A caderneta de endereços vermelha

A caderneta de endereços vermelha Sofia Lundberg

Resenhas - A caderneta de endereços vermelha

Scarlett11 18/12/2022

Achei o enredo muito cativante, a escrita é simples e as vezes senti um furo durante as narrações, mas no geral gostei do livro! Chorei que nem um bebê no final ?

Cintia Martins 11/12/2022

-"Não, claro, vc não precisa escolher.Todos têm a sua própria importância, seu próprio lugar em nossos corações."
Não é um livro muito comentado, mas posso dizer que é incrível!
Ler a história de Doris, é como imaginar que estamos na sala de casa ouvindo as histórias de nossas avós!
Tocante, envolvente, uma licão de vida e de amor!
Outro Favorito da Vida!

Ana Vizentim 10/12/2022

Não tenho palavras
Não tenho palavras para falar desse livro...
Termino a leitura chorando litros, mas ao mesmo tempo com o coração quentinho. Pois Doris me lembrou muito meu pai.
Deu uma saudade de ouvir as histórias q ele contava dessa mesma época vivida por Doris, só q aqui no Brasil.
Ele sempre foi meu melhor amigo!!!

Prim 09/12/2022

A vida de Doris
É um livro especial, sem dúvida.

Senti que a autora se perdeu um pouco já perto do final, tentou colocar mais do que a história comportava. A parte sobre a mãe da Jenny foi tão apressada e superficial que eu fiquei sem entender qual a necessidade de estar ali.

Apesar dos problemas já na parte final, acho que o começo, a forma como as emoções foram descritas, como a narradora-personagem Doris conta a sua vida ao escrever para a sobrinha-neta, Jenny, foi muito bem feita. As emoções estão ali. Não compra a empatia do leitor, ela surge naturalmente diante da história bem contada.

É um livro que faz refletir sobre quando se tiver tempo demais para pensar e tempo de menos para viver. Quais as lembranças que você quer ter? Quais arrependimentos lhe comoverão?

A personagem viveu uma vida longa e cheia de altos e baixos. Sofrimentos terríveis, desde cedo, mas também teve bons momentos. Amou e foi amada. Teve amores correspondidos, como os de Gösta e de Jenny, e amores eternos e desencontrados, como o de Allan. Foi feliz e foi triste. Foi forte e foi ao fundo do poço. Teve muitas lembranças para escrever e uma herança inalienável.

No fim, a mensagem que fica é: Não se preocupe tanto com o futuro, as coisas acontecerão de um modo ou de outro. Viva, sofra, erga-se e viva mais um pouco. Lembranças para o passado, Coragem para o presente, Sorte para o futuro.

lendo_e.viajando 25/11/2022

meu deus, a cada carta que eu lia da Doris mais eu ficava agoniada, a mulher sofreu a vida toda. fico feliz que mesmo assim ela viu o lado bom e nunca desistiu, e a cima de tudo, ela amou, tudo e todos que pode.
chegando perto do final, o coração foi apertando, eu já sabia oque ia acontecer, mas não queria ver. e no fim de tudo, teve um final feliz, pelo menos pra querida Doris, adoraria ler mais sobre a Jenny, espero que ela fique bem.

Rosana Miyata 15/11/2022

Esse foi um livro que li às cegas, sem ver sinopse nem nada. Nem sabia do que se tratava a história.

Uma linda surpresa durante a história! Adoro livros que tem protagonistas mais velhos e escritos em formato de diário/cartas/memórias.

Fiquei um pouco perdida no início até me familiarizar com os personagens.
Mas esse livro está me fazendo refletir bastante na minha vida e foi impossível conter as lágrimas no final.

Lindoooo!!!

Belle137 03/11/2022

A caderneta de endereços vermelhos
A caderneta de endereços vermelhos vai falar sobre as pessoas que passaram por sua vida, e assim contar sua história (que vida sofrida).

Eu gostei muito do livro apesar de ter demorado dois meses para ler ele, eu achei mt depressivo por isso gostei tbm mas só acontece merda na vida de Doris a mulher nn tinha um ponto de paz ( a não ser allan e jenny) mas enfim, esse livro acabou um pouco cmg, em mts fatores, por ex os gatilhos que eu tive com algumas cenas, e o livro trás uma reflexão maravilhosa.

Recomendo ele para quem tem medo de se arriscar, ou pra alguém que duvida q a vida de alguém possa ser tão ruim.

frase de reflexão: "Você amou o bastante?"

Lucia.Sekijima 11/10/2022

Não sou do contra.
Talvez eu seja uma das poucas pessoas que não amou o livro tampouco chorou.
Por narrar os fatos mais importantes da vida de uma mulher de 96 anos, achei tudo muito sucinto demais, gostaria de aprofundamento em alguns fatos, talvez assim teria me deixado cativar por algum personagem.

gabrisingr 09/10/2022

uma jornada de emoções
"I wish you enough, enough sun to light up your days, enough rain that you appreciate the sun. Enough joy to strengthen your soul, enough pain that you can appreciate life's small moments of happiness. And enough friends that you can manage a farewell now and then."

Jamille.PerSi 08/08/2022

Ahhh Doris
Não tem como não sofrer com a vida de Dóris.
O livro todo é uma agonia, um desencontro, mas tem tanta coisa boa pra ler.

Saudades dos conselhos de uma velha amiga.

Mari 26/07/2022

Um livro de memórias
Gosto de ler histórias, por isso esse livro me agradou tanto. Também gosto de histórias sobre pessoas idosas. Enxergo nesse vai e vem a construção da personagem principal e a força feminina mesmo em situações desafiadoras.

ð°ð 10/07/2022

Emocionante e inspirador
Assim como dizem na capa do livro, a Caderneta de endereços Vermelha é um misto de sentimentos e emoções. O livro te coloca dentro do enredo de uma maneira incrível, e nos leva a reflexão acerca da velhice e das relações da vida.
Me surpreendi com diversos acontecimentos, mas o principal foi ver que mesmo com a idade, Dóris permanece com sua essência e não desiste de viver. Sua sede pela vida me fez enxergar o mundo de outra forma.
Sobre o final do livro, me emocionei e senti meu coração pulsar mais forte a cada palavra lida. Amei!

Juuh 09/07/2022

Você amou o bastante?
Acredito que existam momentos e momentos pra lermos um livro. Há alguns meses eu tentei iniciar esse, mas minha cabeça não estava muito bem pra conseguir entrar na história e absorver tudo. Porém esses dias eu peguei ele de novo e consegui fluir. Não existe livro ruim, existe o momento certo pra lê-lo.

Voltando para a resenha do livro, a história da Doris é incrível. A cada página uma nova situação.. medos, dores, desencontros, mudanças, arrependimentos, renúncias e amor. Muito amor de todas as formas. Durante seus 96 anos de vida, Doris viveu muitas coisas e, próximo do fim ela resolve escrever sobre todas as pessoas que passaram por sua vida.

Vale muito a pena a leitura.