Boa Economia para Tempos Difíceis

Boa Economia para Tempos Difíceis Abhijit V. Banerjee...

Resenhas - Boa Economia para Tempos Difíceis

Rodolfo 22/07/2022

Perfeito
Melhor livro de Economia que já li. Temas atuais muito bem debatidos e com uma escrita maravilhosa. Migração, comércio internacional, crescimento econômico o futuro do trabalho, meio ambiente. Tudo muito embasado na teoria e pesquisas empíricas.

Lilly 26/03/2021

Piketti e Kynes
Os autores, que tem como foco de estudo os países em desenvolvimento, tratam de temas como imigração, desemprego, desigualdade e eficiência energética.

Para isso, citam muitas pesquisas e casos (com muitas referências, praticamente 100pgs do livro são notas de rodapé citando as fontes). Trazem, assim, sugestões de soluções que levam o leitor a refletir sobre as possibilidades e como arcar com os custos das soluções.

A linha de raciocínio adotada, em geral, concorda com ideias de Piketti e Keynes, favorecendo intervenções governamentais financiadas pelo aumento de impostos das altíssimas camadas sociais.

Ainda que não necessariamente o leitor concorde com os argumentos, julgo ser sempre válido entrar em contato com os contrapontos ao próprio pensamento, buscando genuinamente compreender todas as mentes que buscam soluções práticas para problemas reais. A oxigenação de ideias é sempre bem vinda e a riqueza da mente está na diversidade.

Artur.Marchioni 04/02/2021

O livro aborda uma visão econômica menos ortodoxa, frisando que resultados economicamente desejáveis por vezes não geram a contrapartida que se espera para o bem-estar da humanidade ou de comunidades (o que explica muito das frustrações recentes no mundo ocidental).

A pergunta que de fundo da obra é: será que a busca inconteste por bons resultados no PIB ou na bolsa de valores implica em maior qualidade de vida?

Isotilia 03/06/2023

A página 368 é repugnante
Vale a pena ser lido. Os autores trazem bons pontos. Mas a página 368 é repugnante. Os autores tentam dizer que pessoas nos países em desenvolvimento são mais "felizes" porque não se identificam com seus trabalhos. Aí eles dão um exemplo repugnante de Bengala Ocidental (estado indiano e terra natal de um dos autores). O exemplo são os "clubs", grupos organizados que existem em todas as aldeias da região, onde jovens do sexo masculino de 16 a 35 anos se reúnem para jogar e beber. Os autores dizem que eles praticam "pequenas extorsões" à comunidade e que políticos locais fazem contribuições a esses grupos para utilizarem esses jovens como "soldados de infantaria". Eu li, para que esses jovens espanquem e matem pessoas para esses políticos locais, especialmente para matar pessoas mais pobres de castas mais baixas. Os autores concluem que esses clubes são ótimos para "evitar que os garotos locais se metam em problemas". O que é "problema" para esse casal de economistas filhos da p*%¨&*? Assim como "felicidade", "problema" ficou mal explicado. Eu queria jogar o livro na parede. O começo foi fantástico, do meio para o fim, eu comecei a discordar, mas essa apologia a uma cambada de assassinos de aluguel como uma solução para problemas de "felicidade" me fez querer bater nos autores. Qualquer milícia pode ser descrita como uma organização que deixa jovens longe de problemas, uma vez que você defina que fazer jovens assassinarem outras pessoas não é, por si só, um problema.