O Timbre

O Timbre Neal Shusterman

Resenhas - O Timbre

Lenas 15/07/2021

Satisfeitíssima com o final. Acho que não consigo pensar em nenhuma conclusão melhor que essa? Neal Shusterman foi simplesmente genial!

O livro trouxe uma resolução para os todos os personagens que conhecemos e, surpreendentemente (por ser o último livro de uma trilogia) também introduziu personagens novos e cativantes.

No geral, foi uma leitura divertida e interessante e acho que as pessoas ficarão satisfeitas com o destino de todos os personagens ?  mesmo que não seja bem o que esperava (e, para mim, tudo sobre este livro acabou sendo totalmente inesperado, o que é uma coisa muito boa!).

Achei legal que o autor colocou comentários no livro sobre tópicos sociais e políticos atuais. Alguns deles são irônicos, outros são um pouco mais gritantes (como alguém dizendo "apenas idiotas constroem paredes para manter as pessoas afastadas" haushs). Em uma distopia é sempre esperado esse tipo de comentário e acho que foi bastante equilibrado aqui.

Enfim, o livro três, assim como todos os anteriores, foi único e maravilhoso. Para mim, não houve nada de errado na série toda...

Uma experiência ótima que até deixou ?triste? por ter se encerrado.
l1sales 16/07/2021minha estante
toda vez que vejo uma resenha falando bem desse livro minha vontade de ler aumenta ??

Lenas 16/07/2021minha estante
pois leia, Leviiii ???

Juliete 16/07/2021minha estante
Eu só queria poder esquecer que li essa trilogia pra poder reler ela dnv como se fosse a primeira vez ???

Lenas 16/07/2021minha estante
kkkk exatamente como me sinto!

bookbylp 14/09/2021minha estante
moça eu já tô na pag 233 e tá muito chato, melhora mais pra metade???

Lenas 14/10/2021minha estante
Kkkkk você conseguiu terminar?

Thalles 29/07/2022minha estante
Só um ponto, que é a minha opinião, claro. Quando algum comentário social contemporâneo é inserido em uma história, seja sobre questões políticos, religiosas, humanas (sobre gênero, raça, classes sociais), é preciso que seja muito bem contextualizado com a trama, pra que não fique um ponto solto, parecendo ser apenas algo que o escritor queria muito falar. Apesar dessas coisas serem muito importantes para nós, no mundo real, os livros ainda são mundos fictícios. Espelhos do nosso, mas ainda assim de fantasia.

Só algo que eu achei um pouco "falho" nesse livro.

Gabi.AraAjo 09/02/2023minha estante
Eu literalmente acabei de terminar o terceiro livro e estou desorientada. Mano??? Acabou tão do nada eu estava crente pensando que teria continuação. Esse livro ferrou minha mente e agora eu não vou conseguir dormir pensando o quão incrível é!!! O autor foi cirúrgico, livro perfeito, cheio de plow twist...

Juliete 10/02/2023minha estante
Gabi tem livro novo só que por enquanto só inglês

Lenas 04/04/2023minha estante
O queee? Eita Juliete, agora vou ficar de olho também kkk

Thaise 14/01/2024minha estante
Não consegui terminar. Estou angustiada em achar que tudo vai piorar muito antes do fim. Gerou um bloqueio kkkk

Gustavo Rodrigues 13/05/2022

Talvez tenha alguns spoilers ?
Tava com altas expectativas, porém elas não foram atingidas. O autor tinha tudo pra fechar muito bem a trilogia, mas decidiu ir por caminhos tortuosos.

Pô, o segundo livro acabou MUITO bom, deixando bem claro quais arcos seriam, em tese, continuados no terceiro. Ai, do nada, o autor aparece com um monte de personagem novo que não agrega em absolutamente nada na história. Se morrem ou se vivem, pouco importa. Por mim, morreriam todos. ?

Teria sido infinitamente melhor se a narrativa continuasse focada nos arcos principais, mas não é isso que acontece. Só enrolação até a metade do livro, com conversas improdutivas e personagens importantes pouco aparecendo.

Até do antagonista eu senti falta. Ele só aparece de verdade (e não de forma caricata e pouco parecida com os livros anteriores) depois dos 60% do livro. Citra e Rowan também ficam sumidos por grande parte da história, sendo o maior pecado desse livro, na minha opinião.

O final deu uma melhorada, mas não curti algumas partes específicas. O fim do vilão foi pífio - pra quem fez tanta gente sofrer, ele merecia sofrer muito mais - além de outros que prometeram tanto mas, no fim, tiveram pouquíssima interferência no desfecho.

Tinha tudo pra ser muito bom, bastava seguir o caminho dos anteriores. Se o autor achou que seria melhor fazer diferente, aí eu tenho que discordar.
Carol 14/05/2022minha estante
Concordo completamente!! Eu tinha altas expectativas com esse livro e fiquei decepcionada. Para mim o melhor é a ?Nuvem? ??

Isabela632 14/05/2022minha estante
Concordo com tudo, tive a mesma sensação quando li esse livro, esperava mais desse final

Gabi | @oceanodepensamentos_ 20/05/2022minha estante
Achei ridículo o final do Goddarg, achei ridículo tanta coisa nesse livro que não consigo nem enumerar. Sinceramente, ele tinha tudo pra fazer um livro incrível, mas optou por isso e esse final corrido? 500 páginas de enrolação pra tudo ser resolvido em 60 páginas e ignorando totalmente até Perdura afundada. Nossa to possessa

fabriciof 18/12/2022minha estante
!!!!!!!!!!!!!!!!!!

bibis 16/11/2021

eu amei essa trilogia

os livros são geniais, universo MARAVILHOSO, personagens incríveis, escrita muito boa, não vejo pq não recomendar

desde o primeiro livro já amo o universo, ele é muito diferente de qualquer outro que eu já tenha ouvido criar, ótima a ideia do autor.

nesse livro eu senti um pouco de falta dos protagonistas, parece que eles foram meio deixados de lado em algum momento, mas ok ne KSKMS

foi introduzido um novo personagem, de certa forma, importante, mas que foi sendo menos focado ao decorrer do livro. E uma coisa que me incomodou bastante foi como foi retratado os gêneros e as pessoas não binárias em geral. Tipo, legal querer representar e reconhecer a existência de outros gêneros, muito bom, mas, plmr de deus, pesquise sobre antes de escrever em um livro!? A/o personagem basicamente escolhe como a fluidez do gênero dela/e funciona (como assim??). Se for eu que estiver exagerando, por favor, se sintam abertos a falarem comigo a respeito, se alguém concordar tbm...

eu não gostei mto do final do livro, não foi ruim, mas não achei bom JSKSK

enfim, no geral a história é muito boa e única, cheia de surpresas no decorrer dos livros, super recomendo. Acabei mais criticando do que falando bem, mas não queria deixar esses erros de lado já que eles me incomodaram. Está com vontade de ler? LEIA, não deixe o interesse por essa belezura passar ?
lio 16/11/2021minha estante
caramba, esse negócio de escolher como a fluidez funciona me deixou ???? e é muito perigoso usar isso dessa forma, pois pessoas que não entendem sobre podem oensar que é assim.

bibis 16/11/2021minha estante
exatamente

meumundinhodoslivr 16/11/2021minha estante
AMEI A RESENHAAA

bibis 17/11/2021minha estante
OBRIGADAA ?

samira.samsant.ann 19/11/2021minha estante
ah, eu tenho vontade de ler...

Bart 16/08/2020

O Timbre - Scythe vol. 3
*Neal Shusterman*
Editora Seguinte
597 pág, 2020.
QUE SÉRIE (trilogia)!!
QUE LIVRO!!
QUE CONCLUSÃO!!
Pronto, eu poderia deixar assim!! Porque foram top, todos os 3 livros.
Voltando um pouco... Num futuro não existe, guerras, fome, doenças nem morte, o mundo vive em uma superpopulação?! Não!!
Os Ceifadores fazem o papel da morte, mas será que eles são aleatórios como a própria morte "era" ?! Essa é a premissa que nos leva numa trama excelente, cada livro conseguiu ser melhor que o anterior! Mas o que interessa agora é o 3° livro!!
Depois da fase "Sharknado" no fim do 2° livro (leia os livros anteriores?), temos uma narrativa crescente e muito bem contada, vc lembra que a única pessoa no mundo inteiro que a Nimbo-Cúmulo passou a responder era Greyson Tolliver (lembra dele?), então espere o que essa personagem vai ser e trazer p/trama!!
O autor não dá um corte temporal do nada, é como se a gente pudesse acompanhar o antes e o que vem em seguida, além desse recurso ele foi muito bem sucedido em como ele apresenta e monta toda a trama... a conclusão dessa trilogia foi à altura do que nós poderíamos esperar!
Rowan ou Ceifador Lucifer (leia os anteriores) continua sendo um p#ta personagem junto com Citra (claro), atenção à personagem "Jerico ou Jeri" de Madagáscar. Acho que as personagens ficaram mais completas nesse livro, assim como Goddard - o Alto Punhal (miserável até o fim). Só tenho elogios e sim... no 3° livro, no fim da saga, o escritor nos direciona p/algo novo e ficou muito, muito show!! Indico toda trilogia sabendo que um final f?da te espera!!
A Ceifa, não tem perdão!!
Ps. Não tem spoiler, e quase nem conto do livro em si, só do que te espera!! ?
NÃO ESQUEÇA DE LAVAR AS MÃOS!!
Victor 14/02/2021minha estante
Acabei agora o livro, e MDS foi épico

Bart 14/02/2021minha estante
Kkkkkkkk
Todo mundo fala algo do tipo! Vc tem que ler até o finzinho!!

Suane 18/04/2021minha estante
Aí eu acabei de terminar A nuvem, eu já tô em choque, quero muito ler O timbre Socorro

Bart 21/04/2021minha estante
Kkkkkkkkkkkkk
Vai ser do mesmo jeito com o timbre kkkkkkkk

Keylla Luiza 26/04/2021minha estante
Terminei de ler agora e estou em uma mistura de sentimentos. Trilogia incrível!

Bart 26/04/2021minha estante
Mt show!! Um livro consegue ser melhor q o outro!!
E o escritor leva a gnt até a última linha!

Inae 04/09/2023

"O timbre" ?
Decaiu hein! Gente um dos melhores livros de fantasia que eu li foi o primeiro livro dessa saga. Estava animada demais e eu jurava que o nível iria continuar e acabei decepcionada.

Personagens novos sem o menor sentido, muito enrolado, os protagonistas viraram secundários, sem falar no final mixuruca que o vilão teve. Sinceramente eu só terminei pela Citra e pelo Rowan que amei os dois tanto individualmente como um casal.
Rafael.Rossatto 04/09/2023minha estante
Bah que pena ler isso eu terminei de ler o primeiro livro muito rápido, pelo jeito eu vou terminar só para ver o que acontece com os nossos protagonista.

Inae 04/09/2023minha estante
Eu só insisti por eles ? mas o primeiro é perfeito

Rafael.Rossatto 04/09/2023minha estante
Sim nem me fala, o que a gente não faz quando se apega a alguns personagens que marcam a gente.

Pri 16/09/2023minha estante
Nossa acabei de ler e concordo contigo.
Achei enrolado, cansativo, personagens novos surgindo a todo momento, Citra e Rowan foram para escanteio e o final do vilão: PQP ??

Clio0 28/06/2021

No último livro da trilogia Scythe, a questão primordial "Quem vigia os vigilantes?" ganha um acompanhamento: "A decadência advém da estagnação". Uma questão filosófica e um paradigma histórico que se unem para formar a trama.

Ela expõe o embate da tecnocracia com a teocracia e a forma como a população é afetada por tal. Shusterman quase transforma esse livro num paradidático ao abordar a questão; de fato, ele chuta a porta de alguma pautas juvenis atuais como o movimento LGBT(etc.) - e esse é o seu primeiro deslize.

Não me leve a mal, não é ruim abordar isso. O erro foi a maneira professoral, quase expositiva e definitivamente expositora com que foi feito. O personagem representante, Jeri, acaba tendo mais destaque por seu gênero do que por sua participação nos eventos.

Se essa foi uma decisão do autor ou da editora, é difícil saber, porém ficou óbvio que essa trilogia não tem a força emocional ou a inovação polêmica da quadrilogia Fragmentados. Meu palpite é que houve uma tentativa de transformar o escritor em alguém mais palatável, mais mass-media.

Além disso, Shusterman coloca a Nimbo-Cúmulo como personagem principal... infelizmente, essa foi outra decisão infeliz. A maioria dos autores já teria problemas ao deixar personagens fortes como Citra, Rowan e Faraday assumirem um caráter secundário - ainda que muitos o façam para desenvolverem melhor suas histórias.

Mas o autor não conseguiu equilibrar sua narrativa. Assim, são quinhentas páginas de uma ótima história com desenvolvimento irregular, alternando entre pontos-de-vista intimista e acontecimentos de escala mundial.

Não é um livro de baixa qualidade, per se, mas o que era ridiculamente bom virou algo apenas razoável.

Ander 09/03/2021

Expectativas podem te ferir, lembre-se disso.
Nem sei por onde começar ainda, se começo falando dos pontos positivos ou se vou direto soltando os cachorros em cima do Neal, porque não é possível que ele tenha feito isso comigo! Dois livros impecáveis e muito amarrados, com um mundo tão bem construído para ele fazer esse final morno e evasivo.

O livro ao todo é muito bom e cheio de momentos agoniantes, conflitantes e reflexivos como dita a trilogia, isso não tenho como negar; sua escrita e narrativa é incrível ainda nos enchendo de personagens cativantes e diversos momentos tensos ao longo do livro.

Eu acredito que a ideia do autor ao escrever essa trilogia para contar de fato sobre a humanidade em si é algo genial, ainda mais usando elementos da distopia e ficção cientifica, nos faz realmente pensar se a imortalidade seria algo bom para todos ou se isso iria corroer e nos destruir por conta própria.
Mas não da para negar que o autor tentou amenizar e enfatizar um final que poderia ser épico e único.

Minha expectativa depois de ler A Nuvem foi algo além de tudo que eu poderia imaginar, porque de fato o livro anterior foi tão incrível e com diversos acontecimentos bons que ficou impossível de chegar aqui e não ficar ansioso para algo tão bom quanto. Só que infelizmente minha expectativa não foi alcançada, mesmo que o livro todo não seja tão ruim assim.
Ao decorrer da história eu fiquei preso e apreensivo em diversos momentos, aquele sabor de qualidade estava em todos os momentos. Porém é aí que está o erro, como pode o livro ir te preparando para algo tão incrível e no final de dar um tapa na cara com uma leveza sem precisão alguma, não aceito o fato do autor minimizar momentos que poderiam ser tão fortes.

Não consegui me convencer do autor criar um vilão ao longo de quase 3 livros para simplesmente dar um “mata leão” tão simples assim, não faz SENTIDO ALGUM, fiquei realmente em choque sobre isso e não no bom sentido!!!
Ainda mais na explicação para a conclusão de alguns personagens, que decepção sobre o Rowan, de um personagem grandioso construído com tantas camadas para um banana e todo apaixonado a esse ponto. Totalmente descartado no livro INTEIRO!!!! Não consigo aceitar.
Citra pelo menos teve seus momentos, mas também afirmo que esperava mais dela.
Greyson se tornou a melhor coisa desse livro, o personagem foi fiel com todos os seus medos e aflições e marcou as melhores passagens do livro, eu realmente torci por ele em todos os momentos, algo muito positivo.

A nimbo apesar dos apesares me surpreendeu e foi firme a quem ela realmente se tornou, só esperava que ela fizesse algo maior, algo mais surreal por assim dizer, algo que só ela poderia ter feito. Não acho que deixar de enfrentar momentos e apenas “fugir” é uma boa decisão as vezes, achei ela muito fraca nesse sentido.

Conclusão decepcionante ainda mais se comparado sobre os dois primeiros livros.
Mas não vou negar que a trilogia em si tem muitas qualidades e refletir sobre isso me deixa um pouco esperançoso, me fez voltar a sentir empolgado em ler distopia, apesar que acredito que a trilogia tenha mais um ar de ficção cientifica do que a distopia em si.
Enfim, as vezes nada é como queremos e temos que aceitar isso.
Ari Phanie 09/03/2021minha estante
Muito triste quando vc ler uma história foda, aí chega na conclusão e o autor resolve cagar com nossas expectativas.

Ander 09/03/2021minha estante
É acontece, mas fico feliz que muitos gostaram, então está bom =D

Reinan.Barbosa 09/03/2021minha estante
Eu te entendo guereiro

Valeu =D rs

Mathias 09/03/2021minha estante
Brochante kkkk infelizmente as expectativas atrapalham. Às vezes o livro pode até ser mais ou menos, mas se a gente esperava mais... kkkkk gostei da resenha! ??

Ander 09/03/2021minha estante
Sim verdade, e eu tentei ao máximo não criar expectativa mas foi difícil kk

Hebert Braz 10/03/2021minha estante
Meu Deus kkkkkkk.
Minha opinião é bem contrária a sua. Eu detestei o fato do autor ter reciclado o Goddard como vilão no segundo livro, e já esperava que a Rand fosse matá-lo desde que tivemos os primeiros capítulos sob o ponto de vista dela, por conta do ressentimento com a morte do Tyler e tal. Foi meio broxante? Foi. Mas era um arco que eu já esperava.
Essa minha decepção com o Rowan veio no segundo livro, que pra mim é o pior da trilogia (mesmo ele sendo muito bom, obviamente). O Rowan é totalmente descaracterizado em A Nuvem, cometendo umas cagadas que não fazem sentido nenhum com o personagem só como uma forma do enredo poder avançar (a forma como ele é capturado no segundo livro é patética), por isso eu não fiquei esperando muito dele nessa conclusão.
Achei toda a ideia do Neal bem maluca mesmo, mas curti bastante. Não era o que eu tinha previsto para o final, mas não achei totalmente descabido. Um pouco mal construído, talvez, já que esse rolê todo da colonização ter sido sabotada só surge nesse livro (até então a gente sabia que tinha sido um fracasso, mas isso foi só uma informação jogada aleatoriamente no primeiro livro, para no nada virar o plot do terceiro).
Mas, no geral, curti muito a conclusão. E de fato o Greyson roubou a cena.

Ander 10/03/2021minha estante
Entendo seu lado.
Você gostou bastante enquanto eu me decepcionei. Isso que é válido e bacana, faz eu pensar que o autor só errou comigo. haha

Anderson 28/05/2021minha estante
Eu me decepcionei bastante com esse terceiro livro também, não chega nem perto dos outros dois..m

Ander 29/05/2021minha estante
Não mesmo. =/

A.Paula.Sz 22/02/2023minha estante
Não preciso mais resenhar, essa resenha explanou todos os pensamentos e sentimentos q tive ao fechar o último livro da trilogia. A primeira coisa q pensei foi: "como uma série pode ser tão boa e acabar tão terrivelmente assim?" Foi mais ou menos como a decepção com o final de GOT...
Mas enfim, como vc disse, a série não é ruim, e é embora tenha deixado esse gostinho de insatisfação com o final, teve tantos quotes magníficos e passagens dignas de grifar q acabou compensando rsrs...
Parabéns pela resenha, muito bem desenvolvida.

Pam 07/01/2022

Poucas trilogias são boas do início ao fim, essa daqui foi impecável!
Finalmente terminei de ler a trilogia Scythe e como sempre o terceiro livro é o mais temido devido ao medo de finais ruins pra história e/ou seus personagens. Que alegria é falar que O Timbre foi uma conclusão digna dessa série! Encerrou muito bem, entregou tudo o que prometeu.

Esse livro é muito mais denso e político do que os outros. Passamos a acompanhar um planeta que está sob poder de um grupo violento, maquiavélico e cruel, e vários dos nossos "heróis" estão separados e tentando contornar a situação com várias abordagens diferentes. O Timbre tem vários pontos de vista, porém todos são coesos e se encaixam bem. Nunca fica confuso, mas é preciso ler com calma para entender tudo o que está acontecendo. A riqueza é admirável: acompanhamos as figuras políticas, os ceifadores, os religiosos, a inteligência artificial, além de novas figuras, como marinheiros (que só enriquecem mais tudo).

Eu acho que o Neil conseguiu aproveitar ao máximo a "mitologia" que ele criou (como sempre), e aqui no último livro deu pra ver que foi o ápice: coisinhas de todos os livros foram levadas em conta e marcaram presença. Eu achei lindo ver tudo se encaixando, o final foi maravilhoso. Achei que todos os personagens foram tratados com dignidade e carinho pelo autor, deu pra ver que ele conhece bem cada um e soube encaixar os melhores destinos possíveis (não vou falar de cada um pra não entrar em spoilers). Não teve nada mirabolante nem absurdo, tudo faz sentido. Algumas coisas, por isso, ficaram bem previsíveis, por isso tirei ½ estrela do livro, mas isso não diminui o mérito! É aquele negócio, sou fã, quero service.

Preciso falar algo que Scythe merece reconhecimento: o planeta todo se envolve nos conflitos. Diferente de muitas distopias que nunca saem da bolha da América do Norte, aqui todo mundo reage, se envolve e participa, inclusive com personagens importantes de diversos continentes tendo voz. Outra coisa é a inclusão de um personagem gênero fluído que foi muito bem representado. Com tanta representatividade porca por aí, acho que a gente precisa reconhecer quando uma minoria ganha um espaço digno.

Uma leitura densa, mas cada página vale a pena. Novamente foi difícil largar o livro porque fiquei sedenta pela históra. Chorei, dei risada, chorei de novo, passei raiva, tudo muito bom. Terminei a trilogia extremamente satisfeita, não mudaria nada. Posso finalmente falar que essa série foi praticamente perfeita, e vai deixar muita saudade. Eu queria estar lá no final com todos os personagens, me apeguei muito a esse universo, me senti abraçada pela história, vou levar pra sempre comigo.
deavengers 08/01/2022minha estante
coloquei na minha lista de leitura porque vi seu comentário e achei interessante!

Pam 08/01/2022minha estante
ai que bom saber disso, fico mt feliz! espero q vc goste, eu ja considero uma das minhas melhores leituras de 2022 ?

Lizia.Yohanna 05/12/2021

A perfeição em forma de livro
O que dizer desse livro e dessa trilogia que é uma das séries mais inteligentes que eu já li e que me fez questionar muito sobre a vida, a morte e a existência em si. Gostei da forma como o autor nos mostra diferentes pontos de vista durante a leitura.
Uma coisa a se dizer sobre essa trilogia é que cada livro nos apresenta uma complexidade ao enredo, em O ceifador vemos um mundo onde os humanos se tornaram imortais e não tratam a morte como tabu, em A nuvem temos um aprofundamento na inteligência artificial que tudo vê e que sabe tudo sobre todos, em O Timbre vemos 9 fundamentalismo religioso de uma seita que está se tornando radical e tirando de contesto as falas e ensinamentos do seu líder, tem muita coisa acontecendo e ainda assim o autor consegue amarrar todas as pontas e dá um fim digno aos personagens que aprendemos a amar durante toda a trilogia. Ninbo-Cúmulo continua como minha personagem favorita ela é complexa e apaixonante e nos ensina muito sobre o todo. Muita coisa fez sentido no final como as mortes de engenheiros e cientistas no primeiro livro. Achei a resolução para o problema tanto da raça humana quanto dos ceifadores muito satisfatória. É uma trilogia muito inteligente e bem escrita e que espero seja muito mais reconhecida pois é uma leitura que realmente vale a pena.
Pedro 05/12/2021minha estante
Só li o começo da resenha porque tive medo de pegar algum spoiler, mas é bom saber que você amou a trilogia. Eu comprei essa trilogia na Black Friday, mas estava receoso por ter comprado os três de uma vez. Agora eu vejo que fiz o certo. ?

Lizia.Yohanna 05/12/2021minha estante
Não se preocupe que não tem spoiler. E fez muito certo em comprar logo os três eles são ótimos uma leitura que vale a pena.

Pedro 05/12/2021minha estante
Muito bom saber isso, Lizia. Estava sentindo falta de ler uma distopia. Já tinha lido Fragmentados, do Neal Shusterman, e tinha adorado. Agora eu tô muito ansioso pra entrar nesse universo.
E agora eu vou ler (sem medo de spoiler) a sua resenha. ?

David Laurindo 06/12/2021minha estante
Me interessei, valeu.

arthbooks 11/10/2021

Trilogia que ganhou espaço nos meus favoritos?
O que dizer dessa trilogia? Para começar, em nesse último volume temos o aprofundamento de novos personagens, e todos muito bem construído, algo que o escritor sabe fazer muito bem! Partes do Greyson, do Goddard e da Rand, da Citra e do Jeri, do Rowan, do Faraday e da Murina, da Loriana, e por aí vai... Foram muitos pontos de vista mas não foi tão cansativo quanto eu esperava! E a escrita em 3? pessoa contribuiu a isso, algo que eu antes não gostava.

A Nimbo-Cúmulo, outra personagem incrível e muito complexa é um ponto de muito destaque! Seus planos e suas previsões e porcentagens sempre ajudando a humanidade. O esperando pra o mundo não era o que eu imaginava mas mesmo assim foi compreensível

Embora eu não tenha achado o melhor da saga e querer um destino diferentes a certos personagens, eu fiquei completamente surpreendido por esse universo. Todos os detalhes, personagens complexos, filosofias sobre a vida e morte, compaixão e ganância, até as filosofia as vezes sem sentido dos Tonistas (menção honrosa a alusão da Santíssima Trindade no Timbre, Tom e Trovoada) e o exemplo perfeito de alienação e fanatismo religioso. Enfim, um livro muito reflexivo e interessante!

Queria muito ver mais sobre o que ocorre pós o final, mas mesmo assim vou admirar e recomendar sempre esses livros! :)
BluPistoLoufreak 11/10/2021minha estante
comecei a ler o primeiro esses dias e já estou amando

Alice @leituras_da_alice 11/10/2021minha estante
Esse livro me deu o gostinho da dúvida, porque eu fiquei ?eu amei demais, mas tbm odiei? kkkkk
A gente quer ver mais e quer mudar algumas coisas, mas não deixa de ser um livro foda, principalmente olhando a trilogia como um todo!

Aline Maia 12/10/2021minha estante
Ano que vem vai sair um livro com contos com prequels e sequels! O Neal confirmou que terá coisa do Rowan, um prequel com os primeiros fundadores, Citra depois de acordar e a Rand ??

Mah 02/03/2022

Um final muito melhor do que eu poderia ter imaginado. Essa trilogia terminou de forma inesperada, mas positivamente falando. Gostei muito de cada livro e recomendo para todos que desejam ler, vale a pena.
Neste último livro acompanhamos a continuidade dos eventos anteriores, agora, focando principalmente nas mudanças que aconteceram após Perdura afundar e as consequências disso para o mundo todo.
A história começa três anos depois do livro A nuvem, nos mostrando o momento em que Citra e Rowan foram encontrados semimortos no cofre e voltaram a vida através da ajuda do Ceifador Constantino e de novos personagens. Ao mesmo tempo que acompanhamos isso também temos um vislumbre do passado e do ponto de vista de diversos outros personagens, assim como também vemos o que aconteceu com o ceifador Goddard, que se tornou líder da Ceifa e agora está mais incontrolável e poderoso do que nunca.
Ao decorrer do livro inúmeras coisas mudam e revelações novas continuam aparecendo, muitos personagens novos ganham papéis importantes durante a história e o desfecho final dela. Apesar de ter grande foco direcionado a Citra e Rowan, o enredo gira principalmente em torno do Timbre e das ações da seita religiosa que o veneram. Após a Nimbo-Cúmulo ficar muda e declarar todos como infratores, Greyson Tolliver se tornou a única pessoa no mundo capaz de conversar com ela, sendo assim, ganhou fama e respeito por muitos, que agora o procuram buscando orientação e um propósito de vida. Greyson (agora conhecido como O Timbre) tem um papel importantíssimo nesse novo contexto ao qual somos apresentados, como todos sabem, a Nimbo-Cúmulo é incapaz de violar a lei, então conta com a ajuda dele para fazer o que é necessário para ajudar a humanidade, porém, com todas essas mudanças acontecendo no mundo essa tarefa se torna muito mais complexa do que esperavam.
A Ceifa é dominada pelos ceifadores da nova ordem, gerando caos para muitos e danos irreversíveis para as pessoas em seu caminho. Para combater isso o honorável ceifador Faraday continua em sua missão em busca da solução deixada pelos próprios fundadores a muito tempo atrás. Embarcamos nessa jornada junto com ele e Munira, acompanhando seus avanços e os novos caminhos que precisam percorrer até alcançarem uma solução. De início foi difícil entender como tudo se conectava e quais seriam os possíveis resultados disto, mas a cada novo capítulo foi possível entender melhor os livros anteriores e preencher lacunas que antes não tínhamos prestado tanta atenção quanto deveríamos. Na metade do livro muitos caminhos se cruzam e novos aliados surgem, assim como inimigos. Nesse momento começa uma verdadeira luta mortífera entra a Ceifa e a nova aliança formada pelo O Timbre, a ceifadora Anastássia e outros personagens igualmente importantes. Enquanto tudo isso acontece também acompanhamos Rowan em sua jornada para sobreviver em um mundo que o enxerga como o pior dos inimigos, levando a culpa pelo silêncio da Nimbo-Cúmulo. É tudo muito envolvente e bem desenvolvido, nessa trilogia é notável o avanço de um livro para o outro, cada vez mais interessante e com maior aprofundamento do que o anterior, nesse, por exemplo, conhecemos melhor a inteligência artificial e seu verdadeiro potencial, foi muito satisfatório ver cada peça se encaixando em seu devido lugar, as reviravoltas foram muito bem vindas e com um toque especial de emoção, impecável.
E para finalizar essa resenha só quero ressaltar o quanto gostei desse livro, foi uma leitura realmente ótima e muito boa de acompanhar, um dos favoritos do ano, leiam.

Jack.x 20/01/2023

Esperava mais...
Essa trilogia foi perfeita em vários momentos, mas não achei esse último livro tão bom quanto os outros. Apesar das inúmeras reviravoltas, senti que a história se arrastou demais, muito coisa acontecendo que no meu ponto de vista não eram totalmente necessárias na narrativa.
Acho que o autor pecou demais no final, depois de tudo o que aconteceu, era de se esperar algo mais elaborado para o fim do vilão e dos protagonistas. Achei que todas as conclusões foram meia boca.
Mas no geral, é uma trilogia ótima, valeu a pena essa última leitura, mas me deixou com um gostinho meio amargo, porque tinha tudo pra ser favorito.
Gaby 20/01/2023minha estante
eu ja n tinha gostado mt do 2, agr to pensando se vale mesmo a pena ler esse ??

camila1326 30/07/2022

Tom, Timbre e Trovoada
Minhas opiniões sobre o último livro da trilogia mudavam muito conforme ia lendo as partes. De primeira estava ok, depois deplorável a ponto de ter dormido em várias cenas, aí ficava muito bom e do nada desanimada de um jeito meio sem sentido. Sendo sincera, foi uma trilogia muito boa, não me arrependo de ter lido, mas também não é como se eu estivesse em êxtase.

A introdução de uma ficção científica pesada nesse último livro me pareceu corrido demais, muitas coisas poderiam já terem sido introduzidas antes até mesmo no primeiro livro. A mudança de foco constante, a linha temporal extremamente confusa de se entender e aqueles anos mudando de nome do nada deixaram a leitura massante. Confesso ter pensado só em abandonar, mas queria ver mais dos personagens que me apaguei.

Greyson foi uma surpresa para mim e gostei muito de todas as decisões que ele tomou durante o livro, ele e Jeri foram fofos me fazendo viver por migalhas. Faraday como sempre um exemplo de homem, quando ele saiu do foco senti sua falta a todo momento. Citra e Rowan? Esperava um pouco mais, ter me segurado no romance do primeiro livro foi uma péssima ideia e fica de dica para quem for iniciar: romance é segundo plano se não quiser se frustrar. Estava muito mais deles, do reencontro desde a chegada na ilha até o destino final...

Senti que muitas coisas ficaram de fora, mas soube que haverá um livro de contos a ser lançado, então vou me agarrar à esperança de que possa ter minhas respostas nele.

Num geral: a trilogia Ceifador é muito boa, um romance aqui e ali para dar um gostinho e o melhor mesmo é ver que basta a mente humana querer que podemos nos destruir num piscar de olhos.

Norberto 22/03/2021

Não fazia ideia do que ia rolar pra finalizar essa história e Neal Shusterman foi lá e me surpreendeu com um final maravilhoso. Gostei demais de todo o ritmo desse livro, que é sim um pouco mais lento que os outros - que são porradaria grande, mas a história é tão boa e as construções das tramas tão interessantes que detalhes ficam em segundo plano. É um final de trilogia muito bom, amei assim como amei os outros dois.