A caderneta de endereços vermelha

A caderneta de endereços vermelha Sofia Lundberg

Resenhas - A caderneta de endereços vermelha

Fabi 25/06/2022

Perfeito!!
Nossa que história linda...amei cada página do início ao fim. Uma história de perdas, desencontros, amizade, dor mas principalmente o amor que não morre apesar da distância e do tempo.

Bruna 04/06/2022

Perfeito
Sendo bem sincera, comprei esse livro simplesmente porque gostei da capa e ele estava na promoção na livraria e ele me surpreendeu completamente do início ao fim.
A história é linda e me prendeu desde as primeiras páginas, me encantou e chorei muito com o final.
Amei conhecer sua história querida Doris Alm ??????

Leiturasdalany 23/05/2022

A caderneta de endereços vermelha
Doris tem 96 anos e vive sozinha em um apartamento em Estocolmo e passa seus dias dividida entre algumas visitas que ainda recebe de pessoas que cuidam dela e da limpeza de seu apartamento e as conversas por Skype com a única pessoa de sua família Jenny, sua sobrinha-neta que mora nos Estados Unidos.
Quando Doris era criança ganhou uma caderneta de endereços de capa vermelha, onde ela resolveu anotar os dados de todas as pessoas que ela conheceu e amou durante os anos, resolve escrever sua vida e como chegou onde ela está.
Em meio a tantas lembranças ainda se lembra de seu único amor Allan que foram separados pela guerra e nunca mais se encontraram.

É um livro extremamente emocionante, você fica apaixonada pela força da Doris e por cada cidade e história que ela conta sobre si e sobre as pessoas que fizeram parte da sua vida.

Luanna.Maba 03/05/2022

Um livro perfeito.
Tem muitos livros que digo que amei, gostei muito, foi perfeito, me tocou, mas esse foi diferente. Foram diversas as vezes em que segurei o choro lendo. Acompanhar a vida de Doris, suas dores, amores, medos, injustiças, impulsividades e acima de tudo a sua força foi muito incrível.
Esse livro tem detalhes maravilhosos, uma escrita perfeita e aquela chama que não te deixa parar de ler.

Maria.Thereza 19/04/2022

Que livro lindo
Terminei agora a leitura e ainda tô absorta. Não dá pra imaginar o que acontece nos próximos capitulos conforme vc vai lendo a história e isso te faz ler sem parar. Fiquei totalmente comovida, o livro tem trechos mais tristes, mais felizes e mais tensos. Mas no fim, é tudo sobre amor. Em todas as suas formas.
judeaquino - @juentreestantes 25/09/2022minha estante
Se você amou, eu já quero!????

Maria.Thereza 26/09/2022minha estante
eh lindo demais! triste, mas lindo

Mary's 01/04/2022

Uma leitura maravilhosa, esse livro valeu muito a pena, me emocionei, me alegrei e chorei com a história por trás da Caderneta Vermelha.

Pri 24/03/2022

Lindo...
Impossível não se emocionar e não se apegar a Doris, a personagem é tão real que dá vontade de ir cuidar dela e ouvir suas memórias e histórias enquanto dá um pedaço de chocolate ao leite pra ela.

Uma história sensível e que nos mostra o que é o amor de forma clara, o amor fraterno, o amor romântico e amor em várias formas que são o que dão sentido a vida.

Você amou o bastante?
Jefferson Vianna 24/03/2022minha estante
Uaaauuu... Fiquei interessado após ler a sua resenha! =)

Pri 24/03/2022minha estante
A história é linda, vale muito a leitura ?

Mayara.Ladeira 22/03/2022

A Caderneta de Endereços Vermelha
Bonita história, mas já ouvi tanto sobre ela antes que criei uma expectativa e esperava mais. Achei que alguns acontecimentos poderia ter sido mais desenvolvidos, mas aconteceram rápido.
É um livro rápido, com escrita fácil. Valeu a pena a leitura.

Regine 17/03/2022

Um agradável livro para passar o tempo
Um livro agradável para passar o tempo. Leitura fácil e tranquila, que flue muito bem. O livro traz alguns momentos históricos sobe uma ótima pouco falada.

Karinabparaujo 17/03/2022

Coração quentinho
Amei a escrita! Narrativa que prende e história que, apesar de tantos desafios, foi linda de acompanhar e viajar!

germanovelloso 13/03/2022

Pra quem gosta de se emocionar
A personagem aprende a perder quem se ama e a descobrir novos amores. Nos ensina sobre empatia e compaixão. Uma linda lição de moral sobre olhar a vida sob um novo ponto de vista. Só tenho a agradecer por esta leitura!

Jhosi 04/03/2022

Intenso. Emocionante. Um convite à reflexão...
Aos 96 anos de idade, vivendo uma vida extremamente solitária e na companha apenas de suas memórias, Doris Alm decide começar a compartilhar em cartas e arquivos toda a história de sua vida com sua única parente viva, a sobrinha-neta Jenny.

E, na caderneta de endereços vermelha que ganhou do pai ainda na infância, ela começa a escrever sobre as pessoas que fizeram parte da sua vida e como elas partiram.

Pela primeira vez, Jenny terá acesso ao passado da pessoa que mais esteve presente para ela durante toda a sua vida, mas as memórias a conduzirãopor um labirinto cheio de tristeza, dores e um amor abruptamente interrompido.

Em capítulos curtos, escritos com precisão, o leitor se vê cada vez mais inserido na vida dessa personagem tão singular.

E é impossível não se envolver emocionalmente. A autora escreve e aborda um assunto bastante pesado, mas quase sempre ignorado: a solidão dos idosos, o fato de que no fim da vida, muitas vezes a única companhia que lhes resta são memórias. É de partir o coração.

Apesar de abordar temas difíceis, a autora tem tato e sensibilidade e isso não torna a leitura difícil, apenas intensa.

Sem sombra de dúvidas um livro lindo, cheio de lições, pensamentos, análises e reflexões que vão te acompanhar mesmo desde de virada a última página.

Paula Danielly @chuvadeleitura 02/03/2022

Perfeito
Estou até agora absorta não história de Dóris. Que livro incrível, não sabia tanto que precisava ler ele até lê-lo.

A leitura flui muito bem a a autora conseguiu me prender em cada palavra. Leitura favoritada.

Katia 24/02/2022

Uma leitura deliciosa...
Doris é uma senhora de 96 anos que mora sozinha em Estocolmo. Por conta da idade, ela resolveu escrever suas lembranças, pois são as coisas mais preciosas que tem, e deixar de herança para Jenny, sua única parente viva, que mora nos EUA.
A partir de então vemos Doris no passado e no futuro, "revivendo" e relembrando momentos com as pessoas mais queridas da sua história. Todas elas registradas em sua caderneta vermelha de endereços, que ganhou de presente do seu pai ainda menina, e que usa como direcionamento para sua escrita.
O livro tem uma história linda, uma narrativa tão deliciosa, que em meados do livro já me sentia neta de Dóris.
Com uma vida fascinante e uma personalidade forte e cativante, a trama do livro nos arrebata e você não consegue parar até o final.
Ah...o final! Preparem-se para o final!

Quotes:
"...mas as lembranças que guardamos da maioria das pessoas tendem a esmaecer com o tempo. Não que desapareçam ou não signifiquem mais nada. Mas aquela sensação de perda e pânico pela ausência torna-se opaca e acaba sendo substituída por algo ligeiramente mais neutro. Algo com que de alguma forma se pode viver. (...)" - Pág 101

"Todo mundo passa por reveses na vida. Eles nos mudam. Às vezes nós percebemos; outras vezes acontecem sem o nosso conhecimento. Mas a dor, essa está lá o tempo todo, empilhada em nossos corações, como punhos cerrados prontos para se abrir. Em nossas lágrimas e em nossa raiva." - Pág 129

"Você amou o bastante?”

Bella 15/02/2022

Romance morno e muito bom!
O livro começa meio parado, mas depois a história te pega pela curiosidade pra saber o que aconteceu com a vida da Doris. O final é simplesmente arrebatador, muito bom!

É um romance histórico ótimo pra quem gosta de histórias de amor que se encontram e desencontram no tempo.