Regras da Comida

Regras da Comida Michael Pollan

Resenhas - Regras da Comida

Tábata Kotowiski 06/12/2010

Vamos combinar, a gente costuma comer errado pra caramba, né, povo? Tá, não vou generalizar. Tem gente que é exemplo quando a questão é alimentação. Vou começar de novo.

*respira fundo*

Eu costumo comer errado pra caramba. Por exemplo, enquanto escrevo essas resenha estou comendo brigadeiro de colher. E pra dar um toque saudável a coisa, estou tomando Ades de laranja. :P

Enfim.

Como vocês podem ver, a resenha será sobre um livro que fala como não comer errado. Errado do tipo comer brigadeiro com suco artificial de laranja. hohoho :P

Regras da Comida é um manual com 64 simples regras de como comer bem e melhor. Nada de dicas complicadas e dietas mirabolantes. A ideia do autor Michael Pollan não é fazer o leitor emagrecer ou ficar preso aos “não pode isso” ou “não pode aquilo” que sempre envolve uma dieta alimentar. O objetivo é mostrar como é possível passar por uma reeducação alimentar seguindo regras simples mas bastante pertinentes, como “Não coma nada que sua avó não reconhecesse como comida”. Quer regra alimentar mais pertinente do que essa?

O livro é curto e maioria das regras vem com um pequena explicação mas algumas são auto explicativas e dispensam qualquer comentário, como “Não é comida se tem o mesmo nome em todas as línguas. (Pense em Big Mac, Cheetos ou Pringles.)”

Mais algumas regras que achei interessantes:

* Coma os alimentos doces como você os encontra na natureza. (Um jeito legal de dizer pra se comer frutas, né?)
* Evite produtos alimentícios que contenham mais de cinco ingredientes. (Comecem a notar a quantidade de ingredientes em produtos de caixinha e saquinho… É deprimente!)
* Não é comida se chegou pela janela do seu carro. (a-ham)
* Coma quando tem fome, não quando está entediado. (Incluam TPM, no caso das mulheres)
* Coma todas as besteiras que quiser, desde que você mesmo as cozinhe. (Será que o meu brigadeiro tá valendo?)

Gostei bastante de como o livro foi divido e como as regras foram dispostas. Elas foram divididas em 3 partes e o autor escreveu uma regra por página, o que torna o livro quase um livro de consulta. Você abre em qualquer página e terá uma regra diferente. É o tipo de livro ideal pra deixar sempre na cabeceira da cama ou no armário da cozinha para rápida consulta, como aqueles livrinhos de sabedoria diária, pra abrir e tentar cumprir uma regrinha por dia. Daí pra virar hábito, é um pulinho, como diz o pessoal.

site: randomicidades.wordpress.com/

Fabiana.Marino 13/02/2021

Não é um livro de dieta!
O autor que é jornalista e não nutricionista, através de pequenos capítulos nos mostra como nos distanciamos da comida natural, in natura, dando lugar a comidas vendidas em pacotes, processadas. Gostei bastante por que nada do que ele fala no livro tem haver com o terror nutricional que vivemos hoje.

Gabrielle 25/12/2020

Perigoso
Ok, tem dicas que podem e devem ser aproveitadas. Por exemplo, não comer na frente da televisão, não comer em excesso, comer o máximo de frutas e vegetais orgânicos possíveis, buscar não ingerir açúcar e alimentos processados, evitar beliscar entre as refeições, tomar cuidado com as calorias líquidas etc.
Em contrapartida, o livro é repleto de desinformação, "fatos" errados e precipitados, fazendo com que se torne perigoso para alguém que não possua conhecimento sobre nutrição e o tome como guia, como algo totalmente verdadeiro.

Lodir 10/10/2010

Excelente livro de educação alimentar.
Quem folhear esse livro, poderá ficar cético quando ao tamanho dos textos. Ele é realmente um livro curto (160 páginas) e com textos curtos; cada capítulo tem um ou dois parágrafos, quando tem, porque alguns são apenas os títulos (que são auto-explicativos). Esse, no entanto, parece ser a grande diferença desse livro para muitos outros sobre alimentação. Não é um livro de dieta, pelo contrário; você não encontrará nenhum cardápio ou lista de exercícios nele. É apenas um livro sobre educação alimentar, ou seja, uma série de regras e lições necessárias não só para emagrecer, mas acima de tudo para manter a saúde. O autor faz isso com muita inteligência, e com regras curtas nos ensina muita coisa, algumas esquecidas, e outras que parecem muito obvia, mas não são usadas no dia-a-dia. Muitas das "regras" apresentadas pelo autor são pregadas pelo jornalismo especializado. Outras, principalmente sobre a origem dos alimentos, eu não havia lido em nenhum lugar, e são verdades. Gostei das regras que falam sobre os alimentos processados, e sobre como a humanidade está acostumada a comer comida industrializada sem saber como isso faz mal. As regras que o autor nos ensina com a intenção de largar esse hábitos são as melhores.

Reuel 25/01/2015

pouco, mas delicioso
Pequeno livro em que o Jornalista Michael Pollan descreve regras simples que aprendeu sobre comida durante anos de pesquisas tentando entender o que dizem sobre a comida.

Meu primeiro livro sobre o assunto e foi uma boa escolha, porque ele é bem para iniciantes mesmo, não fica assustando a gente com X calorias - nutrientes+antiOxidante, que meus avós nunca ouviram falar, mas sempre foram mais saudáveis do que a geração atual.

sofiledora 06/01/2022

Rápido e básico
O livro aborda aspectos básicos da alimentação humana que foram perdidos pelo passar dos anos através da introdução da indústria alimentícia.
Tem alguns itens que já estão desatualizados mas no geral resume bem o que seria uma alimentação saudável.

Gabi Machi 27/04/2020

mais do mesmo
Para quem não conhece o autor, pode ser uma boa forma de conhecê-lo, mas se você já leu algum outro livro do Michael Pollan, não precisa ler esse. Eu consideraria esse livro quase um resumo do que ele apresenta no "Em defesa da comida" (veja minha resenha do mesmo), já que apresenta os mesmos erros e virtudes do mesmo.

Jujuba 30/06/2020

Livro com ótimas dicas para alimentação saudável, fáceis de lembrar e práticas.
Algumas das regras são repetitivas, tratam do mesmo assunto.

Tárcya 04/12/2020

Simples
É um bom livro, apesar de muitas das regras serem bem óbvias, é importante reuni-las em um só lugar. Sabemos de muitas coisas, mas não colocamos em prática. Para quem deseja ter mais conhecimento relacionados à comida, é uma leitura rápida e de fácil compreensão. Indico.

Ralf 12/04/2011

Um pequeno livro que mudará sua alimentação...
Este livro não é um livro de história, como diz o nome, são REGRAS, que TODOS (até eu) deveriam saber e seguir.
O livro tem 64 regras, que são divididas em 3 partes: O que devo comer?, Que tipo de comida devo comer?, Como devo comer?

Em cada início das "partes" temos uma introdução sobre o que virá a seguir. E nas regras, temos uma pequena explicação (que ajuda melhor no entendimento da regra).

Temos as seguintes regras (escolhidas pelo random, que tem tantas boas, que não iria escolher)
14° Coma alimentos feitos com ingredientes que você pode imaginar crus ou crescendo na natureza (Ruffles, haha)
49° Coma devagar.
57° Não compre seu combustível no mesmo lugar que compra o de seu carro.

Confesso, que depois de reler este livro, estou mudando os meus hábitos alimentares. Um livro pequeno, e barato (só R$19,90), que fará você melhorar sua alimentação.
Michael define as regras muito bem, e se você não entende a frase, leia a explicação que sua dúvida será esclarecida. A capa é bonita, apesar da ervilha estar perfeita, achei a capa bonita. Sempre temos citações dos americanos, e pelo meu ver, são eles que comem super errados (nem todos). Um livro ótimo, de fácil entendimento, em que o personagem principal morre no final (hahaha)

Lygia X. 29/01/2022

Livro fácil de se ler e de se entender. Pollan consegue simplificar bastante (embora em um grande número de regras) o que seria comer de forma saudável e ter uma boa relação com os alimentos.

Mucunã 02/09/2023

Mudou minha alimentação pra sempre. Não como do jeito mais saudável do mundo mas entender certas questões sociais são um adianto na vida.

Daniel 29/09/2018

O livro tem pouco conteúdo e não passa de uma lista de regras.
O livro apresenta mais de 60 regras de como se alimentar melhor. Apesar de seu alto valor em sebos e difícil de ser encontrado, o livro tem pouco conteúdo e não passa de uma lista de regras com pequenos comentários do autor.

olavodecarvalho 14/06/2020

Aprenda comer certo
O livro te da uma visão de como os antigos tinham um
Bom conhecimento. É de como hoje em dia é absurdo o que o marketing faz pra vender , vale a pena muito ter esse olhar do livro