O Clã de Rhett Butler (Rhett Butler

O Clã de Rhett Butler (Rhett Butler's People) Donald McCaig

Resenhas - O Clã de Rhett Butler

Lanny 16/12/2022

Cansativo no final
O livro veio com a proposta de contar a história de E O Vento Levou do ponto de vista de Rhett. Não é exatamente ele como narrador, mas a vida dele e de pessoas ligadas a ele.

No fim, um adendo para "consertar" o fim do original.

Confesso que o livro vinha bem enquanto as histórias estavam alinhadas, mas ficou bem arrastado e cansativo na parte que o autor ficou por conta própria.

Gostaria de ter sabido desse livro antes de ler E O Vento levou... para ter lido os dois juntos. Acho que teria uma compreensão melhor das coisas.

O fato de ter lido em sequência "Scarlett" que é considerado uma continuação do primeiro e essa história diferir muito dela, também ajuda muito na confusão.

Autores deveriam se basear nesse livro e entender o que não devem fazer em suas obras. Embora os dois livros tenham vindo pra satisfazer os fãs que não gostaram do fim do livro, ainda deixa a desejar por não ser a autora e ficar aquela impressão de fan fic.

Ak 01/08/2021

Algo que não foi nem de perto: o fim
Continuação de o vento levou, o clã de Rhett Butler escrito por Donald McCaig teve uma grande missão ao escrever este livro que demorou 12 anos para ficar pronto após encomenda dos herdeiros de Margaret Mitchell, é uma história completa por si só, não li o livro de Margaret mas vi o filme que é baseado no mesmo, o livro de McCaig se alinha muito bem com os eventos da história do filme apenas com alguns adicionais, voltado mais para a visão de Rhett vemos como ele realmente se sentia amando uma mulher que o desprezava, a leitura flui muito bem, a história se passa de forma sucinta, sem enrolação, quando algo deve ser descrito é descrito de forma rápida e objetiva tornando a história ainda mais interessante para os próximos acontecimentos, gostei do final, apesar de uma história cheia de tragédias foi um clássico "e viveram felizes para sempre"

Nalu 29/08/2020

Magnífico
Os fãs do clássico E o vento levou... serão maravilhosamente surpreendidos pela obra que deu origem ao filme. A história é ainda mais estupenda.

Lilly.Elli 20/05/2020

Um bom remendo
Aí gente, olha... Por ser uma fã doente por E o Vento Levou, precisei ler esse livro e confesso que gostei da possibilidade de um final diferente. Gostei também de supor como seria a vida de Rhett, já que ele é absurdamente misterioso. Nada se sabe sobre o seu passado. Eu considero o Livro como um "bom remendo" a trama de Gone with the wind. Porém, E o Vento levou está completo, doa a quem doer!
Patt 23/05/2020minha estante
Lilly tu sabe em q site eu encontro pra ler on line, qro muito ler mas não estou encontrando no formato e-book

Lilly.Elli 05/09/2020minha estante
Meniiina, procurei horrores e não achei. Acho que só tem o livro físico mesmo, eu comprei o meu por 10 reais em uma loja que estava fechando

@fabio_entre.livros 01/09/2018

... E o vento voltou

A leitura de “O clã de Rhett Butler” é uma experiência similar à de “O retorno ao Morro dos Ventos Uivantes”, de Lin Haire-Sargeant; ambas as obras funcionam não necessariamente como sequências, mas como complementos dos textos originais, explorando lacunas e possibilidades de desdobramentos coerentes dentro das narrativas em que se baseiam. No caso deste livro de Donald McCaig essa ideia vem bem a calhar, uma vez que “E o vento levou” já teve uma sequência publicada no início dos anos 90, intitulada “Scarlett”, autorizada pelos herdeiros de Margaret Mitchell e escrita por Alexandra Ripley. Contudo, o livro de Ripley não foi bem aceito pela crítica e nem por grande parte dos leitores de “E o vento levou”, o que fez com que os detentores dos direitos do livro contratassem McCaig para escrever um novo texto, ignorando o de Ripley.
McCaig não foi uma escolha aleatória; ele é um autor e historiador premiado por “Jacob’s Ladder”, romance que também aborda a Guerra Civil americana. Para escrever “O clã de Rhett Butler”, ele começou a estudar a obra de Mitchell ainda durante a década de 1990, levando doze anos para finalizar e publicar este livro. Tendo levado tanto tempo para ser concluído, pode-se pressupor que o livro é tão extenso quanto o romance original, mas não é. Embora aborde um período maior do que o que é narrado em “E o vento levou” (já que começa bem antes dos eventos contados nele, por volta de 1840, e continua além daquele final aberto, até meados de 1870), o livro tem um estilo mais econômico e direto, ocupando pouco mais de 500 páginas. A edição da Rocco, especificamente, tem fonte grande e diagramação espaçosa, o que torna a leitura ainda mais ágil.
Em relação à história, como o próprio título indica, acompanhamos a trajetória da família Butler desde a infância de Rhett até suas ligações com os eventos apresentados em “E o vento levou”. O autor aprofunda alguns fatos parcialmente citados no livro original, como a juventude difícil de Rhett, sua relação conturbada com o pai, suas aventuras amorosas antes de conhecer Scarlett e suas peripécias como “especulador” e minerador. Apresenta também um desenvolvimento muito interessante para outras situações, como a “verdadeira” história por trás do escândalo da moça com quem Rhett se recusou a casar, o real motivo por que ele se juntou ao exército confederado tardiamente após a fuga com Scarlett do incêndio em Atlanta, o assassinato que ele cometeu contra o negro que desrespeitou uma dama branca e sua verdadeira relação com Belle Watling.
Além dessa expansão de eventos ocorridos e subentendidos em “E o vento levou”, McCaig apresenta uma grande variedade de novos personagens que têm vínculos de parentesco ou afinidade com os já conhecidos. Nesse ponto, o destaque fica nos Watlings, cujas vidas estão intimamente ligadas às do clã Butler, acarretando um ciclo de desgostos e tragédias presente desde o início do livro – com um duelo malsucedido – e no desfecho, com a morte de uma personagem de grande importância na história.
O livro é dividido em três partes, sendo que as duas primeiras (“Antes da Guerra Civil” e “A Reconstrução”) recontam parte dos fatos narrados em “E o vento levou” sob a perspectiva dos Butlers, que, naturalmente, não são espectadores passivos daqueles acontecimentos. E se no livro de Margaret Mitchell prevalecem o ponto de vista de Scarlett e a representação da vida dos civis nas cidades sulistas durante a guerra, “O clã de Rhett Butler” envereda convenientemente por um caminho mais “masculinizado”, apresentando a vida e os planos dos homens (destacando os novos personagens criados por McCaig) nos campos de batalha.
A terceira parte do livro, “Tara”, é onde o autor dá o desfecho para a saga dos O’Haras e dos Butlers, interligando os arcos narrativos criados por ele neste livro com o final sugestivo deixado por Mitchell no livro original. Nessa parte, Scarlett retorna a Tara, planejando reconquistar Rhett, que está na Europa, curtindo a sua sofrência enquanto busca algum sentido para a própria vida. Mas as coisas não saem como esperado e Scarlett tem de comer o pão que o diabo amassou antes de se permitir ter um “final feliz”. Novas peripécias a aguardam e mais uma vez ela precisa de toda a coragem e determinação para enfrentar os problemas que ameaçam Tara. Quanto ao final da história, é bem “pé no chão”, plausível e digno: uma catarse que só poderia mesmo ser obtida na terra vermelha onde tudo começou.
Sra Clarke 11/09/2019minha estante
Amigo, mata a minha curiosidade, por favor! Ele volta ou nao para a Scarlet?

Marcilene.Nunes 22/04/2020minha estante
Conheci essa historia recentemente e nunca li um livro tão rápido na minha vida, e agora preciso dar continuidade a essa historia. Você saberia me indicar um site pra ler online? Eu já procurei tanto, tbm não encontro nenhuma pdf pra baixar, to quase enlouquecendo rsrsrs ficaria muito grata!

Cleuzita 19/04/2021minha estante
Melhor comentário sobre esse livro, estou com mais vontade de ler.

Rafaela Rezende 24/06/2016

Um dos melhores personagens da história da literatura mundial
Rhett Butler é um personagem apaixonante, esse livro conta a história dele antes de conhecer Scarlett, um resumo narrado por ele na história de E o vento levou e claro, um breve final do que acontece depois da história original. Conheci esse livro por acaso e sério, nunca agradeci tanto o acaso por isso. É uma história forte, por vezes até real, é um bom livro e não tem do que reclamar.

Maísa Andreoli 12/11/2015

"O Clã de Rhett Butler" foi uma obra encomendado pela família da autora de "E o Vento Levou...", Margaret Mitchell, a fim de ser uma espécie de continuação do mesmo, sendo que, na verdade, ele narra a história desde quando tudo começou. Donald McCaig levou 12 anos para escrevê-lo. O livro narra a história de "E o Vento Levou..." sob o ponto de vista de Rhett. Não li a obra de Margaret Mitchell, mas esse fato não prejudicou minha leitura de "O Clã de Rhett Butler", pois é possível entender a trama, de qualquer forma.

"Nas grandes propriedades agrícolas às margens do rio as sementes de arroz eram cobertas de barro e plantadas em abril, e as comportas dos diques eram abertas para a inundação dos campos para a germinação. Os arrozais eram inundados mais três vezes antes da colheita em setembro. A manutenção e a operação das comportas grandes e pequenas eram tão vitais para uma boa safra que Will, mestre das comportas de Broughton, só era subalterno de Hercules na hierarquia dos escravos." - Pág. 27

Rhett Butler é filho de um grande latifundiário na Carolina do Sul, o autoritário Langston Butler, e da delicada e religiosa Elizabeth. Desde muito jovem Rhett aprendeu a respeitar os empregados da fazenda, vistos como meros escravos pelo restante da família. Inconformado com o cruel tratamento reservado aos negros e sentindo-se sufocado pelo pai, Rhett, ainda menino, foge e se abriga na casa dos Bonneau, uma família de escravos libertos, onde é acolhido como filho. Como punição, Langston o faz trabalhar como empregado na fazenda e, posteriormenteo envia para a academia do exército norte-americano.

"O poder fascinava Edgar Allan Puryear. O pai de Rhett, Langston Butler, era poderoso porque era rico e impiedoso - rico porque era impiedoso. Charlotte Fisher Ravanel era poderosa porque era rica, e Andrew Ravanel era poderoso porque a guerra recompensa a coragem. Edgar Puryer não compreendia o poder de Rhett Butler." - Pág. 134

Entretanto, Rhett é aventureiro e não cede à vida militar, sendo expulso da instituição e renegado pela própria família. A partir daí ele começa a viver intensamente, longe das planícies da costa leste, para onde voltará apenas depois de ter feito fortuna.

"Scarlett se sentia como se tivesse vendido parte de si mesma. As serragens eram um negócio lucrativo, e se tivesse querido vender, Deus sabia, havia recebido muitas propostas. Ela as havia construído sozinha! Eram provas tangíveis de quem era e do que era capaz de fazer." - Pág. 368

A trama segue: personagens crescem, casam-se, novos personagens entram no enredo, mas ninguém conhece Rhett de forma profunda, e ele continua despertando paixões e ódio. O rapaz se mantém neutro durante a Guerra Civil, e, como comerciante, lucra com o abastecimento das regiões em guerra. É nesse período que Scarlett O'Hara, uma jovem determinada e de personalidade forte, cruza o seu caminho, e acaba se tornando uma obsessão.

site: http://pequenomundodoslivros.blogspot.com.br/2015/11/dica-de-leitura-o-cla-de-rhett-butter.html

Gabriela 12/08/2014

Eu li "E o vento levou", de Margareth Mitchell há uns três anos e ele se tornou um dos meus livros favoritos de todos os tempos! Mas, se você já leu ou viu a adaptação para o cinema (que é bem fiel à obra), deve ter se sentido órfã(o) quando acabou, uma leve indignação e/ou uma ânsia de saber o que aconteceria a seguir.
Pois bem, "O clã de Rhett Butler" conta a história de um dos meus personagens favoritos e aborda o antes, o durante e o depois (sim! O depois!) de "E o vento levou" do ponto de vista de Rhett e outros personagens, como a própria Scartett O'Hara e Belle Watling.
O que me incomoda um pouco é o fato da obra não ter sido escrito pela própria Margareth. Embora seja uma sequência autorizada, me pergunto se esse era mesmo o desfecho que a autora idealizara.
Outra questão importante é que também existe outra continuação para EOVL, chamado "Scarlett", escrito por ainda outra autora. Não sei dizer se "Scarlett" e "O clã de Rhett Butler" se corroboram ou se os desfechos são diferentes mas, até o momento, abracei este último como o desfecho definitivo para as aventuras do Sr. e da Sra. Butler.

site: avsg.tk

Mindy Quinzel 08/02/2014

Não importa o quanto demore, LEIA ESTE LIVRO!
Eu chorei, ri, sofri e amei junto desse livro, repleto de reviravoltas, paixoes e redençoes. É esse tipo de historia que me faz pensar, como podem algumas pessoas se contentarem com o fraco enredo de novelas televisivas? Eu não sinto que vivi uma vida inteira, mas sim varias lendo esse livro!
Rhett É um cavalheiro e frequentemente mal visto pela sociedade, sua honra e bondade nos cativa durante a historia, mas nada, nada É mais forte do que seu amor por Scarlett. Eu desafio quem ler esse livro a não se apaixonar por Rhett... Ou por Scarlett, porque se existe uma coisa que ela seja, É apaixonante!

Patty 05/06/2013

Abandonei o livro com o coração na mão, pois tendo acabado de ler "E o Vento Levou", estava ansiosa para saber o que aconteceria com Rhett e Scarlett (e também ficar mais um pouquinho com o Rhett). Mas acabei encontrando dois estranhos! Resolvi dar uma lida em alguns trechos mais pro final do livro pra saber o que aconteceu depois do "fim" e fiquei horrorizada com algumas falas que jamais sairiam da boca de Rhett ou Scarlett. E percebi tbm que os negros não falavam mais daquele jeitinho tão delicioso e divertido. Não sei de quem foi a culpa, se do autor, tradutor... Sei lá! Só sei que as diferenças são gritantes. Pode ser até que esse livro seja mais parecido com o filme "E o Vento Levou", que eu ainda não assisti. Mas comparado ao livro... Não chega nem aos pés!
Cami 26/09/2013minha estante
Fiquei com a mesma situação! Não tem continuidade, não é fiel às personalidades dos personagens. Melhor mesmo é ler o livro "Scarlett", da Alexandra Ripley, esse sim com uma boa conclusão da história e fidelidade ao enredo original.

Patty 26/09/2013minha estante
Amei a dica Cami! Vou procurar "Scarlett" pra ler então. ;)

Isa Molina 16/07/2012

Maravilhoso!
Li ...E O Vento Levou e desde então é meu livro preferido. Quando vi o Clã de Rhett Butler a venda, com um preço excepcional não pensei duas vezes em levá-lo. Para minha felicidade o livro me deu um retorno muito maior que o investimento!

Todos que lê o livro ou assiste o filme se apaixona por Rhett Butler e realmente paira um mistério no ar sobre quem é ele? Porque ele é assim? De maneira imprevisível, o livro conta sua história, sua infância, com narrativa completamente detalhada, o que enriquece muito a história.

Achei que o autor manteve a mesma linha de Margaret Mitchell, o jeito de narrar, os detalhes da história, a paixão do povo sulista, as características marcantes de Scarlett O'Hara Butler. Tudo isto faz O Clã de Rhett Butler ser uma continuação perfeita (isso mesmo, continuação) do primeiro livro, o que é sempre bem-vindo.

Na minha opinião, as páginas finais são as com mais emoção. Um livro que vale a pena ser lido. E relido.

Alessandra 01/04/2012

Sinopse - O Clã de Rhett Butler - Donald Mccaig
Rhett Butler, o homem que tomou de assalto o coração de Scarlett O´Hara em ...E o vento levou, tem sua vida passada a limpo neste romance surpreendente sobre, força, coragem e superação. O clã de Rhett Butler retorna o épico de Margaret Mitchell com um olhar inovador que promete conquistar novas geraçoes de leitores .