Morte e alteridade

Morte e alteridade Han B.C.
Byung-Chul Han

Resenhas - Morte e alteridade

Marcelo217 27/02/2023

Hermético
Livro que utilizei como teoria para meus estudos e pesquisa sobre a morte. O livro tem uma aparência inofensiva, mas engana muito em seu conteúdo. Imaginei que a leitura iria ser menos sofrida do que foi.

O autor utiliza em grande parte do livro o apoio de diversos autores (como Lévinas, Handke, Kant, Heidegger, etc.) para desenvolver o pensamento sobre a morte, sua relação com as pessoas e suas respectivas concepções. A morte e suas implicações são abordadas de diversas formas, mas feita de uma forma muito densa. Há muita informação, muita referência e muita associação das ideias e dos teóricos. Não é uma leitura para se fazer corrida e pela extensão do texto, senti falta um pouco da voz do autor que, na maioria do tempo, só apresentava as ideias dos teóricos e adicionava uma ou outra ideia rebuscada ou uma conclusão filosofada

Eu, particularmente, tenho dificuldade em absorver problemáticas quando há esse tipo de discussão abstrata. Mesmo o autor trazendo vez ou outra uma obra literária para elucidar as concepções da morte, senti falta de mais aplicações e exemplos, pois o assunto sempre se desemboca em percepções muito complexas. Todavia o livro me trouxe novas perspectivas sobre as ações humanas e como elas são convencionadas. A violência, a refenidade e a concepção de luto me fizeram ter outra visão sobre a morte. Em suma, um livro extenso, de compreensão condicionada, mas com uma carga gigantesca de reflexão.
Cketh 13/03/2023minha estante
Eu adoro ouvir falar sobre o Byung-Chul Han, mas ler ele é bem sofrido pra mim rs bem pior que Lacan

Marcelo217 13/03/2023minha estante
Verdade Cketh, não sei se é problema na tradução ou se realmente é a forma como ele escreve. Os livrinhos parecem inofensivos kkkkkkk

Cketh 13/03/2023minha estante
Pois é, tem essa questão da tradução realmente! Mas tb sinto que sempre há uma quebra no fluxo da leitura com o excesso de referências a vários teóricos, como ele costuma fazer

Marcelo217 13/03/2023minha estante
Sim. O que é pra ser um livro de aporte teórico, parece apenas uma leitura dirigida ?

Caio380 05/08/2022

Morte como metáfora da vida
O livro pensa a morte como uma metáfora da vida. Nos convida a pensar o sentimento de luto como uma possibilidade de abertura para o Outro. Nos ensina que, as relações humanas são contraditórias em suas intenções, gestos e ações. Porém, isso, não diminui nosso sofrimento. Viver é sofre. E, todo sofrimento é uma ferida aberta que respira. Respirar é uma síntese para a vida. Onde a morte é negada. A vida também é. Por isso, morrer, é uma forma de encontrar um sentido para a vida que se quer levar.
Leticia 05/08/2022minha estante
Nabo parece ser mto lgl