A caderneta de endereços vermelha

A caderneta de endereços vermelha Sofia Lundberg

Resenhas - A caderneta de endereços vermelha

@Books.da.Glau 17/10/2021

Extremamente emocionante,
Eu comprei este livro já sabendo que seria um daqueles que mexeria demais comigo. Não sei vocês, mais para mim, livro bom é aquele que me faz chorar! E com este não tem como não se emocionar.

?A Caderneta de Endereços Vermelha nos trás a história de Dóris, uma senhora de 96 anos, que vive em Estocolmo e tem uma vida solitária, suas únicas visitas são suas  cuidadoras. A alegria de Dóris são as conversas com sua sobrinha-neta Jenny pelo Skype, a qual ela ama imensamente.
Dóris vive feliz em meio às suas lembranças, e por saber que já está no fim da vida, resolve escrever suas memórias para que que elas não se percam com sua partida e para que Jenny possa saber a história de sua vida.
Logo no início do livro, já sabemos que seremos impactado pela trajetória de vida de Dóris e que nos apegaremos demais a personagem.
A história de Dóris começa na Suécia, em Estocolmo, onde ela tinha uma família que amava demais. Num de seus aniversários ela ganha de seu pai uma Caderneta de couro vermelha, onde passa a anotar os dados de todos aqueles que passaram por sua vida, independente se lhe tragam boas ou más lembranças, e no decorrer do livro, ela vai narrando suas experiências e sua convivência com muitas dessas pessoas.
Aos 13 anos um acidente devasta Dória e sua família, obrigando sua mãe a tomar uma atitude que irá machucá-la muito, Dóris foi obrigada a ir trabalhar como empregada de uma Madame, e com o tempo esta madame resolve voltar para Paris e leva a menina Dóris junto. Em Paris Dóris se tornará uma manequim viva, lá ela se apaixonara pela cidade e também por Allan, um rapaz que será o seu grande amor.
A vida não foi boa com Dóris, ela perderá sua família, e também se desencontrará do seu grande amor, e por mais que o tempo passe, seus caminhos não se cruzarão e ela o esperará por toda a vida!!! ?
No decorrer do livro, passaremos por narrações de fatos históricos como a Segunda Guerra Mundial, e por todos os percalços que Dóris passou e todas as suas perdas. A narração intercala entre suas memórias e fatos de sua vida atual.

?Ao ler o livro vamos percebendo que Dóris decide escrever suas memórias para motivar sua sobrinha-neta a ter forças para construir sua própria história, pois Jenny teve uma infância traumática e guarda muita mágoa, e isso interfere em sua forma de ver a vida. Ela é uma protagonista que deixou seu sonhos guardados para viver a vida de ?mãe e dona de casa?, não que isso seja errado, porém não é o que a satisfaz como mulher e como pessoa, e Dóris vê que precisar dar à sobrinha uma motivação para voltar a sonhar.
A reviravolta ao final do livro foi impactante, por mais improvável, eu esperava que acontecesse, e foi tão emocionante que me fez chorar.
Ao decorrer da leitura, fiquei imaginando a vida de minha avó, hoje com 99 anos! Tudo o que ela viveu, superou e nos ensinou. Hoje não tem mais forças e capacidade de viver sozinha, mais ainda nos trás muitas alegrias. Também me coloquei no lugar da avó do meu esposo, que está com 92 anos, viúva, lúcida, mora sozinha, não quer sair de sua casa e nos ensina todos os dias a sermos pessoas melhores.
??Acho que é o primeiro livro que leio onde a protagonista é IDOSA, e fiquei encantada, pois por mais que sabemos que o fim está próximo, aprendemos demais com os ensinamentos deles.
?Se procura um livro com história diferente e que seja extremamente emocionante, não pode deixar de ler.

Lorraine.Dias 11/10/2021

Emocionante
Uma leitura forte, arrebatadora, que te puxa para dentro da história, por vezes as linhas descritas se tornam duras, difíceis de digerir, o que talvez se dê pelo fato de se mostrarem tão próximas da nossa realidade.

Uma leitura que aborda o tema mais delicado de todos, o temido e precioso tempo!
Até quando teremos tempo? O que faremos dele? Como isso ficará registrado? Quem passará por nós? Quem dos que passaram se tornarão registros na alma?

Tantas indagações e tantos sentimentos que vivenciamos ao ler essas páginas que o único conselho que deixo é que LEIAM!

Simplesmente incrível, e com certeza até o momento essa é minha leitura favorita do ano. ??

anna 06/10/2021

MEU LIVRO FAVORITO!!!!
sério, eu nunca chorei TANTO lendo um livro como eu chorei com esse.
eu me emocionei demais com a história e com os acontecimentos, SÉRIO, QUE LIVRO PERFEITO!!!
é uma pena (?) que esse livro não seja tão famoso, pq ele é muito bom e acho que todos deveriam ler pelo menos uma vez na vida.
#minhaopiniao ??

Cris @cristinadaitx 19/09/2021

Doris sobreviveu a muitas coisas...a morte do pai, que tanto amava, ao abando da mãe, que a entregou a uma família para trabalhar como empregada doméstica, ao amigo e irmão mais importante da sua vida e ao seu grande amor. Com quase 100 anos, e à beira da morte, ela vai reviver seu passado: a vida de manequim viva, a Segunda Guerra Mundial, o abuso sexual que gerou um filho que não sobreviveu, o abandono de seu grande amor e a Jenny, sua querida e amada sobrinha/neta que vai herdar sua história e a partir dela vai traçar seu futuro. Um livro que trata daquilo que vivemos e daquilo que não escolhemos viver. Mas, principalmente, de como escolhemos encarar a nós mesmos quando o fim estiver batendo à nossa porta.

Alessandro 19/09/2021

"Desejo muito sol para iluminar seus dias, muita chuva para apreciar o sol. Muita alegria para fortalecer sua alma, muita dor para apreciar os pequenos momentos de felicidade da vida, muitos encontros para você poder dizer adeus."

Um livro muito lindo! As memórias fazem parte da história de todos e são companhias que permanecem para toda a vida e a obra, com certeza, consegue transmitir isso perfeitamente.
Amanda 23/09/2021minha estante
Que lindo, amigo ?

Alessandro 23/09/2021minha estante
??

Fe 26/08/2021

Perfeito
A sinopse desse livro jamais conseguiria fazer jus ao seu conteúdo! Esse é um dos livros mais emocionantes, sensíveis e únicos que já li. A leitura é completamente arrebatadora e as lembranças de Dóris vão continuar comigo, como se fossem minhas. Uma história sobre vida real, as dificuldades do viver e do morrer, a influência das pessoas que amamos na nossa vida e a importância do amor para dar significado a nossa existência. Com certeza já é um dos livros favoritos desse ano.

Mundo da Vavah 22/08/2021

Já vou logo avisando que esse livro entrou para a lista de favoritos da vida e vocês com certeza vão encontrar muito dele por aqui.

Quando pequena, Doris ganhou de seu pai uma caderneta vermelha onde guarda as informações das pessoas que passaram por sua vida ao longos dos anos. Hoje, já uma senhora idosa, com as dificuldades motoras que a longa idade permite, mora sozinha tendo como companhia remota sua sobrinha-neta Jenny que mora nos Estados Unidos. Elas se falam pela skype, Doris continua alimentando as informações da caderneta para compartilhar com Jenny e dessa forma tentar fazer com que a garota supere algus traumas de sua infância.

Ao longo das páginas conseguimos viajar no tempo, viato que os capítulos são alternados entre as histórias do passado de Doris e o seu momento atual. É muito interessante e curioso conhecer mais a fundo, de uma mulher que enfrentou tanta diversidade, conheceu tantas pesssoas e viveu em tantos "mundos". Sorriu, sofreu, amou, viveu! Doris te ensina com cada palavra, com cada reflexão, seja com o pensamento adulto ou ainda jovem.

Jenny que por sua vez também viveu muitas dificuldades, não pensa duas vezes quando sua amada sofre um acidente, precisa de uma cirurgia de urgência e devido a idade corre grandes riscos. No primeiro voo, parte para Estocolmo porque sabe que lá é o seu lugar.

O livro é recheado de momentos emocionantes, de contrastes da sociedade, de ensinamentos da vida, de verdades que devemos encarar e de amor. Acima de tudo o amor é o que permite que o ser humano siga em frente, que seja capaz de assumir seus erros e aprender com eles enquanto é tempo.

Doris e Jenny me fizeram lembrar a minha relação com a minha vó e talvez por isso, o livro tenha sido ainda mais especial para mim. Porque os momentos bons devem ser lembrados, na memória e no coração. Um livro que com certeza deve entrar para a lista de livros que todos devem ler ao menos uma vez na vida.

Adriana 13/08/2021

Mulher forte
Coo dito por alguém: livro de uma escrita elegante...assim como a personagem central.
Livro delicado, fluído, com personagens envolvente.
Com final lindo, esperançoso....

Fer 04/08/2021

Lindo, triste e reflexivo
Gente, que livro lindo e cheio de reflexões e ensinamentos para a vida!!

A Caderneta De Endereços Vermelha tornou-se um dos meus queridinhos desse ano, conquistou meu coração, me emocionou e algumas lágrimas rolaram, poucas, mas rolaram sim! Confesso que amo chorar em livros e filmes!

Alguns acontecimentos com a personagem principal doeram em mim, me fizeram pensar no legado que deixarei; na responsabilidade que tenho como mãe, como mulher; na minha história de vida; nas surpresas e alegrias que a vida me proporciona bem como nas agruras pelas quais também passei. Já me emocionei logo de cara com a dedicatória, veja que palavras lindas: ?Para ....... , o anjo mais lindo céu. Você me deu ar para respirar e asas para voar.?

Doris tem apenas sua sobrinha-neta como familiar e seus encontros semanais com ela pelo skype a alegram e ela espera por eles ansiosamente. Aos 96 anos decide colocar no papel sua história a fim de que Jenny a leia, descubra o que de fato aconteceu na vida de sua tia-avó e supere traumas de sua difícil infância. Se algo além disso acontecer, será um gratificante presente. Para isso, Doris recorre ao caderninho que ganhou de seu pai ainda menina, no qual anotava os nomes e endereços das pessoas que conhecia e amava. Agora já estava repleto de nome riscados daqueles que já se foram e de quem havia há muito perdido contato. Revisitava seu passado e isso era, por vezes, doloroso.

Suas histórias se confundem com os principais acontecimentos do século XX e fazem com que Doris se recorde do homem que foi o grande amor de sua vida e parece estar perdido para sempre. O que ela não espera, entretanto, é que o momento mais importante de sua vida ainda está por vir.

Além de ser dolorosamente lindo há vários trechos que saltam aos olhos e aquecem o coração:

O amor jaz sob cada lápide. Tanto amor.
Vislumbres capazes de desequilibrar toda uma vida.
Mãos entrelaçadas no banco de um parque.
O olhar dos pais a uma criança recém-nascida.
Uma amizade tão forte que não é necessária nenhuma paixão.
Dois corpos unindo-se como se fossem um, muitas e muitas vezes.
Amor.
É apenas uma palavra, mas engloba tantas coisas.
No fim tudo o que importa é o amor.

Você amou o bastante?

Renata 18/07/2021

Lindo!
Quando comecei a ler, não entendi o porquê de tantos comentários elogiando o livro. Aos poucos fui entendendo a maneira da autora contar a história e fui entrando na vida da narradora.
Quando percebi, já estava presa na narrativa. Adorei a maneira que o livro foi escrito. Uma história de vida fictícia, mas cheia de ensinamentos. No final, não segurei as lágrimas.
Maria Izabel 19/07/2021minha estante
Nossa estou lendo o meu, e como disse estou presa na narrativa.

Andrea 14/07/2021

A caderneta de endereços vermelha
O livro é uma história sobre memórias, ele intercala o tempo presente e o passado em forma de cartas. Conta a vida bem vivida de uma mulher que sofreu muito e perdeu muito. Adorei o livro, super indico!!

Sophia 10/07/2021

Perfeito
Esse livro é incrível, mostra a vida de Doris e gera várias reflexões sobre a vida, medos, inseguranças e sonhos. Eu amei muito, é uma leitura super fluida e a cada capítulo que eu terminava já queria ir pro próximo. Leiam ?
Sarah 10/07/2021minha estante
vou ler

Day! 06/07/2021

Para aquecer o coração e morrer de chorar

Essa é a história de Dóris, uma senhora que aos 96anos decide por no papel todas suas memórias, acompanhando os nomes riscados de todos que passaram na sua vida, que estão em sua caderneta de endereços vermelha.

Doris vive sozinha em um pequeno apartamento em Estocolmo, pelo menos uma vez por semana ela faz vídeo chamada com sua sobrinha neta que mora nos Estados Unidos, sua única família. O desejo de Doris é contar todos seus segredos para Jenny, e esse sentimento de despedida junto com a história da vida de Doris jovem, faz esse livro ser emocionante.

A história da Doris jovem começa com uma infância difícil, seguida por uma mudança de vida cheio de luxo e depois sofrimentos durante a segunda guerra. A escrita da autora é tão elegante, não dá pra largar o livro. Me apaixonei pela Doris do mesmo jeito que me apaixonei pela Evelyn Hugo.

A única coisa que me incomodou um pouco foi a Doris falando o tempo todo que está morrendo, essa piadinha é repetida algumas vezes, e deu. Mas só isso mesmo.

A Doris teve uma vida incrível, cheio de aventuras, e uma parte do livro a sobrinha neta diz que ela não tem nada de interessante para falar da própria vida e a Doris diz que quando ela estava vivendo todos os momentos emocionantes que ela conta, ela também pensava que não tinha nada de interessante pra falar.

É um livro que te faz pensar na vida, te mostra que não é tarde pra mudar ou começar algo novo, que a vida separa surpresas até o fim e que sim, o amor existe e é lindo.

Morri de chorar no final, então aconselho a não ler em público 🤣.

San 27/06/2021

Perfeito!
Esse é um daqueles livros que mexem com a gente do começo ao fim!
Sem falar na escrita fluída, nos capítulos curtos e na vontade de não parar até concluir!
História forte, profunda e sensível!
Li em apenas dois dias!

Glaucia Maria 27/06/2021

Simples e maravilhoso
Parece que estava lendo uma conversa com nossa avó sobre sua história de vida. Literalmente a apaixonante e emotivos. Cada página, cada capítulo, cada nome simplesmente maravilhoso.