Festival das Estrelas

Festival das Estrelas Rafaela Amaral

Resenhas - Festival das Estrelas

Helena639 23/08/2023

Boa essência
Este livro tem sacadas muito criativas no início, o que me fizeram achar que seria promissor. Porém se perde bastante. Se torna um clichezão sem muita forma.

Mas tenho que bater palmas pra alguns insights sobre a vida soltos pelo livro que são bem bonitos.

Alice1352 24/12/2022

O livro Festival das Estrelas eu particularmente achei um romance bem tranquilinho, mas do meu ponto de vista meio óbvio. Livros de romance não são meu ponto forte, então isso influenciou um pouco no meu processo de leitura e de "análise" do livro, mas é aquele romance bem normal, para quem quer algo tranquilo e confortante pra ler, é o livro certo.

Nay Sales 07/10/2022

Surpreendente
Esse livro me prendeu já no começo, Rafaela criou todo um contexto, toda uma história envolvendo algo tão bonito como as estrelas e cria uma garota cheia de inseguranças e medo quando o assunto é amor, e eu me identifiquei demais com a Elô, acho que por esse motivo eu gostei tanto. Esse livro me causou muitas emoções, desde amor a ódio, de medo à felicidade, e a sequência de plots twist me fizeram quase gritar. Dei 4 estrelas porque preciso urgente da continuação. Recomendo muito

casteloale 05/08/2022

Amor Próprio Em Primeiro Lugar!
Eloísa é uma mulher decidida, pelo menos ela se considera assim. Formou-se em jornalismo, tentou inúmeras vezes conseguir algum emprego em suas área, mas infelizmente não conseguiu.

Decidida a encontrar melhores oportunidades, ela se muda para Ottawa, no Canadá, onde vive por alguns anos antes de retornar ao Brasil. Após um fatídico acidente que mexeu com todo seu emocional, Eloísa decide que o melhor a se fazer é voltar para sua cidade natal, Cassiopeia.

É justamente lá em Cassiopeia que ocorre todo ano o Festival das Estrelas, onde várias pessoas se reúnem em uma praça pública para observar a constelação que deu nome à cidade. As pessoas ficam em clima de festa e muita gente vem das cidades vizinhas para acompanhar o festival.

É justamente nesse período que Elô volta para sua cidade, alguns dias antes do Festival, com toda agitação e movimentação que ele causa. Porém, naquele novo momento de sua vida, ela está muito mais disposta a se dedicar a sua vida pessoal e profissional, por isso trata de ir atrás de algum emprego e por sorte, encontra um no jornal da cidade, que apesar de pequeno, a recebe de braços abertos.

Daí em diante muita coisa acontece na vida de Elô, um misterioso cara aparece em sua vida e um colega de trabalho passa a demonstrar interesse por ela. O problema é que Elô não está preparada para um relacionamento, pelo menos não no momento, em que as lembranças de seu passado ainda são tão vivas. Por isso ela vai ter que fazer uma escolha e talvez a melhor que ela possa fazer, seja escolher a si mesma, mas isso só o tempo pode dizer.

Eu amei ler esse nacional, a história é linda e muito bem construída. Adorei a escrita da Rafa que eu não conhecia e já quero ler mais livros dela, gostei do desenvolvimento da Elô que me ganhou desde o primeiro momento e a reviravolta do final eu realmente não estava esperando! Super recomendo!

Sarah.Carreteiro 06/02/2022

Bom. Mas uma perda de tempo.
O livro me segurou na história de uma forma que acabei lendo mais da metade dele em apenas uma tarde.

O livro conta a história de uma mulher, hipócrita, mentirosa e confusa. Uma mulher cheia de si, mas que na verdade a única coisa que tinha dentro dela era medo.

E por mais que o livro tenha me prendido, por motivos óbvios (eu simplesmente queria saber na merda que ia dar) este livro PARA MIM foi uma perda de tempo. E não, não recomendaria a um amigo.

blogreflexosliterarios 16/11/2021

"Apesar de tudo acontecer por um motivo, nós temos o poder de guiar nossos passos para onde quisermos."
Resumo da sinopse: Eloísa saiu do país para tentar uma carreira de jornalista no Canadá, mas sem sucesso na sua vida profissional no exterior e depois de certos acontecimentos que a marcaram muito, ela está de volta a sua cidade natal, Cassiopeia, para se reencontrar. Em meio às suas próprias confusões e críticas, ela tenta equilibrar sua vida.

Minha opinião: O maior ponto que eu amei desse livro foram os quotes. Tem muita reflexão maravilhosa nele e isso é seu maior ponto forte. Sinceramente, eu li esse livro com ranço da Eloísa desde que ela conheceu o Claus até o penúltimo capítulo. No início do livro, vemos uma Eloísa certa de si, confiante em tudo que vai fazer e decidida sobre o que quer, mas foi só um cara aparecer que tudo isso ruiu e ela passou o livro todo confusa sobre si própria e sobre o que ela queria. Fora que a mesma era bem contraditória e até mesmo hipócrita em alguns pontos, mas talvez tenha sido parte da ideia da autora para a construção da personagem, já que o ponto forte da Elô é estar confusa sobre tudo e todos.

Deu pra perceber que eu não fui muito com a cara da Eloísa né? Desculpem, normalmente eu não trago resenhas tão negativas assim pra cá, mas como o livro é narrado por ela e só temos a visão dela, fica um pouco difícil trazer uma perspectiva diferente. Ela tava toda certa de si e foi só aparecer um boy que a menina quebrou, gente. Confusa, hipócrita, mentirosa e infantil, ao inves de realmente encarar seus problemas, ela só varria tudo para debaixo do tapete ou simplesmente ignorava, achando que isso ia resolver.

Mas no final do livro, percebemos que ela se encontra, parece que voltou a ser a mesma Eloísa do início madura e dona de si mesma.

Para ver os quotes, vai lá no @blogreflexosliterarios

site: https://www.instagram.com/p/CWVnlbyLX0w/

blogreflexosliterarios 16/11/2021

Para ver os quotes, vai lá no @blogreflexosliterarios

site: https://www.instagram.com/p/CWVnlbyLX0w/

blogreflexosliterarios 16/11/2021minha estante
Siiim, super concordo. Ela tava toda certa de si e foi só aparecer um boy que a menina quebrou, gente. Confusa, hipócrita, mentirosa e infantil o livro inteiro. Meu pai amado. sem paciência nenhuma

Manu 19/10/2021

A leitura fácil e leve que eu esperava que o livro fosse, mas num âmbito totalmente diferente. Eu confesso que esperava uma fantasia, mas adprei o que recebi. É incrível ver a personagem se descobrir, mas NOSSA O QUE FOI ESSE FINAL, BOY, EU QUASE TIVE UM TRECO

Larissa Lauane 11/06/2021

5 motivos para ler!
?1- Livro Nacional que se passa no Brasil: a história começa com o retorno de Eloísa ao Brasil depois de 3 anos vivendo no Canadá. Ela volta para a cidade interiorana em que nasceu e cresceu que só existe na história, mas que pode ser relacionada com várias cidadezinhas simpáticas que o nosso país possui.

?2- Festival das Estrelas: o Festival é um evento que acontece anualmente na cidade, marcado pelo aparecimento da Constelação de Cassiopeia, que dá nome ao município da história. Assim sendo, a cidade e sua população têm uma relação única com as estrelas e com a forma com que elas podem traçar o destino das pessoas.

?3- História bem próxima da realidade: as dúvidas, inseguranças e pensamentos da Eloísa distanciam ela de uma personagem ficcional e a tornam bem real. Ela "erra", acerta e toma decisões como nós, contando que tudo vai dar certo no final.

?4- Reviravoltas: assim como a personagem principal, a história tem reviravoltas palpáveis e bem próximas da vida real. Isso tudo é o que faz a história trazer alguns ensinamentos e ser mais do que eu esperava.

?5- Mais amor próprio do que amor pelo outro: Eloísa enfrentou situações no passado que acabaram influenciando toda a sua história e quando descobrimos o que aconteceu vamos compreendendo a sua jornada e vemos que a obra não tem o objetivo que pensamos no princípio (contar a história de um amor de novela), mas sim de aprender a se amar novamente e superar dificuldades.

? CURIOSIDADE: Cassiopeia realmente é uma constelação! "A constelação de Cassiopeia é uma das mais fáceis de identificar nos céus pois as suas estrelas mais brilhantes formam um W muito difícil de ignorar (ver figura). Encontra-se muito próxima do Polo Norte Celeste numa posição diametralmente oposta à da Ursa Maior. À medida que a noite vai decorrendo é notória a rotação do W (e do resto do firmamento) em torno da estrela polar." - Fonte: Universidade da Madeira

? "Acreditei que, em algum lugar dentro de mim, encontraria forças para derrubar minhas barreiras, mesmo que elas estivessem mais altas do que nunca."

Gabriela Gramas 10/05/2021

Sabe aquele livro que você começa e termina numa tarde, com uma história super leve e envolvente. Festival das Estrelas é minha indicação para você.

Nessa história temos nossa protagonista Eloísa, ela está voltando para casa após passar 3 anos no Canadá. Ela é formada em jornalismo, mas nunca exerceu a profissão, um dos motivos da sua volta seria para começar a exercer sua profissão.

Na cidade em que Eloísa nasceu e cresceu, todos os anos acontece um incrível festival para comemorar a aparição da constelação Cassiopeia. É esse também é o nome dado para a cidade que ela vive. Esse festival atrai turistas de vários locais, trazendo uma visibilidade para essa cidade simples e tranquila.

Quando Eloísa chega em sua cidade, ela está decidida a arrumar um emprego, e logo procura o jornal local. Para sua surpresa ela consegue uma vaga e é contratada. Mas o que Eloísa não esperava é que um acidente durante o festival, trará várias mudanças em sua vida.

Temos aqui uma história super leve e envolvente. Com uma narrativa é uma diagramação maravilhosa. Um belo livro para aqueles dias que você só quer ler algo leve, numa tarde de sol ou até mesmo vendo as estrelas.

Eu amei toda a narrativa da história, agora quero ver a constelação cassiopeia. 😍

Se você estiver numa ressaca precisando de algo para te animar, esse é o livro que precisa.

site: https://www.instagram.com/p/COTviBej1FT/?utm_source=ig_web_copy_link

Miih | @mundodaleitora 13/03/2021

História linda, carias citações incríveis. Me prendeu de uma forma, que só consegui parar de ler quando acabei.

Isabelaalvarenga 08/03/2021

Maravilhoso
? Livro muito fácil de ser lido, 200 páginas de uma escrita incrível e com muitos questionamentos e reflexões.

? Eu gostei muita da construção da personagem principal, tudo o que ela passou, como ficou, o que sentiu... Me senti conectada.

? Os acontecimentos dos últimos capítulos é bomba atrás de bomba, sai sem emocional do livro. O Epílogo é ainda pior. Sofri, chorei e me acabei, nota 5

? A ambientação da cidade no quesito emocional foi incrível, senti exatamente a sensação que a autora quis que aquele lugar passasse.

? Tenho questionamentos sobre algumas decisões do final mas não consigo nem escolher um lado de tantos fatores envolvidos, eu só preciso da continuação logo para saber o que vai acontecer

? Recomendo a leitura de coração, foi uma leitura de um dia que me acrescentou muito e foi um livro que me deixou feliz de ter lido

Pietra 06/02/2021

Gostei da essência
Achei legal o conto se passar no interior e gostei da vibe da ambientação. Outros pontos positivos foram em alguns momentos a sensibilidade da escrita e as reflexões da Eloísa.
Acho que do meio pro fim a história desandou. Um monte de plot desnecessário foi adicionado, quando o foco era pra ficar na Eloísa.
blogreflexosliterarios 16/11/2021minha estante
Super concordo. Ela tava toda certa de si e foi só aparecer um boy que a menina quebrou, gente. Confusa, hipócrita, mentirosa e infantil o livro inteiro. Meu pai amado. sem paciência nenhuma