Do que estamos falando quando falamos de Ansiedade, Depressão e outros problemas emocionais José Alberto de Camargo...

Resenhas -

Jan... 22/10/2021

Quando estiver caminhando pelas ruas da sua cidade, circulando pelos corredores da empresa onde trabalha ou confraternizando em uma festa de família, experimente observar as pessoas ao seu redor. Você seria capaz de imaginar que uma em cada cinco dessas pessoas está sofrendo, ou sofreu, no último ano, de um transtorno mental? E mais: poderia supor que, ao longo da vida, uma em cada três terá um problema deste tipo? Pois sim, é o que apontam as pesquisas realizadas no mundo inteiro. "

"Embora, há milênios, as sociedades estejam tentando entender e controlar os transtornos mentais, a compreensão de que é uma questão de saúde, digna de receber ajuda médica e psicológica é recente. Durante muito tempo, a doença mental foi considerada como um castigo divino, algo vergonhoso, que desmerecia o doente e a família dele - assim como eram vistas todas as doenças graves e incuráveis, como a hanseníase e a peste negra."

" A história dos transtornos mentais - o modo como a humanidade compreendeu e lidou com esse problema durante milênios - colocou sobre o assunto uma carga pesada de estigma e preconceito. E , hoje , embora a ciência tenha superado a ideia de que a "loucura" seria um castigo divino, a própria natureza das afecções mentais - doenças que alteram o comportamento e provocam problemas de convivência - continua a reforçar a conotação moral que elas sempre tiveram".

Uma leitura extremamente necessária!! Precisamos todos entender o que são os transtornos mentais e este livro aborda a questão numa linguagem bem objetiva e acessível para leigos. Depressão, ansiedade, TOC, transtorno bipolar, esquizofrenia, Alzheimer, vicio em álcool e drogas. Precisamos saber o que são essas doenças , como elas podem surgir e como lidar com elas. Precisamos entender que as doenças mentais são doenças como qualquer outra . Que há uma grande carga biológica e genética que pode influenciar e que todos estamos sujeitos a elas, assim como estamos sujeitos a qualquer outra doença. Não é castigo divino, não é falta de Deus, não é carma, não é um problema de caráter e imoralidade. Recomendo demais esse livro!!

May 13/10/2021

Setembro passou, e infelizmente os transtornos mentais só são lembrados nesse mês, porém durante todo o ano as doenças da mente são estigmatizadas e por isso ainda são um tabu. Nesse livro temos uma enxurrada de informação valiosa sobre vários transtornos mentais, como transtorno de ansiedade, depressão, bipolaridade, esquizofrenia e até alcoolismo, e além disso os autores trouxeram muitas dicas de como nos previnir dessas doenças e como lidar com um conhecido ou familiar que tem algum transtorno mental. Esse tipo de literatura é muito importante, embora infelizmente pouco consumida, pois é capaz de quebrar os estereótipos relacionados à doenças da mente e nos ajuda a derrubar o preconceito que ainda é muito forte em relação à isso. Com certeza você ou alguém que conhece já foi preconceituoso em relação à transtornos mentais e é relutante à procurar com psicólogos e psiquiatras, e para mudar nossos conceitos é preciso começar de algum lugar, e esse livro é excelente para exclarecer muitos pontos sobre saúde mental.

"No fundo, os transtornos mentais ainda são vistos por muitos como 'coisa da nossa cabeça', como se essa expressão remetesse a algo que não existe de verdade e que poderia ser revertido apenas com pensamento positivo, racionalidade e força de vontade. Mas o problema não é tão simples assim."

Gatilhos: crises de esquizofrenia, bipolaridade e depressão, alcoolismo, suicídio
+16

Vladia Castro 16/09/2022

Do que estamos falando... Ansiedade e depressão
Livro bem interessante, até porque não fica só na ansiedade e na depressão. Passa também pelo autismo, Alzheimer, TOC, transtorno bipolar, esquizofrenia. Vale a pena ler e ampliar os horizontes.