Seu Bartolomeu do futuro

Resenhas - Seu Bartolomeu do futuro

Henrique Sanches 30/08/2023

Seu Bartolomeu vacilou...
Leitura #053/2023

Seu Bartolomeu do futuro é um texto curto de Ficção Contemporânea.

Eu adorei a capa e o título. Aliás, título sensacional. Mas o texto, não deu. "Seu Bartolomeu vacilou", como diz o autor.

A ideia de criar um sci-fi com um texto engraçado, com grandes sacadas e tiradas e pitadas de ironia vem do Douglas Adams, mas aqui neste texto, parece que tudo isso não cola... pelo menos, não colou pra mim.

Seu Bartolomeu sai pra caminhar e resolve comprar um refrigerante, ou não, e enquanto ele vai, inúmeras ideias boas passam pela cabeça do narrador, que resolve conversar com a gente, durante a leitura.

A ideia de escrever assim é muito boa, mas fiquei com a impressão que alguns parágrafos foram colocados no texto só para criar volume...

Outra coisa, tenho dúvidas se é sci-fi, mas vale a leitura pra conhecer um narrador meio rabugento que tem sacadas interessantes.

Se você já leu, bora trocar uma ideia?

Boas leituras!

Dionelson 23/05/2021

Quero mais
Incrível como algo simples em 10 páginas consegue manter tanto o interesse da leitura, que quando acaba você fica querendo mais!

Chico Barbosa Jr. 20/07/2020

Um ensaio sobre o futuro (ou seria sobre o presente?), permeado por uma passagem infeliz (rotineira) da vida do Seu Bartolomeu (que poderia ser você ou eu).

Guilherme 06/09/2020

Divertido
Peguei esse conto para conhecer o autor, e me diverti muito com a narrativa na qual vemos um dia do Seu Bartolomeu e as novidades do futuro e o que acontece quando ele sai de casa. É pequeno e nos faz querer ler mais sobre ele.

Vanylla.Vieira 14/03/2021

Uma conversa sobre eu, você e Bartolomeu.
Eu adorei o estilo narrativo; parece que ele está sentado ao nosso lado contando a história; e todos os "erros propositais" são muito bons. E as percepções futurísticas parecem assertivas. Foi uma leitura rápida e divertida.

Nadson Cauã 27/03/2021

(27/01/2021) - (27/01/2021)

BrUnO 28/12/2021

Meu amores kkkk
Leiam esse conto, sério.
Eu acho que poucas leituras foram tão fluidas quanto esse conto curtíssimo e que me fez rir bastante, trouxe uma sensação gostosinha no peito e ainda flerta com reflexões sobre o futuro.

A sinopse é bem simples: um homem (no futuro) vai pegar uma lata de refrigerante (numa máquina também futurística). O resto do plot é contar demais, mas o que posso dizer é que o narrador é um personagem mega importante aqui e ele rouba muito a cena, sem parecer algo forçado nem nada do tipo, é incrível como ele não se leva a sério.

Uma ótima leitura para esse finzinho de ano.

Helo 27/04/2023

Rápido e divertido
Um livro de 10 páginas bem pensadas, ao invés de livro eu chamaria de uma piada um pouco mais longa, que conta uma história interessante e no seu desfecho nós garante alguns pensamentos.

Anderson 29/12/2020

O futuro
Espero que venha uma versão full lenght para a obra. Tem mto a explorar sobre o futuro e sobre bartolomeu.

Lucas Rey 06/02/2024

Queria mais.
Um "conto" curto que tem como principal personagem a própria narrativa. Criativo. Gostei bastante e fiquei com vontade de ler mais coisas escritas dessa forma.

Ricardo.Rincon 25/05/2021

Impressionante
Pedro duarte mostrando que sabe como escrever histórias que cativam o seu leitor.
Diferente de tudo o que eu já li.

Elpidio 11/01/2022

Muito bom!
Livro super divertido e ao mesmo tempo reflexivo, tratando de temas contemporâneos e super relevantes em apenas 10 páginas e de forma leve e bem humorada! Recomendo!!

Dango Yoshio 02/09/2023

Um dia ruim
Com seu jeito cômico e descontraído de ser, Pedro Duarte apresenta a desventura de Seu Bartolomeu e a máquina de refrigerante, enquanto faz conjecturas sobre nosso tempo e um futuro não tão distante assim.

Guilherme 30/01/2021

Um breve lapso de futuro com pitadas do que sempre vivemos
O titulo dessa resenha diz tudo. É uma obra breve, um lapso de futuro, com novas tecnologias (talvez?), porém com problemas que vivemos há anos.

Vale muito a pena investir 15 minutos nessa leitura. Gostei.

anisios 05/02/2021

Pouco desenvolvido
Acabei lendo o por curiosidade, o autor é um dos host do podcast: this is brazil. Pedro narra um conto breve e cheio de divagações e voltas que fazem o conto ficar raso. Apesar 2 piadas engraçadinhas fica a sensação que o conto foi 80% disperso do compromisso de contar o conto. Espero que no futuro, Pedro faça um esforço de fazer o conto completo e mais direto no texto. A narrativa é exatamente como o autor fala no podcast, que é divertida. Mas fica a crítica de focar mais no desenvolvimento e ritmo da história, as quebras sucessivas para comentários engraçados não devem ser repetitivas ou maiores que o fluxo da história.