A caderneta de endereços vermelha

A caderneta de endereços vermelha Sofia Lundberg

Resenhas - A caderneta de endereços vermelha

Acserafim 30/04/2023

Uma história sobre as pessoas que constroem a nossa história. Nos ajudam e marcam nossa alma. Uma senhora ao final de sua vida resolve escrever para a sobrinha neta a respeito das pessoas em sua vida e cujos nomes estão em uma caderneta de endereços.
?Vou dar as minhas memórias a você. Elas são a coisa mais bonita que tenho.? E assim a narrativa de presente e lembranças, encontros e desencontros se desenvolve de forma tão tocante no final da vida.

Biblioteca Álvaro Guerra 25/04/2023

A Caderneta de endereços vermelha acompanha a trajetória de Doris, que aos 96 anos decide colocar no papel suas memórias à medida que passa as páginas de seu velho caderninho de endereços. Suas histórias se confundem com os principais acontecimentos do século XX e fazem com que Doris se recorde do homem que foi o grande amor de sua vida e parece estar perdido para sempre. O que ela não espera, entretanto, é que o momento mais importante da vida dela ainda está por vir.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9786580634460

Bia 24/04/2023

Nomes riscados, histórias marcadas
Uma excelente história sobre a vida.
Sobre como diversas situações acontecem, e como sempre podemos ser surpreendidos pela vida, de forma negativa, mas também positiva, nos aguardando com surpresas inimagináveis.
Uma leitura que é impossível não se sentir sensibilizado pela história de Dossi, uma personagem tão forte, e que tem tanto para compartilhar não só com sua sobrinha neta Jessi, mas conosco também.

Ana 23/04/2023

Que livro forte de se ler, tudo o que foi retratado e vivido.

Costumo sempre me surpreender com os livros e esse não foi exceção. A forma em que a história toma forma demonstra o quão guerreira a Jenny foi durante toda a sua vida, até o último suspiro.

Achei tão importante o tanto que as sua jornada influenciou a vida de todos ao seu redor e ao mesmo tempo senti um aperto no coração com o tanto que ela sofreu e merecia ter tido mais momentos felizes em sua vida.

O final do livro me trouxe uma esperança de que a partir daquele momento, ela teria o seu final feliz.

JAlia366 12/04/2023

Obra de arte!
A história de Doris é a narrativa de uma vida difícil, cheia de reviravoltas, alegrias e tristezas. Com o plano de fundo, dos eventos do século 20, torna-se ainda mais tocante. Doris e sua sensibilidade sempre serão lembradas com muito carinho. O amor ultrapassa o tempo, os obstáculos, e até a vida.

Marcia.Lara 22/03/2023

Reflexões
A história de Dóris, desde sua infância até sua velhice. Nos dias atuais ela moro sozinha em Estocolmo à espera da reunião semanal com sua sobrinha-neta Jenny.
Ela passa a escrever suas lembranças e assim conhecemos sua história sofrida, cheia de altos baixos. Vamos conhecendo personagens que marcaram de alguma maneira sua vida.
Te envolve, te faz refletir sobre a velhice. Qtos idosos são sozinhos e não tem ninguém para fazer uma visita
Me envolvi na história de Dóris, uma história para pensar e ?se tivesse feito isso...? como seria? As escolhas que fazemos hoje refletiram no nosso amanhã.

judeaquino - @juentreestantes 10/03/2023

Comece a ler... HOJE!
RESUMÃO DO LIVRO:
Doris é uma senhora que vive sozinha em Estocolmo, e a única pessoa que ela tem no mundo é Jenny, uma sobrinha-neta que mora nos Estados Unidos, com quem faz chamadas de vídeo semanais.
Doris carrega uma caderneta de endereços com dados de todos que conheceu e amou ao longo da vida. Através desses nomes, ela passa a compartilhar as histórias de sua vida com Jenny e leva o leitor numa "viagem".

O QUE ACHEI:
O primeiro comentário é: comece a ler esse livro hoje! Se puder, agora mesmo :)

Acho que o ponto principal da leitura é que ela nos faz refletir sobre a velhice, a fragilidade do nosso corpo e as limitações humanas ao longo dos anos - achei incrível uma protagonista trazer tantas questões sobre as quais evitamos falar e pensar (velhice etc). Também nos faz pensar sobre as memórias criadas ao longo dos anos e sobre a morte - algo natural mas que parece tão distante quando somos mais novos...

Esse aspecto realmente foi o que me acompanhou durante a leitura - nossa fragilidade, perda da autonomia, as vezes a solidção e a certeza de que ainda não restam muitos anos pela frente (lembrando que a personagem tem 96 anos).

A Doris é incrível, a personagem mais velha com quem eu já tive contato. Não tem como não se apegar ou não sentir empatia por ela. Apaixonada por livros, carinhosa e batalhadora ❤️
Durante a leitura, fiquei um pouco agoniada com todas as situações sofridas que a Doris viveu ao longo da vida - mas não tira o encanto do livro, pelo contrário - intensifica nossos sentimentos e nosso afeto por ela.

Se ler, pega o lencinho..... É bem difícil eu me emocionar/chorar com livro. Mas quando terminei estava aos prantos. Emocionante e tocante demais.🥺🥺

Em resumo, é um livro de ficção que recomendo a todos, mas com ressalvas: não indico para quem está num momento sensível ou difícil, porque desperta muitos sentimentos e pode ter gatilhos. É uma história sobre perdas, desencontros, amores.... AMEI DEMAIS!

ALGUNS TRECHOS:

• "Faz muito tempo que não abre aquele caderninho, mas agora levanta a capa e vê uma lista de nomes na primeira página"

• "Dói admitir isso, mas as lembranças que guardamos da maioria das pessoas, tendem a esmaecer com o tempo"

• “Até hoje detesto me despedir. Estar separada de quem gostamos parece sempre uma ferida na alma”.
__________________________________
Vem falar de livro comigo no insta! @juentreestantes ❤️

Ju.Inácio 03/02/2023

Doris!
Entrei nessa história sem saber nada da sinopse e acho que foi uma experiência incrível! Foi maravilhoso acompanhar a história da vida de Doris (e que vida!).
Me emocionei muito! Chorei nesses últimos capítulos por estar tão imersa, que escrita, que história, que lição! Eu amei.

Ana 27/01/2023

Terminei de ler esse livro hoje e fiquei extremamente tocada, impossível não se emocionar com a história de Doris, uma velhinha que vive sózinha, e suas únicas visitas são suas cuidadoras e a única parente que ela conversa por skype é sua sobrinha- neta Jenny que mora em outro país.
Esse, é um livro emocionante, poderoso, que fala da importância das histórias de vida que carregamos e como devemos transmiti-las para nossos descendentes. Fala sobre o amor como um todo, as oportunidades que aparecem na nossa vida e que às vezes perdemos.
Enfim, um livro para refletir, se emocionar e ficar de coração quentinho. Vocês vão se apaixonar pela Doris ?.

gvazzz 05/01/2023

E ontem fui dormir chorando de soluçar com o final desse livro, como Doris me lembrou minha Dodoi?
A caderneta de endereços foi um presente que Doris recebeu de seu pai e nela ela guardou cada pessoa que passou pela sua vida tão sofrida. O livro mostra a vida atual de Doris sozinha em Estolcomo com seus 96 anos e intercala os capítulos com as história de cada uma dessas pessoas e como elas passaram na vida de Doris.
O livro fala da finitude da vida, da importância do amor. Vale muito a leitura!

Giulia29 31/12/2022

A caderneta de endereços vermelha
"Dói admitir isso, mas as lembranças que guardamos da maioria das pessoas tendem a esmaecer com o tempo. Não que desapareçam ou que não signifiquem mais nada. Mas aquela sensação de perda e pânico pela ausência torna-se opaca e acaba sendo substituída por algo ligeiramente mais neutro. Algo com que de alguma forma se pode viver. Em certos casos, você nem quer mais reacender uma velha amizade, e qualquer vínculo remanescente fica mais marcado pela obrigação do que por algum entusiasmo. Esses amigos se tornam pessoas com quem se mantém contato por um tempo - cartas a serem escritas, cartas a serem lidas e consideradas por um momento -, antes de recolher as lembranças, guardar no envelope e mais ou menos esquecer"

"Todo mundo passa por reveses na vida. Eles nos mudam. Às vezes, nós percebemos; outras vezes acontecem sem o nosso conhecimento. Mas a dor, essa está lá o tempo todo, empilhada em nossos corações, como punhos cerrados prontos para se abrir. Em nossas lágrimas e em nossa raiva. Ou, nos piores casos, em nossa frieza e introversão"

Sil 29/12/2022

Um livro sobre a vida!
Doris Alm tem 96 anos e está morrendo. Ela deixa suas memórias escritas para a sobrinha-neta. A caderneta de endereços vermelha tem nomes registrados e suas respectivas histórias.
Um livro sobre amor, memórias, e sobretudo, sobre a vida!

Debora.Oliveira 28/12/2022

Um livro para refletir!
Li rapidinho e marquei diversos quotes nesse livro! Uma narrativa completa de reflexões sobre a vida e as escolhas que fazemos!

?A vida não está aqui para entreter você; você precisa entreter a vida. Aproveite as oportunidades de onde quer que elas venham.?