O Lado Sombrio da Lua

O Lado Sombrio da Lua Fernanda Campos

Resenhas - O Lado Sombrio da Lua

Bells 22/07/2020

ENFIM TEMOS CALU
Vou repetir isso em todas as resenhas: NÃO SEI O QUE DIZER, SÓ O QUE SENTIR. PALAVRAS NÃO SÃO O SUFICIENTE.

Eu comecei no mundo de Ponte Belo pelo As Estrelas Sabem, onde as coisas já tinham se desenrolado e eu fiquei tipo "nossa o que rolou". Depois de muita expectativa e espera ENFIM SEI O QUE ROLOU e olha......fui massacrada kkkkkk

Não é um livro fácil, apesar de não ser exatamente pesado. A nanz sabe como contar histórias difíceis e colocar o dedo na ferida sem te matar no processo kkkkkkk teve horas que eu queria bater em CERTAS PESSOAS em outras eu queria DAR COLO E CARINHO. Todo mundo nessa história precisa de colo e carinho, pelo amor deus.

Um último comentário, mas não menos importante: amo gritaria e porrada, continue assim por favor

Laris 24/07/2020

Contemplando as fases da lua
O Lado Sombrio da Lua é um livro como café em dias de ressaca, fortes e ajudam a aclamar todo o caos que sentimos depois de degustado, mesmo que no processo da leitura traga um embrulho no estômago.

É um livro que mexe com a gente. Não tem como não ser tocado pelos socos em formas de palavras e pelas cutucadas nas nossas próprias feridas. E nos apresenta a personagens reais, que erram, que sofrem, que não sabem como amar.
Por isso, talvez seja tão angustiante se deparar com eles.

Mas olha, gostaria que todas as pessoas pegassem esse livro, que se debruçassem sobre ele e encarem seus lados mais sombrios.
De como amar às vezes é dolorido
De como cuidar traz sobrecarga.
E como amizades podem nos salvar e famílias podem ser quem nos sangram.
A dor pode ser realmente um número primo, mas ainda bem que temos os sentimentos e como cada um lida com eles.

Lethycia Dias 06/08/2020

Processos de dor e cura
Fiquei bastante ansiosa pelo lançamento de "O Lado Sombrio da Lua" quando soube a autora estava reescrevendo a história, porque, dos romances de Fernanda Campos, eu tinha lido apenas "As Estrelas Sabem" e "Tudo Aquilo Que Não Sou", e tinha muita curiosidade de saber como Caio e Luana, que aparecem nas outras histórias, se tornaram um casal. Mas "O Lado Sombrio da Lua" não é sobre isso. E por esse motivo, é melhor do que eu imaginava.
Nessa história acompanhamos Caio e Luana em processos individuais de dor e cura. Os dois são amigos de infância, e Luana é apaixonada por Caio desde a adolescência. Mas Caio, além de ser o homem mais mulherengo de Ponte Belo, usa o sexo como uma válvula de escape para o estresse diário de lidar com uma mãe com transtornos psicológicos. Luana está acostumada a cuidar de Caio, mas acaba se cansando disso e entrando em um relacionamento que seus amigos não apoiam.
Os principais temas abordados são saúde mental, relacionamentos abusivos, abandono parental e o sofrimento de pessoas que cuidam de alguém doente - muitas vezes não dito. É um livro intenso, com vários gatilhos emocionais, que acompanha seus protagonistas em momentos muito dolorosos.
Quando comecei a ler, eu esperava conhecer melhor Luana, ou Lua, mas minha grande surpresa foi compreender Caio e sentir o peso da responsabilidade que ele carrega. Fernanda trabalha muito bem os traumas dele e o quanto ele se fere por acreditar que não tem o direito de ser amado.
Ao mesmo tempo, a história também me permitiu ver com um olhar diferente os personagens que também fazem parte dos outros romances da autora e perceber referências desse universo fictício. Juliana, Pedro, Rafael e Vênus são personagens queridos para mim e eu pude não só vê-los em ótimos momentos como também fui confrontada com atitudes não tão boas que eles tiveram.
Comecei a ler devagar, porque estava participando de uma leitura coletiva, mas acabei ignorando as metas semanais e lendo bem rápido a partir de certo trecho, porque a história me conquistou e envolveu tanto que eu não conseguia parar. Dei algumas risadas, chorei bastante, xinguei os personagens, concordei e discordei das ações e falas deles, e, por fim, amei o final.
Essa é uma história linda, e desde que você se encontre emocionalmente bem, recomendo muito a leitura.

site: https://amzn.to/33wrENr

Stephanne.Smiths 24/07/2020

amar é para corajosos suicidas
Trouxe a minha resenha na amazon porque apesar de ter escrito no calor da emoção e dos surtos ela é 100% verdadeira e traduz todo o meu amor por essa história, por Caio e por Lua e por Ponte Belo como um todo. Já faz alguns dias que o li e é engraçado como as coisas se tornam ainda mais intensas quando se termina a leitura, é muita coisa para se pensar, sentir e absorver. Meu conselho é: leia com calma, preste atenção em cada fala, em cada entrelinha, muitas coisas são ditas aqui, coisas importantes.

O lado sombrio da lua ou como é carinhosamente apelidado, Calu é uma das histórias mais importantes da minha vida. Sempre que mergulho em uma nova história da Fernanda me sinto acolhida e me sinto vista. Suas palavras aquecem o meu coração no exato instante em que o repuxa quando algum trecho, alguma frase, me dói. Caio e Luana me ensinaram muitas coisas e continuam a ensinar, me vejo nos dois assim como em outros personagem desse universo vasto e bonito que a Fernanda construiu e vem construindo ao longo dos anos. A história do Caio e da Lua não é fácil, tem tanto envolvido que em vários momentos você vai precisar dar uma pausa, tomar uma água ou um café e se dar um tempo para continuar.
Este é um livro sobre dores, sobre feridas e sobre medos mas, é também um livro sobre amor, amor que acalenta, que protege, que refugia. É nesse amor que gosto de pensar e me agarrar. O lado Sombrio da Lua vale cada madrugada acordada que você pode vir a atravessar.
Se ainda lhe resta dúvidas, asseguro que você terá em suas mãos uma história que trata de assuntos difíceis como relacionamento abusivo, autoflagelação e sobrecarga emocional de forma extremamente responsável e sensível.
E com uma fala de uma personagem maravilhosa, me despeço...
"Ser covarde o bastante para não abandonar o barco não é o sinal mais claro de verdadeiro amor?"

Mais uma vez obrigada, Nanz. Você é uma pessoa incrível ??

Na 16/08/2020

Tentando colocar sentimentos em palavras!
Um dos melhores livros lidos do ano sim!
Fernanda novamente nos dando tapas na cara e falando com maestria sobre assuntos difíceis.
Ler (e conhecer) CALU foi uma experiência maravilhosa! Eu simplesmente não conseguia desgrudar da história. Foi um misto de alegria, tristeza, medo, compreensão...
Só posso finalizar dizendo que a cada dia mais eu amo o universo Pontebelense.

site: https://www.youtube.com/watch?v=KoHXIVtj5Tg&t=59s

Carol 18/08/2020

Nossa Senhora dos Cafezais!
Eu não costumo vir fazer resenha dos livros que leio, mas depois de ler essa obra, era claro que eu precisava contribuir para trazer mais visibilidade para a Fernanda Campos, pois ela merece. E que obra, viu!

Descobri esse mundo de Ponte Belo por acaso, nas indicações da Amazon, eu fico grata por isso. Comecei "O lado sombrio da Lua" e não consegui largar até que tivesse finalizado, fui completamente envolvida por essa história. Esse livro, e os outros da autora, não se trata apenas de uma história romântica, tem MUITO mais por trás disso. Ela consegue tratar de assuntos importantíssimos (e necessários!) com sensibilidade e segurança (maestria!): a sobrecarga de cuidar de alguém com transtornos, péssimas relações familiares, bullying, perdas, abusos sutis (ou nem tanto) em relacionamentos, entre outros tópicos importantes. E, além disso, mostra a importância gigantesca de amizades verdadeiras.

A amizade desses amigos de infância foi uma das coisas que mais amei no livro, dá aquele gostinho de "queria que fossem reais e queria mais ainda poder fazer parte do grupo!!!!" Os personagens são maravilhosos, cativantes e realistas. E o que dizer de Lua e Caio? Lua, pelo amor de Nossa Senhora dos Cafezais, venha ser minha amiga! Caio, a princípio eu queria te bater. Mas acontece que você vai entrando no mundo desses personagens, você consegue compreender como eles são e o porquê de serem assim. Nesse livro, conseguimos ver Caio em toda sua profundidade, em toda sua dor. E, assim como Lua, também tive vontade de protegê-lo. A relação pode ter demorado um pouco, mas como Pedro mesmo dizia "o Caio ainda não estava pronto" e Lua não merecia incertezas.

Se eu falar mais, acabarei dando (mais) spoiler. Mas posso finalizar dizendo que esse livro foi um misto de emoções, algumas até sufocantes, e que foi importante ter lido ele agora, ao invés de uns anos atrás, pois eu não teria percebido tudo o que percebi. E esse grupo de amigos ganhou meu coração, já estou devorando os próximos.

Fernanda Campos, obrigada por ter colocado essa obra no mundo.

"- Não existe um quando ao se falar de sobrecarga emocional. É mais um acumulado de coisas que pesam sobre uma estrutura que não foi feita para aguentar tudo. Uma hora, desmorona, não tem jeito, não tem como evitar."

"- Jess? Ninguém precisa de amigos que não ligam de te magoar.
- Mas se eu não ficar ao lado deles, o que me sobra?
[...]
- Talvez a oportunidade de conhecer pessoas melhores."

"- É uma coisa de família!
- E a gente é o quê pra você, filho da ****?"

Ana Gouvêa 25/12/2020

Sensacional
Sabe aquele livro que te enche de tapas na cara e ainda assim tu fica triste quando acaba?

Crissandreto 21/03/2021

Um bom romance
Não achei ele tão problemático quanto prometia.
Os personagens são extremamente cativantes, inclusive os secundários.
A escrita é muito fluida, li num dia só.
O final foi bom e não decepcionou.
Não sei se tem outras histórias com os mesmos personagens, mas posso garantir que se tiver vale a pena ler todas.
Estou querendo comprar todos os outros livros dela, adorei essa autora.

Ellen.Chaves 22/07/2020

Tentando avaliar sem chorar de novo!
Por onde eu começo a explicar que esse livro traduziu tudo aquilo que as vezes eu não consigo dizer? Que me fez sentir menos péssima por me sentir exausta e as vezes querer fugir daquele lugar de cuidadora. Quem cuida de quem cuida? Quem enxerga de verdade o peso que é estar nesse posto?
Caio foi um espelho,daqueles bem dolorosos de olhar. Foi um tanto libertador também.
Uma leitura incrível,como todos os livros de Fernanda. Ela pega todas as questões e esfrega na tua cara,e você sai esmagado mas também mais leve.
Leiam,o único arrependimento vai ser não ter lido antes!

mia 17/02/2021

Romancezinho lindo
amei a superação dos personagens, foi uma leitura bem tranquila, legal e bem fofinha!

Karol.Santana 24/01/2024

Pra quem gosta de um bom friends to lovers
Quem nunca se apaixonou pelo melhor amigo (gato, inteligente e lerdo) que atire a primeira pedra, porque a dona deste perfil não aceita críticas a Luana Fernandes (se ela errou, foi tentando acertar, sim).

Não é novidade pra ninguém que Lua (dona de um coração incrível e o café mais gostoso de Ponte Belo) ama Caio há muito tempo (pra ele é novidade, sim hahaha), mas tudo tem limite e, apesar de saber que sentimentos não desaparecem da noite para o dia (principalmente no caso deles), ela tenta salvar o que resta da sua dignidade enquanto Caio parece cada vez mais perdido em seus próprios dilemas (que não são poucos). Seria cômico se não fosse trágico que ele só vai perceber que também ama ela depois que Luana se envolve com um verdadeiro lobo em pele de cordeiro.

Por isso, não espere um romance fofinho e água com açúcar, porque a Fernanda vai fazer com que você queira socar o rostinho bonito do Caio enquanto sofre horrores com ele e a Lua (eu me recuso a comentar qualquer coisa sobre a ratazana do Renato), antes de finalmente dar o desfecho que os dois merecem. E ele não poderia ser mais bonito.

Cas 27/08/2021

Um romance bonito
Eu gostei bastante de toda a leitura desse livro. Ele aborda alguns temas de uma forma que a pessoa entender. Trata muito de sentimentos e o romance entre os personagens é muito bonito e singelo. Os personagens tem seus conflitos e situações para enfrentar o que os torna mais reais. ?

@entre.as.paginas 13/09/2021

Dói ver Lua aceitando migalhas durante toda a vida e achar que merece um relacionamento meio bosta apenas por não conseguir ficar com quem ela sempre amou.