A Outra Face (The Naked Face)

A Outra Face (The Naked Face) Sidney Sheldon

Resenhas - A Outra Face

Núbia Cortinhas 18/09/2022

Valeu a pena! Sidney Sheldon não decepciona!
Sidney Sheldon... só de ver um livro dele,  ouvir o nome desse autor... eu já sinto um friozinho gostoso na barriga e mentalmente dou gritinhos de alegria, kkkk, esse é o meu autor queridinho, amado, ahhh é muito amor!

E foi com muita satisfação que pude ler A Outra Face, que é a sua primeira obra e foi publicada na década de 70. Este que eu leio é a 18° Edição, e é bem antiga.

Este é um romance que foi aclamado pelo The New York Times como o romance do ano e foi também vencedor, em duas categorias, do prêmio mais conceituado e importante para os escritores de mistério, o Prêmio Edgar Allan Poe como Romance de Estreia e também como o melhor Romance do Ano. Uau! Sidney Sheldon já iniciou com tudo!!!

Com uma escrita envolvente e ágil, Sheldon nos insere numa trama intrincada onde confiar em alguém se torna uma missão tão difícil que é possível sentirmos a dor e o desespero de tal personagem que carece de ajuda.

Mas, e nós leitores? Será que podemos confiar no protagonista? Será que podemos confiar nos pacientes do Dr. Stevens? Nos amigos dele? Na polícia? Teria o protagonista algum inimigo? Ou seria ele acometido de alguma paranoia e portanto, o próprio inimigo?

A Outra Face possui todos os elementos necessários para um bom thriller psicológico, prendendo a nossa atenção do início ao fim, o que nos faz devorar essa leitura, mas tenha paciência e não abandone-a.

Sim, essa obra não é perfeita, assim como os seres humanos não são perfeitos. Eu fiquei incomodada com trechos racistas, homofóbicos, gordofóbicos que retrataram a arrogância e a pequenez de espírito de um personagem, que aparece pouco, mas quando aparece é para irritar. Sei que para alguns leitores será difícil mas, decidi seguir em frente e valeu a pena passar no crivo e jogar fora as impurezas da leitura (que infelizmente retratam ainda uma certa realidade em alguns países e pessoas na nossa nação). Entendi que o autor quis mostrar o pior lado do ser humano através desse personagem.

Bem, este é um livro com defeitos e também qualidades, que traz uma fluidez e um clima de suspense impecável que como primeiro livro já anunciava o futuro brilhante e inevitável de Sidney Sheldon. Boa leitura!
DANILÃO1505 19/09/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

Núbia Cortinhas 19/09/2022minha estante
Obrigada, Danilo! ?

Elfa 31/08/2022

Resuminho ?
Judd e um psicanalista muito famoso em sua cidade tem vários clientes, até que certo dia descobrir que um de seus pacientes foi assassinado com sua capa de chuva amarela e a partir desse momento desencadeou um série inusitada de assassinatos ?

Miih.... 20/08/2022

A outra face
Mais uma leitura Concluída ??

"Não importa que seja um rei ou um presidente, não importa que seja um simples João ninguém. A vida é um fio curto. basta uma fração de segundo para rompe-lo."

01 de 30 ?

Mara Islanne 17/01/2022

É um thriller bom, porém o plot não foi lá essas coisas, eu já imaginava. Esse livro me incomodou muito em diversos momentos jorrando preconceitos de todo tipo. Eu não sei se é parte do autor, ou se o autor usou isso como uma forma de criticar esses preconceitos que na época eram bem mais presentes. Mas não me pareceu crítica, um preconceituoso ao ler vai simplesmente rir e concordar, por isso me incomodou demais. Pra ter uma ideia, no livro fala que a secretária é negra, e ela está na capa como uma branca ruiva. Fico chateada porque gosto demais do Sidney Sheldon, ainda não observei isso em outros livros dele, ficarei atenta. Enfim, tirando isso, é um livro bom pra se ler bem rápido.
Rodrigo 17/01/2022minha estante
Há de se levar em conta a época em q foi escrito, certos tipos de preconceitos eram mais velados ou até mais toleráveis pela sociedade. O mesmo, dizem, acontece com os livros da Agatha Christie.

Mara Islanne 17/01/2022minha estante
Eu pensei em relação a época tb, mas me incomoda do mesmo jeito, o preconceito nesse livro não é nem velado, é descarado mesmo. Ainda não percebi o mesmo em nenhum da Agatha não, tem aquele 'O Caso dos 10 negrinhos', que é meu preferido, que eu me lembre é só o título mesmo. ? Mas vou prestar atenção nisso tb.

Rodrigo 17/01/2022minha estante
E esse da Agatha mudou de nome né... agora se chama "E não sobrou nenhum"... tá na minha meta de 2022

Mara Islanne 17/01/2022minha estante
Isso, é meu preferido, é maravilhoso.

Paty Gluszczak 29/06/2020

A outra face
Um livro que te prende da forma mais gostosa possível
Estiga a imaginação,faz com que ficamos alerta o tempo todo pois uns detalhe muda tudo.

Eu amei
Juliana.LaCosta 04/08/2020minha estante
Esse é o livro que a cliente do psicanalista tem um marido acho q da máfia e ela se apaixona pelo psicanalista?? Há anos venho tentando lembrar o nome desse livro

Paty Gluszczak 11/08/2020minha estante
Esse mesmo.
Desenvolvimento ótimo

Cassi 23/06/2021

Surtos - começo e fim
Esse livro é de uma escrita fluída e excepcional, grande sidney! A forma como a história é abordada, mexe com a mente e cria raizes investigativas no leitor e eu me senti parte do FBI, literalmente! (Eu seria péssima, pois não cheguei nem perto de descobrir quem era o assassino.)

A medida que a história vai passando, nos enche de reviravoltas e nos deixa com o estômago embrulhado. Pra quem gosta de mistério, assassinatos, esse livro é o melhor.

Mi-sun 31/03/2024

Achei que seria melhor
O início é um pouco enjoativo e maçante, mas depois de muitas páginas, muitas mesmo fica interessante.

Esperava mais porque o autor tem diversos livros famosos nesse tipo de escrita.

@tigloko 21/07/2021

E pensar que esse é o livro de estreia ?
Mais uma vez falhei em desvendar o mistério. O autor foi me levando para um lado, mostrando diferentes possibilidades, só para despistar para o verdadeiro final. Uma dia eu acerto kkk

Assim como o outro livro que li do autor, ele não perde tempo com descrições muito aprofundadas, o que faz a leitura fluir bem demais. Apesar disso ele consegue desenvolver os personagens em poucas linhas sem soar superficial. É uma balança que fica na medida durante a leitura.

Por outro lado, achei muito corrido nas partes onde não deveria ser, como no final. Acho que eu esperava algo mais elaborado para o desfecho. Ainda sim, é um livro acima da média.

Nayara Moraes 01/08/2022

Bom livro, porém depende.
É uma boa leitura, tem uma história legal e até mesmo envolvente, contudo, tem muito preconceito velado. Ainda que seja na ficção, acho um absurdo tratar de temas como "cura da homossexualidade", não é um doença, diacho, deixa a comunidade em paz.

Fabio Shiva 01/12/2023

A ABSURDA CONDIÇÃO DAS PESSOAS DE PAPEL VIVENDO DRAMAS ULTRAPASSADOS
Eu tinha 12 anos quando pela primeira vez li uma história de Sidney Sheldon. Foi “O Outro Lado da Meia-Noite”, emprestado por um tio de outra cidade que nos visitava, com a condição de que eu lesse as quase 400 páginas do livro durante os três dias que ele passaria lá em casa. Varei noites sem dormir, mas cumpri a missão, eletrizado por aquela história diferente de tudo o que eu havia lido até então. Mulheres fortes vivendo situações incríveis em meio a muita tensão e suspense, além de além de algumas cenas bem picantes, que acenderam a minha imaginação adolescente... Nem preciso dizer que virei um ardoroso fã de Sidney, e nos dois anos seguintes li tudo dele que consegui encontrar: “O Reverso da Medalha”, “A Herdeira”, “Um Estranho no Espelho”, “Se Houver Amanhã”, “A Ira dos Anjos”... Lembro que li também “A Outra Face”, estranhando o protagonista ser um homem, e não uma mulher como nos outros livros.

Depois não lembro bem como aconteceu, mas acho que enjoei de Sidney Sheldon. Creio que foram as leituras de Stephen King que me arrebataram para outro tipo de best-seller...

Anos depois, já em 2019, tive um novo encontro com Sidney Sheldon, ao ler “O Céu Está Caindo” (https://comunidaderesenhasliterarias.blogspot.com/2019/03/o-ceu-esta-caindo-sidney-sheldon.html). Achei a trama de suspense bem inócua e até sedativa, impressão bem diferente das que tive com as leituras anteriores. E agora tive a oportunidade de reler “A Outra Face”, o primeiro romance escrito por Sheldon.

Logo nas primeiras páginas fui surpreendido de forma bastante desfavorável, lamento dizer. A história começa com um personagem que acaba de ser “curado” de seu homossexualismo, graças ao zeloso empenho de seu terapeuta, o Dr. Judd Stevens, que logo descobriremos ser o herói da trama. E na sequência o mesmo doutor pronuncia uma frase bastante problemática sobre uma jovem negra, frase que no livro é apresentada como um conselho repleto de bondade e sabedoria. Ler coisas assim nos dias de hoje causa desconforto e estranheza, mesmo que demos todos os descontos devidos à época em que o livro foi escrito (1970). Contudo há outras escorregadelas que não podem ser atribuídas ao Zeitgeist, como na passagem em que Freud é chamado de “pai da psiquiatria”. Só mesmo o próprio Freud para explicar tal ato falho: um escritor que confunde psicanálise com psiquiatria mostra bem como foi natural para ele imaginar uma história que começa com uma “cura” gay.

O pior é que essas não são as maiores falhas de “A Outra Face” (embora sejam certamente as mais inaceitáveis para os leitores de hoje). Os personagens são bidimensionais, rascunhados como pobres pessoas de papel que não chegam a comover com seus dramas. Ao menos não me comoveram nessa segunda leitura. Creio que o leitor adolescente que leu esse livro há tantos anos gostou bem mais. Ainda assim, não desgostei o suficiente para abandonar a leitura. Senti uma curiosa sensação sedativa, semelhante à que experimentei ao ler um bolsilivro recentemente (https://comunidaderesenhasliterarias.blogspot.com/2023/08/voce-ja-leu-um-bolsilivro-era-o-tik-tok.html). Uma história de assassinato e suspense para me ajudar a pegar no sono.

Apesar dos pesares, ainda guardo uma boa recordação afetiva dos livros de Sidney Sheldon que li durante a adolescência. E ainda pretendo reler algum de seus melhores livros “Se Houver Amanhã” ou “O Outro Lado da Meia-Noite”. Pois muito me intriga a seguinte constatação: durante a década de 1980, Sidney Sheldon era disparado um dos escritores mais lidos no mundo. E hoje, salvo engano, a impressão que tenho é que quase ninguém mais o lê.

Para mim, que sempre fui um rato de sebo e que nunca me interessei por ler algo só porque todas as pessoas estavam lendo, esse fenômeno do best-seller é mesmo muito intrigante.

site: https://www.instagram.com/fabioshivaprosaepoesia/

Carol Fogaça 26/03/2021

Sidney Sheldon, continua sendo meu autor favorito. Foi maravilhoso reler essa obra, onde tiver outra visão sobre os temas abordado.
O psicanalista renomado Judd Stevens, tem sua vida revirada após a morte repentina de um de seus pacientes. A polícia acredita que Judd, possa está envolvido no assassinato.
Nesse momento começamos a embarcar nessa história repleta de suspense e reviravoltas. Para quem gosta de um bom suspense eu recomendo de olhos fechados a leitura te prende.

Mari 25/06/2020

Que suspense e mistério maravilhoso.
O livro conta-se a história do Doutor Judd Stevens que é um renomado psicanalista de Nova York. Um dia misteriosamente aparece uma mulher chamada Anne Blake para se consultar com ele mas sem recomendações médicas nem nada. O doutor abre uma exceção para ajudá-la. Mas ela não tem coragem de contar-lhe seus problemas e só trocam informações básicas. Após algumas semanas começaram a acontecer alguns assassinatos envolvendo pessoas próximas ao Dr. Judd, assassinando um paciente que ele acredita ser por engano e também sua recepcionista do consultório. Após alguns dias ele também sofre uma tentativa de assassinado sendo atropelado, e aí começa toda a trama para achar o assassino e também do porque que ele está sendo alvo dos bandidos. Um livro com um suspeito muito bom e envolvente. Você não vai conseguir largar o livro. Recomendo!!
Rebecca 25/06/2020minha estante
Primeiro livro do Sidney Sheldon, muito bom!

Thauany 09/10/2023

Um livro bem mediano do Sidinho
Como leitora e amante da literatura de Sidney Sheldon, confesso que me decepcionei com esta história, por ser a primeira, ela até que vai bem mas não no nível de merecer prêmios de literatura, este ponto me faz refletir sobre o que era considerado boa literatura na década de 80, pois um livro repleto de falas misóginas e racistas (sem fundo de crítica social) era exaltado quando existiam muitas outras obras bem melhores e diversas? É de se refletir.
Novamente, amo o autor e consumo sua escrita há muitos anos, porém este livro esbarra em um lado do meu senso crítico que fica difícil passar pano.

Danii 04/07/2020

Uma leitura muito gostosa , que fluiu . Suspense tenso a cada pagina.
Eu não gostei do final, além de ter sido um pouco arrastado ( pra mim) . Espera um final mas realista com a historia toda. O final ficou parecendo filme.
Mas é muito bom o livro. Vale a pena muito a leitura. Acontecimentos um trás do outro.
Paty.Cardoso 04/07/2020minha estante
E tem uma adaptação pra tv

Danii 04/07/2020minha estante
Tem? Nao sabia !

Paty.Cardoso 04/07/2020minha estante
É que é beem antigo! Filme de 1984 de Bryan Forbes

Danii 04/07/2020minha estante
Vou dar uma procurada. Valeu

Chacal24k 14/07/2020minha estante
Eu tbm não gostei do final, achei MT filme ahahhaha

Danii 14/07/2020minha estante
Ficou estranho demais amigo! E acelerado. Kk

Diana 14/12/2020

É bom.
É um suspense envolvente que conseguiu me prender do começo ao fim.
O livro conta a história do psicanalista Judd Stevens que vê sua vida nas mãos de um assassino misterioso. Judd terá que correr contra o tempo para descobrir a identidade e a motivação do assassino, antes que ele acabe morto.

É um livro super rápido de ler. Recomendo.

A única coisa que me incomodou foram alguns pensamentos homofóbicos e racistas.