A razão africana

A razão africana Muryatan S. Barbosa

Resenhas - A razão africana

Vinder 11/10/2022

Livro muito bom sobre um tema fundamental e pouco explorado no Brasil: pensamento africano contemporâneo.

Biblioteca Álvaro Guerra 30/09/2022

Neste livro por Muryatan S. Barbosa, é traçado como o colonialismo apoderou-se das diversas narrativas e formas de pensar, apagando as raízes históricas dos países colonizados. Assim, os diversos saberes, como a identidade e saberes da cultura africana, que é o tema abordado no livro, também encontrou-se no meio desse processo. O autor busca resgatar influências do pensamento sociológico africano contemporâneo a fim de resistir à herança pós-colonial a nós, sobretudo, brasileiros, deixada.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9786556920580

Carlos.Vergueiro 01/03/2022

UM MARCO PARA O ENSINO DAS ÁFRICAS

Se Leila Leite Hernandez com sua obra foi fundamental para a introduzir o ensino de história e cultura da África após a implementação da lei 10.639/03 nas escolas brasileiras, Muryatan com uma obra didática para o grande público consegue apresentar e debater temas essenciais para nortear o estudo sobre as Áfricas pós-independência, tornando sua obra um marco histórico para os quase 20 anos da lei .

O "lugar-comum" que muitas vezes é apresentado o conhecimento sobre as Áfricas fincado em um passado mítico é problematizado a partir da leitura de diversas correntes africanistas do século XX. Percorrendo caminhos já traçados por africanos (Mudimbe e Ngoenha, por exemplo), uma obra brasileira com a leitura do processo de construção do conhecimento sobre a África - mesmo que panorâmica - é necessária para que os currículos das escolas brasileiras passem a construir conhecimento e não só desconstruir estereótipos.

Além disso, tem a ousadia de recolocar os marxistas africanos no debate ao levantar a bola de Padmore, Richard White, Nyerere, Walter Rodney, Samir Amin, Amílcar Cabral, muitas vezes negligenciados nos estudos africanistas brasileiros. Vibra com autores como Hountondji, Boulaga e Towa para assumir o risco de criticar Appiah e Mbembe, queridinhos dos estudos africanistas brasileiros.

É uma obra panorâmica crítica que aponta caminhos para as pesquisas em África, mas também para brasileiros que estudam as Áfricas. Jogar luz aos "saberes endógenos" para cada cultura e nação africana talvez seja, para quem ousa estudar a fundo as Áfricas, uma forma de não cair nas iscas de conceitos vazios do pós-estruturalismo ou do afro-diasporico.

SIA-VUMA!

Tellys 12/11/2021

Uma síntese do pensamento africano desde o fim do sec XIX
Um livro muito interessante pra quem quer, de uma maneira didática e sintética, entender como se deu o pensamento africano desde o fim do século XIX até o tempo presente. Nessa obra o professor Muryatan S. Barbosa parte do pensamento construído por Edward Blyden e segue passando por Diop, Nkrumah, Fanon, Amin, Marzui, dentre tantos outros, para apresentar os processos de formação e desenvolvimento das ideias de Negritude, Personalidade Africana, Pan-africanismo e todos os desdobramentos nos planos, político, economico, filosófico, histórico e cultural. Uma obra síntese muito boa para introduzir novos interessados na temática.

Antero Silveira 16/01/2021

Excelente livro. Muito bom e útil pra quem quer começar a aprender sobre o pensamento africano.

Carlos.Bonin 13/01/2021

Linguagem simples
Este livro é interessante pois apresenta o pensamento de autores africanos do último século com uma linguagem simples, acessível ao não especialista. Isso é importante, pois os brasileiros geralmente desconhecem a cultura, a política e a literatura Africanas.

Claudia 07/12/2020

A ÁFRICA POR ELA MESMA
Razão africana é um grande ensaio que analisa mais de um século da história do continente africano a partir de seus próprios pensadores e líderes. Muryatan divide esta análise em 3 pontos: 1. A personalidade africana, já que muitos pensadores do continente desenvolveram estudos e teorias sobre o que seria o ser africano. Segundo o autor, essa discussão se desdobra pelos demais âmbitos do pensamento africano contemporâneo. 2. Reino político, as correntes e as orientações políticas que influenciaram na configuração do continente como é hoje. 3. Autodesenvolvimento, focado mais no pensamento econômico. Como o título sugere, o livro trata do pensadores contemporâneos da África, Muryatan começa sua análise no período colonial praticamente e por isso acaba por trazer basicamente autores africanos que se formaram fora do continente, em universidades europeias ou americanas. Mas de qualquer forma é um ensaio interessante é importante.