H. H. Holmes: Maligno

H. H. Holmes: Maligno Harold Schechter

Resenhas - H. H. Holmes: Maligno

Tati 14/03/2024

Holmes uma mistura de verdades e mentiras
H. H. Holmes? é um daqueles livros que nos mostram até onde pode ir a crueldade humana. O livro aborda a vida do homem que ficou conhecido como o primeiro assassino em série dos Estados Unidos. Fiquei realmente mexida com esta história, eu não tinha ideia da dimensão das ações horríveis deste homem! O autor não escreve apenas os casos de assassinatos em série do Holmes, mais também conta todos os crimes praticados por ele, desde bigamia, falsidade ideológica até fraudes. Outra parte muito importante da personalidade de Holmes era sua habilidade em criar e aplicar diversos golpes, visando dinheiro e lucros. Era um mentiroso contumaz. Portador de mitomania.
É um livro muito bem construído, muitas ilustrações e imagens da época do acontecimento. No final do livro há uma extensa lista da referências bibliográficas utilizadas.
O que me impressionou foi a maneira precisa da história, consta até mesmo detalhes do dia a dia das pessoas relatadas, faz com que você fique imerso no caso. Por fim, está leitura vale apena. Gostei muito!

Larissa3830 10/03/2024

H.H. Holmes
Foi a primeira vez que li um livro deste gênero, e o que tenho a dizer é que é simplesmente chocante. A história em si é muito boa e interessante, quando se pensa que, como pode uma pessoa conseguir ter enganado tantas pessoas durante toda a trajetória? e toda a crueldade relatada em ricos detalhes faz com que o sentimento de indignação persevere.
Um estilo de leitura um pouco diferente do que estava acostumada, mas que achei sensacional e com toda certeza irei ler mais livros do gênero.

Ingrid @vidadaleitora 20/02/2024

O maligno
Oi, gente! Espero que estejam bem. Aqui é a Ind e hoje falaremos de um dos meus assuntos preferidos, assassino em série!

A resenha de hoje é sobre o primeiro assassino em série documentado da América, H.H Holmes, Maligno.
Holmes criou fascínio pela morte durante os bullyings sofridos na infância, sempre muito inteligente acabou virando alvo de valentões que o obrigaram a ficar na frente de um esqueleto, anos depois formou-se em medicina na faculdade de Michigan.
O livro da darkside nos mostra como HH era manipulador, mentiroso compulsivo, vigarista e assassino serial, entender como matava suas vítimas por conta de dinheiro nos mostra sua terrível ambição e falta de compaixão a qualquer que atravessasse seu caminho, de criança a idoso, Holmes não tinha empatia a vida humana.
O que mais mexe com o psicológico é a criação do castelo da morte, o lugar que usava fachada de hotel para a exposição colombiana, era na verdade seu local de assassinato, de dissecação a carbonização (sem rastros, sem prisão).
O livro mexe muito com o nosso senso do que é realmente verdade e o que foi criação de Holmes para evitar sua inevitável prisão, eu voltei partes do livros diversas vezes por me perder na realidade, essa era a maior força de Howard e ela é muito bem passada no livro.
H.H Holmes é um livro forte e descritivo no qual não recomendo para crianças menores de 13 anos, já que fala explicitamente sobre assassinato, violência e fraude.
Nota: 5 super suspeita, já que é um tema do meu interesse.

Guilherme.Aparecid 28/01/2024

Achei bom o livro. Cheio de detalhes da história do H. H. Holmes contando desde quando chegou a Chicago, construção do famoso Castelo até suas fugas para fugir da polícia. Recomendo o livro para aqueles que realmente gostem de saber mais sobre as histórias de Serial Killers, já que esse foi o primeiro dos EUA.

Luana 15/01/2024

Holmes
Um livro muito bem escrito da minha editora FAVORITA, com muitos fatos sobre os ocorridos e também mostra como uma pessoa pode ser capaz de tais coisas.

Vihh10 05/01/2024

Massante e cansativo
Bom, sobre a edição é linda! Darkside é uma editora que ama o que faz e isso fica explícito em cada livro que publicam, esse é um dos mais bonitos que eu tenho.

Sobre a história: sinto que que o autor queria muito contar essa história e igual acontece com a gente quando falamos de um assunto que nos interessa muito, detalhamos até quantas nuvens tinham no céu no dia kkk

Bem, com o livro acontece a mesma coisa, ele é rico em detalhes, mas tem partes que é tão detalhado que cansa! O início do livro conta sobre como Chicago pegou fogo, acho muito importante citar, mas dão mais importância a esse fato do que a própria infância e acontecimentos na vida de Holmes que o fizeram chegar a fazer o que fez (claro, psicopatia, mas vocês entenderam), adoro livros sobre SK e sobre True crimes, mas esse infelizmente abandonei do meio para o final, ficou massante e não curti a experiência.

Seus assassinatos foram de uma magnitude que eu nunca imaginaria que alguém pudesse cometer, porém o que era pra ter detalhes e ser melhor explicado NÃO FOI. Tiveram vítimas que foram retradas em uma página e no verso ja se falava de outra, então não gostei muito. Mas para quem gosta dessa riqueza de detalhes, eu super indico!

bia 04/01/2024

Um profile detalhado e bem escrito
?depois de um ano de estudos para o vestibular que pareceu uma eternidade, finalmente fui capaz de voltar a ler e realmente acabar um livro, então aqui vai uma resenha.
?H. H. Holmes, considerado o primeiro serial killer americano, foi retratado com excelência neste profile, Harold Schechter foi cirúrgico em cada detalhe e narrou uma história com introdução, um longo desenvolvimento e um desfecho árduo;
?pessoalmente, eu conhecia o criminoso somente pela sua fama no "Castelo", prédio construído por Holmes com inúmeras armadilhas e corredores confusos e sem saída com o objetivo de matar, mas a leitura me fez perceber que muitos dos seus crimes aconteceram fora do Estado de Chicago e tiveram participação importante de outros personagens outrora desconhecidos por mim, o que tornou dessa uma leitura extremamente interessante;
?é uma longa leitura extremamente técnica e objetiva, com mais de 400 páginas de pura narração crua e quase monótona, então não é para qualquer um; mas eu, como uma pessoa que curte muito esse tipo de leitura e quer esses objetos de estudo para uma carreira futura, foi um livro muito explicativo e produtivo;
?estava com saudades de ler true crime e me informar mais sobre o início da história do sensacionalismo do crime americano, leitura recomendada!
18+
????+??
gatilhos: descrição gráfica de crimes hediondos, incluindo tortura, assassinato e outros como fraude de seguros e outros...

Letícia.vilches 22/12/2023

H. H. Holmes: Maligno
Eu adoro este tipo de leitura e H. H. Holmes não deixou a desejar!!
Não que eu admire esses assassinos, mas existe um tipo de curiosidade, de perplexidade, de imaginar como um ser humano não um monstro, mas sim um ser humano normal é capaz de tanta maldade. O livro descreve bem este lado obscuro de Holmes.
Além do trabalho de primeira que a Darkside sempre entrega, capa dura, edição maravilhosa, o livro consegue te transportar pra uma outra época e viver os horrores das vítimas de Holmes.

oliveira.0 27/11/2023

INCRÍVEL.
Li na pandemia, e meu deus! QUE LIVRO INCRÍVEL. eu ganhei ele muito na sorte, porque é um livro caro e eu apenas tinha visto uma resenha de uma youtuber. mas, nossa! eu nunca soube que iria gostar tanto de ler uma biografia como gostei de ler essa, porque biografias costumam ser cansativas e profundas demais, mas esse livro... esse livro não! ele é envolto de mistério, reviravoltas, você sente muita compaixão pela esposa do benjamin e pela inocência dele, fora as crianças. você vê que o psicopata realmente é um ser humano diferente, o holmes era monstruoso. a minha parte favorita é o julgamento, nossa! eu acho que eu nunca vou ler um livro com tantas páginas em que eu tive tanto prazer de ler como esse. fez minha cabeça na pandemia, era só eu e o livro, fora que os brindes são lindos. a texturização do livro é linda, a capa, os desenhos nas páginas.... darkside sempre arrebentando. e se eu conseguisse apagar da minha memória do para ler novo, eu faria sem pensar duas vezes.

Rique_cwb 21/11/2023

Bom, mas esperava mais.
O autor, em diversas vezes, divaga, saindo um pouco do tema. Algumas descrições de lugares e pessoas são dispensáveis.

No geral, a biografia que se faz de Herman Mudgett (H. H. Holmes) neste livro é notável. Não se prende a sensacionalismo, pondo-se, portanto, como uma obra escrita a partir de profunda pesquisa.

O ?resgate? de um serial killer tão notável, mas que acabou caindo no esquecimento em virtude de seu contemporâneo inglês (Jack, o Estripador) lança-nos questionamentos sobre até que ponto a maldade pode se manifestar no ser humano; até que ponto se é possível evitar homicídios decorrentes da loucura humana.

De mais a mais, a edição da DarkSide é louvável no aspecto estético, mas deixa a desejar em se tratando do conteúdo do texto. São encontrados na obra diversos erros ortográficos, sinalizando que faltou a atenção quando do processo de revisão final após a tradução.

O livro vale a leitura mas, saliento, tem gatilhos.

gouveiasbruno 20/11/2023

É simplesmente surreal tudo o que livro conta! Principalmente os acontecimentos ocorridos depois da execução de Holmes!

joanavikmy 11/10/2023

"Palavras diabólicas"
O tão conhecido H. H. Holmes, construiu um legado de pura maldade durante sua vida. Abraçado às mentiras, sempre conseguia sair impune. Mas não para sempre.

O livro é beeem detalhado, então é comum existirem algumas partes repetitivas. Alguns fatos não possuem 100% de veracidade, haja vista que nem mesmo a confissão do serial killer foi considerada verídica em sua totalidade.
Achei muito interessante, além de ter ficado grata aos capítulos curtinhos e design incrivelmente informativo!

Recomendo demaiss

Carol 10/10/2023

Já conhecia a história do livro, no entanto, a escrita torna a leitura extremamente fácil. O livro é cheio de detalhes macabros da história, o que torna tudo mais interessante ainda

Mariana 05/08/2023

O livro é de uma edição linda, como todos os da Darkside. O caso é bem descritivo, mas não muito pesada a leitura