Purgatório Mario Prata

Resenhas - Purgatório

Natália Ranhel 30/03/2010

muito bom!
É o segundo livro que leio do Mario Prata, o 1º foi "100 melhores crônicas" onde eu chorei de rir o tempo todo.
Nesse fiquei um pouco desestimulada até quase o meio do livro, não estava vendo tanta graça como nas crônicas, mesmo sendo filha de bancários do BB e identificando os perfis muito bem descritos, mas dali para frente a história só melhorou e melhorou, a ponto de no momento em que se encontra a frase "Vade retro Satanás" eu ter de parar a leitura para esperar a crise de riso passar.
Mario Prata, para mim, é um dos melhores escritores brasileiros da atualidade.
sonia 23/04/2011minha estante
uma divertida história policial ao jeito bem brasileiro com muito humor, e de quebra voce fica sabendo que o Dante (o verdadiero, o italinao), afinal, abandonou a 'amada' para casar por dinheiro e ela ficou fula da vida com ele! não o perdoou nunca!Homens...

¥ Luh @estantesuspensa 11/06/2020

Purgatório
Hoje vamos resenhar Purgatório, escrito por Mário Prata. O livro é uma sátira de “A divina comédia” de Dante Alighieri. O autor manteve os nomes da versão de Alighieri, porém criou personalidades completamente diferentes. Esta obra é uma mescla de romance, humor e crítica na medida certa, escrita por quem é mestre nisso.

A narração se desenvolve em torno da vida de Dante, Beatriz, Virgílio e Gema. Porém focando em Dante, um bancário de 45 anos que espera ansiosamente sua aposentadoria. Casado com Gema, uma ex-atleta de vôlei frustrada por ter largado sua carreira para se casar. Seu colega de trabalho, Virgilio, o melhor amigo gay. E Beatriz, sua paixão desde os 18 anos, que foi estudar balé em Paris, e não dava notícias há 25 anos.

Porém, tudo muda quando Dante recebe um email de Beatriz, dizendo que volta para o Brasil no dia seguinte, e nunca o esqueceu. E novamente o destino os separa. Dante recebe a notícia de que o avião dela havia caído antes de chegar em Guarulhos. E para nossa surpresa, Dante recebe outro email de Beatriz. Sim! Após morrer ela mandava email pra ele, diretamente do purgatório.

O escritor, através do livro demonstra uma boa relação com tabus como drogas, homosexualidade e religião. Tratando tudo com naturalidade. O livro aborda muito o tema, pecado, e como lidamos com ele. E como explica o próprio Mário Prata: “O que é pecado hoje? Não digo apenas diante da Igreja, mas diante dos nossos semelhantes. Quem são os honestos hoje? Quem iria para o céu, o purgatório ou o inferno?”.

site: https://www.instagram.com/estantesuspensa/

Gabriella.Anderson 16/10/2020

Mario Prata não tem erro. Sempre tem humor. A história é bem narrada e com certeza garante algumas boas gargalhadas.

Naia 05/01/2010

Decepção
Não querendo desmerecer o excelente autor Mario Prata, o livro poderia ser melhor. Os personagens são mal construídos e o humor, fraco.

A inspiração, que é A Divina Comédia, de Dante, poderia ser mais bem trabalhada em todas as suas nuances.

Em resumo, o livro decepciona.

Fábio Milheiro 15/01/2010

Divertidíssimo
Um livro bom para ser lido após um livro "pesado" ou triste.
Leitura rápida e "leve", muito engraçado.

@azevedo.augusto 14/06/2013

Um apanhado geral
O que dizer do Purgatório (A verdadeira Historia de Dante e Beatriz)? Sem duvidas é um livro que vale a pena ser lido. É o tipo de leitura que voce consegue terminar em 1 só dia, talvez 2 no maximo, mas em geral é excelente. É o tipo de narrativa que mistura todos os personagens em uma só pagina. Uma hora voce esta na cozinha com a domestica Terezinha e tres frases depois voce ja viajou toda a cidade e encontra-se no Apartamento de Dante (protagonista) e Gemma (esposa). Os personagens são divertidos, cada um a seu estilo. Existe uma carência em relacão a discorrer a historia, sendo essa um tanto parada, com um final não tao previsível mas sem muitos misterios. Na humilde opiniao deste leigo avaliador que vos fala, é um livro para "Passar uma noite mal dormida".

CecAlia.Luna 13/04/2023

Diazinho com Mário Prata, obrigada painho!
Estive em período de ressaca literária desde o feriado de carnaval, onde li 5 livros durante um curto período de tempo. Estava até agora, sem encontrar em nenhum livro.

Fiquei insegura quanto a me aventurar no universo do Prata, nunca havia lido nada como o que ele escreve, conhecia o mesmo pelo que meu pai falava e pelas questões que usavam de suas crônicas e textos.

Não houve arrependimento, estou encantada!!

A história de Dante e Beatriz tão, meu Deus, tão diferente que me deixou completamente hipnotizada e fascinada, não consegui largar e nem parar de ler, contato que terminei em menos de 24 horas e não me arrependo!!! (confesso que o meu orgulho não me deixou largar, assim que recebi o livro, olhei para o meu pai e disse que leria em um dia, e não me arrependo, como disse anteriormente

Leiam Mário Prata, vocês vão rir e ficar em choque com tanto absurdo e comédia ao mesmo tempo!

Uma experiência única.

Fabio 24/10/2010

História hilária parodiando o livro "A divina comédia" de Dante Alighieri.

Dante estudou no Salesiano, fez economia na USP e passou no concurso do Banco do Brasil. Conheceu a Gemmma, sua esposa e ex-jogadora de vôlei. Seu melhor amigo era o Virgilio, gay assumido e sub-gerente no mesmo banco.

Dante levava aquela vidinha: casa, banco, casa, cervejinha, jogo de futebol. Tudo ia bem até que Beatriz, seu grande amor do passado, diz que está voltando de Paris...

O livro é bem feito e muito engraçado. Melhor não ler no ônibus, vão pensar que você é um idiota.

Recomendo!

Gabriela 04/07/2019

Livro divertidíssimo! Os personagens sao mto legais e bem construídos. A escrita leve, fluida e com várias sacadas mto geniais. Estilo de humor genuinamente brasileiro. Só me decepcionei um pouco com o final pq esperava algo escrachado como no restante do livro, e acabou sendo um pouco ?sério? demais. Mas isso não estragou a leitura. Acho q esse livro deveria ser mais famoso. Com certeza quero reler algum dia.

Leth 02/03/2009

Purgatorio a verdadeira historia de Dante e beatriz
Eu adorei o livro foi um dos livros mais interesantes que eu ja li... Mario Prata consegue fazer com que uma historia que leva muitos desentendimentos das religiões,seja divertida e muito ispirituosa...
Eu recomendo...

Gustavo Carmo 02/11/2009

Merece virar um filme
Para alguns o livro pode ser bobo, mas a sua história é interessante, engraçada e divertida. O texto é leve e claro. Merece virar um filme se já não existe.

Ana Alves 25/04/2023

O humor de milhões
Primeiro livro do Mário Prata que li e amei o humor e as tiradas inteligentes, gostei do livro apesar de ter achado bem Crazy ?

João Filipe 03/09/2011

Purgatório
Comecei a ler este livro porque a Divina Comédia é um dos livros que mais quero ler (O que infelizmente ainda não consegui fazer.
Me surpreendi com o local em que se passa: São Paulo. Não sabia muita coisa sobre o livro quando comecei a ler, e não costumo presar atenção no nome do autor (sempre esqueço o nome msm :P). Enfim, leio poucas obras nacionais e posso dizer que essa foi uma das quais mais gostei.
A história é bastante fantástica e religiosa. Particulamente eu não gosto muito de livros com um "teor religioso" muito grande, mas isso não poderia ficar de lado em um livro como esse.
O final do livro é muito bom. A história faz uma completa reviravolta, o personagem principal começa a ver tudo com outros olhos. Até um personagem que não é tão relevante assim ganha um papel fundamental nos fatos...

Dark Gero 25/10/2011

Uma surpresa agradável
Peguei esse livro para ler sem a mínima ideia do que se tratava. Fazia parte de uma pesquisa científica sobre o riso.

E não é que eu me vi devorando o livro e dando risadas e até gargalhadas em seu decorrer? Nunca tinha lido nada de Mário Prata, e a obra foi publicada como folhetim em um jornal. A narrativa é interessante, leve e bem-humorada, de um jeito tão brasileiro e atípico de se ver, que é impossível não se identificar em vários momentos.

A história em si é muito escrota e a trama principal é vexaminosa, em que você em vários momentos balança a cabeça com uma risadinha no rosto "que merda é essa?". O fato é que, para uma leitura despretensiosa, leve e rápida, é um livro perfeito. Agora se você procura referências profundas da obra de Dante, um humor rebuscado, um estudo profundo e um suspense, vá ler Dan Brown.(Eu sei, não tem humor na obra dele).

Só tenho uma ressalva: Como disse anteriormente, o livro foi originalmente publicado em folhetim quinzenal ou mensalmente, não me lembro. E, para dar uma surpresa no final, o autor acabou invetando uma reviravolta nada a ver que contradiz vários pontos do livro. Se fosse um suspense, um drama ou outra coisa assim, eu ficaria puto. Mas como é uma comédia escrota em que o protagonista recebe e-mails do céu, está perdoado.

Recomendadíssimo para críticos desocupados e leitores de bem com a vida.

Eurico 05/04/2012

Risos
Nunca ri tanto lendo um livro. Já faz um bom tempo, mas o Pratinha é gênio, mesmo! Ria às lágrimas.