A caderneta de endereços vermelha

A caderneta de endereços vermelha Sofia Lundberg

Resenhas - A caderneta de endereços vermelha

Patricia.Cerutti 07/02/2022

Vocês já tiveram um diário? Eu já! ?
Mas você já tiveram uma caderneta de endereços? Eu nunca!?
Doris, uma senhora de apenas 96 anos, tem uma caderneta que ganhou do seu pai quando menina e que ali anota todos os nomes que fazem ou fizeram parte de sua vida. A única ligação de Doris, que mora sozinha em Estocolmo, com a vida é a sua sobrinha-neta Jenny, que mora em Nova Yorque. ?
A caderneta traz registro de nomes que fizeram parte da vida dela, mas muito mais do que nomes, traz a história da sua vida. História que se confunde com grandes acontecimentos do século XX. Histórias da sua infância, da sua ida para Paris, do seu grande amor. Amor esse que ela esperava nunca mais saber notícias.?
Mas a vida dá voltas, traz surpresas e nos mostra o poder das histórias que carregamos e a importância de transmití-las as próximas gerações.?
O primeiro romance da escritora sueca, Sofia Lundberg, nos traz uma reflexão valiosa para nossas vidas. Você já pensou em transmitir sua história aos seus filhos??

Bruna 20/01/2022

Encantadoramente triste.
Esse livro me surpreendeu de muitas formas. Comecei a ler sem muitas pretensões, mas a história vai te envolvendo a cada página. Sob a perspectiva de uma senhora de 96 anos, contando sua história e a das pessoas que passaram por sua vida, em meio à muitas dores, perdas, conquistas, grandes amizades, realizações, desencontros e um amor pra vida toda, fica impossível não se emocionar.
Podemos sentir a solidão e a tristeza de Doris, do envelhecer, que traz consigo questões muito únicas. Todos que você amou, em algum momento da sua vida, quando se é velho demais, já terão partido. Tudo o que você era, toda sua independência, sua autonomia, são tirados de você. Faz a gente refletir sobre a vida, nossas escolhas, o tempo que temos e o que fazemos com ele.
Marcelo Fogo 22/01/2022minha estante
Você escreve muito bem, moça. Já pensou em escrever um romance algum dia?

Luciana.Wenzel 03/02/2022minha estante
Vou colocar na coleção quero ler ?

Bruna 16/02/2022minha estante
Mas esse talento aí na verdade é seu :)

Bruna 16/02/2022minha estante
Lê sim, Lu! É um livro muito bom!! ?

Marcelo Fogo 16/02/2022minha estante
Poxa agradeço. Mas vc tbm tem muito talento ?

@jana450 29/12/2021

Mágico
Amor. É apenas uma palavra, mas engloba tantas coisas. No fim, tudo que importa é o amor. Você amou o bastante?

Robs - @biblioteca.paralela 24/12/2021

Delicado!
Uma leitura perfeita para ter sido concluída em pleno Natal, uma história linda sobre amor, amizade, encontros desencontros e reencontros em um vislumbre da Segunda Guerra Mundial que afetou tantas vidas.

Esse livro tem um cheirinho de histórias de vó rs

Fernanda 19/12/2021

Gostei
Doris Alm tem 96 anos e vive em Estocolmo, na Suécia. Sua única parente viva é a sobrinha-neta Jenny, que vive nos EUA. As duas têm uma relação de muita cumplicidade e a grande alegria de Doris está nas ligações semanais entre as duas, via Skype.

Doris tivera uma vida repleta de reviravoltas e sua história passa pelos tempos áureos da moda em Paris, pela Segunda Guerra Mundial, pela experiência de imigrante nos EUA... São partidas, chegadas, ilusões, alegrias e esperas. É um grande amor vivido pela metade, que ainda dói quando relembrado. Essas memórias estão em caixas de cartas e fotos, em textos escritos no laptop e, sobretudo, na caderneta de endereços vermelha que Doris havia ganhado do pai quando criança, na qual ela registra pessoas e fatos importantes na sua vida.

Doris não quer que tudo o que vivera em quase um século se perca, então organiza tudo para que Jenny leia após sua partida, talvez para ajudá-la a lidar com dores de um passado nada fácil. O que Doris não imagina é que sua história não acaba ali, que a vida ainda pode reservar boas surpresas.

*É um livro que intercala presente e passado. A leitura é bastante fluida e leve. Gostei, mas, como sempre acontece com livros muito comentados, provavelmente criei expectativas altas demais. Percebi várias pontas soltas e alguns personagens importantes pouco aprofundados. A história de amor não convenceu muito, especialmente pelo fato de, nos tempos atuais, a tecnologia facilitar muito o acesso a informações sobre pessoas. Como pontos positivos, alguns fatos sobre os bastidores da Moda em Paris, a abordagem sobre relações familiares, machismo, padrões de beleza, relações abusivas, entre outros.

Mesmo ficando aquém das minhas expectativas, é uma história bonita, que pode conquistar corações românticos.
CPF1964 19/12/2021minha estante
Eu gostei de livro. Sua resenha foi ótima como sempre. Aquém das expectativas ? 4 é uma boa avaliação.

Fernanda 19/12/2021minha estante
Na verdade eu daria 3,8. Acho que criei muitas expectativas, pois todas as resenhas e matérias que li eram só elogios. Às vezes a culpa nem é do livro, é do que a gente resolve esperar dele. Mas foi uma leitura muito válida.

CPF1964 19/12/2021minha estante
Entendi. Eu gostei um pouquinho mais.

Fernanda 19/12/2021minha estante
Eu sou "pirangueira", como dizemos no Nordeste, com notas ????

CPF1964 19/12/2021minha estante
??? Sim. O seu 2,5 equivale ao meu 4. Afinal você tem muito mais bagagem que eu. Estou aprendendo ainda.

CPF1964 22/12/2021minha estante
Curadora Fernanda, Gostaria de desejar a você e a sua linda família um Natal cheio de paz e harmonia. Que o ano de 2022 seja repleto de ótimas leituras e realizações.

Fernanda 06/01/2022minha estante
Bastante atrasado, mas desejo todas as bençãos sobre você e sua família neste ano. E livros, muitos livros...

CPF1964 06/01/2022minha estante
Obrigado. Você está bem, Fernanda ?

Fernanda 06/01/2022minha estante
Estou, obrigada! E de férias! Pretendo diminuir um pouco a fila de livros, porque está imensa.

CPF1964 06/01/2022minha estante
Minha situação é muito pior que a sua. Comprei 331 livros ano passado. Vou precisar de uns 4 anos para zerar a estante...???

Fernanda 07/01/2022minha estante
Misericórdia kkkkkkk. Eu tenho uns sessenta na fila, todos livros físicos, e já estou agoniada ???

CPF1964 07/01/2022minha estante
A situação já melhorou muito... Só faltam 329 agora.

Fernanda 13/01/2022minha estante
Kkkkkk. Tem que ser otimista mesmo.

CPF1964 13/01/2022minha estante
Sempre.

Clara 10/11/2021

A história de Doris vale a leitura
Ler esse livro é como um acalento de vó numa tarde de domingo? Doris, personagem principal, vaga por toda sua vida por meio das pessoas que passaram por ela. E, acho que, no final, a vida é isso mesmo: uma grande colisão entre vários universos particulares que moldam o nosso. Queria que tivesse mais notoriedade? uma história tão gostosa de ler? o final é o esperado, mas acho que o interessante em si é o processo do livro. Um dos meus favoritos desse ano. Muito bom??

Cris 26/10/2021

26.10.2021
Me apaixonei pela história de Doris, de como foi escrita. Pena que cheia de desencontros de um amor verdadeiro que durou por toda a vida.

Books.da.Glau 17/10/2021

Extremamente emocionante,
Eu comprei este livro já sabendo que seria um daqueles que mexeria demais comigo. Não sei vocês, mais para mim, livro bom é aquele que me faz chorar! E com este não tem como não se emocionar.

?A Caderneta de Endereços Vermelha nos trás a história de Dóris, uma senhora de 96 anos, que vive em Estocolmo e tem uma vida solitária, suas únicas visitas são suas  cuidadoras. A alegria de Dóris são as conversas com sua sobrinha-neta Jenny pelo Skype, a qual ela ama imensamente.
Dóris vive feliz em meio às suas lembranças, e por saber que já está no fim da vida, resolve escrever suas memórias para que que elas não se percam com sua partida e para que Jenny possa saber a história de sua vida.
Logo no início do livro, já sabemos que seremos impactado pela trajetória de vida de Dóris e que nos apegaremos demais a personagem.
A história de Dóris começa na Suécia, em Estocolmo, onde ela tinha uma família que amava demais. Num de seus aniversários ela ganha de seu pai uma Caderneta de couro vermelha, onde passa a anotar os dados de todos aqueles que passaram por sua vida, independente se lhe tragam boas ou más lembranças, e no decorrer do livro, ela vai narrando suas experiências e sua convivência com muitas dessas pessoas.
Aos 13 anos um acidente devasta Dória e sua família, obrigando sua mãe a tomar uma atitude que irá machucá-la muito, Dóris foi obrigada a ir trabalhar como empregada de uma Madame, e com o tempo esta madame resolve voltar para Paris e leva a menina Dóris junto. Em Paris Dóris se tornará uma manequim viva, lá ela se apaixonara pela cidade e também por Allan, um rapaz que será o seu grande amor.
A vida não foi boa com Dóris, ela perderá sua família, e também se desencontrará do seu grande amor, e por mais que o tempo passe, seus caminhos não se cruzarão e ela o esperará por toda a vida!!! ?
No decorrer do livro, passaremos por narrações de fatos históricos como a Segunda Guerra Mundial, e por todos os percalços que Dóris passou e todas as suas perdas. A narração intercala entre suas memórias e fatos de sua vida atual.

?Ao ler o livro vamos percebendo que Dóris decide escrever suas memórias para motivar sua sobrinha-neta a ter forças para construir sua própria história, pois Jenny teve uma infância traumática e guarda muita mágoa, e isso interfere em sua forma de ver a vida. Ela é uma protagonista que deixou seu sonhos guardados para viver a vida de ?mãe e dona de casa?, não que isso seja errado, porém não é o que a satisfaz como mulher e como pessoa, e Dóris vê que precisar dar à sobrinha uma motivação para voltar a sonhar.
A reviravolta ao final do livro foi impactante, por mais improvável, eu esperava que acontecesse, e foi tão emocionante que me fez chorar.
Ao decorrer da leitura, fiquei imaginando a vida de minha avó, hoje com 99 anos! Tudo o que ela viveu, superou e nos ensinou. Hoje não tem mais forças e capacidade de viver sozinha, mais ainda nos trás muitas alegrias. Também me coloquei no lugar da avó do meu esposo, que está com 92 anos, viúva, lúcida, mora sozinha, não quer sair de sua casa e nos ensina todos os dias a sermos pessoas melhores.
??Acho que é o primeiro livro que leio onde a protagonista é IDOSA, e fiquei encantada, pois por mais que sabemos que o fim está próximo, aprendemos demais com os ensinamentos deles.
?Se procura um livro com história diferente e que seja extremamente emocionante, não pode deixar de ler.

Lorraine.Dias 11/10/2021

Emocionante
Uma leitura forte, arrebatadora, que te puxa para dentro da história, por vezes as linhas descritas se tornam duras, difíceis de digerir, o que talvez se dê pelo fato de se mostrarem tão próximas da nossa realidade.

Uma leitura que aborda o tema mais delicado de todos, o temido e precioso tempo!
Até quando teremos tempo? O que faremos dele? Como isso ficará registrado? Quem passará por nós? Quem dos que passaram se tornarão registros na alma?

Tantas indagações e tantos sentimentos que vivenciamos ao ler essas páginas que o único conselho que deixo é que LEIAM!

Simplesmente incrível, e com certeza até o momento essa é minha leitura favorita do ano. ??

anna 06/10/2021

MEU LIVRO FAVORITO!!!!
sério, eu nunca chorei TANTO lendo um livro como eu chorei com esse.
eu me emocionei demais com a história e com os acontecimentos, SÉRIO, QUE LIVRO PERFEITO!!!
é uma pena (?) que esse livro não seja tão famoso, pq ele é muito bom e acho que todos deveriam ler pelo menos uma vez na vida.
#minhaopiniao ??

Cris @cristinadaitx 19/09/2021

Doris sobreviveu a muitas coisas...a morte do pai, que tanto amava, ao abando da mãe, que a entregou a uma família para trabalhar como empregada doméstica, ao amigo e irmão mais importante da sua vida e ao seu grande amor. Com quase 100 anos, e à beira da morte, ela vai reviver seu passado: a vida de manequim viva, a Segunda Guerra Mundial, o abuso sexual que gerou um filho que não sobreviveu, o abandono de seu grande amor e a Jenny, sua querida e amada sobrinha/neta que vai herdar sua história e a partir dela vai traçar seu futuro. Um livro que trata daquilo que vivemos e daquilo que não escolhemos viver. Mas, principalmente, de como escolhemos encarar a nós mesmos quando o fim estiver batendo à nossa porta.

Alessandro 19/09/2021

"Desejo muito sol para iluminar seus dias, muita chuva para apreciar o sol. Muita alegria para fortalecer sua alma, muita dor para apreciar os pequenos momentos de felicidade da vida, muitos encontros para você poder dizer adeus."

Um livro muito lindo! As memórias fazem parte da história de todos e são companhias que permanecem para toda a vida e a obra, com certeza, consegue transmitir isso perfeitamente.
Amanda 23/09/2021minha estante
Que lindo, amigo ?

Alessandro 23/09/2021minha estante
??

Fe 26/08/2021

Perfeito
A sinopse desse livro jamais conseguiria fazer jus ao seu conteúdo! Esse é um dos livros mais emocionantes, sensíveis e únicos que já li. A leitura é completamente arrebatadora e as lembranças de Dóris vão continuar comigo, como se fossem minhas. Uma história sobre vida real, as dificuldades do viver e do morrer, a influência das pessoas que amamos na nossa vida e a importância do amor para dar significado a nossa existência. Com certeza já é um dos livros favoritos desse ano.

Mundo da Vavah 22/08/2021

Já vou logo avisando que esse livro entrou para a lista de favoritos da vida e vocês com certeza vão encontrar muito dele por aqui.

Quando pequena, Doris ganhou de seu pai uma caderneta vermelha onde guarda as informações das pessoas que passaram por sua vida ao longos dos anos. Hoje, já uma senhora idosa, com as dificuldades motoras que a longa idade permite, mora sozinha tendo como companhia remota sua sobrinha-neta Jenny que mora nos Estados Unidos. Elas se falam pela skype, Doris continua alimentando as informações da caderneta para compartilhar com Jenny e dessa forma tentar fazer com que a garota supere algus traumas de sua infância.

Ao longo das páginas conseguimos viajar no tempo, viato que os capítulos são alternados entre as histórias do passado de Doris e o seu momento atual. É muito interessante e curioso conhecer mais a fundo, de uma mulher que enfrentou tanta diversidade, conheceu tantas pesssoas e viveu em tantos "mundos". Sorriu, sofreu, amou, viveu! Doris te ensina com cada palavra, com cada reflexão, seja com o pensamento adulto ou ainda jovem.

Jenny que por sua vez também viveu muitas dificuldades, não pensa duas vezes quando sua amada sofre um acidente, precisa de uma cirurgia de urgência e devido a idade corre grandes riscos. No primeiro voo, parte para Estocolmo porque sabe que lá é o seu lugar.

O livro é recheado de momentos emocionantes, de contrastes da sociedade, de ensinamentos da vida, de verdades que devemos encarar e de amor. Acima de tudo o amor é o que permite que o ser humano siga em frente, que seja capaz de assumir seus erros e aprender com eles enquanto é tempo.

Doris e Jenny me fizeram lembrar a minha relação com a minha vó e talvez por isso, o livro tenha sido ainda mais especial para mim. Porque os momentos bons devem ser lembrados, na memória e no coração. Um livro que com certeza deve entrar para a lista de livros que todos devem ler ao menos uma vez na vida.