O Fascismo em Camisas Verdes

O Fascismo em Camisas Verdes Leandro Pereira Gonçalves...

Resenhas - O fascismo em camisas verdes

Art 02/02/2022

Livro essencial para entendermos como surgiu o Integralismo e a forma pela qual ele sobreviveu até os dias atuais, além de perceber suas metamorfoses desde a criação do movimento e sua ascensão nos anos 30 com Plínio Salgado. A obra conta toda a história da vertente fascista, como ela funciona e sua complexa estrutura e as relaciona com acontecimentos do nosso presente, como a posse do merda do Bolsonaro e o atentado ao Porta dos Fundos, em 2018.

Gfelixft 22/03/2021

Deus, pátria e família
"O lema "Deus, Pátria e família" permanece vivo e ainda mais atual. Outro sinal dessa atualidade pode ser notado até mesmo fora dos domínios integralistas.

Em 13 de novembro de 2019, o partido Aliança pelo Brasil, projeto político da família Bolsonaro, lançava as suas redes sociais. A segunda mensagem publicada no Twitter era: "Nossa força é o Brasil! Aliança pelo Brasil! Deus, pátria, família!"

allanzanetti 23/09/2020

Fascismo de verde (e amarelo)
O fascismo retornou ao debate público no Brasil, mas uma parcela expressiva da população não sabe que o país já foi sede de um relevante movimento político inspirado abertamente na ideologia de Benito Mussolini. Conhecer os camisas-verdes ajuda a perceber o autoritarismo, que hoje ocupa o poder por vias democráticas, tal como ele é: uma peça fundamental da política nacional e da cultura brasileira.

Paulo 22/05/2022

A democracia é um exercício diário
O livro que os historiadores Leandro Pereira Gonçalves e Odilon Caldeira Neto , da UFJF, lançaram em julho pela FGV, é o resultado de anos de pesquisa sobre o fascismo de ontem e hoje no Brasil. A obra traz uma linguagem bastante acessível, e certamente irá agradar todas as pessoas interessadas em entender a história do fascismo e do integralismo no Brasil, desde o encontro de Plínio Salgado com Mussolini, até atos recentes como manifestações xenofóbicas no contexto da covid-19, assim como do ataque à sede da produtora do Porta dos Fundos.
Paula 22/05/2022minha estante

Apmmota 18/11/2023

Interessante
Outro livro adquirido para produção da monografia que achei interessante compartilhar. Assim como Fascismo à Brasileira, O Fascismo em Camisas Verdes conta a história do integralismo no Brasil e seu fortalecimento no século XXI com a chegada da extrema-direita no poder. É um livro sobre história e memória e como a sociedade vive em um eterno ciclo de dominação.

Yago 31/03/2023

Meu professor de história me recomendou esse livro,ele me recomendou um livro muito bom.
É incrível e assustador como que eles sempre estiveram e sempre estão aqui os integralista.
Esse livro é as vezes muito engraçado eu me pergunto como que o Brasil consegue ser tão irônico.