A caderneta de endereços vermelha

A caderneta de endereços vermelha Sofia Lundberg

Resenhas - A caderneta de endereços vermelha

Malucas Por Romances 11/11/2020

Resenha no instagram @porromances
Olá, leitores!
Hoje o post é muito mais que uma resenha, é também um pedido para que leiam A Caderneta de Endereços Vermelha. O livro se tornou um dos melhores do ano e quero que todas as malucas leiam.

O livro vai começar contando a história de Doris, que é uma senhora de 96 anos e vai começar a escrever suas lembranças para que quando ela morrer as lembranças não morrer com ela. Doris tem uma caderneta vermelha onde ela anotava todos os nomes que passaram na sua vida é muito deles estão mortos. Cada risco na caderneta foi alguém que morreu e agora ela vai puxar na memória todos os momentos bons e ruins do seu passado.

Já nas primeiras páginas a autora nos faz sentir na pele o que é ser um idoso sozinho. Depois desse livro com certeza darei mais atenção aos idosos e suas falas. Quantas vezes eles são silenciados, deixado seus desejados de lados.

Dóris foi uma protagonista perfeita tanto no presente quanto no passado. O mocinha que sofreu, viu! Toda desgraça é pouca e foi impossível não se emocionar em cada capítulo.

O livro também vai contar um pouco da Segunda Guerra Mundial e como Doris conheceu o amor da sua vida. Prepararem os lencinhos que vai ter muitas lágrimas.

Todos os personagens que passaram por Doris nesses anos todos nenhum deles são em vão. Uns vão ter uma história bonita e outras muitos tristes. Por isso alerto que o livro pode sim ter gatilhos e o choro e livre.

Ao final dessa história só soube ficar olhando para o nada e chorar horrores. Um livro que me fez sentir, rir, chorar e torcer para que tudo desse certo, mesmo sabendo que era quase impossível.

A Caderneta de Endereços Vermelha primeiramente me chamou atenção por causa dessa capa linda, e fiquei aqui me perguntando porque não li esse livro antes. Um livro que até agora foi pouco falado, mas é perfeito do começo ao fim.

A Caderneta de Endereços Vermelha é uma história que se passa no presente e no passado de Doris, com a sobrinha Jenny também narrando. O livro é parecido com o livro Os Setes Maridos de Evelyn Hugo, mas esse livro com certeza vem da alma e trás para o leitor a pura realidade, sem adoçar, sem medo de chocar.

site: http://malucaspor-romances.blogspot.com/2020/11/resenha-caderneta-de-enderecos-vermelha.html#axzz6dWrSryRo

Scarlett11 18/12/2022

Achei o enredo muito cativante, a escrita é simples e as vezes senti um furo durante as narrações, mas no geral gostei do livro! Chorei que nem um bebê no final ?

Talita 19/01/2021

Eu desejo tudo de bom para você,
Muito sol para iluminar os seus dias,
Com chuva suficiente para poder apreciar o sol.
Muitas alegrias para expandir a sua alma,
Dores suficientes para conseguir apreciar os pequenos momentos de felicidades da vida.
E muitos amigos para dizer adeus de tempos em tempos.

A caderneta de endereços vermelha / Sofia Lundberg.
É um romance poderoso, apaixonante, de encontros, desencontros, perdas, amores, coragem e lembranças.
A história de Doris nos faz pensar, ela é tão gostosa quanto abraço de avó.
Esta leitura foi uma experiência maravilhosa e emocionante que ganhou um pedacinho do meu coração.

Lika Moreira 01/12/2020

Não é por menos que este livro virou um best seller, que história adorável nossa querida Dóris contando fatos incríveis de sua vida com tantas adversidades e uma linda história de amor. Vale a pena cada minuto de leitura ...

Prim 09/12/2022

A vida de Doris
É um livro especial, sem dúvida.

Senti que a autora se perdeu um pouco já perto do final, tentou colocar mais do que a história comportava. A parte sobre a mãe da Jenny foi tão apressada e superficial que eu fiquei sem entender qual a necessidade de estar ali.

Apesar dos problemas já na parte final, acho que o começo, a forma como as emoções foram descritas, como a narradora-personagem Doris conta a sua vida ao escrever para a sobrinha-neta, Jenny, foi muito bem feita. As emoções estão ali. Não compra a empatia do leitor, ela surge naturalmente diante da história bem contada.

É um livro que faz refletir sobre quando se tiver tempo demais para pensar e tempo de menos para viver. Quais as lembranças que você quer ter? Quais arrependimentos lhe comoverão?

A personagem viveu uma vida longa e cheia de altos e baixos. Sofrimentos terríveis, desde cedo, mas também teve bons momentos. Amou e foi amada. Teve amores correspondidos, como os de Gösta e de Jenny, e amores eternos e desencontrados, como o de Allan. Foi feliz e foi triste. Foi forte e foi ao fundo do poço. Teve muitas lembranças para escrever e uma herança inalienável.

No fim, a mensagem que fica é: Não se preocupe tanto com o futuro, as coisas acontecerão de um modo ou de outro. Viva, sofra, erga-se e viva mais um pouco. Lembranças para o passado, Coragem para o presente, Sorte para o futuro.

Chelsea.Archer 12/05/2021

Me apaixonei pela Dóris
O livro conta a história da vida de Dóris, sob o ponto de vista da própria personagem, agora com 96 anos. Ela faz um resumo de sua vida com base nas pessoas registradas em sua caderneta de endereços, que foi um presente de seu pai.

Alternando passado e presente, o livro mexe tanto com o leitor que ficamos com a sensação que a Dóris é muito próxima da gente. Uma vovó querida e amada.

O livro relata as experiências de Dóris desde a infância, passando pela juventude e maturidade. Alerto que o livro contém gatilhos de violência e estr*pro ?? portanto se você é sensível a estes temas, não recomendo a leitura.

Dóris viveu a vida com muita coragem e eu não duvido que tenham existido várias ?Dóris? nesse mundo depois da guerra.

Enfim, é um livro que relata a vida como ela é, como ela foi e como ela poderia ter sido para Dóris. Terminei o livro aos prantos e emocionadíssima.

Ana 27/01/2023

Terminei de ler esse livro hoje e fiquei extremamente tocada, impossível não se emocionar com a história de Doris, uma velhinha que vive sózinha, e suas únicas visitas são suas cuidadoras e a única parente que ela conversa por skype é sua sobrinha- neta Jenny que mora em outro país.
Esse, é um livro emocionante, poderoso, que fala da importância das histórias de vida que carregamos e como devemos transmiti-las para nossos descendentes. Fala sobre o amor como um todo, as oportunidades que aparecem na nossa vida e que às vezes perdemos.
Enfim, um livro para refletir, se emocionar e ficar de coração quentinho. Vocês vão se apaixonar pela Doris ?.

Má Powzum- @entrelinhaslivros 30/12/2020

Uma leitura tocante!
Esse livro sem dúvidas nos desperta um misto de sentimentos, ao mesmo tempo que é lindo demais rever a vida de Doris por meio de seus escritos é triste saber que ela sente tanta falta daqueles que se foram. É triste pensar que todos que amamos se vão e talvez a gente ainda fique aqui sentindo essa saudade...
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
É um livro muito fluído já que a escrita é semelhante a um diário, narrando a vida de Doris pela sua caderneta e também com alguns capítulos voltados ao hoje. Doris acabou saindo de casa muito jovem, por isso ela passou por poucas e boas na vida ainda mais levando em conta que era mulher e viveu na Segunda Guerra. .
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
A caderneta de endereços vermelha é um livro extremamente nostálgico, ele nos faz pensar sobre como estamos vivendo o hoje e como será a nossa velhice. O que será que o futuro nos reserva? É um livro sobre luto, perdas, amizade, primeiro amor e essencialmente como as pessoas passam por nossas vidas deixando suas marcas e lembranças conosco.

Resenha completa no insta @entrelinhaslivros

site: https://www.instagram.com/entrelinhaslivros/

Adriana 13/08/2021

Mulher forte
Coo dito por alguém: livro de uma escrita elegante...assim como a personagem central.
Livro delicado, fluído, com personagens envolvente.
Com final lindo, esperançoso....

ClAudia 10/01/2021

A nova rainha da sofrência
Doris é uma senhorinha muito fofa, que teve uma vida difícil e solitária. Acompanhamos seu presente e suas lembranças do passado e de todas as pessoas que passaram por sua vida, transformando-a de alguma forma, mas agora estão todas mortas.

Foi uma leitura bem triste e difícil pra mim, pois recém perdi meu avô - o último que ainda vivo entre nós - e ter que ver a Doris definhando foi bem doloroso. Levei mais de 15 dias pra finalizar.

Mas amei a força da personagem, o fato de ir atrás dos sonhos, de não deixar a dureza da vida tirar sua alegria nas pequenas coisas. Sofri muito com os desencontros, as violências, as perdas e o amor perdido dela.

Terminei o livro lavada em lágrimas.
Recomendo, é uma leitura muito tocante.

Aviso de gatilho: estupro, assédio, menção a consumo de drogas, tentativa de suicídio, parto com bebê natimorto (não achei nenhuma das cenas gráficas ou descritivas demais, mas fica o aviso para quem é sensível aos temas).

Thalita 20/02/2021

Triste
Adoro livros que me fazem chorar, e esse já começou me dando aperto no peito. Uma história sobre uma personagem idosa, um tipo de livro que ainda não li muitos. Nos mostra a vida em retrospectiva.

Em alguns pontos achei que a autora exagerou um pouco nos acontecimentos da vida da personagem, pra mostrar que foi uma vida realmente terrível. A personagem de Jenny também poderia ter sido mais desenvolvida, bem como a relação dela com o marido, algo que achei bem superficial e que não condiz com a profundidade do resto do livro.

Só sei que chorei.

Luanna.Maba 03/05/2022

Um livro perfeito.
Tem muitos livros que digo que amei, gostei muito, foi perfeito, me tocou, mas esse foi diferente. Foram diversas as vezes em que segurei o choro lendo. Acompanhar a vida de Doris, suas dores, amores, medos, injustiças, impulsividades e acima de tudo a sua força foi muito incrível.
Esse livro tem detalhes maravilhosos, uma escrita perfeita e aquela chama que não te deixa parar de ler.

Viviana Mendonça 09/02/2021

Esse livro acabou comigo...
Tantos detalhes que esse livro trouxe, e quantas vezes derramei uma lágrima, paea no final, derramar várias, sim no momento estava muito sentimental, mas mesmo que não estivesse o livro puxaria essa emoção, chorei, mas chorei mesmo.
Eu soposso afirmar que amei o livro, mas ele acabou comigo???

Déborah Tesser 17/01/2021

A caderneta de endereços vermelha traz a história de Doris Alm, uma sueca que desde muito nova teve que deixar para trás as pessoas que amava e lutar ferozmente pela sua sobrevivência.
Anos e anos depois, Doris decide não mais guardar segredos e contar toda a sua história para sua sobrinha-neta, Jenny.
É uma história com uma grande carga emocional, não dá para ser lida tão rapidamente, por mais fluida que seja sua escrita. Precisa ser digerida e refletida!
Pura e simplesmente uma história de amor, amor em sua completude, de todos os tipos...o amor familiar, o amor amante, o amor amigo, o amor pela vida, e até mesmo, o amor por lugares incríveis que nos encantam e nos trazem um sentimento de pertencimento. Uma narrativa que, em menos de trezentas páginas nos ensina tanto.
Recomendo MUITO a leitura!