Área de Segurança - Gorazde

Área de Segurança - Gorazde Joe Sacco

Resenhas - Área de Segurança - Gorazde

Lista de Livros 13/07/2014

Lista de Livros: Área de Segurança - Gorazde, de Joe Sacco
“Logo estávamos na sala de alguém, tomando café, sabendo das novidades dos últimos três anos e meio.
A fome?
Terrível.
Os valores e esperanças aniquilados?
Rapaz!
As granadas caindo?
Você não acreditaria!
(Talvez você não acredite mesmo.)
Mas eu estava tentando quebrar o gelo com Emira, a tradutora de 19 anos que nos foi designada durante a tarde.
- Então, o que você faz para se divertir aqui?
- Eu não me divirto.”
“Tudo bem. Talvez esta festa não fosse grande coisa. Apenas uns drinques e um barulhão de uma banda chamada Bálcãs.
Mas nossos novos amigos... brindavam como ressuscitados.
Não como se houvesse amanhã, mas porque haveria um amanhã...”
Mais em:

site: https://www.listadelivros-doney.blogspot.com.br/2014/07/area-de-seguranca-gorazde-guerra-na.html

buca 08/07/2010

Joe Sacco é um jornalista-quadrinista que utiliza a HQ como forma de retratar o que via da guerra entre a Sérvia e a Bósnia.
Através de seus desenhos, Sacco dá voz a uma série de personagens "comuns" que tem seu cotidiano totalmente modificado pela guerra: são jovens que não vão à escola, homens obrigados a lutarem, médicos que não tem nem anestesia e não dão conta de cuidar de tantos feridos.
O autor penetra na vida das pessoas e mostra essa guerra de "vizinhos" que durante anos conviveram harmoniosamente e de repente são tomadas por um ódio mortal.
Sacco também mostra claramente a omissão da ONU em muitos momentos e como isso prejudicou a população civil, até mesmo em áreas supostamente de segurança, como era o caso de Gorazde.
Os desenhos são fortes e nas expressões é possível ver toda a dor, o sofrimento das pessoas envolvidas nesse conflito cruel ocorrido há menos de 20 anos. (1992-1995)

Carol 29/07/2011

Brutal
É o mais brutal entre Palestina - Na Faixa de Gaza, Palestina - Uma Nação Ocupada e Uma História de Sarajevo. Nem por isso. Acho que Gorazde foi o livro sobre guerras que mais me sensibilizou. Recomendo a todos.

Silvio 17/07/2011

Muita gente acha história em quadrinhos uma forma menor de arte. Aliás, que nem pode ser definida como arte, como consideramos literatura e cinema, por exemplo. Para mim, é gente que não teve a oportunidade de conhecer HQ de verdade e continua achando que história em quadrinhos se resumo a Pato Donald e Super-Homem.
A verdade é que dos anos 80 para cá esse estilo amadureceu, se desenvolveu e se consolidou como forma de expressão artística, com obras criativas, complexas e profundas.
Os trabalhos de Joe Sacco são uma prova. Em seus livros “Palestina, uma nação ocupada”, “Uma história de Sarajevo”, “Área de Segurança Gorazde” e o mais recente “Notas sobre Gaza”, criou um novo gênero em que mescla jornalismo e quadrinhos para realçar as “histórias por trás da História” de forma marcante. E o reconhecimento do seu trabalho mostra que quadrinho é superior há muita literatura e cinema que se faz hoje em dia.

Carolina Luz 09/01/2013minha estante
Pois é Cris, ainda nem terminei e começo isso não sai da minha cabeça, com um adendo: Por que nós não sabíamos disso? São poucos os canais de informação? Não, as questões são outras, sempre...

Guxta 12/04/2012

Uma obra-prima dos quadrinhos
Para quem procura entender tudo sobre a guerra da Bósnia (Oriental), não aconselho tomar como prioridade essa leitura. Mas para quem quiser apenas entender um pouco, sem entrar em detalhes complicados, esse material é excelente.

Joe Sacco fez o que sabe com maestria. Entrevistou diversas pessoas, escreveu seu roteiro e desenhou maravilhosamente bem. Algumas cenas são pesadas, o que por um lado pode parecer desnecessário e por outro torna o material sincero ao extremo.

Uma guerra não pode ser tratada de forma leve ou mostrada sob os panos. Uma guerra destrói, mata e acaba com muitas vidas. Além disso, Saco tb entra em questões individuais e até mesmo em temas banais que não deixam de afligir, por exemplo, a cabeça de algumas mulheres até mesmo durante a guerra.

Eu não fazia ideia que essa guerra havia sido tão pesada e complicada antes de ler o livro. Acredito que muitas pessoas tb não sabem. É uma obra-prima que, ao pararmos entre uma página e outra para refletir, mete medo.

Recomendadíssimo
Carolina Luz 09/01/2013minha estante
Oi Guxta. Adorei a clareza e a solidez da tua resenha! É isso aí, uma guerra destrói. Principalmente quando é uma guerra entre vizinhos que se matam com crueldade, atacando zonas de segurança e utilizando franco-atiradores em áreas civis (citando apenas um dos crimes de guerra). Ao ler também tive essa sensação de estupidez e, principalmente, ignorância. Enfim, sábios comentários.

raíssa 20/11/2020

"- Eles sabem de Gorazde na América?
- Sim, menti."

Que relato incrível! Jornalístico, mas íntimo.

Do ponto de vista da história: a quem interessa a guerra, quem cria as narrativas e existe vida após a guerra? Como aceitar que ainda hoje hajam guerras?
Quanto a arte: desenhos incríveis e impactantes.

Guting 24/01/2011

Um retrato da destruição de um povo.
Neste livro Joe Sacco nos mostra o que aconteceu em uma cidade chamada Gorazde, com um relato bem próximo do que realmente veio a ser a Guerra na Bósnia Ocidental e redondezas. As atrocidades aqui relatadas neste livro são mostrados através de traços muitissímos abaladores. As feições das pessoas aqui apresentadas por ele em desenhos, nos remete com máxima fidelidade os sentimentos, as angústias, as decepções, os medos e as esperanças daqueles que simplesmente insistiam em viver em uma terra onde a vida humana não tinha valor algum. Um grande trabalho que merece ser lido com bastante atenção.

Digão Livros 31/08/2011

Primeiro livro que li desse autor! De cara, não considerava HQ livro, mas esse autor me fez mudar de opinião, pelo menos para esse tipo de livro, com fatos reais, estilo documentário.

As imagens possuem a vantagem de nos impactar ainda mais! De apresentar num pequeno espaço aquilo que muitas vezes lemos, mas por medo ou conservadorismo, não idealizamos na nossa cabeça, diminuimos o impacto.

O livro possui relatos, como se fosse um documentário, em ordem cronológica, dos acontecimentos na Bósnia, em sua região oriental, um uma época de conflitos.

Mostra a inoperância da ONU e de outros países perante o massacre, humanitário que aconteceu naquela região. Mostra como os interesses espúrios se colocam à frente dos interesses coletivos.

Mostra como as relações pessoais mudam, a moeda de troca muda, e como o ser humano é complexo, como um amigo de outrora se transforma no seu pior inimigo, por questões políticas....

E mostra ao fim, o recomeço.

Ótimo livro!!! Entretenimento e cultura!! ou ler mais livros dele!!!!

Fábio Valeta 02/09/2011

Já havia lido Palestina - uma nação ocupada e Na faixa de Gaza do mesmo autor e, enquanto nesses dois trabalhos o que é mostrado é injustiça permeada com violência, Gorazde é pura e simplesmente genocídio.

Simples, direto e brutal.

Recomendo.

Marcia Engel 18/12/2011

Nova perspectiva
O que Joe Sacco traz nesta obra é uma visão de como a guerra afetou a vida das pessoas comuns, que repentinamente se viram em meio ao combate. Brutal e verdadeiro.

Pisi14 23/08/2023

Um relato poderoso sobre a maldade humana
O livro é jornalismo contado por meio de história em quadrinhos, um relato sobre a Guerra da Bósnia com as histórias mais chocantes que li sobre a maldade humana.

Histórias reais recolhidas e vivenciadas pelo jornalista em meio a uma guerra civil na qual vizinhos que conviveram décadas juntos são separados por questões religiosas e políticas

HQ-Man 04/06/2011

Um close-up chocante da brutalidade do homem contra o homem numa guerra que o mundo esqueceu.