A Isca

A Isca João Pedro Portinari Leão

Resenhas -

Leitura e . 22/08/2020

@leituraeponto
Ainda esse mês solto a resenha no Ig..

@leituraeponto

Segue lá... ?
Maicon 25/08/2020minha estante
Posta a resenha aqui também! Ajuda os futuros leitores

Gustavo | @guh_santtoos 06/09/2020minha estante
Engraçado que esse é a "resenha" mais curtida do livro. Galera tá de parabéns viu, comentário super relevante.

Léa Diógenes 31/08/2020

Uma leitura inesquecível
Quando fui selecionada para participar da leitura coletiva do livro A isca, fiquei muito feliz. Porque eu tinha certeza que seria uma leitura reflexiva, e claro, com uma carga de adrenalina.

A Isca é uma autobiografia onde o autor narra suas memórias, sua relação intima com o mar já esta em seu DNA, ouso comentar que é quase algo espiritual, pois tanto a sua família paterna quanto a materna são íntimos do mar, enquanto uma prática a pesca de oceano a outra prática a pesca submarina.

João Pedro Portinari Leão (Portinari te lembra algo? Se você pensou no artista plástico Cândido Portinari ACERTOU! O autor é sobrinho-neto desse grande artista brasileiro) lembra com saudosismo sua infância, aos 7 anos ele já conhecia as ilhas (RJ), os locais de pescas e sabia identificar os peixes além de saber velejar. - que inveja -

Com 8 anos, eu já tinha um bote laranja inflável, a remo, com dois metros e meio de comprimento chamado Ala Moana, nome da única loja de surfe qu eu conhecia até então.

Posição 143 - E-book Kindle

Apenas com esse quote que separei, é perceptível que João Pedro se sentia livre no mar, o mar era e sempre foi a sua casa. Mas o que ele não imaginava que no dia 20 de abril de 1997 sua vida correria um grande risco. Tudo aconteceu na praia de Manguinhos em Búzios (RJ) como sempre ele resolveu velejar de windsurf e na volta inesperadamente foi atacado por um tubarão-branco de quase quatro metros de comprimento, então a partir desse acontecimento o autor narra toda a sua angustia e o dilema para tentar se salvar e o clima do livro muda da nostalgia do passado para o terror do presente.

Como leitora fiquei impressionada pelo o ritmo contagiante da narrativa, principalmente por se tratar de uma biografia, pois geralmente uma Biografia ao meu ver são várias informações e curiosidades sobre uma determinada pessoa, não sinto tanto os sentimentos, claro que, dependendo das informações contidas no livro sentimos empatia pela a pessoa, mas no caso desse livro, a forma como João Pedro escreveu me fez se sentir em uma sala de cinema, devo comentar que o roteiro já está pronto!

resenha completa no blog

site: https://sonhoseaventurasdeamor.blogspot.com/2020/08/resenha-isca-uma-historia-real-joao.html

Ivone.Sousa 03/09/2020

Essa foi uma leitura incrível! Os acontecimentos foram bem detalhados deixando à história ainda mais intensa. Não sei qual seria minha reação se fosse eu passar por tudo isso e muito menos não sei se estaria viva! Mais uma coisa posso dizer, essa história ficará na minha memória por muito tempo.?

@livrosdeanna 24/02/2021

Resenha livros de Anna
?Imediatamente senti uma batida na minha perna. ?Caramba bati em alguma coisa?. Em seguida um puxão tão violento quanto inesperado me levou para debaixo da água. Não tive dúvida.?
Eu amo histórias reais que envolvem tubarões. Amo ouvir o relato de pessoas que sobreviveram ao ataque dessas criaturas pré históricas.
Neste livro temos o relato de um sobrevivente de ataque de um tubarão branco (um dos maiores predadores dos mares).
João saiu para velejar em búzios, era uma coisa bem rotineira para ele que já era praticante há tempos desse esporte.
O que ele não esperava era ser atacado por um tubarão. Conseguir velejar até a praia mais próxima, e andar até conseguir encontrar alguém.
Não consigo imaginar o que passa na cabeça quando algo assim ocorre, penso que o instinto de sobrevivência fala mais alto e você encontra forças.
João claro consegue sobreviver, e escreveu esse relato incrível.
Amei que João deixa bem claro que o mar é o lugar desses seres e que ele não sente raiva pelo o que aconteceu. Inclusive ele fala bastante sobre proteção dos animais do meio ambiente.

Kelly Midori @kemiroxtvliterario 25/08/2020

Resenha: A Isca: Uma história real | João Pedro Portinari Leão
A Isca: Uma história real é um livro biográfico que foi escrito pelo João Pedro Portinari Leão, corresponde a Editora Edite sendo de literatura nacional. Eu recebi em parceria que fui selecionada pela @lcagcomunicacao e hoje mesmo chegou dois livros e dois marcadores iguais, ou seja, um de cada eu vou sortear. Eu soube da seleção através do email que eu recebo da Agência.

No livro João conta em acontecimentos reais como sobreviveu ao ataque de tubarão! Mas antes de falar o que houve vou falar que o livro possui imagens incríveis que ilustram bem o livro que fez toda a diferença para o visual dele. Certo, voltando ao contexto ele conta como sobreviveu ao ataque de um tubarão-branco Além disso as descrições de Búzios foram ótimas, ele muito surpreendente pelos 250 pontos foi voltar ao mar e mais será que ele sobreviveu ao perigo? Indico essa leitura.

Eu gostei muito desse livro, além que eu estava no clima para ler história como essa eu li muito rápido o ebook pois a escrita dele é bem envolvente e fascinante. Gostei da diagramação também. E hoje que recebi o livro gostei de ver o físico também nas minhas mãos. A Leitura Coletiva teve debate com o grupo de parceiros e foi incrível o encontro, e mais vai ter outro debate com o próprio escritor João, mal posso esperar. O livro está disponível para compra na Amazon.

site: https://kemiroxtv.blogspot.com/2020/08/resenha-isca-uma-historia-real-joao.html

Fernanda.Avellar 31/08/2020

O poder da inteligência emocional
João teve uma inteligência emocional de tirar o chapéu, pois calmamente, a prioridade do momento era salvar a sua vida e buscar ajuda o mais rápido possível e ele conseguiu velejar com o peso do corpo apoiado contra a vela e chegou a terra firme.
“Ser corajoso não significa não ter medo. Quem não tem medo é inconsequente ou ignorante. Corajoso é quem tem medo, mas consegue enfrentá-lo e superá-lo. Também é corajoso aquele que, em certas circunstâncias, admite o medo de cabeça erguida.”
Por fim, super indico a obra pela força da narrativa. João Pedro nos ensina a ter determinação, coragem, autocontrole, inteligência emocional e muita vontade de viver. Não sei se eu teria todo esse controle emocional ao ser abocanhada por um tubarão-branco e você como lutaria por sua vida?

site: http://feravellar.blogspot.com/2020/08/resenha-isca-uma-historia-real-joao.html

Gabriel Dias - @Done.em 01/09/2020

A ISCA
Em “A Isca” vamos conhecer a história de João, que desde a infância tem uma forte relação com o mar, descendente de pescadores, João narra suas aventuras desde ao compartilhamento de uma prancha com amigos até o dia fatal ao qual foi mordido por um tubarão-branco.
⠀⠀⠀⠀
“Quem não tem medo é inconsequente ou ignorante. Corajoso é quem tem medo, mas consegue enfrentá-lo e superá-lo”.
⠀⠀⠀⠀
Mesmo que em sua proposta tenha como centralidade a “sobrevivência a mordida do tubarão”, o livro entrega muitas camadas que me surpreenderam, além de mostrar uma relação com o mar, ele nos mostra as inseguranças de João na situação, o medo que sempre esteve presente de certa forma, mas o amor por aquele espaço que não poderia ser mensurado.
⠀⠀⠀⠀
É uma surpresa para mim, um livro de não-ficção com uma abordagem direta e super didática que é entregue aqui, não que eu tenha feito pouco caso, mas sim me surpreendeu na fluidez, nos saltos que o autor fez para explicar a narrativa, de uma forma que convence e que deu profundidade a proposta, não sendo preguiçoso ao desenvolver, a trazer termos técnicos com a explicação e principalmente a passar a emoção que o livro necessita.
⠀⠀⠀⠀
Além dos aspectos pessoais, o autor cria uma série de reflexões interessantes, entre a sobrevivência e a esperança, sobre a relação de espaço - a final o tubarão estava em seu habitat – e principalmente do impacto que o ocorrido teve/tem em sua vida.
⠀⠀⠀⠀
Gosto da proposta do livro, de como ele é informativo na medida que causam emoções no leitor, ele apresenta uma diagramação confortável e que facilita na leitura, pelo fato de ser um livro não-ficção, temos aqui capítulos que funcionam mais como pequenos relatos, o que torna a leitura dinâmica, entre os saltos de tempo que ilustram a sua relação com o mar, seja na infância, quanto após o acidente, mostrando ainda como foi enfrentar o trauma com seu retorno ao mar após o ocorrido.

site: https://www.instagram.com/p/CEjrC2FDAAm/

Guido Alexandre - @lendocomotempo 19/09/2020

Uma história real que parece ter sido tirada de um filme.
Em uma de suas velejadas de windsurfe, João Pedro sofreu um ataque de tubarão-branco, colocando a sua vida em risco e testando todos os seus limites.

O ataque aconteceu em Búzios, no litoral do Rio de Janeiro. João não fazia ideia de que estava prestes a se deparar com um enorme tubarão-branco e que sairia de lá vivo para nos contar essa história neste livro.

"Imediatamente senti uma batida na minha perna. "Caramba! bati em alguma coisa!". Em seguida, um puxão tão violento quanto inesperado me levou para debaixo d'água. Não tive dúvida!" - Pág. 85

No livro, João vai nos contar toda a sua paixão pelo mar e toda a sua história até o encontro com o tubarão-branco.

"Todas as vezes que saio para o mar, minhas expectativas e esperanças se renovam. Parece que estou prestes a encontrar um tesouro perdido. É na natureza que fico mais próximo da minha essência e de Deus." - Pág. 42

O livro está muito lindo, a capa tem uma textura em soft touch e ele está repleto de imagens, o que faz com que o leitor mergulhe na história.

Eu gostei bastante do livro, recomendo para quem gosta de ler sobre o tema e para quem está procurando uma história de força e superação.

Janaina.Leme 24/08/2020

O que você faria se fosse mordido por um tubarão?
Olha, eu jamais imaginei que fosse possível ter controle emocional depois de ser mordido por um tubarão, e João Pedro Portinari Leão teve.

Em "A Isca", o atleta, que foi acostumado com o mar desde pequeno, começando pela pesca em família, depois com o windsurfe, conta sua história de vida até o momento que se deparou com um tubarão. Será que ser mordido por um tubarão mudou a sua vida? Será que mudou sua relação e amor pelo mar?

O livro é bem cheio de detalhes, não só no que diz respeito a natureza, mas também ao ataque. É bem ilustrado e a leitura flui e prende bastante a atenção.

site: www.eujaestiveem.com

Bia Sousa 31/08/2020

De tirar o fôlego
Em “A Isca” conheceremos João, um windsurfista que viu sua vida por um fio em mais um dia de surf em Búzios.

Logo no início do livro João nos contará como foi sua infância e logo de cara perceberemos de onde vem todo esse amor pelo mar. Desde muito criança ele viveu muitas aventuras e era justamente no mar que ele se sentia em casa.

Porém, na véspera de feriado de Tiradentes do ano de 1997, João passou por um dos maiores sustos da sua vida, um ataque de tubarão-branco de quase quatro metros.

“A Isca” se trata de uma autobiografia bem gostosa de se ler, mas ao mesmo tempo angustiante pois ficava na expectativa de saber como foi esse ataque e de como João iria reagir a tal acontecimento.

Logo após o ataque João precisou de um autocontrole invejável que foi de suma importância para se manter vivo, até porque não é fácil ser atacado por um tubarão e precisar velejar por 40 minutos até a praia e só aí conseguir pedir socorro.

Acompanharemos também como foi o processo de recuperação que foi bem lento até à volta do surfista ao mar.

João tem uma escrita completamente envolvente e sua história de vida prende o leitor logo nas primeiras páginas, fazendo com que a leitura seja muito rápida. O livro conta também com inúmeros registros fotográficos lindíssimos do autor e do mar.

Sem dúvidas é uma leitura que recomendo muito para quem curte autobiografias, mar, surf, Búzios e também para você que curte uma história de superação pois tenho certeza que será uma ótima leitura.

Por Bia Sousa

site: https://bercoliterario.wordpress.com/2020/08/31/resenha-a-isca-uma-historia-real-joao-pedro-portinari-leao/

Bárbara 31/08/2020

Espetacularmente real
Foi com muita curiosidade e uma certa pitada de medo que iniciei a leitura desta autobiografia. João Pedro, que passou a ser conhecido como João Tubarão conta, no decorrer dessas páginas eletrizantes, o ataque que sofreu em 20 de abril de 2007. Nessa fatídica véspera de feriado, João viu-se frente a frente com um tubarão branco, foi atacado na perna, mas sobreviveu.

Ao longo de suas quase 200 páginas, o autor apresenta informações bastante interessantes a respeito das espécies de tubarão, bem como de sua experiência no mar (desde criança, ele e o oceano têm uma ligação). De rápida leitura, o livro conta com imagens interessantes, costurando o enredo, e nos vemos hipnotizados pela forma de condução da história. O clima de Búzios, onde tudo aconteceu, e o frescor e a empolgação de João em usar o equipamento de windsurfe se fazem presentes do início ao fim.

O tubarão, de 4 metros de comprimento, acabou fugindo. João, vendo-se à beira da morte, soube ter a resiliência e o sangue frio de conseguir voltar, nadando por 40 minutos, pras margens da praia e pedir socorro. E, se isso não bastasse, ainda teve a coragem de ´voltar a praticar seu esporte, apesar do medo do que ele passou a chamar de "tubarão fantasma" (ele imaginava um novo ataque sempre que estava na água, quem criticaria?!). O leão de seu nome, em combate com outra fera - a das águas.

Uma obra incrível, que muito recomendo. Sem dúvidas, passei a olhar o mar de outra forma. Eu, que moro pertinho do mar recifense, sempre que o fitar, sentirei a garra de João Tubarão. E, como o próprio autor afirma, tenho a plena convicção de que o território é mais dos peixes que nosso. Saber respeitar o espaço é, acima de tudo, fundamental.

site: http://www.instagram.com/leiturasdebarbara

Cris 18/09/2020

A Isca da Tubarão
"Ser corajoso não significa não ter medo. Quem não tem medo é inconsequente ou ignorante. Corajoso é quem tem medo, mas consegue enfrentá-lo e superá-lo. Também é corajoso aquele que, em certas circunstâncias, admite o medo de cabeça erguida. " Pág. 41

Esta é uma história real. Neste livro autobiográfico, o autor nos conta como foi sobreviver a um ataque de tubarão em Búzios - RJ, no ano de 1997.

Mas o livro não fala só sobre este momento, ele nos conta muito sobre a vida dele, desde a infância. Então, quando chega no ponto alto da história, nós já nos sentimos bem familiarizados com a sua história.

João sempre foi muito íntimo do mar. Sua família gostava de pescar e velejar, e desde pequeno, João seguiu o gosto familiar pelo mar, seja nadando, seja velejando, ou surfando.

Ainda criança, João descobriu uma nova paixão: o Windsurfe e foi se tornando mais e mais habilidoso neste esporte.

E foi a bordo de sua prancha de Windsurfe, que tudo aconteceu. Em poucos segundos em que ele entrou no mar, descendo da prancha, a 25 km da costa, João teve a perna atingida por um tubarão branco. É claro que na hora, ele não sabia que se tratava de um tubarão, só veio descobrir tempos depois.

O fato é que João estava sozinho, em pleno alto mar e machucado. E como ele conseguiu sobreviver foi um verdadeiro ato de coragem que vocês precisam ler pra descobrir!

Eu fui fisgada por esse livro, a narrativa é muito interessante, sem rodeios, e me deixou atenta até a última página. O autor fez um texto muito didático, explicando alguns termos do "meio marinho" que eu não conhecia, deixando o livro muito fluído de se ler.

A edição está muito bem feita, além de ilustrada com várias fotos.

A história do João é incrível, e vale a pena ser conhecida! O João demonstrou uma grande capacidade de superação, além de o livro ser uma declaração de amor e respeito ao mar e à natureza.

"Uns cantam, outros rezam, muitos levam presentes. Desde criança, eu converso com o mar e com os barcos. Foi assim desde o meu início no mar: conversas amigáveis na esperança de que tudo corresse bem." Pág. 149

site: http://instagram.com/li_numlivro

@wesleisalgado 14/12/2022

Não me acrescentou em nada na vida. A história do acidente e o livro como um todo são bastante rasos. E o tom de quem escreveu soava por diversas vezes prepotente e pretensioso, o que me irritava o tempo todo e não me fazia sentir nenhuma empatia.

Vide que aparentemente o autor é realmente um burguês, as citações dos países em que viveu, a família rica com casas na praia, barcos, reuniões regadas a charutos. Senti empáfia em todo os cenários narrados, como se ele tivesse fazendo um favor em contar sua história, que acredite em mim, nem é tão extraordinária assim.

Ele se gaba tanto da cicatriz, e nem uma fotinho? Não condiz com o exercício narcisista explicito nas páginas. A principal preocupação dele, após a mordida, era em arranjar um avião pra levar ele para o Rio de Janeiro e seus familiares médicos. Ele queria que sua perna fosse consertada da melhor maneira possível, já que a medicina em Búzios era inferior. Ricos aparentemente não sangram até a morte como meros mortais.
Laura3437 07/09/2023minha estante
Tenho a mesma opinião, pelo modo que ele narrou os acontecimentos do trauma dele antes de descrever o acidente imaginei que seria estilo o filme "Águas Rasas'', mas foi só uma "mordidinha" que ele nem fez questão de mostrar

Jocilaine(@semlimitesparaoslivros) 31/08/2020

Incrível!!
Que livro é esse meus amigos?! Uma leitura eletrizante do início ao fim!! Existe uma transmissão de sentimentos a cada relato do João através da escrita.

Uma aventura verdadeira, com muita emoção e adrenalina! Uma história que foi incrível conhecer. João nos ensina o respeito que devemos ter com o mar e seus habitantes.

site: https://www.instagram.com/p/CEhkMtAjxUu/?igshid=1uhgulg9tizj6