Constelações Familiares

Constelações Familiares Bert Hellinger

Resenhas - Constelações Familiares

Li.Jacques 25/08/2021

?A constelação familiar, foi criada pelo alemão Bert Hellinger (1925-2019). É um método terapêutico de resolução de conflitos que permeiam gerações. Bert, sugeria analisar o sujeito e suas ações a partir do seu sistema originário, ou seja, a sua família.?
Com a leitura, busquei entender como as minhas emoções e as emoções da minha família, interferiram nas minhas tomadas de decisão. É incrível como o nosso meio interfere nas nossas ações.
Por quantas vezes julgamos alguém por uma ação isolada? E se refletíssemos sobre isso?
É incrível o poder de uma reflexão, e de quantas coisas podemos observar se simplesmente nos colocarmos no lugar do outro. Entender que por trás de uma ação tem uma família, um histórico, uma carência, uma lacuna aberta lá no passado, frustrações, medo, dentre tantas coisas.
Com suas respostas, numa entrevista feita por uma jornalista alemã, Bert Hellinger nos ensina que o importante não é procurar um culpado para algo ou nos colocarmos na cadeira do julgamento, mas nos leva a abandonarmos alguns mal-entendidos que nos trazem feridas, e saber que cada pessoa é importante no processo.

sidneimiranda 07/06/2017

Bert Hellinger - O arauto da nova ordem.
Neste livro se dispõe boa parte do início das atividades da constelação familiar.
Foi na segunda lida que eu consegui compreender melhor, mais profundamente. E digo isso como constelador, atuando com constelação familiar, na posição de terapeuta há mais de 4 anos. O livro é denso. Nem todos poderão dizer que compreenderam tudo, nem todos vão acetar tudo o que ele diz, nem todos estarão de acordo com tudo.
É um livro filosófico antes de ser de terapia. Quem busca regras terapêuticas prontas aqui não as encontra, mas conceitos e visões de uma ordem maior, encontra a forma da estrutura de um sistema que demostra consequências. Este sistema da vida, das relações onde cada um toma sua parte inconsciente nos fatos e consequências precisa ser conhecido e esmiuçado. Bert Hellinger não criou nada, apenas descobriu, mapeou e legou suas observações, além da teoria, em práticas bem registradas, através de inúmeras atividades práticas onde teve a oportunidade de definir linhas de ação para a solução de conflitos aparentemente indissolúveis da vida humana.
Um tesouro, que brilha em nossas mãos em cada uma de suas considerações. Um viva também para a autora, entrevistadora, repórter que, a partir de sua busca minuciosa e por perguntas afiadas, sem constrangimentos, soube extrair o sumo de uma nova visão da realidade para nos deixar registrado um pouco da Hellinger Cience.
Lia 13/11/2017minha estante
Uma amiga muito querida ligou e disse que iria participar dali a algum tempo, de uma constelação e gostaria de me ter como participante. Perguntou se poderia contar comigo.
Na hora eu disse que sim, mas depois fiz um auto-questinamento: que raios é isso? Mais a noite retornei a ligação para saber o que era aquilo.. Ela explicou, mas não me dei por satisfeita e fui pesquisar. Comprei o livro e li .... depois outro.. depois outro... participei como havia prometido e acabei indo a varias outras. Intrigante! Os livros são de um teor complexo por tratar de uma abordagem terapêutica relativamente nova. Porém quando se soma o conhecimento teórico com a experiência, passamos a perceber que há muito, realmente, a se descobrir sobre novos métodos terapêuticos e sobre nós próprios.
A constelação tal como na física quântica.. .não se sabe como exatamente o elétron faz o que faz, mas ele faz.
Aos que são abertos, a pelo menos se propor a conhecer mais, aconselho a leitura e a assistir vídeos disponibilizados na internet para melhor entendimento.
Não esperem encontrar no livro algo como ?auto-ajuda?com fórmulas prontas ,mas sim a perceber as implicações oriundas das relações familiares atuais e de varias gerações anteriores que repercutem na vida de todos nós.
O método já vem sendo aplicado no Brasil, inclusive por juízes, em causas familiares com relativo sucesso.

Elaine Messias 07/04/2020

Constelações
aborda as leis criadas na Constelação em favor das relações humanas. Com isso, o mesmo nos mostra que o amor deve seguir determinadas linhas para que possa funcionar. Assim que as leis são obedecidas, podemos viver de forma plena e entregando o melhor que guardamos uns aos outro.

Contudo, a obra também aborda quando há o desrespeito dessas leis sistêmicas. A palavra ?lei? foge completamento de um sentido impositivo ou parecido com fala ditadoras. Tratam-se de reflexões simplistas do que está presente em relações amorosas de sucesso. Se seguirmos esse caminho, teremos mais chances de sermos felizes no amor.

MahFrozen 08/09/2021

Ótimo livro
Este livro nos apresenta a pequenos pontos importantes da teoria sistêmica desenvolvida por Bert Hellinger. Ele atua com constelação familiar e dá vários exemplos durante o livro sobre sua atuação.

Já vi muita gente pegando trechos desse livro e usando para argumentar que Bert defendia o nazismo, incesto, pedofilia e machismo. Mas analisando bem os escritos, percebe-se que a autora que discute os pontos com ele levanta todas essas questões e ele dá respostas pertinentes a cada uma delas. Talvez falte a essas pessoas a leitura integral do livro ou conhecimento mais profundo das teorias da constelação familiar.

Nalini 30/12/2017

Bert ?
Ideal para quem conhece alguma coisa ou já participou de Constelação Sistêmica, pois são apresentados conceitos numa entrevista entre o organizador da Técnica e uma jornalista, ambos alemães. Algumas vezes fui tomada por tanto amor que parava de ler para sentir aquela coisa que preenchia tudo em mim e ao meu redor! Obrigatório para quem deseja conhecer o tema. Acho até que deve ser o primeiro a ser lido.

Mari 11/06/2020

Uma simples e prática introdução ao tema
Este livro foi meu primeiro contato com o tema Constelações familiares.

Em formato de entrevista, com um linguajar simples, a obra trás à luz para aqueles que a lêem o quanto nossas relações interpessoais, desde a mais tenra infância, podem influenciar em nossa vida adulta sem nem ao menos termos consciência disso.

Em vários momentos da leitura, senti-me quase fazendo uma terapia inconsciente de autoanálise e definitivamente terminei a obra muito mais consciente de quem sou e como ajo como pessoa do que o era antes.

Apenas uma coisa me entristeceu na obra, e foi a inabilidade da entrevistadora em fazer o papel dela de entrevistar, e não de tentar ficar constantemente apresentando contrapontos com base no que ela pessoalmente acreditava. Pareceu-ms bem claro e evidente o ceticismo da entrevistadora e o desejo de encontrar brechas ou dubiedades no trabalho feito pelo terapeuta, a fim de sabe-se lá o quê. Felizmente, o entrevistado a responde, na maioria das vezes, com imensa paciência.

Clarisse.MagalhAes 02/11/2018

Um livro muito interessante. Realmente a constelação familiar traz tantos aspectos diferentes pra mim que é até é bem doido de entender.
Gostei bastantes e pretendo participar de uma constelação em breve.
Clarisse.MagalhAes 21/03/2021minha estante
atualmente eu me questionei sobre a constelação popular. reconheço a diferença que ela pode acontecer na vida de alguém, mas pra mim ela, por ter sido criada por um pró-nazismo, perdeu toda a capacidade de ser uma coisa boa.

Priscilla 27/11/2019

Muito interessante
Este é o primeiro livro que leio sobre constelação familiar. Achei simples, direto e de fácil leitura. É um bom livro para ter uma ideia geral sobre o tema, saber um pouco sobre as ideias de Bert Hellinger e como funciona a constelação, principalmente a partir dos exemplos que ele cita nas respostas às perguntas da jornalista. Mostra um pouco do raciocínio de Bert, de como ele enxerga e compreende a vida, a família e os relacionamentos. Também desperta alguns insights e temas para a reflexão. Acho o tema muito interessante e pretendo iniciar a leitura dos livros principais de Bert Hellinger sobre constelação.
"Liberdade significa aqui reconhecer que não posso esquivar-me das consequências do meu comportamento. Se faço isso, tenho a capacidade de agir". (p. 34)

Dri 28/02/2020

As ordens
É praticamente uma entrevista entre a jornalista Gabriele com o Constelador Bert Hellinger, que de forma direta e objetiva expõe sua técnica de forma não a agradar mas sim de como ele arranja enxerga a árvore familiar sem interferir no destino das pessoas. Vale a pena ler e no final concordar ou não sem dar espaço a conceitos prévios.

Merlin 10/11/2020

Constelação
Livro muito bom, para entender um pouco mais sobre este universo que são as constelações familiares. Recomendo a leitura

Tamara 17/04/2021

A visão de mundo por trás da técnica
Um livro que apresenta a construção teórica (e do teórico) das constelações familiares. O formato de entrevista apresentado no livro não me agradou muito, mas foi possível compreender um pouco da visão de mundo que embasa a técnica dessa abordagem.
A visão sistêmica surge em diversos pontos, na ideia de lugar familiar e das repetições transgeracionais. O autor é bem didático com os exemplos, mas tende a descrever as situações como causa = consequência, desconsiderados os múltiplos contextos. Uma boa leitura introdutória para quem tiver curiosidade sobre o tema.

site: www.instagram.com/tamara.psi

Ana 06/01/2023

Complexo, reflexivo e assustador. Bert é capaz de trazer à vista assuntos tabus e essenciais para a existência humana como sociedade. Apesar de ser tendencioso em alguns momentos (não que isso seja ruim, afinal), existem visões extremamente válidas a serem percebidas nesse livro, além de discussões difíceis sendo valorizadas como poucos autores tem coragem de fazer