Churchill

Churchill Andrew Roberts

Resenhas - Churchill

Gabriel 25/03/2021

Que sujeito!
O livro percorre desde os antepassados de Sir Winston Churchill, exemplo disso é a árvore genealógica logo no início que mostra sua descendência aristocrata e política. Um filho renegado, excluído, subestimado e humilhado, cresce escrevendo cartas e implorando pela visita de seus pais que, com vidas ambíguas e paralelas esquecem o filho. O adolescente Winston, aos 16 anos, previra que salvaria a Inglaterra. O jovem militar que, numa analogia Mutleyriana, buscava medalhas por bravura por acreditar que morreria cedo. A vida política, o desterro, os erros na grande guerra, a salvação na segunda. Ler esta história, com detalhes e replicações de cartas e diários da época demonstram a monstruosidade de Churchill. Relatos íntimos apresentam a personalidade contraditória desse sujeito que desde cedo sabia que caminhava com o destino.

PedroSF 14/03/2022

Churchill e sua total essência
Épico, genial, único, pesado e forte. Esses são alguns dos adjetivos que consigo pensar agora para descrever o que foi essa grande jornada com este grande livro. Andrew Roberts consegue escrever com muito talento todos os traços que formaram Winston Churchill, além de trazer o sentimento de angústia e realização ao passar dos capítulos. A forma com que W.C guiou sua vida, com seus ideais, sonhos e vontades, é de dar inveja a muitos dos outros grandes homens de nossa história. Certamente nunca conseguiremos entender o quão importante ele foi para todo o mundo, afinal, só poderíamos fazer isso se, algum dia, acordássemos em um mundo no qual ele não existiu, e assim ver todas as consequências que assim viriam.

Carlos531 28/06/2022

Churchill uma biografia
Uma biografia de um personagem dos mais importante do século XX, leitura imperdível. O interessante no Churchill é o seu gosto pela literatura nos mais variados autores, principalmente os clássicos, como Shakespeare por exemplo, ao ponto de decorar os textos, autores de poesias e odes, também escrevia para vários jornais ingleses, mas ao mesmo tempo seu interesse na guerra, como guerreiro e estrategista. Carreira política brilhante onde proferiu discursos memoráveis, nesta leitura tem trechos de vários deles que vale a pena conferir, principalmente aquele que proferiu no parlamento inglês durante a segunda grande guerra quando havia muitos parlamentares dispostos a fazer um tratado de paz com Hitler. Em determinado tempo de sua juventude chegou a conclusão que só obteria sucesso na sua carreira tanto militar como política se estudasse e também tivesse muita leitura. Não seria aí um exemplo para os jovens de hoje ?

Eli 06/05/2022

Churchill, caminhando com o destino.
Definitivamente, esta é a biografia perfeita para quem curte história e política. O autor narra nos mínimos detalhes a fascinante vida de Winston Churchill. Winston foi um cara incrível, controverso, polêmico, visionário e extremamente talentoso. Ganhou destaque na política britânica muito cedo, conforme o autor narra: "Antes mesmo de chegar ao Parlamento, [...] combatera quatro guerras, publicara cinco livros [...], escrevera 215 artigos para jornais e revistas, participara da maior ofensiva de cavalaria em cinquenta anos e realisara uma fuga espetacular da prisão. Aos 25 anos, combatera em mais continentes do que qualquer outro soldado na história, à exceção de Napoleão". Aos 35 anos se tornou o mais jovem ministro do interior britânico."
Em 1940 liderou a Inglaterra em uma das fases mais sombrias e pesadas da história, a segunda guerra mundial.

Teve muitos atritos com colegas de parlamento devido a algumas posições polêmicas que ele defendia. Passou por muitos altos e baixos ao longo de sua jornada. Altos e baixos que fizeram com que muitos acreditassem que sua queda fosse inevitável, mas para a surpresa de todos ele persistiu a ponto de se tornar primeiro ministro em 1940.
Foi um estrategista militar notável, apesar de seus deslizes na primeira guerra mundial, Churchill mostrou seu potencial durante a segunda guerra mundial. Sempre pensou em seu país acima de tudo, muitas vezes deixando conflitos políticos - como sua luta contra o comunismo - de lado para o bem maior de todos; se aliando a líderes como Josef Stalin no combate contra Adolf Hitler e o seu infame nazismo.

Winston foi um grande orador - um dos maiores da história -, líder, politico, marido, pai e uma figura muito carismática, ganhando cada vez mais o carinho e a admiração do público com o passar do tempo. Foi um escritor muito notável. Tão notável que chegou a ganhar o prêmio Nobel de literatura. Enfim, não vou me extender tanto sobre a vida do cara, acho melhor você ler a biografia e ver por si só.

Recomendo muito a leitura deste livro. É uma biografia sensacional, e o biografado, uma figura icônica que merece ser conhecido. Deixou um grande legado, que será lembrado por muitos e muitos anos.