quem quiser apenas entender um pouco, sem entrar em detalhes complicados, esse material é excelente.

Joe Sacco fez o que sabe com maestria. Entrevistou diversas pessoas, escreveu seu roteiro e desenhou maravilhosamente bem. Algumas cenas são pesadas, o que por um lado pode parecer desnecessário e por outro torna o material sincero ao extremo.

Uma guerra não pode ser tratada de forma leve ou mostrada sob os panos. Uma guerra destrói, mata e acaba com muitas vidas. Além disso, Saco tb entra em questões individuais e até mesmo em temas banais que não deixam de afligir, por exemplo, a cabeça de algumas mulheres até mesmo durante a guerra.

Eu não fazia ideia que essa guerra havia sido tão pesada e complicada antes de ler o livro. Acredito que muitas pessoas tb não sabem. É uma obra-prima que, ao pararmos entre uma página e outra para refletir, mete medo.

Recomendadíssimo
Carolina Luz 09/01/2013minha estante
Oi Guxta. Adorei a clareza e a solidez da tua resenha! É isso aí, uma guerra destrói. Principalmente quando é uma guerra entre vizinhos que se matam com crueldade, atacando zonas de segurança e utilizando franco-atiradores em áreas civis (citando apenas um dos crimes de guerra). Ao ler também tive essa sensação de estupidez e, principalmente, ignorância. Enfim, sábios comentários.




spoiler visualizar
Carolina Luz 09/01/2013minha estante
Pois é Cris, ainda nem terminei e começo isso não sai da minha cabeça, com um adendo: Por que nós não sabíamos disso? São poucos os canais de informação? Não, as questões são outras, sempre...




Marcia Engel 18/12/2011

Nova perspectiva
O que Joe Sacco traz nesta obra é uma visão de como a guerra afetou a vida das pessoas comuns, que repentinamente se viram em meio ao combate. Brutal e verdadeiro.
comentários(0)comente



Fábio Valeta 02/09/2011

Já havia lido Palestina - uma nação ocupada e Na faixa de Gaza do mesmo autor e, enquanto nesses dois trabalhos o que é mostrado é injustiça permeada com violência, Gorazde é pura e simplesmente genocídio.

Simples, direto e brutal.

Recomendo.
comentários(0)comente



Digão Livros 31/08/2011

Primeiro livro que li desse autor! De cara, não considerava HQ livro, mas esse autor me fez mudar de opinião, pelo menos para esse tipo de livro, com fatos reais, estilo documentário.

As imagens possuem a vantagem de nos impactar ainda mais! De apresentar num pequeno espaço aquilo que muitas vezes lemos, mas por medo ou conservadorismo, não idealizamos na nossa cabeça, diminuimos o impacto.

O livro possui relatos, como se fosse um documentário, em ordem cronológica, dos acontecimentos na Bósnia, em sua região oriental, um uma época de conflitos.

Mostra a inoperância da ONU e de outros países perante o massacre, humanitário que aconteceu naquela região. Mostra como os interesses espúrios se colocam à frente dos interesses coletivos.

Mostra como as relações pessoais mudam, a moeda de troca muda, e como o ser humano é complexo, como um amigo de outrora se transforma no seu pior inimigo, por questões políticas....

E mostra ao fim, o recomeço.

Ótimo livro!!! Entretenimento e cultura!! ou ler mais livros dele!!!!
comentários(0)comente



Carol 29/07/2011

Brutal
É o mais brutal entre Palestina - Na Faixa de Gaza, Palestina - Uma Nação Ocupada e Uma História de Sarajevo. Nem por isso. Acho que Gorazde foi o livro sobre guerras que mais me sensibilizou. Recomendo a todos.
comentários(0)comente



19 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR