Área de Segurança - Gorazde

Área de Segurança - Gorazde Joe Sacco

Resenhas - Área de Segurança - Gorazde

Art 12/05/2024

Lembrar para não esquecer; Não esquecer para não perdoar
O genocídio bósnio coincide com o período de desintegração da antiga República Socialista Federativa da Iugoslávia no início da década de 90 e as respectivas tentativas de autonomia e independência de países como Kosovo, Croácia, Bósnia e outros frente às ideias de pan eslavismo e de formação de uma "Grande Sérvia" que ignoraria ou segregaria toda a diferença étnico-religiosa em pró de uma submissão.

Com as negativas de aceitarem a faca no pescoço, restou apenas a barbárie covarde: destruição em massa, estupros coletivos e limpeza étnica. Para termos uma dimensão, entre os dias 11 e 15 de julho de 1995, 8.373 bósnios muçulmanos foram mortos por tropas sérvias no que ficaria conhecido como o maior genocídio pós segunda guerra (Massacre de Srebrenica).

Estima-se um total de mais de 200 mortos e mais de 2 milhões de refugiados pela desumanidade armada. E. ao mesmo tempo que tantas vidas se perdiam, a insuportável culpa da omissão de uma suposta comunidade internacional que temia por uma intervenção também deve ser citada e responsabilizada.

É impossível citar com palavras todo o horror desumano que a população local foi submetida, porém há como dar espaço de representação para que a história seja contada pelas vítimas em seus depoimentos.

Esses relatos são organizados e ilustrados pelo jornalista e quadrinista Joe Sacco em seu período de estadia em casa civil em Gorazde, cidade da Bósnia e àquela época uma área de segurança. Por meio desses quadrinhos, histórias e denúncias reais de diferentes pessoas podem ganhar ilustração e divulgação internacionalmente

A dor, a desconfiança iminente e a intolerância entre aqueles que antes antes eram vizinhos de boa convivência e agora se tornaram inimigos mortais são algumas das representações que aparecem na obra sobre a perspectiva de um mesmo questionamento: a paz ainda é possível daqui pra frente?

O autor não nos dá respostas quanto a isso e ele sabe muito bem que isso não cabe a ele ou a qualquer outro indivíduo o poder de fazer essa definição tão dolorosa. O que ele faz, por outro lado, é apresentar histórias alternativas que a grande mídia geralmente finge que não existe. Sacco ilustra histórias reais aos quadrinhos e as combina com informações verídicas de seu contexto histórico.

E é por meio desse espaço alternativo que um grupo de pessoas antes ignoradas podem se manifestar e ser representadas para além de um estereótipo, sendo representadas por quem elas realmente são.

Joe Sacco não é um especialista internacional, um chefe de Estado ou um mediador da paz, mas é um contador de histórias que ajuda a desmistificar muito sobre fatos históricos que não podem ser esquecidos ou apagados de forma alguma. Lembrar

Gabriel Farias Martins 02/05/2024

Como pode ser tão recente?
Faz tão pouco tempo, como discursos extremamente nacionalistas e pequenas diferenças podem desencadear tamanha violência?..
Croatas, Bósnios e Sérvios, todos de um mesmo solo, os antigos eslavos do sul.
É triste observar parte do que foi esse conflito.
Um massacre a céu aberto, televisionado e com pouquíssima interferência externa.
Joe Sacco demonstra magistralmente o dia a dia das pessoas comuns e seus relatos.
Nada parece romantizado, nem mesmo o próprio autor, que em diversos momentos é falho como qualquer outro humano.
Essa visão humanista dá um peso maior a obra.
Entre todas minhas leituras do autor, essa se tornou minha favorita

Pisi14 23/08/2023

Um relato poderoso sobre a maldade humana
O livro é jornalismo contado por meio de história em quadrinhos, um relato sobre a Guerra da Bósnia com as histórias mais chocantes que li sobre a maldade humana.

Histórias reais recolhidas e vivenciadas pelo jornalista em meio a uma guerra civil na qual vizinhos que conviveram décadas juntos são separados por questões religiosas e políticas

Vivi 11/12/2022

Excelente livro!
Pra quem se interessa por história/guerra é um prato cheio.
Infelizmente são fatos tristes, cruéis e reais.

Luan Rocha 10/02/2021

Numa guerra existe mesmo segurança?
Em quaisquer guerras muita gente inocente sempre acaba sendo envolvida em conflitos que não tem interesse. Nessa hq vemos a tensão de uma área de segurança na guerra na Bósnia. Chega a ser triste, assustador e, em alguns momentos, um pouco cômico vê como pessoas reais convivem com uma guerra indesejada. Na realidade nenhuma guerra jamais deveria ser desejada.

raíssa 20/11/2020

"- Eles sabem de Gorazde na América?
- Sim, menti."

Que relato incrível! Jornalístico, mas íntimo.

Do ponto de vista da história: a quem interessa a guerra, quem cria as narrativas e existe vida após a guerra? Como aceitar que ainda hoje hajam guerras?
Quanto a arte: desenhos incríveis e impactantes.

pBaesse 29/08/2016

Choque de realidade
Mostra o que realmente aconteceu e acontece em conflitos civis como o da Bósnia de uma maneira bem realista e crua.

Cláudia.Dune 27/08/2016

Envolvente e perturbador
No estilo que domina tão bem, Joe Sacco nos mostra detalhes e personagens de uma guerra atual mas que alguns insistem em deixá-la às sombras.
Depoimentos e pesquisas in loco deram um rico material ao autor para trazer até nós, em quadrinhos de um traço só seu, os horrores, o abandono, a penúria e a esperança de um povo que, ao final, só queria ser lembrado.
Recomendadíssimo!

Lista de Livros 13/07/2014

Lista de Livros: Área de Segurança - Gorazde, de Joe Sacco
“Logo estávamos na sala de alguém, tomando café, sabendo das novidades dos últimos três anos e meio.
A fome?
Terrível.
Os valores e esperanças aniquilados?
Rapaz!
As granadas caindo?
Você não acreditaria!
(Talvez você não acredite mesmo.)
Mas eu estava tentando quebrar o gelo com Emira, a tradutora de 19 anos que nos foi designada durante a tarde.
- Então, o que você faz para se divertir aqui?
- Eu não me divirto.”
“Tudo bem. Talvez esta festa não fosse grande coisa. Apenas uns drinques e um barulhão de uma banda chamada Bálcãs.
Mas nossos novos amigos... brindavam como ressuscitados.
Não como se houvesse amanhã, mas porque haveria um amanhã...”
Mais em:

site: https://www.listadelivros-doney.blogspot.com.br/2014/07/area-de-seguranca-gorazde-guerra-na.html

Guxta 12/04/2012

Uma obra-prima dos quadrinhos
Para quem procura entender tudo sobre a guerra da Bósnia (Oriental), não aconselho tomar como prioridade essa leitura. Mas para quem quiser apenas entender um pouco, sem entrar em detalhes complicados, esse material é excelente.

Joe Sacco fez o que sabe com maestria. Entrevistou diversas pessoas, escreveu seu roteiro e desenhou maravilhosamente bem. Algumas cenas são pesadas, o que por um lado pode parecer desnecessário e por outro torna o material sincero ao extremo.

Uma guerra não pode ser tratada de forma leve ou mostrada sob os panos. Uma guerra destrói, mata e acaba com muitas vidas. Além disso, Saco tb entra em questões individuais e até mesmo em temas banais que não deixam de afligir, por exemplo, a cabeça de algumas mulheres até mesmo durante a guerra.

Eu não fazia ideia que essa guerra havia sido tão pesada e complicada antes de ler o livro. Acredito que muitas pessoas tb não sabem. É uma obra-prima que, ao pararmos entre uma página e outra para refletir, mete medo.

Recomendadíssimo
Carolina Luz 09/01/2013minha estante
Oi Guxta. Adorei a clareza e a solidez da tua resenha! É isso aí, uma guerra destrói. Principalmente quando é uma guerra entre vizinhos que se matam com crueldade, atacando zonas de segurança e utilizando franco-atiradores em áreas civis (citando apenas um dos crimes de guerra). Ao ler também tive essa sensação de estupidez e, principalmente, ignorância. Enfim, sábios comentários.

Carolina Luz 09/01/2013minha estante
Pois é Cris, ainda nem terminei e começo isso não sai da minha cabeça, com um adendo: Por que nós não sabíamos disso? São poucos os canais de informação? Não, as questões são outras, sempre...

Marcia Engel 18/12/2011

Nova perspectiva
O que Joe Sacco traz nesta obra é uma visão de como a guerra afetou a vida das pessoas comuns, que repentinamente se viram em meio ao combate. Brutal e verdadeiro.

Fábio Valeta 02/09/2011

Já havia lido Palestina - uma nação ocupada e Na faixa de Gaza do mesmo autor e, enquanto nesses dois trabalhos o que é mostrado é injustiça permeada com violência, Gorazde é pura e simplesmente genocídio.

Simples, direto e brutal.

Recomendo.