Trânsito

Trânsito Rachel Cusk

Resenhas - Trânsito

Daniel 01/12/2020

Mudanças estão por vir
“Uma astróloga me mandou um e-mail (...), queria que eu soubesse que um trânsito importante estava previsto para acontecer em breve no meu céu.”

Assim começa Trânsito. O livro é a continuação da história de Faye, a mesma protagonista de “Esboço”. Aqui a personagem, que é uma escritora, está voltando a viver em Londres, depois de morar muitos anos no interior do país. Está divorciada, procurando uma casa onde vai morar com os seus dois filhos.

O que preenche a narrativa não é exatamente a história de Faye, mas as histórias das pessoas que ela vai encontrando: um empreiteiro que vai fazer a reforma da sua casa, um ex namorado, um cabelereiro, outros escritores numa feira literária. E aí é que está a coisa: não interessa muito o que está sendo contando – apesar de interessar! – mas sim, COMO a coisa é contada! Aí sim está a grande diferença entre LITERATURA e a simples contação de histórias.

Eu gostei ainda mais deste livro, em comparação com o primeiro da trilogia. Gostei mais das histórias, da situação atual da protagonista, achei tudo muito bem orquestrado e executado. A partir do momento que você se envolve com a narrativa, você lê sem nenhum esforço e com muito prazer.

“Cada leitor chegava ao seu livro como um estranho que precisava ser convencido a ficar”.

Eu fui facilmente convencido, e mal posso esperar pelo próximo, que encerra a trilogia.
nana 04/02/2021minha estante
dá pra ler esse sem ter lido o primeiro?

Daniel 05/02/2021minha estante
Sim, Nana, dá pra ler.... Mas acho que este segundo livro fica infinitamente melhor se você já tiver lido o primeiro

nana 12/02/2021minha estante
ah sim, obrigada!

Lorrany Moura 01/05/2021minha estante
Convencida pelas tuas impressões. Não conhecia o livro, vou procurar o primeiro.

Carmen Sílvia 12/07/2021minha estante
Vi a vendedora da livraria Argumento, do Rio, falar muito bem dessa trilogia, agora você, fiquei curiosa.

caspaeletrica 03/12/2022

5/10: Engarrafamento
Serei direto aqui, diferentemente da escritora que pecou justamente nisso: esse livro teve uns ensinamentos e incitou reflexões ótimas, mas não passa disso. A história é muito vazia e o estilo da escrita drena o leitor para um mundo de puro sono e moleza.

O livro parece uma coletânea de crônicas prolongadas demais; algumas boas e algumas ruins. Elogio que pelo menos não foi necessário ler o livro anterior da trilogia para acompanhar "Trânsito".

Esse é um livro que provavelmente terei de reler no futuro pois tem-se a chance de crescer em mim, mas por enquanto, é uma pequena decepção para mim.
victoria.maria 19/12/2022minha estante
eita kk esse tb teve o mesmo impacto em mim. o primeiro "esboço" acredito ser meu livro preferido, simplesmente amo a forma que é escrito, amo as refeições, e não espero de fato uma história, pois acho que não seja isso que ele se propõe a ser. também tenho vontade de reler no futuro, talvez com outras perspectivad eu entenda melhor o que a autora quis transmitir

caspaeletrica 20/12/2022minha estante
@victoria estou lendo esboço, e embora a maioria das pessoas prefira Trânsito, já estou achando Esboço mil vezes mais interessante!! e simm, esse é um daqueles livros que deve ser super interessante reler, e olha lá que eu detesto reler livros, devo ter feito com uns três na minha vida, mas acho que vale a pena. a idade muda um livro

caspaeletrica 20/12/2022minha estante
@victoria + e simm eu sei que não é uma história, com história eu quis me referir aos pequenos momentos sabe, pq querendo ou não o livro se fragmenta em várias vivências, pelo menos achei

Luany 06/01/2024

Esse livro tem uns pontos muito altos de bom, na mesma medida que tem umas partes pavorosas de chatas que dormi lendo.
Porém eu adoro esse tipo de narrativa, a qual parece que não acontece nada ao mesmo tempo que acontece tudo. Tipo o filme Before The Sunrise, que é basicamente conversas profundas entre pessoas dos mais diversos níveis de intimidade sem conclusão nenhuma, só uma troca intima, uma abertura do seu cérebro e coração ao mundo. Onde não existe opinião certa ou errada.
Como a conversa inicial com o mestre de obras, que eu quase chorei, é exatamente o que acontece sendo prestadora de serviço na construção civil.
E essa conversa me fez pensar, que é genial como ela consegue entender, descrever e ler tão precisamente como a vivência de uma situação reflete interna e externamente nas pessoas. Não é só a descrição de um acontecimento, uma profissão, um relacionamento, é como disse Clarice Lispector, é a ?repercussão dos fatos no indivíduo?.
Parece que não vai chegar a lugar nenhum o livro em questão de coerência. Mas só notei que está tudo meio ligado ao lembrar do primeiro da trilogia, que inicia com ela falando que é meio recente divorciada e esse segundo mostra toda a transição de vida, falta de respostas sobre as decisões tomadas e a se tomar, as tentativas de criar vínculos românticos de novo, a transformação da vida em 360º em prol de si e pensando no melhor pros seus filhos. Viver.
Em 90% das vezes que alguém perguntava diretamente a ela algo sobre suas decisões, a resposta era simplesmente ?não sei, não sei como me sinto a respeito disso ainda ou não tenho resposta sobre? com sinceridade e não como se nunca tivesse pensado naquilo. Na verdade é ser o completo oposto, de tanto pensar e ver todos os lados da situação, cada vez parece mais difícil ter uma opinião sobre.
Isso a faz se manter verdadeira a si mesmo, pois ao invés de inventar respostas pra performar uma ideia de controle da situação, mulher forte que não precisa de amor de homem, entendimento de vida, fingir ter convicções sem ter, mostra que não é porque a coragem e iniciativa de decidir algo que impacta na sua vida e na do outro, seja mais fácil por ter sido tomada por você, o que se recebe nisso é o peso da responsabilidade pelo ato.
Caio.Gomes 06/01/2024minha estante
eu amo que tudo que a gente sabe sobre a protagonista é através dessas conversas e trocas, e geralmente vem da percepção das pessoas com quem ela interage. acho incrível como sempre fica esse espaço branco, essa zona cinzenta da história da vida dela que a gente preenche do jeito que achar melhor kk. quando li também fiz o mesmo paralelo com a trilogia before, sou fã desse tipo de narrativa ?

Luany 13/02/2024minha estante
Sim, e no geral eu leio meio de uma vez um livro quando to curtindo, e nesse eu tava curtindo muito, mas tinha que ler devagar porque a mesma frase segundos depois eu pensava mais um pouquinho e já percebia um ponto de vista novo. Bem isso das zonas cinzentas que ficam ao nosso critério interpretar, de acordo com a bagagem pessoal de casa um.

victoria.maria 07/03/2023

Confesso que me decepcionei um pouquinho. apesar de admirar muito a escrita da rachel cusk, principalmente em esboço, nesse eu sinto que em alguns momentos não consegui me concentrar, ou não conseguia entender a relevância de alguns diálogos, e isso acabou me desinteressando em alguns momentos da leitura.
entretanto, é inegável que ela mantém a mesma proposta que o primeiro da trilogia, o que me atrai bastante. gosto muito de como todas as informações sobre a protagonista são conhecidas a partir de conversas, e mesmo ela pouco dando a própria opinião, é possível fazer um esboço de quem ela é, e principalmente como observa o mundo (o que diz muito sobre alguém, na minha opinião.
jo4nax 09/03/2023minha estante
???

Ana Rabelo 26/09/2020

Trânsito
Sequência de Esboço, Trânsito continua a história da escritora Faye, agora em Londres, sua cidade natal. Gosto muito da forma como que Cusk elabora a sua narrativa, mais pelo olhar dos interlocutores do que pela narradora. Questões profundas, existenciais, são ditas em conversas que a princípio parecem banais, como em um salão de cabeleireiro ou jantar com amigos. Não é à toa que a série tem provocado burburinho no meio editorial. O livro é escrito por alguém que tem domínio da técnica, atenção nos detalhes e uma profunda reflexão sobre a vida. Recomendo para quem gosta de um bom livro. - O destino, disse ele, é apenas a verdade no seu estado natural. Quando você deixa as coisas a cargo do destino, elas podem levar muito tempo, falou, mas seus processos são precisos e inexoráveis. -

Lívia 22/02/2021

Rachel Cusk
Segundo livro da trilogia esboço. Essa narrativa é mais fluida e profunda do que o primeiro livro. Perfeito!

@buenos_livros 27/03/2021

Trânsito - Rachel Cusk ??
?É só quando as suas vontades se exaurem que a maioria das pessoas reconhece as leis do destino.?
. Trânsito (2017)
. Rachel Cusk ??
. Tradução: Fernanda Abreu
. Romance / 197p.
. @todavialivros
. O segundo livro da Trilogia de Cusk é do tipo que mais gosto, tem uma narrativa não linear, trata da vida de uma pessoa comum, mas propor reflexões e causa empatia. São muitas as frases que marquei, a maioria com pensamentos que já tive em algum momento colocados em perspectiva. Um livro leve pra ler, mas que coloca algumas pulgas atrás da orelha.
. ??????????

Joice.Barbosa 04/04/2021

Acho que gostei mais de Trânsito do que de Esboço, mesmo tendo deixado o livro de lado por um tempo.
A história é um pouco mais profunda e é possível ?visualizar? um pouco mais a vida da protagonista

Tuyl 10/04/2024

Fantástico! Que capacidade incrível a escritora tem de trazer um livro denso, fluido, interessante, sem um grande acontecimento que seja na história.

Luciana 01/06/2021

Achei esse segundo livro melhor que o primeiro, mas não muda muita coisa, ainda é principalmente sobre pessoas contando as suas histórias para a personagem principal, tem histórias boas e outras ruins.

Let Carvalho 31/07/2021

Amei muito
A Rachel Cusk sempre consegue me deixar reflexiva com poucas palavras. Continuei lendo a sua famosa trilogia, que começa com Esboço e continua com Trânsito.
Os livros acompanham a vida de uma escritora recém divorciada. Contando sobre o seu cotidiano, os encontros e desencontros com pessoas queridas, desconhecidas e amadas, a história se passa de maneira leve, linda e cheia de reflexões sobre a vida.

Agora estou mega ansiosa para o próximo e último livro.

Faluz 08/09/2021

TRÂNSITO - Rachel Cusk
Nesse segundo volume da Trilogia escrita por Rachel Cusk, ela se coloca com uma pessoa em vias de se estabelecer e pensar nessa situação não definitiva que se encontra.
Aqui também, o fluxo de memórias que as pessoas apresentam são discorridas de maneira intensa e ligadas de modo ão transcorrer da vida.
A vida é observar.

Liv 08/01/2022

Fascinada em acompanhar a vida dessa personagem e todas as reflexões que acontecem dentro dos diálogos que ela têm.