A caderneta de endereços vermelha

A caderneta de endereços vermelha Sofia Lundberg

Resenhas - A caderneta de endereços vermelha

Elizabeth 09/04/2024

Linda história, fluida e envolvente. Através de suas lembranças, Doris nos mostra como a vida pode mudar em um segundo, como a amizade é importante, como nem sempre um grande amor tem um final feliz?

Angélica Patriano 23/03/2024

Dossi
Muito sol para iluminar seus dias, muita chuva para apreciar o sol, muita alegria para fortalecer sua alma, muita dor para apreciar os pequenos momentos de felicidade da vida, muitos encontros para você poder dizer adeus...

Suécia, Paris, Nova Iorque, Inglaterra. Em sua vida, Doris passou por todos esses locais, e por muita coisa desde que seu pai morreu e a sua mãe a colocou para trabalhar como uma empregada na casa da Madame francesa. A vida não é fácil, ir para um país diferente, sem falar o idioma e sem ninguém que te apoie, em pouco tempo ser levada para trabalhar como Manequim, abdicando de partes de si, perdendo um pouco o seu ser.

Doris conheceu Allan em Paris, foi a melhor época da vida de ambos. Contudo, Allan sumiu sem se despedir, e Doris ficou esperando-o.

Com a morte de sua mãe, sua irmã Agnes é enviada para Doris, que já consegue adaptar-se as adversidades da vida.

A guerra chega, e com ela, mais encontros e desencontros.

Sim, Doris teve muito sol, e muita chuva (principalmente a de seus olhos e alma), teve muitas alegrias, e dores (por si e pelos outros também, as conexões que fez), e encontrou muita gente em sua vida, mais para o bem do que para o mal. Ao final, ela enxergou a felicidade nos momentos que teve, as coisas entram em foco e se aprofundam quando se tem tempo para visitar as memórias.

E o Amor cria, transforma, cuida, persevera.

Boa leitura!

Cris.Roni 08/03/2024

Que leitura maravilhosa! Simples, fluido, tão cheio de amor. Histórias de vida, lembranças, perdão, futuro, amor em todas as suas vertentes. Recomendo demais!!!

Herick 24/02/2024

Que livro lindo!

acompanhamos a história de Doris Alm, uma senhora de 96 anos que, se vendo a beira da morte, decide registrar suas memórias como forma de passá-las para sua sobrinha-neta, Jenny.

Doris tem uma história de vida bastante sofrida, e a narrativa vai alternando entre momentos no presente e as memórias da vida de Doris, memórias de sua infância, adolescência e vida adulta, contando principalmente das interações dela com pessoas que foram importantes na sua trajetória.

Jenny é sua única parente viva e, depois de Allan, o grande amor jamais superado de Doris, a pessoa mais importante da vida dela, a única que fez parte de sua história com quem ainda mantém contato e também a única que ainda está viva.

é impossível não se apegar a Doris, uma senhora extremamente carismática, com uma triste, porém bonita, história de vida, e que nunca se deixou abater. não tem como não se sensibilizar com tudo o que ela viveu e não há como não admirá-la.

a melhor leitura do ano até aqui.

Library Mcgrath 17/01/2024

Que livro!!!
?Vou dar as minhas memórias a você. Elas são a coisa mais bonita que eu tenho.?

Sabe quando você começa um novo livro com um sentimento inexplicável de que vai amá-lo ? Foi assim que eu comecei esse livro. Acompanhar a vida da Doris através de sua escrita e de suas memórias foi uma das experiências literárias mais gostosas que tive.

Eu me apaixonei pelos seus amigos e amores e sofri junto com ela pela perda de todas essas pessoas.

Maysa 13/01/2024

No fim, tudo que importa é o amor
?sempre fomos nós dois? um romance de verdade!!!!!
que livro meus amigos, personagens maravilhosos e bem desenvolvidos, histórias divertidas, tristes e que te fazem viajar no tempo. a autora soube conduzir a história de forma belíssima, prendendo o leitor de forma que queira sempre mais

Eloá 25/12/2023

Um dos livros mais bonitos que já li!!! foi incrível poder acompanhar a trajetória da vida de doris, a história é contada de uma maneira envolvente e tocante ??

DaianySa 20/11/2023

Que experiência incrível foi essa leitura!! É um livro lindo, emocionante e muito delicado.

Foi maravilhoso acompanhar toda a trajetória de vida de Doris e as pessoas que a marcaram durante esse processo. Foi uma montanha russa de emoções, na qual eu senti tristeza, felicidade, angústia e alívio.

É um livro que nos faz refletir sobre a vida, nossas escolhas, nossa história e como as pessoas que passaram por nós nos influenciaram de alguma forma. E, principalmente, fala sobre o amor.

Eu estava tão imersa na leitura que esse final me pegou muito, vou demorar pra conseguir superar.

Com certeza é uma das melhores leituras do ano!

Ariana.Freitas 10/11/2023

Tocante
A caderneta de Endereços Vermelhas conta a história da Doris, uma senhorinha que mora sozinha, sem filhos e sua única família é uma sobrinha neta, a Jenny.
Através da caderneta, Doris vai escrevendo suas lembranças para deixar para sua sobrinha neta, pois conforme ela diz: ficam as lembranças.
Uma história com momentos felizes e muitos momentos tristes, chorei, sorri, torci, sempre queremos finais feliz, mas infelizmente a vida não é feita de finais felizes e sim de momentos.
A autora deixa a lição para a gente: "A vida não está aqui para entreter você, você precisa entreter a vida. Aproveite as oportunidades de onde quer que elas venham, e faça algo de bom com elas.", me atrevo a acrescentar, viva, viva como se houvesse amanhã.

Beka 17/09/2023

Espetáculo
Um livro que fala sobre a vida, sobre força, sobre coragem e amor. Eu mal consigo fazer resenha, apenas leiam. É absolutamente necessário.

Maira.Malfatti 01/09/2023

Você amou o bastante?
Falar sobre a caderneta é falar sobre história é sobre a história que as mulheres escreveram através do tempo. Falar sobre a caderneta é falar sobre o passado escondido em cada familiar nosso, em cada pedacinho de sonhos e tropeços que nem fazemos ideia.

A caderneta foi uma incrível surpresa. Mesmo sem saber o contexto ou sinopse, me aventurei. Fui levada a passeios com Dóris, conheci Paris, Londres e até uma ilha no meio do nada. Conheci sonhos, conheci amores? Com Jenny, conheci a realidade, conheci o repensar no presente, conheci a vontade de conhecer o passado.

Um dos livros mais bonitos que já li. Um dos livros que carregarei comigo por toda uma vida.

Vladia Castro 15/08/2023

A caderneta de endereços vermelha (Sofia Lundberg)
E se víssemos nossa vida através de nossa caderneta de endereços? Pessoas que passaram por nossa vida e que foram importantes em fases variadas. Doris teve uma vida repleta de acontecimentos, de trabalhar como serviçal de uma madame, quando ainda era uma criança, até ser uma modelo viva de grandes marcas em Paris. Teve a irmã mais nova; uma grande amizade com um pintor q não se assumia homossexual; um grande amor que sofreu desencontros. Tudo isso vai sendo lembrado enquanto ela está em uma cama de hospital, em seus últimos instantes. Jenny, sua sobrinha neta, é quem lê sua caderneta e suas cartas. Encanta-se com sua trajetória, que ainda teve a 2° Guerra como uma parte importante.

Jenniffer 10/08/2023

Um novo olhar sobre a vida
Uma leitura triste, mas necessária, valiosa. Doris nos mostra um novo olhar sobre a velhice, que é o fim de todos nós, então deveria ser leitura obrigatória pra todos. Excepcional a autora ter escolhido uma protagonista idosa e sem filhos, algo raro de ser abordado nas histórias. Os idosos são muito esquecidos no mundo do entretenimento, o que é pesaroso, afinal, todos seremos velhos um dia e se nós os ouvíssemos mais, poderíamos dar mais valor às coisas que realmente importam. Afinal, só se vive uma vez. Livro espetacular, delicado e especial.

Larikammer 09/07/2023

Superou qualquer espectativa
Lindo, envolvente e emocionante. Uma história que foge do padrão e te faz refletir. Simplesmente engoli as palavras.

Flavia.Sachet 02/07/2023

Livro lindo e muito sensível
Adorei conhecer a história de vida de Doris. É uma história triste, solitária, difícil que se passa nos anos antes da Segunda Guerra. É muito sensível a escrita e aos 50% do livro, não dá mais vontade de parar para conhecer mais de Doris.