A Constituição na Vida dos Povos

A Constituição na Vida dos Povos Dalmo de Abreu Dallari

Resenhas - A Constituição na Vida dos Povos

Milena 12/09/2023

Eu li por pura obrigação ??
Não gosto desse tipo de livro mas tô na facul de fazer oq né ?kskksks achei bem difícil de entender,me sentir uma burra toda pesquisando aqui ida hr oq significava as palavras ?????????MAs eu amei as referências históricas que ele cita fora isso deu vontande te dormi tantas vezes
Lendo essa prrrrrr

Andresa 04/05/2013

a evolução do constitucionalismo
O livro mostra de maneira minunciosa a evolução do constitucionalismo e como as Constituições foram interpretadas na Inglaterra, França e Estados Unidos.
Primeiramente, o livro inicia falando sobre o absolutismo na idade média, no qual o monarca tinha completa autonomia e poder sobre qualquer decisao tomada, sua palavra era ordem, era lei. Após este periodo, a burguesia começa a criar forças, isto porque um dos fatores que trazia poder as pessoas, era a quantidade de propriedade que ela possuia. A burguesia passou a ter a faculdade de participar do parlamento, ou seja, na criação das leis.
Após falar da evolução historica dos povos, o autor apresentou com riqueza de informações a função, e a forma das contituições criadas na Inglaterra, França e EUA. O autor demonstra claramente sua empatia pela constituição Francesa destacando ela como modelo para as demais constituições inumeras vezes, alegando que mesmo que implicitamente e com alguns difereciais, a amioria das constituições tiveram como base a constituição Francesa.
Enfim, a constituição Inglesa foi bastante discutida, devido ao fato dela não ter a forma escrita, ser apenas normas ditadas, os Ingleses alegam que esta forma é melhor e mais fácil para se adequar a evolução da sociedade. Ela tinha aenas a função de frear o absolutismo, tranformando a monarquia absolutista em uma monarquia moderada, como foi chamada na epoca, por possuir um controle sobre poder do monarca.
Ja a constituição Francesa, trouxe as garantias fundamentais de dignidade humana em seu preambulo, ela possuia a forma escrita, a constituição Francesa teve bastante influencia da Declaração dos Direitos do homem e do Cidadào, de 1789. Sendo que a constituição Francesa não servia apenas como controle do poder estatal, mas também como dotada de principios que trazia as garantias fundamentais de proteção ao homem.
Por fim, o autor apresenta a Constituição dos Estados Unidos, trazendo as mesma garantias fundamentais ao homem, o controle do poder estatal e a organização dos poderes de forma tripartida. Além do mais, foi nos Estados Unidos, a partir do caso Marbury vs Madson surge o controle de constitucionalidade das leis, sendo que se cria um tribunal constitucional para julgar os casos, surgindo consequentimente o controle difuso, no qual a decisao reflete em todos os outros casos semelhantes.
Pra os apaixonados por historia e principalmente para quem gosta de ler sobre a constituição federal, é um excelente livro, rico em informações.