Após o anoitecer

Após o anoitecer Haruki Murakami

Resenhas -

Nih 16/08/2022

Esquisitíssimo, mas gostei
Pensa num livro estranho. É esse.

Em primeiro lugar, ele é escrito em primeira pessoa do plural (nós), o que me deixou sentindo meio? Estranha. Quem somos nós?? Por que eu tô incluída nisso?? ? Mas, conforme você vai lendo, você entende porque é assim. Gostei? Não sei.

Uma coisa que eu gostei bastante da escrita é que ela é bem cinemática, como se você estivesse lendo a transcrição de um filme, o que faz tudo ficar bem vívido.

A história se passa inteira numa só noite, e tem exatamente aquela vibe de quando é 3 da manhã, você tá acordado, e o conceito de tempo não parece real.

Ele é meio sem plot, mas é legal ir conhecendo as personagens e o que faz elas estarem onde estão naquela madrugada.

Também tenho alguns problemas com esse livro (tipo o Homem Sem Rosto, que serve 0 propósito), mas no geral, eu gostei, considerando que é completamente diferente do tipo de livro que eu costumo ler.

LaAs171 26/05/2022

Incrível
Um livro bom muito e inigualável ao que eu já tenha lido antes. O suspense nele me fez ficar totalmente envolvida e o seu "final" é completamente??????

Moya2 24/09/2023

Murakami sendo Murakami
Uma noite qualquer, encontros e desencontros, mistérios, surrealismo e sua onipresente reflexão acerca da solidão mesmo no centro das multidões de uma grande metrópole.
O enredo é curto e intenso, e retrata mais uma noite no Japão.

Gerson91 18/10/2023

Não é o melhor livro de Murakami, mas prende a atenção do leitor ao possibilitar entrar na mente dos personagens. O livro só corrobora que o autor é o mais inteligente escritor vivo. Escrita fluída expondo toda a humanidade dos personagens é o destaque.

bia jordem 20/01/2022

Murakami, eu irei te defender!
Esse é meu segundo contato com o autor. O primeiro foi "Minha Querida Sputnik", que achei confuso e difícil. Esse livro, por outro lado, apesar de também ser confuso, não é tão difícil de acompanhar e possui personagens mais cativantes e interessantes, assim como uma narrativa mais bem amarrada. Gostei e recomendo para quem quer ter um primeiro contato com a escrita do Murakami.

Abacate fantasma 22/01/2024

É, é isso
Um bom livro. Pô acabei escrevendo muito nessa resenha. Me perdi legal nas brisas que escrevi sobre esse livro. Não sei se consegui sintetizar minha ideia( com certeza não) mas é isso.

Boa leitura camaradas??

Um leitura estranhamente aconchegante se pah. É um livro de leitura rapida e simples na sua estrutura.
Até o momento, esse é o segundo livro que leio haruki. Novamente sua inteligente e estranha narrativa me fascinam.

Toda a historia se passa em uma unica madrugada, e vc acompanhará os encontros e desencontros que ocorrem após o anoitecer de uma grande metrópoles.
O texto não te mostrara o passado e não te dara o futura, vc é uma perspectiva, que observa exclusivamente o presente dos fatos.
Vc não é apenas um leitor, mas sim algo a mais, pois vc estará dentro do livro, e o locutor sera seu companheiro. Vcs dois fazem parte das cenas, e as obsevam acontecer de uma perspetiva singular.

"...ouvimos tudo. Sentimos os
cheiros. Mas fisicamente não estamos aqui, não há nenhum vestígio
de nossa presença. Pode-se dizer que respeitamos e seguimos as
mesmas regras de uma autêntica viagem no tempo. Observamos,
mas não interferimos."

Imagine agora que vc é aleatoriamente teletransportado para um lugar aleatoria, em uma forma espectral. Centro de são paulo, palmas, no Tocantins, ou no fervo de uma noite de salvador. Nesse momento vc acompanha a noite, e da noite escolhe uma pessoa para acompanhar. Vc não sabe o passado daquela pessoa, e o que a fez ser daquele jeito. No fim da noite, vc vai embora, e o fim da historia vc não conseguiu saber. O que sera que vai acontecer com aquela pessoa? Vc não sabe, ninguém sabe.

Vc esta apenas acompanhando uma viagem, não importa o começo ou o fim, apenas vamos viver o agora.

A obra apresenta alguns misterios
Trazendo um puco de realismo magico para o texto. Um texto interessante.