ERAS, Livro 1 - Despertar

Resenhas - ERAS, Livro 1 - Despertar

RLeitora 28/02/2012

Resenha do RLeitora - Eras: Despertar
Sinopse:
“A vida de Christian se divide entre a solidão de sua cabana e um trabalho simples num resort de luxo na Ilha de Itaparica, Bahia. Ele ainda não sabe, mas faz parte de um grupo de doze Enviados pelo Conselho dos Sábios, do Complexo Pleiadiano. A Terra vive o final da Quinta Era planetária, um período em que predominam os conflitos entre humanos e a busca por dinheiro, poder, fama e sexo. Os Enviados têm a missão de preparar a Humanidade para o início da Sexta Era, mas todos estão latentes. Um experiente pleiadiano, chamado Kuius, recebe a tarefa de despertar um deles – e escolhe Christian. A instrução acontece nos mundos imateriais, enquanto Christian dorme; ele não aceita sua missão, mas sente-se atraído cada vez mais pelo conhecimento oculto das eras planetárias que Kuius lhe revela pouco a pouco. Enquanto isto, emissários do Império Siriano fundam mais uma religião no planeta, materializada na forma de um centro espiritual no Paraguai. Os métodos e artimanhas utilizados pelos sirianos para recrutar seguidores, garantir devoção cega e aumentar o poder da seita ficam claros nesta história verídica. Neste primeiro romance da série ERAS, o autor desvela uma realidade inesperada e surpreendente. Dogmas científicos, históricos e religiosos são reescritos com simplicidade e coerência – o que deixa o leitor com a sensação de que algumas questões fundamentais foram finalmente respondidas.”

Hoje vou falar sobre esta obra que recebi (em e-book) da Editora Americana, parceira do blog.
Tenho que dizer logo o que me chamou a atenção na obra: lembra MUITO o Guia dos Mochileiros das Galáxias #prontofalei. Não a história contada, mas a maneira como a narrativa acontece - assim como o início de ambos os livros serem um pouco confusos, além de possuir (em) ótimas piadas (inteligentíssimas).

Demorei bastante para ler a obra, porque sou um pouco mal organizada quando se trata de e-books (faço leituras mais rápidas e, em algumas vezes, mais produtivas em livros impressos), mas devo afirmar que o livro é muito bacana!

A obra abordas diversos temas, como os sentimentos, além de pontos de vista tanto científicos quanto religiosos.
O autor (que é brasileiro, apesar de o nome denunciar o contrário) tem uma narrativa muito boa! É um livro que induz à reflexão, então deve ser lido com calma, sem atropelos.

Minha resenha pode ser pequena e sem muitos detalhes, mas o mais importante eu posso dizer "de boca cheia":

Definitivamente, vale a pena ler!

Dan 16/10/2011

Resenha: Eras: Despertar
Kuius, um pleiadiano, recebe a missão do Conselho para ir ao Quarto Globo (Terra) auxiliar seus irmãos, doze enviados que estão latentes e desaparecidos.

(Pleiadiano = Nome dado ao povo do Complexo Pleiadiano. Indivíduos altamente evoluídos espiritualmente e tecnologicamente. Procuram auxiliar a humanidade.).

Kuius irá ajudar Christian, décimo enviado pleiadiano. Christian é um jovem bonito e inteligente que trabalha no resort em Itaparica, no Brasil.
Aparentemente um jovem comum, nem ele imagina ser de outro planeta.

Continue lendo: http://www.falandodelivros.com/2011/10/resenha-eras-o-despertar.html

Guilherme 11/08/2011

Incomparável leitura!
Confesso que me surpreendi muito com a leitura de Despertar, primeiro volume da série ERAS. Em poucas palavras, é uma leitura fácil (tanto que li em pouco tempo as 296 páginas), porém de difícil compreensão (tanto que precisei de um bom tempo para refletir).

É de fácil leitura, pois Stephen Play discorre o assunto abrindo mão de complicações linguísticas (aqui no Brasil seria o uso de termos arcaicos e expressões desconhecidas e/ou esquecidas); além disso, é escrito por um brasileiro, o que torna mais confortável a batalha entre a leitura das páginas. Aborda ainda um assunto de extrema complexidade com uma ótica, digamos, sutil. Simples, rápido, fácil [...]

Leia a resenha na íntegra: http://guiadoleitor.blogspot.com/2010/11/resenha-eras-despertar-livro-1-de.html

Caso queira saber mais sobre outros assuntos do universo literário, visite nosso site: http://guiadoleitor.blogspot.com/.

Éderson 21/03/2011

Um livro ousado. O período com que começo esta pequena resenha resume em si o primeiro comentário que me veio à mente após ler o Livro 1, Despertar, da Série Eras, de Stephen Play.
A obra possui três narradores, o que já é por si só um estilo interessante. As diferentes perspectivas advindas das diferentes personalidades narrativas tornam o texto atrativo a uma gama maior de leitores. Kuius, Lafet-Miwo e Christian possuem um estilo próprio e perspectivas que englobam todos os lados que compõem a história.
É realmente um texto informativo. Se dispõe a definir conceitos – em especial o de consciência e evolução – e à explanações filosóficas sobre temáticas diversas, sendo o perdão e o amor as mais constantes dentre todas as necessidades apontadas. Aqui, então, temos o ponto que, em visão, é o mais interessante da obra: a revelação de uma evolução cultural e natural do homem e do mundo totalmente divergentes daquela generalizada pela ciência e através das instituições protagonistas da sociedade.
Polêmico. Afirmar a ignorância humana ante sua própria origem e sustentar que as religiões fomentam ilusões inconsistentes ante as verdades expostas na narração de Kuius é um ato de coragem. Isso germinará em uma gama de leitores fiéis, que abraçarão com gosto esse e os outros livros da Série que ainda estão por vir. Em contrapartida muitos leitores poderão se sentir violentados em suas crenças ou mesmo no seu conhecimento secular. A estes, abraçar o livro como uma simples obra de ficção, como tantas que há, é uma atitude inteligente e necessária.
Em síntese: é realmente um livro interessante. Mas que suscita nos seus leitores sentimentos extremos, antagônicos (oito ou oitenta, ame-o ou deixe-o), mas que provavelmente agradará à maioria daqueles que se dispuserem a uma boa leitura e tiverem uma mente aberta a novos conceitos e opiniões sobre nós e o mundo.
Um ponto negativo?
Quanto ao conteúdo tudo é uma questão de gosto literário, e medindo-se por meu gosto em particular está tudo em ordem; até mesmo o fato de a personificação do Mal, Sorat, ser vista como necessária e com certa condescendência por Kuius é compreensível com uma breve análise da personalidade desse representante das Plêiades.
E a capa?
Esta, embora possua um diálogo muito bom com o conteúdo da obra, em termos artísticos e comerciais deixa a desejar. Poderia ser melhor elaborada deixando-se a capa atual como ilustração para o interior do livro, dada sua sintonia com o assunto. Mas, como comumente costuma-se dizer “não se julga um livro pela capa”. Consuma-se, então, seu conteúdo...Eu recomendo.

Talita 28/01/2011

Bom, eu nem sei como escrever a resenha desse livro. =/
Todo livro muito bom é complicado de explicar, e todo livro muito ruim é pior ainda.
Eu comecei a le-lo em novembro e nas primeiras 60 páginas eu não entendi absolutamente nada, fazendo assim eu abandonar o livro por um tempo.Se não fosse de parceira, eu com certeza tinha jogado o livro pela janela.

Li diversas resenhas falando super bem do livro e voltei a me animar a ler, e foi o que eu fiz na segunda semana deste mês, mas não foi nada do que eu esperava.
A leitura foi totalmente cansativa, quase dormi , e na maioria das vezes eu não estava entendo a história e pra falar a verdade, mesmo depois de terminar a leitura eu ainda estou meio perdida.

Outro pouco negativo é a capa! Sim, eu julgo o livro pela capa.
A capa de Eras não chama nenhuma atenção, sem muita graça, se eu visse esse livro em uma livraria, com certeza eu passaria longe dele.

O livro é narrado por Christian, Kuius e Yeshua (um enviado Siriano que construiu uma nova religião para se preparar para uma nova Era, e que construiu uma especie de nova cidade, onde as pessoas ali presentes tinham que se distanciar completamente das suas vidas fora dali, sem nenhum contato com ninguem e nem apegado a bens materias). Christian em sonho começa a aprender que na verdade é um enviado pleidiano e qual sua missão na Terra, e quem o ensina sobre isto é Kuius (enviado do complexo pleiadiano).

A melhor narrativa sem dúvidas é do Christian, que é uma narrativa mais simples e que aborda vários assuntos como perdão, culpa, amor incondicional e a evolução e criação da Terra.
Christian aos poucos vai se desligando da matéria e da luxúria e começa a levar a vida de outra maneira, até mesmo ajudando uma menina, que estava sofrendo com seu habito de vida.

Veja mais aqui: http://mundoportrasdaminhaparede.blogspot.com/2011/01/resenha-23-eras-despertar-por-stephen.html