O Mal Nosso de Cada Dia

O Mal Nosso de Cada Dia Donald Ray Pollock

Resenhas - O Mal Nosso de Cada Dia

Regis 28/06/2022

O Mal Nosso de Cada Dia...
O livro se passa pós - Segunda Guerra Mundial no estados de Ohio e segue vários personagens, mas principalmente a família Russel.
Willard: um homem traumatizado que lutou na Grande Guerra, onde viu atrocidades que o marcaram a ferro para o resto da vida.
E seu filho Arvin: que foi marcado por uma infância fatalmente brutal.

Também segue outros personagens que são valiosos para a trama, mas que não vou falar sobre eles, pois considero que é muito importante entrar nessa história sabendo o mínimo.

Durante a leitura você vai e volta no tempo entre os anos de 1945 e um pouco além de 1960. Cada história é contada separadamente para depois convergirem de forma magnífica.

O autor toca em temas como: assassinato em série, sacrifício animal, sacrifício humano, suicídio, bullyng, pedofilia, estupro, fanatismo religioso, corrupção policial e prostituição, sem em momento algum ser leviano ou romantizar o assunto.
Tudo nesse livro te prende, te fazendo ler compulsoriamente, e te deixando estarrecido com a dose de realidade escancarada, que faz tudo parecer tão facilmente provável de estar acontecendo agora mesmo: na casa ao lado, no seu bairro, ou na sua cidade.

Nesse livro vemos o pior de cada um, o  mal os persegue, está com eles e transforma o destino de todos em um banho de sangue.

Essa foi uma leitura cinco estrelas e favorita, que com certeza vai me fazer pensar por um tempo.
Recomendo para todos que tenham coragem de adentrar esse mundo.
Cleber 28/06/2022minha estante
Fiquei louco pra ler também. Adorei sua resenha ?

Joao366 28/06/2022minha estante
fico feliz que tenha gostado!!!

DANILÃO1505 28/06/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

João, eu adorei!
Muito obrigada pela dica, foi uma ótima leitura. ?

Regis 29/06/2022minha estante
Espero que leia e que goste também Cleber.
Vi o filme hoje, e apesar do elenco de estrelas, não consegue fazer justiça ao livro. A leitura é muito superior.

Obrigada Danilão. ?

Núbia Cortinhas 29/06/2022minha estante
Gosto de livros com essa temática, já fiquei interessada. Kkkkk! ?

AnonymousCow 29/06/2022minha estante
Pronto, mais um livro que você me faz querer ler furando toda a minha fila de leitura rs ?

Regis 30/06/2022minha estante
Aconteceu comigo também Núbia, o João leu gostou e me fez querer ler.
Espero que você também goste.

Regis 30/06/2022minha estante
Sinto muito anjo, prometo que é o último... Esse mês.
????

AnonymousCow 30/06/2022minha estante
Que nada! Tenho certeza de que ainda hoje você me faz querer ler outro livro em nossas conversas rs

Alex 30/06/2022minha estante
Por um minuto achei que o livro fosse o mesmo do filme ?o diabo de cada dia?, mas sua resenha tirou essa impressão . Apesar da temática me parecer muito, este livro parece ir muito além. Gostei e vou procurar para colocar na lista.

Regis 01/07/2022minha estante
Alex, o filme é apenas uma parte reduzida do livro. Vi o filme após a leitura e achei uma adaptação bem ruim. O livro flui bem melhor e te permite perceber melhor as nuances do mal.

@vcdisselivros 03/04/2021

Um livro cruel
Sabe quando você se senta para ouvir alguém contar uma história, não faz ideia de como ela será e quando percebe já está envolvido? Pois é, foi assim que me senti lendo O mal nosso de cada dia, mas o melhor de tudo é que essa foi uma história que eu gostei de ouvir até o fim.

O COMEÇO

Willard Russell é um bom homem, que vive com a esposa e o filho em uma cidade esquecida no interior de Ohio. De modo inesperado, a vida da família é abalada quando Willard descobre que a esposa está à beira da morte.

Por ser um homem de fé, ele acredita que irá salvar a amada se rezar com afinco e de coração aberto, implorando junto ao filho em um tronco de reza no meio da floresta, dia e noite, ou até a voz falhar.

Vendo que a saúde da mulher não está sendo restaurada, Willard acredita que será atendido se fizer sacrifícios e passa a oferecer o sangue e os corpos que consegue como oferenda.

O FUTURO

Mesmo com o passar dos anos, Arvin Russel não esquece o período traumático que viveu ao lado do pai na época em que a mãe estava sucumbindo à doença. Diferente de Willard, Arvin cresceu um homem sem fé e apesar de por fora parecer cruel, ele é amável e atencioso com aqueles que ama e conhece como família.

PECULIARES

Na mesma cidade circula um excêntrico grupo de moradores, como um xerife corrupto, um casal de assassinos em série, um pastor infiel e muitos outros que revelam o pior do ser humano com fetiches, práticas e costumes bizarros.

Ainda que estejam próximos, a vida dessas pessoas segue diferentes caminhos, mas o que será que acontece quando o destino do grupo acaba entrelaçado?

QUASE PERFEITO

A criação de Donald Ray Pollock seria perfeita, não fosse alguns detalhes. Em determinados momentos os acontecimentos se mostram repetitivos e o leitor anseia por um desfecho onde o mal tenha um fim.

POR FIM

É incrível a forma como o autor cruza os caminhos dos personagens e por mais que consigamos saber para onde ele irá depois daquilo, queremos ler e ver essas pessoas horríveis pagando por todo o mal que fizeram. Não espere uma leitura feliz, esteja preparado para um verdadeiro banho de sangue e pronto para acreditar na absoluta lei do carma, afinal, aqui se faz, aqui se paga.
mystxxrio0 03/04/2021minha estante
Uma das leituras mais envolventes que fiz no ano passado. Muito bom!

@vcdisselivros 03/04/2021minha estante
Com certeza foi uma leitura bem gratificante, adoraria ler mais trabalhos do autor.

Gustavo Rodrigues 13/08/2023

Esperava bem mais? Se fosse focado na história do Arvin, acho que teria sido muito melhor. Quando passa a focar muito em personagens secundários, acaba perdendo o ritmo.

E, sendo bem sincero, eu não entendi muito bem o intuito do livro. As vezes parecia ir por um caminho, aí do nada já mudava de rumo novamente.

Enfim, não é ruim mas também não é muito bom.

Rosangela Max 28/09/2022

Genial e tenebroso.
Para quem curte o gênero, o autor fez um trabalho incrível ao criar uma história que é pura escuridão.
Foi magistral a forma que alguns personagens foram desenvolvidos até chegar o ponto de revelar a podridão que habitava dentro deles.
Meu personagem preferido foi o Arvin, pois, mesmo sendo obscuro, ele tinha um motivo atenuante para ser e agir daquela forma.
Recomendo a leitura.

Erica 14/08/2020

Moral da história: Sempre existe alguém pior
Tive muitos altos e baixos lendo esse livro, pensei até em desistir, mas embora o começo tenha sido arrastado, a trama conseguiu trazer acontecimentos bem impactantes ao longo da narração, o que acabou me prendendo bastante. Pelo título do livro eu pensei se tratar de uma história de terror, embora de certa forma seja porque é tanta desgraceira, podridão, abuso sexual, violência e maldade extrema, que você fica até enojada com tanta falta de humanidade dos personagens e acho que essa era intenção mesmo do autor em mostrar que sempre existe alguém pior, fora isso ele ainda aborda com maestria a questão religiosa em sua versão mais distorcida e corrompida possível.

É um livro pra se ler com calma porque tem muitos personagens e não é uma história linear, ao longo da trama vamos acompanhando basicamente três narrativas que se passam durante alguns anos, que seria a do pastor Roy e seu “amigo” ambicioso Theodoro, a do garoto Arvin e sua família decadente e a do casal de assassinos desajustados Carl e Sandy. Todas as tramas são muito bem contadas, porém devo avisar que o linguajar da escrita do autor é bem indigesta e todas histórias contém fatos bem perturbadores que no fim se conectam de forma assustadora e sombria.

Não vou dizer que foi uma leitura fluída pra mim, mas que a história foi boa, isso é inegável. Ansiosa pelo lançamento do filme na Netiflix!
Chacal24k 20/10/2020minha estante
Comentário PERFEITO

Rafilds 02/08/2022

Pensa num livro bom?
Uma leitura compulsiva, pesada e visceral. Personagens bem desenvolvidos. Temas como violência doméstica, corrupção, religiosidade permeiam essa história trazendo a tona o lado mais sombrio do ser humano e em como o meio influência diretamente na formação psicológica do mesmo.
Já tinha visto o filme da Netflix, que foi bem fiel ao livro, e acabou me tirando parte do suspense da brilhante narrativa do autor. Edição perfeita da Darkside.
Manuel 02/08/2022minha estante
Sabia que vc ia gostar desse

Rafilds 03/08/2022minha estante
Qse favoritei heheh

Almeidz 06/04/2021

Um ótimo livro visto a sua proposta.
Inicialmente um pouco confuso, mas aos poucos você se torna familiarizado com a narrativa. Leitura macabra, mórbida, tensa, sanguinária e visceral.

Não sou de me impressionar com muita coisa, tenho estômago forte haha. Mas não é, de verdade, uma leitura para qualquer pessoa. Assassinatos peculiares, pedofilia, abuso, abuso psicológico, fanatismo (muito focado no religioso) e vale-se ressaltar o período contado, coisas que hoje são muito descaradas (apesar de ainda acontecer) no tempo era possível levar como ato de religião, mesmo erroneamente.

No geral, um livro para quem quer algo pesado e que não irá se arrepender do final, os personagens tem seus fins justos mas além de tudo é possível encontrar o mínimo de humanidade em cada, independente do mal nosso de cada dia.
Mahatma 07/04/2021minha estante
Puts mano, ainda bem que você curtiu hehehe ?

Livia 18/02/2021

O principal objetivo do livro é mostrar a maldade do ser humano, ou seja, só tem desgraça na história.

A escrita é direta sem rodeios, são contadas 3 histórias que de alguma forma são interligadas vamos ter noção disso principalmente no final, gostei pelo fato dos capítulos serem curtos. Falando um pouco das histórias acompanhamos principalmente a história do Arvin, desde a forma que seus pais se conhecem, ele menorzinho até se tornar adulto, a segunda história fala do casal Sandy e Carl que são serial killers, onde oferecem caronas para pessoas e desta forma fazendo suas vítimas e a terceira seria sobre o pastor Roy com seu amigo, e após alguns acontecimentos acabam fugindo de Ohio mas continuamos acompanhando de maneira bem breve.

O livro mostra a maldade humana, estando ela em todos os personagens que acompanhamos nas histórias em alguns de uma maneira bem mais forte que em outras. Gostei muito do personagem do Arvin pois vemos o desenvolvimento dele no transcorrer das páginas, e notamos que ele acaba praticando a maldade em certos momentos sendo uma forma de se preservar e não morrer mas em outras vemos resquícios do que o pai lhe ensinou (início do livro é relatado). Mas que ao meu ver ele não é essencialmente ruim, como é o caso do casal de serial killer, que gosta de fazer aquilo naturalmente ou dos pastores que retiram aproveito a partir da fé dos fiéis.

Após a leitura, eu pensei que o autor fez um livro só colocando o mais de hediondo do ser humano, o que é verdade mas que podemos ver situações parecidas com a vida real.

Teve algo que não me prendeu na história não sei exatamente o motivo, talvez tenha sido o linguajar dos personagens, onde o autor colocava o mesmo palavrão repetidas vezes. Ou por não estar habituada a este tipo de leitura.

Willana.A 29/08/2020

Quando a fé e o pecado andam lado a lado.
O Mal Nosso de Cada Dia traz uma narrativa tensa e perturbadora.
Em um cenário sombrio e sinistro, mergulhado em corrupção e sujeira. Repleto de situações incômodas e violentas. Modos deturpados e lúbricos. Ambientado em tempos passados (época da segunda guerra pra frente). Com grande foco na religião. E, que ainda há as dificuldades e limitações dos habitantes em uma cidade pequena.

Com personagens desagradáveis e cruéis, com uma falta de empatia absurda, que cometem crimes com uma casualidade apavorante. E que estão todos conectados de alguma forma.

"Tem um monte de filhosdumaputa que não prestam por aí."
"É difícil seguir a vida sempre do lado certo." (...) "Parece que o diabo não descansa nunca."

Nem todos os personagens, entretanto, representam tais extremos, tem aqueles realmente bons, bons até demais, que chegam a ser ingênuos e acabam sofrendo por isso. E alguns às vezes, tomam decisões que nascem do desespero.

"O modo como o peso de certos pecados eram calculados às vezes o confundia."

Fora a crueldade, vingança, violência, depravação..., a religião, fé, crença, Deus, diabo, são outros temas principais inseridos na trama. Então, é válido dizer que vários personagens distorcem radicalmente a fé cristã ou, pior, exploram a fé de outras pessoas de maneira desprezível... Portanto, não sei bem se indicaria para aqueles muito religiosos.

"Apenas na presença da morte podia sentir a presença de algo parecido com Deus."

Pollock soube construir muito bem os personagens e inseri-los bem em seus devidos cenários. Manteve um controle firme em sua narrativa cuidadosamente elaborada, direta e fluída. E encaixou todos os pontos perfeitamente.
Ele nos apresentou essa obra sombria, mostrando o ser humano na sua pior forma.
Eu, particularmente dizendo, mesmo que estivesse enojada com alguns personagens e incomodada com várias situações não conseguia largar o livro.
Essa foi minha primeira experiência com os livros de Pollock, e não vai ser a última.

Obs1.: Sinceramente, achei que a história ia ser mais pesada, mas o autor preferiu deixar os atos mais hediondos implícitos.

Obs2.: E sobre a tradução, teve alguns furos ali, partes que ficaram meio confusas, mas deu para relevar.

"Senhor, o mundo estava se tornando um lugar horrível."

"Não tem volta agora, pensou. Mas também não poderia continuar agindo daquele jeito. Imaginou a porta de um quarto triste e vazio se fechando com um clique baixo, para jamais ser reaberta, e isso o acalmou um pouco."

"Algo frio começou a rastejar sobre ele. Sentiu seu corpo começar a afundar num buraco que parecia se abrir no chão, e isso o assustava, aquela sensação que tirava seu fôlego. Cerrando os dentes, lutou para vir à tona antes que afundasse demais. (...) mas estava sem fôlego. [...] Então algo com enormes asas negras pousou sobre ele, empurrando-o para baixo novamente, e embora agarrasse a grama e a terra freneticamente com a mão esquerda para não despencar, dessa vez não conseguiu evitar."
(Até me arrepiei quando li essa cena rs)

Aguardando ansiosa a adaptação cinematográfica.
Bê. 30/08/2020minha estante
Pelo visto só tem gente boa nesse livro. kk

pedr.santos 05/03/2022

Do jeitinho do filme.
Eu achei que ia ser melhor que o filme mas foi tudo na proporção ideal e depois pensei, “tem como ser melhor que o filme?”. O filme eu já amei e o livro mais ainda por poder folhear essa coisa linda que a Darkside fez. Tudo do mesmo jeitinho do filme e muito mais. Sem dúvidas acompanhar Arvin nessa história foi a coisa mais satisfatória e ver o quão rendeu a história foi o máximo. Comentei muito com alguns amigos sobre esse livro pois eu queria muito ler porque tinha visto o filme e tals, por mais que eu ache que não tenha uma história em si e uma trama toda em volta da história, acho que esse livro é mais contando sobre o cotidiano, fud1do de Arvin e apenas isso mas o que Pollock faz em montar todo o cenário antes e depois da vida de Arvin é mágico e te faz ir até Knockemstiff e Coal Creek sem muito custo e rapidamente. Foi muito boa a leitura e recomendo você, tanto ver o filme e, ler o livro.

Myrandha 24/03/2021

Mórbido e inesquecível
A narrativa é pesada, tensa, e mórbida, porém maravilhosa e empolgante. Um livro pra qm tem estômago. Confesso que demorei um pouco mais para le-lo por ser um livro q me causou arrepio, e por ter um clima beeem mórbido (isso pq eu amoo livros de terror e suspense).
A maneira como cada estória te faz mergulhar nos pecados de cada um, e te faz pensar "Mds, qm é pior?" E ainda assim, te faz ver uma parte tão verdadeiramente humana em cada um. A narrativa se entrelaça perfeitamente, e cada personagem tem o seu merecido fim.
Pedróviz 24/03/2021minha estante
O lance é cabuloso.

Myrandha 24/03/2021minha estante
Kkkkk siiiiim...demaiss. Recomendo, mas não leria novamente.

Cleber 24/03/2021minha estante
Já fiquei curioso para ler também

Myrandha 24/03/2021minha estante
Leia sim Cleber, ele é magnífico e horrendo kkkk

Vicente Tavares 30/04/2021

Histórias interligadas, um monte de gente maluca.
O filme lançado pela Netflix é extremamente fiel ao livro.
Praticamente tudo igual. No livro aprofunda um pouco mais algumas questões e apresenta melhor alguns personagens, mas achei fantástico como as histórias foram interligadas e o tanto de gente maluca que o Donald Ray Pollock juntou numa história só.
Não espere histórias edificantes ou personagens de bom coração (até existem no livro, mas são raros). De modo geral é uma leitura que envolve e prende. Fez por merecer as 5 estrelas.

Caio Dantas Cabral 16/06/2021

que livro louco e sinistro
em Knockemstiff (1947), uma pequena cidade do interior de ohio, uma série de acontecimentos macabros começam a interligar algumas pessoas. por azar ou intervenção divina, não se sabe.

? um marido que vê sua esposa padecendo com uma doença passa a realizar sacrifícios em nome de sua saúde.;

? um casal que tem como férias viajar pelos estados vizinhos dando carona a estranhos e depois os assassinando em um ritual peculiar;

? um pastor, que usando da religião a seu favor, passa a abusar de jovens ingênuas naquela cidade do interior.

por meio dessas tramas, Donald ray Pollock, constrói uma narrativa macabra, sangrenta e em sua maior parte, nojenta.

ao apresentar uma série de personagens asquerosos, a narrativa é uma sequencia de acontecimentos tenebrosos, criando assim uma atmosfera sinistra para o leitor.

e por fim, mesmo diante de um leque de tramas aleatórias, o autor faz uma conexão entre todas de uma forma muito eficiente em um final sangrento, cármico e justo.

se você curte histórias nesse estilo que beira ao macabro e horror, eu indico esse livro.

Julia.Moraes 24/01/2022

Meu Deus
Eu tô sem reação com esse livro, eu tava com expectativa ao mesmo tempo que não estava. Fiquei chocada com algumas coisas enquanto outras achei ****, muito bom
Rafael Kerr 24/01/2022minha estante