Área de Segurança - Gorazde

Área de Segurança - Gorazde Joe Sacco

Resenhas - Área de Segurança - Gorazde

Silvio 17/07/2011

Muita gente acha história em quadrinhos uma forma menor de arte. Aliás, que nem pode ser definida como arte, como consideramos literatura e cinema, por exemplo. Para mim, é gente que não teve a oportunidade de conhecer HQ de verdade e continua achando que história em quadrinhos se resumo a Pato Donald e Super-Homem.
A verdade é que dos anos 80 para cá esse estilo amadureceu, se desenvolveu e se consolidou como forma de expressão artística, com obras criativas, complexas e profundas.
Os trabalhos de Joe Sacco são uma prova. Em seus livros “Palestina, uma nação ocupada”, “Uma história de Sarajevo”, “Área de Segurança Gorazde” e o mais recente “Notas sobre Gaza”, criou um novo gênero em que mescla jornalismo e quadrinhos para realçar as “histórias por trás da História” de forma marcante. E o reconhecimento do seu trabalho mostra que quadrinho é superior há muita literatura e cinema que se faz hoje em dia.

HQ-Man 04/06/2011

Um close-up chocante da brutalidade do homem contra o homem numa guerra que o mundo esqueceu.

Guting 24/01/2011

Um retrato da destruição de um povo.
Neste livro Joe Sacco nos mostra o que aconteceu em uma cidade chamada Gorazde, com um relato bem próximo do que realmente veio a ser a Guerra na Bósnia Ocidental e redondezas. As atrocidades aqui relatadas neste livro são mostrados através de traços muitissímos abaladores. As feições das pessoas aqui apresentadas por ele em desenhos, nos remete com máxima fidelidade os sentimentos, as angústias, as decepções, os medos e as esperanças daqueles que simplesmente insistiam em viver em uma terra onde a vida humana não tinha valor algum. Um grande trabalho que merece ser lido com bastante atenção.

buca 08/07/2010

Joe Sacco é um jornalista-quadrinista que utiliza a HQ como forma de retratar o que via da guerra entre a Sérvia e a Bósnia.
Através de seus desenhos, Sacco dá voz a uma série de personagens "comuns" que tem seu cotidiano totalmente modificado pela guerra: são jovens que não vão à escola, homens obrigados a lutarem, médicos que não tem nem anestesia e não dão conta de cuidar de tantos feridos.
O autor penetra na vida das pessoas e mostra essa guerra de "vizinhos" que durante anos conviveram harmoniosamente e de repente são tomadas por um ódio mortal.
Sacco também mostra claramente a omissão da ONU em muitos momentos e como isso prejudicou a população civil, até mesmo em áreas supostamente de segurança, como era o caso de Gorazde.
Os desenhos são fortes e nas expressões é possível ver toda a dor, o sofrimento das pessoas envolvidas nesse conflito cruel ocorrido há menos de 20 anos. (1992-1995)