A caderneta de endereços vermelha

A caderneta de endereços vermelha Sofia Lundberg




Resenhas - A caderneta de endereços vermelha


144 encontrados | exibindo 16 a 31
2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 |


Acserafim 30/04/2023

Uma história sobre as pessoas que constroem a nossa história. Nos ajudam e marcam nossa alma. Uma senhora ao final de sua vida resolve escrever para a sobrinha neta a respeito das pessoas em sua vida e cujos nomes estão em uma caderneta de endereços.
?Vou dar as minhas memórias a você. Elas são a coisa mais bonita que tenho.? E assim a narrativa de presente e lembranças, encontros e desencontros se desenvolve de forma tão tocante no final da vida.
comentários(0)comente



Biblioteca Álvaro Guerra 25/04/2023

A Caderneta de endereços vermelha acompanha a trajetória de Doris, que aos 96 anos decide colocar no papel suas memórias à medida que passa as páginas de seu velho caderninho de endereços. Suas histórias se confundem com os principais acontecimentos do século XX e fazem com que Doris se recorde do homem que foi o grande amor de sua vida e parece estar perdido para sempre. O que ela não espera, entretanto, é que o momento mais importante da vida dela ainda está por vir.

Livro disponível para empréstimo nas Bibliotecas Municipais de São Paulo. Basta reservar! De graça!

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9786580634460
comentários(0)comente



Bia 24/04/2023

Nomes riscados, histórias marcadas
Uma excelente história sobre a vida.
Sobre como diversas situações acontecem, e como sempre podemos ser surpreendidos pela vida, de forma negativa, mas também positiva, nos aguardando com surpresas inimagináveis.
Uma leitura que é impossível não se sentir sensibilizado pela história de Dossi, uma personagem tão forte, e que tem tanto para compartilhar não só com sua sobrinha neta Jessi, mas conosco também.
comentários(0)comente



Ana 23/04/2023

Que livro forte de se ler, tudo o que foi retratado e vivido.

Costumo sempre me surpreender com os livros e esse não foi exceção. A forma em que a história toma forma demonstra o quão guerreira a Jenny foi durante toda a sua vida, até o último suspiro.

Achei tão importante o tanto que as sua jornada influenciou a vida de todos ao seu redor e ao mesmo tempo senti um aperto no coração com o tanto que ela sofreu e merecia ter tido mais momentos felizes em sua vida.

O final do livro me trouxe uma esperança de que a partir daquele momento, ela teria o seu final feliz.
comentários(0)comente



JAlia366 12/04/2023

Obra de arte!
A história de Doris é a narrativa de uma vida difícil, cheia de reviravoltas, alegrias e tristezas. Com o plano de fundo, dos eventos do século 20, torna-se ainda mais tocante. Doris e sua sensibilidade sempre serão lembradas com muito carinho. O amor ultrapassa o tempo, os obstáculos, e até a vida.
comentários(0)comente



Marcia.Lara 22/03/2023

Reflexões
A história de Dóris, desde sua infância até sua velhice. Nos dias atuais ela moro sozinha em Estocolmo à espera da reunião semanal com sua sobrinha-neta Jenny.
Ela passa a escrever suas lembranças e assim conhecemos sua história sofrida, cheia de altos baixos. Vamos conhecendo personagens que marcaram de alguma maneira sua vida.
Te envolve, te faz refletir sobre a velhice. Qtos idosos são sozinhos e não tem ninguém para fazer uma visita
Me envolvi na história de Dóris, uma história para pensar e ?se tivesse feito isso...? como seria? As escolhas que fazemos hoje refletiram no nosso amanhã.
comentários(0)comente



judeaquino - @juentreestantes 10/03/2023

Comece a ler... HOJE!
RESUMÃO DO LIVRO:
Doris é uma senhora que vive sozinha em Estocolmo, e a única pessoa que ela tem no mundo é Jenny, uma sobrinha-neta que mora nos Estados Unidos, com quem faz chamadas de vídeo semanais.
Doris carrega uma caderneta de endereços com dados de todos que conheceu e amou ao longo da vida. Através desses nomes, ela passa a compartilhar as histórias de sua vida com Jenny e leva o leitor numa "viagem".

O QUE ACHEI:
O primeiro comentário é: comece a ler esse livro hoje! Se puder, agora mesmo :)

Acho que o ponto principal da leitura é que ela nos faz refletir sobre a velhice, a fragilidade do nosso corpo e as limitações humanas ao longo dos anos - achei incrível uma protagonista trazer tantas questões sobre as quais evitamos falar e pensar (velhice etc). Também nos faz pensar sobre as memórias criadas ao longo dos anos e sobre a morte - algo natural mas que parece tão distante quando somos mais novos...

Esse aspecto realmente foi o que me acompanhou durante a leitura - nossa fragilidade, perda da autonomia, as vezes a solidção e a certeza de que ainda não restam muitos anos pela frente (lembrando que a personagem tem 96 anos).

A Doris é incrível, a personagem mais velha com quem eu já tive contato. Não tem como não se apegar ou não sentir empatia por ela. Apaixonada por livros, carinhosa e batalhadora ❤️
Durante a leitura, fiquei um pouco agoniada com todas as situações sofridas que a Doris viveu ao longo da vida - mas não tira o encanto do livro, pelo contrário - intensifica nossos sentimentos e nosso afeto por ela.

Se ler, pega o lencinho..... É bem difícil eu me emocionar/chorar com livro. Mas quando terminei estava aos prantos. Emocionante e tocante demais.🥺🥺

Em resumo, é um livro de ficção que recomendo a todos, mas com ressalvas: não indico para quem está num momento sensível ou difícil, porque desperta muitos sentimentos e pode ter gatilhos. É uma história sobre perdas, desencontros, amores.... AMEI DEMAIS!

ALGUNS TRECHOS:

• "Faz muito tempo que não abre aquele caderninho, mas agora levanta a capa e vê uma lista de nomes na primeira página"

• "Dói admitir isso, mas as lembranças que guardamos da maioria das pessoas, tendem a esmaecer com o tempo"

• “Até hoje detesto me despedir. Estar separada de quem gostamos parece sempre uma ferida na alma”.
__________________________________
Vem falar de livro comigo no insta! @juentreestantes ❤️
comentários(0)comente



Ju.Inácio 03/02/2023

Doris!
Entrei nessa história sem saber nada da sinopse e acho que foi uma experiência incrível! Foi maravilhoso acompanhar a história da vida de Doris (e que vida!).
Me emocionei muito! Chorei nesses últimos capítulos por estar tão imersa, que escrita, que história, que lição! Eu amei.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Ana 27/01/2023

Terminei de ler esse livro hoje e fiquei extremamente tocada, impossível não se emocionar com a história de Doris, uma velhinha que vive sózinha, e suas únicas visitas são suas cuidadoras e a única parente que ela conversa por skype é sua sobrinha- neta Jenny que mora em outro país.
Esse, é um livro emocionante, poderoso, que fala da importância das histórias de vida que carregamos e como devemos transmiti-las para nossos descendentes. Fala sobre o amor como um todo, as oportunidades que aparecem na nossa vida e que às vezes perdemos.
Enfim, um livro para refletir, se emocionar e ficar de coração quentinho. Vocês vão se apaixonar pela Doris ?.
comentários(0)comente



gvazzz 05/01/2023

E ontem fui dormir chorando de soluçar com o final desse livro, como Doris me lembrou minha Dodoi?
A caderneta de endereços foi um presente que Doris recebeu de seu pai e nela ela guardou cada pessoa que passou pela sua vida tão sofrida. O livro mostra a vida atual de Doris sozinha em Estolcomo com seus 96 anos e intercala os capítulos com as história de cada uma dessas pessoas e como elas passaram na vida de Doris.
O livro fala da finitude da vida, da importância do amor. Vale muito a leitura!
comentários(0)comente



Giulia29 31/12/2022

A caderneta de endereços vermelha
"Dói admitir isso, mas as lembranças que guardamos da maioria das pessoas tendem a esmaecer com o tempo. Não que desapareçam ou que não signifiquem mais nada. Mas aquela sensação de perda e pânico pela ausência torna-se opaca e acaba sendo substituída por algo ligeiramente mais neutro. Algo com que de alguma forma se pode viver. Em certos casos, você nem quer mais reacender uma velha amizade, e qualquer vínculo remanescente fica mais marcado pela obrigação do que por algum entusiasmo. Esses amigos se tornam pessoas com quem se mantém contato por um tempo - cartas a serem escritas, cartas a serem lidas e consideradas por um momento -, antes de recolher as lembranças, guardar no envelope e mais ou menos esquecer"

"Todo mundo passa por reveses na vida. Eles nos mudam. Às vezes, nós percebemos; outras vezes acontecem sem o nosso conhecimento. Mas a dor, essa está lá o tempo todo, empilhada em nossos corações, como punhos cerrados prontos para se abrir. Em nossas lágrimas e em nossa raiva. Ou, nos piores casos, em nossa frieza e introversão"
comentários(0)comente



Sil 29/12/2022

Um livro sobre a vida!
Doris Alm tem 96 anos e está morrendo. Ela deixa suas memórias escritas para a sobrinha-neta. A caderneta de endereços vermelha tem nomes registrados e suas respectivas histórias.
Um livro sobre amor, memórias, e sobretudo, sobre a vida!
comentários(0)comente



Debora.Oliveira 28/12/2022

Um livro para refletir!
Li rapidinho e marquei diversos quotes nesse livro! Uma narrativa completa de reflexões sobre a vida e as escolhas que fazemos!

?A vida não está aqui para entreter você; você precisa entreter a vida. Aproveite as oportunidades de onde quer que elas venham.?
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



144 encontrados | exibindo 16 a 31
2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR