Como Cultivar Uma Vida de Leitura

Como Cultivar Uma Vida de Leitura C. S. Lewis

Resenhas - Como cultivar uma vida de leitura

Yasmim24 23/04/2024

Não há o que dizer sobre o brilhantismo de Lewis e de sua envergadura intelectual. Porém a forma como o livro foi organizado me desconectou da leitura, principalmente no final. Ainda sim o conteúdo vale muito a pena.

Stephanie.Sampronha 23/04/2024

Para quem gosta e não gosta de ler
Essa coletânea de textos do lewis escritos em contextos e épocas diferentes nos traz insights importantes sobre a leitura, bem como vivências e opiniões pessoais. Eu estou me tornando cada vez mais fã dele, conhecendo cada vez mais suas obras.

1dario 02/04/2024

Devo indicar para alguém?
Lewis descreve pontos importantes para quem quer ser um verdadeiro leitor. Esse livro é a junção de cartas e escritos do autor sobre a arte de ler (literatura). Me decepcionei um pouco com esse livro, pelo título do livro ?como cultivar uma vida de leitura?, eu esperava algo diferente.

NatAlia1704 22/03/2024

Como cultivar o hábito de leitura
O livro é uma coletânea de textos e cartas escritos por Lewis sobre livros, leitura e literatura. É interessante ver os pensamentos do autor e suas opiniões e conselhos sobre a leitura. Há também escritos sobre O Hobbit e O Senhor dos Anéis.

bookcaseofmari 18/02/2024

Releitura
Posso comentar sobre o livro de novo, por que realmente vale a pena. Dessa vez, notei algo bem legal, eu conhecia mais dos autores que ele estava citando e consegui dar mais opiniões no livro. Aprendi ainda mais e sei que em outra releitura, iria encontrar coisas novas!

Maristela 09/02/2024

COMO CULTIVAR UMA VIDA DE LEITURA
Pagina 116

Há duas formas de usufruir do passado, do
mesmo modo como há duas maneiras de usufruir de um país estrangeiro.
[?]O turista desinteressado reclama do chá ruim de um lugar onde poderia ter tomado um café excelente. [...]
Entretanto, existe uma outra forma de viajar, assim como existe uma outra forma de ler. Você pode apreciar a comida local e o vinho local; pode partilhar da vida estrangeira; pode começar a ver o país estrangeiro conforme ele é, não para o turista, mas para o habitante local. Pode, enfim, voltar para casa transformado, pensando e sentindo de forma como nunca pensara e sentira antes.
O mesmo acontece com a literatura. Podemos ir além da primeira impressão causada por um poema à nossa sensibilidade moderna. Estudando elementos

Taty 30/01/2024

Dicas de leitura com o melhor
Um livro que de início me enganou um pouco porque pensei que seria textos inéditos porém são recortes de outros livros e que se vc já leu a coleção quase toda talvez ache repetitivo OU vai se deleitar novamente com o prazer da releitura de clássicos e relembrar conselhos dados em outros livros como o próprio conselho de RELER LIVROS ?

Gostei muito da releitura e principalmente de relembrar brevemente a opinião de Lewis sobre determinados autores e suas obras como por exemplo saber que ele gosta de Jane Austen porém nem um pouco do Alexandre Dumas e sua obra Os três mosqueteiros kkkk

Fiquei curiosa com o autor favorito do meu autor favorito kkkk para Lewis o George Mac Donald teve um papel muito importante para despertar sua imaginação e mais interesse ainda por fantasia. Digo mais interesse porque ele sempre leu muito desde muito criança e segundo relatos sabia vários trechos decorados dos livros lidos mencionando até a página ???

Achei engraçado o fato dele colocar observações no final de cada leitura e no caso de alguma que ele não tenha gostado, colocava a observação ? Nunca Mais? kkkk acho que vou adotar essa ?

Interessante o ponto de vista a respeito das obras do seu amigo Tolkien falando a respeito do Hobbit e O Senhor dos Anéis

Enfim? Vale a pena pegar essas dicas pra meta literária ????

Bia 29/01/2024

Nunca me canso do Lewis.
Nunca me decepciono com Lewis!
Esse livro é um compilado de artigos e citações de Lewis sobre vida de leitura, recomendo demais para os apaixonados por livros. Ele nos mostra como grande parte do que somos é formado pelos livros e autores que lemos, ele também vai falar brevemente das duas principais obras do Tolkien. Ótimo livro.

fiúza 21/01/2024

Comecei ler com expectativas altíssimas e me surpreendeu além.
sou apaixonado pela escrita de c.s lewis, e certamente impulsou minha vida literária.

Fernanda.Caputo 16/01/2024

Excelentes textos, muito gostoso de ler!
A despeito do título, não é um guia, um manual de como se tornar um leitor. É uma reunião de vários textos, excertos, trechos de cartas e outras obras em que C.S. Lewis fala sobre livros e leitores.

É maravilhoso ter um vislumbre dos seus pensamentos.

Lemos porque "queremos ver com outros olhos, imaginar com outras imaginações, sentir com outros corações, e com os nossos próprios também".
A literatura nos permite ter experiências que não são nossas.
"Ao ler a grande literatura, eu me torno mil homens e, mesmo assim, continuo a ser eu mesmo".

Ele defende até os contos de fadas. Diz que tinha vergonha de ser pego lendo-os aos dez anos, mas aos cinquenta os lia abertamente.
"Quando me tornei homem, deixei de lado as coisas infantis, incluindo o medo da infantilidade e o desejo de ser muito adulto".

Gostei especialmente desta parte porque agora tenho um argumento para defender Harry Potter aos 34 anos ?

Através da leitura, somos extraídos das limitações de nosso tempo, classe, localização geográfica. Somos transportados a um mundo muito mais amplo.

Ah, Lewis nos deixa uma dica importante: a cada dois livros contemporâneos, inclua um antigo. Eles são importantes.

E, para saber o porquê, não deixe de ler este livrinho curto (li em um dia), mas extremamente rico! ?

Obs: ele é a nossa primeira indicação para o @clube.travessia!

Jurandir2 06/01/2024

Reflexões sobre ser leitor e literatura
C. S. Lewis compartilha a ideia de ser um leitor, alguém que é capaz de enxergar vários mundos através dos olhos de outros. Segundo ele, o verdadeiro leitor consegue depreender da leitura muito além do superficial. O verdadeiro leitor consegue viver aquele universo litetário de modo profundo ou de modo refletir sobre o mundo que nos rodeia.

Cultivar o ato de ler diariamente pode transformar nossa perspectiva sobre o nosso meio, sobre nossa visão de vida. Sobre este aspecto, Lewis dá alguns conselhos como priorizar a leitura como hábito diário e não somente como um lazer esporádico, leitura e releitura de livros antigos ou clássicos, e refletir sobre o que leu.

O livro traz ensinamentos de forma bem objetiva e que ajuda a ponderar sobre como ser um bom leitor.

juh teixeira 03/01/2024

Recomendo
A princípio estava amando e sentia que seria um favorito. O livro expressou de maneira clara pensamentos que eu como leitora já tive, mas não conseguia descreve-los. Lewis escreve como ae estivesse conversando com o leitor, sua escrita é muito característica.

Porém, não foi uma leitura "fácil" por assim dizer. Em diversos ocasiões precisei reler de duas á três vezes um parágrafo, o que tornou a leitura mais pesada. Os primeiros capítulos honram o título "Como cultivar uma vida de leitura", mas com o decorer do enredo ele passa à trazer resenhas e assuntos não focados na leitura em si.

Mas fico muito contente de esta ser a minha primeira leitura do ano, com certeza me agregou muito e me fez refletir também. Recomendo e desejo ainda ler muitas obras do C.S. Lewis.

Marcus 31/12/2023

Se você está aqui é provável que, como eu, goste muito de ler. Nem precisaria de mais estímulo, mas fiquei curioso para saber o que Clive Staples Lewis, tinha a dizer sobre o assunto.
Só pra lembrar, o irlandês C. S. Lewis, como é mais conhecido, foi escritor e professor, autor entre outros, de As Crônicas de Nárnia. Foi também grande amigo de Tolkien, e um dos primeiros leitores de O Senhor dos Anéis.
Em “Como cultivar uma vida de leitura” Lewis faz uma defesa apaixonada da fantasia, contos de fada e a leitura como prazer. Recomenda a releitura de livros, defende a importância de livros antigos frente aos novos, diz que pular páginas que nada acrescentam é permitido e sugere que se comente a obra após a leitura.
A obra traz ainda nove provocações interessantes que estimulam a refletir sobre os livros que lemos.
A edição é da Vida Melhor Editora para a Thomas Nelson Brasil

site: https://www.youtube.com/@BichodePrata

NatSantosBooks 14/12/2023

É DE DAR TAPA NA CARA DOS LEITORES!
Leitor, esse livro é dedicado a você! Não deixe de ler esse livro.

C. S Lewis é um escritor excelente. A importância do livro não é só divertir e trazer prazer pra nós, é mudar nossa perspectiva, pensamentos, curar tristezas e muito mais. A literatura é um mundo infinito de possibilidades. Leiam com consciência do que esse livro traz..

( Jesus. Esse livro me deu tanto tapa na cara que eu nem sei, acho que mudou minha vista geral sobre isso sabe. Me ensinou o JEITO CERTO de ler, porque TEM SIM.)

fora que o livro é lindíssimo (COMPRE FÍSICO) e fiquei admirando ele a leitura inteira.

Kiara | @livrosdakiara 06/12/2023

Esperava mais da edição ?
Muitos textos de outros materiais do lewis. Ficou uma junção um pouco confusa. E a tradução não achei a melhor. Muitas vezes li e reli e percebi que se fosse traduzido de outra forma poderia dar um entendimento melhor ao leitor. O autor tem muito a contribuir sobre, e se ele de fato tivesse feito esse livro seria incrível.